O Meu Nome É Ninguém: O Juramento

O Meu Nome É Ninguém: O Juramento Valerio Massimo Manfredi

Resenhas - O meu nome é ninguém: O Juramento

Clio0 30/10/2023

Esta obra assumiu a tarefa hercúlea de adaptar dois clássicos universais, a Ilíada e a Odisseia. Já houveram outras tentativas, mas a maioria se limitou a transformar em prosa o que foi eternizado em verso.

Massimo Manfredi apresenta os primeiros anos de Ulisses, também chamado Odisseus - e sua ascensão como o heroi-inteligente responsável pela destruição de Troia. São vários os detalhes acumulados nessa narrativa que se aproveitou de coisas apenas mencionadas nos originais para dar a ambientação para sua história.

Vemos Odisseus-criança aprendendo sobre o mundo a sua volta e os deuses que tocam a vida dos mortais. Outros herois fazem leves aparições que ajudam a moldar o caráter já conhecido, como Héracles, Jasão e outros Argonautas.

É fácil identificar o amor que o autor tem por essas obras, mas para qualquer um que já leu os originais, certa grandiosidade parece faltar. Mesmo a mencionada humildade do protagonista não é suficiente para justificar isso.

Enfim, é interessante para quem gosta de ficção histórica e já leu as obras supracitadas, pois se torna um jogo reconhecer as referências, todas elas nem um pouco sútis.

Rodrigo 28/10/2020

As aventuras do grande Odisseu..
Nesse primeiro volume " O Juramento" o autor Manfredi do qual não conhecia e achei sua escrita de muito bom gosto, conta a história em formato romance histórico de Odisseu (Ulisses) da obra de Homero, desde sua infância em Ítaca as muralhas de Tróia, de glórias, esperanças e frustrações..
Os dois volumes são muito bons e recomendo.
O meu nome é ninguém O Juramento (Ilíada).
O meu nome é ninguém O Regresso (Odisseia).

Elvis Alves 25/06/2014

Não é porque eu dei 4 estrelas, que para você não vale 5!
Manfredi consegue contar uma história com narrativa constante, sem correr demais e nem perder o foco esquecendo de algum ponto.
O livro conta a história de Odisseu (para muitos Ulisses e para muitos outros, uma história pouco conhecida). Como ele cresceu, como viveu e o principal, o que levou a tão famosa história contada até hoje sobre Esparta a guerrear contra Tróia.
Manfredi inseriu várias histórias que aconteceram a centenas de anos atrás dentro desse livro. E nem por isso ficou uma aventura que não possa ter acontecido.
Apesar desse ser o primeiro volume de dois, creio que apenas o final poderia ser um pouco mais elaborado. Mas nem por isso tira todo o brilho da boa aventura que é esse livro.
Como eu disse: não é porque eu dei 4 estrelas que você não possa gostar mais ainda e dar 5!
Não julgue um livro pela capa, mas quando começar a ler esse, você não vai parar até chegar ao último capítulo.
Edméia 19/03/2019minha estante
*Obrigada pela resenha Elvis ! Gostei ! Quero ler este livro ! Esta semana - hoje é dia 19 de Março de 2019 ! - na livraria Cultura , no formato digital , ele está em oferta ! *Boa semana e boas leituras pra você ! Fiques com Deus. Um abraço.

Caio 09/07/2014

Gostei
O livro conta a historia de Ulisses desde pequeno até a guerra de Tróia. O livro começa um pouco parado contando historias do pai dele, dos deuses gregos, dos feitos dos heróis entre outras coisas. Mas por volta da pagina nº 100 começa a guerra de tróia e assim o livro fica mais empolgante.
No decorrer da história pude conhecer muitos personagens além de Ulisses, Aquiles e Heitor que são os mais conhecidos.
Depois de ler esse livro me interessei muito mais por mitologia grega.

D.J. Alves 19/04/2019

A famosa Ilíada
Numa luta de gregos e troianos
Por Helena a mulher de Menelau
Conta a história que um cavalo de pau terminava uma guerra de 10 anos
Menelau o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor, humilhando a família de Heitor em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor.
Pedro 02/02/2021minha estante
Sensacional...????

Bárbara 19/06/2020

Primeiro livro da versão romanceada da Odisseia de Homero. Neste, o autor conta a história de Odisseu e da guerra de Tróia. Interessante e prende o leitor em suas páginas!

Luzineide 23/10/2023

A Odisseia narra a grande epopéia deste que foi um dos maiores heróis gregos.
Filho de Laertes rei de Ítaca, Odisseu vai para guerra de Tróia.
Lá passa 10 anos . Mas na volta pra casa se perde com seus companheiros em ilhas e lugares surreais.E amaldiçoado por Polifemo e vê sua vida passar de mar em mar sem conseguir voltar para Ítaca.
Mais 10 anos se passam e então volta para Penélope sua esposa que nunca perdeu a esperança em revê-lo.
A história não acaba e Ulisses precisa voltar para seu destino.
Sem volta.
Uma das maiores obras contada por Homero.

Felipe 05/09/2020

Peguei para conhecer esse autor italiano de ficção histórica!
Mt boa experiência! Conta a história da Ilíada, já bem conhecida, sob perspectiva de Odisseu, acrescentando um bom feedback do personagem! Recomendo!
Certamente vou pra parte 2 e outros livros do autor!

Rodrigo 29/12/2023

O romance histórico acompanha tudo do ponto de vista de Odisseu, inclusive feitos de outros heróis lembrados do início da era dos homens

Igor_Resenha 30/12/2023

Um livro único !!
O livro tem o próprio Odisseu (Ulisses, em latim) como narrador !!! Acompanharemos sua jornada desde seu nascimento até a destruição de Tróia. O mais interessante dessa obra é que o autor, Valerio Massimo Manfredi, consegue captar a essência da Odisseia de Homero e integrá-la a sua escrita fluida de forma orgânica (é como se Homero tivesse contado os por menores sobre Odisseu a Valerio em uma conversa descontraída) Aqui entenderemos a origem do nome Odisseu, a admiração pelas histórias de aventura dos argonautas, a crise política que levou a guerra etc. Uma obra única que vai levar o leitor de volta a Odisseia por um ângulo diferente e igualmente incrível !!
Esse livro não apenas nos permite acompanhar o crescimento de um dos maiores personagens da Grécia Antiga, mas também nos ensina valorosas lições sobre amor, guerra, juventude, diplomacia, vida etc. Além disso, muitos elementos da mitologia grega são bem trabalhados pelo autor, como as aventuras de Heracles (Hércules, em latim), os deuses gregos (em especial Atenas e Poseidon), Teseu e outros heróis, a rainha Alceste etc.
Não poderia deixar de dizer que a Guerra de Tróia é muito bem detalhada e descrita pelo livro. Conseguimos acompanhar as tentativas diplomáticas de Odisseu de evitar o combate, a união dos reis aqueus para vencer os troianos, os combates entre exércitos, a luta entre Menelau e Páris e entre Aquiles e Heitor, os horrores de uma guerra longeva, a sagacidade de Odisseu em vencer os muros de Tróia etc.

Manú 22/03/2024

Guerra por uma mulher
Mais uma narrativa sobre a mitológica guerra de Troia.
Os lendários Aquiles, Ajax, Odisseu, Heitor, Enéias e tantos heróis combatem em uma lendária guerra !