Os Intemporais

Os Intemporais Robert Silverberg




Resenhas - Os Intemporais


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Lili Machado 27/09/2012

A história de 1970 inclui a chegada de viajantes no tempo, que ainda não saíram do ano 2490, cuja partida não deve ser evitada.
Robert Siverberg confronta o paradoxo das viagens do tempo, num brilhante livro passado no século XXV, quando a única forma de escapar de um ambiente totalmente controlado, é viajar de volta ao passado.
Mas, já que essas voltas no tempo mudam os acontecimentos do passado no qual a estrutura da existência atual é baseada, elas devem parar – aos poucos... porque a História de 1970 inclui a chegada de viajantes que ainda não saíram do ano 2490, cuja partida não deve ser evitada.
The time hoppers acontece num mundo superpopuloso, regrado por um severo sistema de classes.
Cada classe recebe uma determinada profissão ou trabalho e um tipo de moradia específico. Quanto mais alta a classe, mais espaço para viver – a classe 2 pode possuir até 2 casas (os teletransportes viajam rapidamente entre as casas).
As classes mais baixas tem de dividir dormitórios superlotados, possuem poucas opções de trabalho e sobrevivem de ajuda do governo.
O mundo é controlado por anciãos classe 1, que vive numa ampla residência subterrânea, que são contra as viagens no tempo, por medo que elas modifquem o presente – uma pessoa poderia se encontrar com ela mesma; poderia morrer e seus descendentes não existiriam.
As drogas são legais, para deixar as massas mais tranquilas.
A homossexualidade é incentivada para reduzir a taxa de natalidade – as famílias só podem ter até 2 filhos.
Estranhos cultos religiosos proliferam, à medida que os membros da sociedade, procuram, desesperadamente, por um significado para suas vidas medíocres.
Joseph Quellem, da classe 7, trabalha para a Secretaria de Crimes. Ele é enviado para investigar o uso de uma máquina do tempo que está transportando esses descontentes, para um passado menos difícil de ser vivido, com mais quantidade de oxigênio e maior espaço para morar.
Porém, o próprio Quellen é um dos que almejam mais espaço, assim como vários seus colegas da Secretaria do Crime.
A trama é um tanto previsível, por conta de nosso ponto de vista moderno. Este livro foi escrito há mais de 30 anos; e dessa perspectiva, é uma inovação, com a ficção científica sendo examinada da frente para trás.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR