Ética a Nicômaco

Ética a Nicômaco Aristóteles

Resenhas - Ética a Nicômaco

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pedro 10/10/2021

Aprendendo com um dos maiores professores que já existiu.
Ele foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Com essas credenciais, Aristóteles, um dos maiores polímatas que já existiu, examina ciências que só iriam ser melhor compreendidas milênios à frente, tais como o Jusnaturalismo, Praxeologia, Economia, Psicologia, Sociologia, Política, Utilitarismo, conceitos de a priori e a posteriori e etc.
É espantoso como um homem que nasceu há 2500 anos tenha conseguido reunir tanto conhecimento, ainda mais se levarmos em conta que naquela época não existiam tantos autores e obras.
Considerado o maior filósofo que já existiu, Aristóteles dizia que a grandeza não consistia em receber honras, mas em merecê-las, e ele fez por merecer cada uma delas. Foi um verdadeiro privilégio ler essa obra.
Flávia Menezes 10/10/2021minha estante
Pedro, uma coisa as pessoas confudem muito hoje em dia: conhecimento é diferente de sabedoria. E conhecimento sem sabedoria é mal empregado, e perde seu valor. Filósofos não precisam de livros, eles construíam conhecimento com a sabedoria que tinham, porque sabiam tirar o olhar de si mesmos para analisar o mundo ao seu redor com uma atenção especial. Se esvaziavam para poder se preencher. Quanto mais conhecimento temos, menos sábios somos. Porque conhecimento sem sabedoria é mal empregado, e não serve pra nada.
Para ser sábio é preciso ser humilde. Diferente de ser inteligente, que muitas vezes leva as pessoas à arrogância de achar que ele sabe mais e os outros são todos inferiores.
Às vezes, uma pessoa sem instrução pode ser mais sábia e trazer mais bem para o mundo do que uma pessoa que já leu incontáveis livros, mas só o que faz é se achar melhor.
Aprendamos com os filósofos a olhar a vida de forma nova. Se você não leu ?O Mundo de Sofia?, te indico. É um belo ensinamento sobre a beleza real da filosofia, que não é tornar ninguém cheio de conhecimento. Sigamos o exemplo de Sócrates que dizia ?eu só sei que nada sei?!

Pedro 10/10/2021minha estante
Muito bem dito, Flávia. O conhecimento é apenas uma ferramenta, que pode ser usada para o bem ou para o mal. É a sabedoria que dá as coisas o seu devido lugar, como dizia Aristóteles.
Como você bem disse, ele se esvaziava e procurava a verdade na realidade, através da observação e da reflexão.
Ler esse livro foi uma experiência de vida. Diante de uma mente como a de Aristóteles, eu percebo o quanto ainda preciso aprender.

E obrigado pela recomendação. ?

Jesimiel 26/05/2022minha estante
Belas palavras Flávia Meneses

Jesimiel 26/05/2022minha estante
Belo posicionamento Pedro. Ao terminar o livro, colocarei também minhas expressões.

Pedro 27/05/2022minha estante
Ok, Jesimiel. Estarei esperando. ?

Silva 17/04/2021

Sobre a obra
Um clássico é um clássico, não recomendo se não tem interesse na filosofia ou em obras que marcam a história da humanidade.

Acredito que aqui não tem nada de religião, muito menos de auto ajuda. Pelo menos não no sentido trivial e/ou banal da religião.
Então, se quiser prazer na leitura, orientações ou um horizonte pra sua vida, um livro leve e de fácil entendimento, não leia esse livro ou qualquer outro clássico da filosofia.

Agora, se quiser conhecer mais da filosofia, sobretudo do campo da ética e do pensamento grego. Esse é um excelente caminho.

Vai tratar da felicidade, amor, amizade, justiça, etc. Acredito que sempre foi interessante pensar a mediana, o equilíbrio das emoções via razão, assim como a vida feliz como finalidade das ações/práticas humanas. Há inúmeros pontos que vão te prender bastante na leitura. Sobretudo, quando olhamos o mundo contemporâneo, com seus problemas e tals, mas também quando observamos a si mesmos.

Penso, ainda, que não seja uma questão de ser um livro atual, muito menos se este é bom ou ruim. Se você reconhece a importância da filosofia, de Aristóteles, da história, ética... Você não pensa sobre isso, ou vai ler só pra acrescentar na sua biblioteca e dizer que leu.

Portanto, leiam Aristóteles. Por um mundo melhor, por que quer se tornar uma pessoa melhor, sei lá. Mas leiam. Duvido muito que essa leitura não te faça refletir, de modo filosófico, sobre a vida.

É isso ??

sonia 28/01/2012

sabedoria prática
Aristóteles é um homem prático. Afirma que, da mesma maneira que ir a um médico e não seguir sua prescrição não torna o corpo saudável, assim também, ler livros de filosofia sem seguir seus ensinamentos não torna a alma saudável.
Pratiquemos, pois.

Thaysa.Salles 04/04/2021

Li para fazer um trabalho da faculdade, mas até que foi uma leitura legal. Não é o que costumo ler por questões de compatibilidade, mas acho que este foi um bom livro para começar a me aprofundar mais pela filosofia. Não sei se leria se não fosse pela faculdade, mas é isto.

Matheus.Correa 27/03/2022

O Professor do meu professor
"Sua própria vida é aprazível por si mesma. Com efeito, o prazer é um estado da alma, e para cada homem é agradável aquilo que ele ama: não só um cavalo ao amigo de cavalos e um espetáculo ao amador de espetáculos, mas também os atos justos ao amante da justiça e, em geral, os atos virtuosos aos amantes da virtude." - Aristóteles escreve Ética a Nicômaco direcionando-a a seu filho, um livro que se inicia em questionamentos sobre questões universais, motivos de invariáveis teorias e questões, e, uma que se torna evidente é sobre necessidade do prazer para se compor a felicidade de um indivíduo. Aristóteles vem da ideia de ser feliz é um estado de espirito, uma forma de evolução de alguém que busca pelas virtudes e foge dos vícios, Schopenhauer acredita na felicidade partindo de uma ideia semelhante, daquilo que é. A felicidade é a vontade de viver. Schopenhauer levanta a ideia de Felicidade Abstrata e Felicidade humana, a última é a genuína, a primeira é uma reação ao prazer. A dopamina nos causa a felicidade Abstrata.
Aristóteles, ainda nos relata sobre a sorte do nascer belo, das circunstâncias do lugar onde o indivíduo cresce e amadurece. E ele tem que viver o suficiente para ser feliz.
"Pelo mesmo motivo, um menino tampouco é feliz, pois que, devido à sua idade, ainda não é capaz de tais atos; e os meninos a quem chamamos felizes estão simplesmente sendo congratulados por causa das esperanças que neles depositamos." Aristóteles também fala sobre a alma do ser humano, algo imaterial e que quando comparado ao corpo terreno, perecível, ganha em si ainda mais qualidades. Ele usa em sua argumentação a comparação entre o político e sua missão difícil em ler a alma e o médico que tende a estudar o corpo humano.
Ética a Nicômaco é um livro de inúmeras lições, pensamentos que representam bem o poder do Hábito. Um livro incrível e riquíssimo.

Eduardo1304 10/03/2023

Ética a Nicômaco
Principal obra do grande filósofo grego Aristóteles sobre a Ética.
Aristóteles expõe sua concepção teleológica de racionalidade prática, sua concepção da virtude e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência. É considerada a mais amadurecida e representativa obra do pensamento aristotélico.

Leandro.Santana 09/07/2023

Ética a Nicômaco - Aristóteles
Livro pequeno, mas denso e difícil de ler. Em alguns pontos chega a ser repetitivo, certamente terei que ler mais uma vez.

Trata-se da obra basilar da ética aristotélica ou ética das virtudes, cujo fim é a felicidade.

“Eis a razão por que não admitimos que um ser humano governe, mas a lei, porque ele o faz em seu próprio interesse e se converte em um tirano; o governante atua como o guardião da justiça, e se o é da justiça, também o é da igualdade. Sendo ele justo, parece não se locupletar (com efeito, não direciona a si próprio uma porção maior daquilo que é simplesmente bom, a não ser que seus méritos assim o determinem; pelo contrário, ele se empenha a favor dos outros, razão pela qual dizem que a justiça é o bem alheio, como foi mencionado anteriormente). Daí a razão de lhe proporcionarem alguma recompensa, isto é, honra e privilégio. Aqueles para os quais isso não basta tornam-se tiranos.”

Kássio Meniglim 12/05/2021

Que livro incrível!
A leitura flui de maneira agradável e expande a mente de forma única.
Os assuntos abordados são de extrema relevância e diria, de forma humilde, que poderia ser uma leitura obrigatória a todos.
Para mim foi uma experiência incrível!
Uma obra de grande impacto!

Renato 27/05/2023

Razoável
Achei que seria melhor pelo o peso do Aristóteles, por mais dele ser grego e eu tenho uma pequena implicância com os grandes pensadores da época, por eles serem idealistas e tudo mais

o livro é bom, pelo objetivo dele que é ensinar e falar sobre a ética para o filho dele.

mas é uma leitura muito sabe? começa boa e dps fica chata.

Jose.Diego 21/09/2022

Contemplar
Encontrar a justa medida nós sentimentos e nos desejos e o caminho para uma vida plena de sabedoria.

André 18/12/2020

Útil em si mesmo
O livro é um pouco cansativo de se ler, contudo gostei de vários pontos que o autor retratou, como a questão da utilidade das coisas em si mesmo, por exemplo, você gostar da amizade de alguém só pela amizade e não por um interesse, pois se a amizade for por interesse ela se acaba assim que esse não existir. Recomendo a leitura e acho válido buscar na internet explicações para entende melhor o sentido do livro, por ter uma linguagem mais rebuscada.

Vinícius 17/10/2021

O ápice de Aristóteles
Ética a Nicômaco eleva Aristóteles, mais do que qualquer outro, ao sublime da literatura universal. Escrito há mais de 2.400 anos o livro aborda experiências e análises filosóficas de amizade, felicidade, prazer, ética, prudência, temperança e virtude que faz da obra uma das mais importantes do autor, sendo indicação dos estudos filosóficos, do direito e das áreas humanas. Livro brilhante.

Roberto 19/12/2016

Reflexão para a vida.
Um livro escrito há mais de 2.000 anos, por Aristóteles ao seu filho Nicômaco, e que ainda diz tanto ao nosso tempo, deve sim ser leitura indispensável.

Trata de assuntos tão diversos, tão prementes e caros a todos nós. Temas como: virtudes, vícios, amor, paixão, coragem e AMIZADE, sendo este último talvez o que mais me tocou, pois é impossível ler cada frase, sem olhar ao meu redor, e principalmente para dentro de mim mesmo.

Um livro que nos arrasta a profundas e inevitáveis reflexões, e que é impossível sair dessa leitura sem amadurecermos minimamente. Nos capítulos VIII e IX ele aborda a amizade e já no fim do livro no seu capítulo X, ele lembra que a principal atividade dos deuses é a contemplação, e que seriam os filósofos que mais chegariam -- na terra -- próximo deles por sua atividade análoga e por conseguinte da verdadeira felicidade e da mais reta razão.
Washington Silveira 20/12/2016minha estante
Escreves bem Roberto, outro livro que por causa de sua resenha quero lê também.

Washington Silveira 20/12/2016minha estante
Essa edição com essa editora gostasse? Não tenho muito apresso por essa editora.

Roberto 20/12/2016minha estante
Como li em PDF no LEV, pude adaptar, formatar, configurar o texto à vontade. Tamanho e tipo da fonte bem como a distância entre as linhas do texto.

Por isso, a editora não afetou em nada. Essa é apenas uma das irresistíveis e inquestionáveis vantagens do formato digital.

Leia sim. Além do quê, acho um ótimo presente para amigos de verdade. Os capítulos que citei são um manual do significado da verdadeira amizade.

Washington Silveira 21/12/2016minha estante
Roberto, quando falei da editora me referi a tradução do original porque quando li O Contrato Social de Rousseau peguei umas três editoras diferente e essa Matin foi a que menos gostei, achei a edição dela fraca.

Roberto 21/12/2016minha estante
Não sei, não posso te dizer nada a respeito disso, até porque não peguei outras edições para comparar.

Mas como o original deve ter sido escrito em grego antigo, nunca saberei o quão fiel ele é ao original.

Mas consegui compreender o texto e isso já me deixou, por demais, satisfeito.

Luize 02/03/2017minha estante
undefined