O que falta para você ser feliz?

O que falta para você ser feliz? Dominique Magalhães

Resenhas - O que falta para você ser feliz?

Francine 23/06/2015

E aí, qual é o seu dom?
Há muito tempo não lia algo do gênero autoajuda, pois devido à minha formação em Psicologia possuo uma gama de bons referenciais capazes de colaborar para minha qualidade de vida. Foi uma grata surpresa, no entanto, conhecer O que falta para você ser feliz?

O título foi o que me atraiu ao selecionar essa leitura. Estou vivendo um momento de transição profissional e a necessidade de aliar competência e felicidade se fazia cada vez maior. A proposta da autora Dominique Magalhães atendeu minhas expectativas e, por meio de questionamentos provocativos que convidam à reflexão, me vi envolvida na leitura.

Logo no primeiro parágrafo a definição da autora sobre felicidade me ganhou completamente:

"A felicidade não é feita de momentos de alegria. A felicidade é feita da sensação de que a sua vida vale a pena, para você e para os outros." (p. 16)

Eu acredito nisso! O problema começa quando sentimos que estamos presos a uma rotina cada vez menos significativa e, devido às conquistas que já realizamos, encontramos o medo de fazer novas escolhas. Nessa obra, a autora reflete sobre quais são as possíveis causas para mantermos um comportamento acomodado, ainda que não nos faça feliz, e provoca o leitor a descobrir seu dom.

A autora defende que, ao descobrir seu dom, é possível planejar-se para torná-lo uma atividade rentável. Sendo a felicidade resultado do sentimento de que nossa vida faz sentido, exercer nossos dons seria a resposta para encontrar satisfação real no que produzimos. Assim, eis a pergunta que o livro nos faz:

QUAL É O SEU DOM?

Para favorecer a resposta do leitor, a autora apresenta outros questionamentos sobre valores pessoais, infância, rotina e habilidades. Ela alterna comentários pessoais e científicos sobre os temas, construindo a compreensão de que – havendo planejamento – podemos aliar o dom que temos ao nosso estilo de vida.

"…a chave para o sucesso por meio de seu dom é alinhar preferências pessoais a possibilidades reais." (p. 90-91)

Achei O que falta para você ser feliz? uma obra que incentiva, em certa medida, o empreendedorismo e a iniciativa pessoal em buscar viver como se realmente deseja. Como é característico do gênero autoajuda, há abordagens um pouco superficiais e parciais, mas o conjunto da obra me agradou. Indico a leitura a quem sente falta de algo para ser plenamente feliz ou que, simplesmente, nunca refletiu sobre seu próprio dom. É uma obra que além do viés orientativo focou-se, também, em promover a autodescoberta do leitor – o que, para mim, foi seu ponto alto. Ao final do livro, todas as principais perguntas que a autora fez são reunidas, facilitando o processo de respondê-las.

A revisão e diagramação estão impecáveis! A Editora Gente incluiu frases em destaque em algumas páginas, enriquecendo a beleza do livro. O resultado ficou belíssimo.

Resenha postada no blog My Queen Side – confira mais informações sobre o livro e os meus quotes favoritos acessando:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2015/06/resenha-99-o-que-falta-para-voce-ser.html
Fe Luque 02/02/2022minha estante
Estou adorando ler este livro, pois nunca parei para pensar nessa coisa do jeito que penso agora. E acho que sei qual é meu dom !!

Luc Candelore 18/11/2020

Simples felicidade
Um bom livro para ajudar todos que se desviaram da felicidade das coisas.
A autora mostra um pouco daquilo que, na sua visão, deve ser mudado para que a vida seja mais feliz.
O livro cumpre o proposto, desista de encontrar um tratado de psicologia positiva nessas páginas, são instruções básicas e em sua maioria eficazes quando aplicadas adequadamente.

Di 18/05/2018

Tive um Insight na minha vida ao ler esse livro.
Eu o tinha há uns 3 anos e só há uns dias resolvi lê-lo.
Passando por muito estresse no trabalho, na faculdade e no dia a dia parei e pensei "O que que eu estou fazendo?" e tomei a decisão de que não vale a pena se matar por aquilo que não está te fazendo bem. Vamos aproveitar, minha gente. Temos muitos a viver agora, pois um dia tudo isso vai passar. Não se matem só pensando em acumular dinheiro, pois quando você puder aproveitar essa grana, já não terá o mesmo pique de hoje em dia.
Enfim, vivam, não se matem e nem percam tempo com o que não está te fazendo bem.

Que muitos outros possam ter esses insghts com algumas leituras gratificantes como essa.
Gratidão, Dominique magalhães

Andrea.Souza 17/12/2023

Leve e profundo
Cara, "O que falta para você ser feliz" da Dominique Magalhães é tipo um boost de felicidade! A autora manda muito bem explorando as nuances da busca pela felicidade, de uma forma leve e cativante. A leitura é daquelas que te fazem refletir sem pesar, sabe? Me senti realmente feliz lendo, é como se a autora estivesse sussurrando conselhos positivos no meu ouvido. Inspirador pra caramba, recomendo demais!

Ana 03/08/2014

No total, talvez umas duas páginas do livro realmente sejam relevantes.

De resto, clichê. Certamente ele cumpre o seu propósito e ajuda a certas pessoas - mas eu, definitivamente, não sou o público alvo desse livro.

Li em duas horas que pareceram ser dois dias, de tão ridiculamente maçante e previsível que ele é.

Ainda bem que teve algumas coisas interessantes.

Kathyllen Lima 14/01/2021

Esse livro foi um presente.
E confesso que só pelo título e pela capa, já gostei... ao começar a ler percebi que era um livro de autoajuda. Eu ODEIO autoajuda.
Mas como foi um presente, eu dei uma chance.
E até que a leitura fluiu.
Tem diversos exemplos reais e muitos relatos começando com ?minha amiga? ou ?o lugar que eu frequento em São Paulo...? fez com que eu sentisse uma simplicidade como se estivesse sentada ao chão da minha casa com a autora contando suas histórias com uma taça na mão.
Gostei.
Achei bom.