A Dieta da Mente

David Perlmutter

Resenhas - A Dieta da Mente

Wilson.Rabelo 01/04/2016

comer saudável
De. David Perlmutter fala o qnto o açúcar e os derivados do trigo, ou seja os carboidratos e glúten fazem mal ao celebro e a saúde, contém receitas, informações valiosas a melhoria de qualidade de vida.

Andre.Luiz 26/05/2021

Cuidado com o glúten
Após essa leitura tomarei muito cuidado com esse ingrediente. E viver uma vida ainda mais saudável.

thapark 20/10/2020

Este livro, escrito por um neurologista, defende que uma dieta baseada em baixo consumo de carboidrato e alto consumo de gordura e proteína (conhecida como dieta cetogênica) tem efeitos positivos no nosso cérebro.
Dividido em três partes, na primeira ele demonstra o que considera ser a maior causa das doenças do cérebro. Ele explica como o consumo do glúten está associado a processos inflamatórios que provocam condições neurológicas, e como o consumo de carboidratos e açúcares elevam a produção de insulina e aumentam o estresse oxidativo que prejudica o cérebro e adoece o corpo. Aqui também ele esclarece porque o colesterol, mesmo o LDL (chamado “ruim”) só é ruim quando se oxida, apresentando pesquisas que associam maior longevidade (inclusive com menor mortalidade de câncer, infecções e doenças coronarianas) em pessoas que apresentam colesterol mais alto.
Na segunda parte o autor expõe os hábitos que levam a um cérebro saudável, baseados numa nutrição adequada e complementada por suplementos, uma rotina de exercícios e mudanças no padrão de sono. Nesta parte o autor ainda explica que, durante a escassez de alimento, o fígado começa usar gordura do corpo para criar cetonas, entre as quais a beta-HBA, que é um combustível superior para o cérebro, motivo pelo qual podemos nos beneficiar de períodos de jejum.
Por fim, na terceira parte encontramos um programa de um mês, inclusive com planejamento de cardápios, receitas, metas, e quantidades diárias de suplementos, para colocar em prática os ensinamentos deste livro.
Longe de ser consenso, sabemos que muito ainda tem que ser pesquisado sobre o tema. Entretanto, se você ou um conhecido sofre de doenças relacionadas ao cérebro (desde enxaqueca, dores de cabeça, depressão, ansiedade, até epilepsia, Alzheimer, autismo, demência), se pergunte o que tem a perder ao tentar esta nova abordagem. Talvez encontre algumas respostas que melhorem sua qualidade de vida.

site: @livros_e_dicas

Karol Elizabeth 12/04/2020

Um excelente livro para quem quer repensar sobre sua maneira de utilizar o glúten na sua alimentação, além de outros alimentos também.
Recomendo 100%, apesar de algumas páginas serem mais técnicas, vale muito a leitura.

Juliana.Costa 07/03/2020

Continuação do livro ?Dieta da Mente?, nesse o Dr. David Perlmutter mostra como levar hábitos saudáveis para a vida inteira.

Daniela 26/12/2019

Excelente !!
O autor é extremamente categórico e apresenta estudos, pesquisas e dados comparativo da evolução do glúten durante os séculos. As maleficências não só do glúten mas açúcar e carboidratos. Ele apresenta uma maneira simples de substituir as farinhas por outras fontes de alimentação saudáveis sem passar fome.

Pedro 17/06/2022

Perlmutter explana sobre as várias alternativas para se ter um cérebro saudável. Focando preponderantemente na alimentação, ele discorre também sobre a importância do sono e dos esportes para se evitar ou curar doenças, e ter uma velhice sadia.

A qualidade do material é boa. A qualidade da impressão é boa. A leitura é fluida.

O livro foi dividido em 3 partes. Na primeira ele demonstra quais são os causadores de problemas em nossa alimentação, sendo os principais os açúcares, trigo, glúten e carboidrato. A segunda parte é focada no "como" fazer isso mudar, sugerindo um cardápio melhor, mais esportes e um sono adequado. A terceira parte é um plano de 4 semanas e algumas receitas apropriadas para uma nova alimentação.
Um livro agradável, que muda a forma de pensar em vários cenários, mesmo não concordando em seguir 100% das restrições alimentares propostas, vale releitura.

Marcações de páginas: 13, 20, 23, 48, 50, 59, 60, 82, 94, 99, 105, 117, 163, 235, 241, 245, 293.

Juliana.Costa 20/02/2020

Transformador
Um livro para levar lições de hábitos saudáveis para o resto da vida. O dr. Perlmutter apresenta variados estudos de como o glúten e carboidratos fazem mal para todo nosso corpo, em especial ao cérebro; numa linguagem bem didática para leigos da área. Dados surpreendentes e mudanças simples na rotina, que turbinam sua saúde e qualidade de vida, fazem parte dessa leitura. Super recomendo!

isabeleema 20/02/2023

Um TESOURO.
Esse livro é um tesouro!!
Em um mundo cheio de interesses monetários, onde existem big pharma e big food, um livro desses é um presente, um suspiro de esperança.
Só leia.

André Ricardo 24/05/2023

Ótimo Norte
Leitura muito bem embasada na cientificidade, conseguindo operacionalizar de forma simples as ações do dia a dia.

Bruno236 10/01/2024

Esclarecedor
O livro contém informações que vão de encontro a muitas das recomendações padrão acerca da Nutrição. Algumas chaves e mecanismos se encaixam de maneira clara com o que estamos presenciando na sociedade. Recomendo. Baseei meu TCC neste livro.

Tatiana.Telesphoro 29/03/2024

Para Refletir
Esse livro nos abre os olhos para o quanto os nossos hábitos influenciam a nossa qualidade de vida e envelhecimento.

Cilene.Nunes 21/04/2024

Ter na estante
Daqueles que é bom ter na estante para reler em algum momento. Muita informação boa e que te faz refletir a sua vida/saude.