Elogio da Vaidade

Elogio da Vaidade Machado de Assis

Resenhas - Elogio da Vaidade

najuliass 14/04/2024

"Quem dirá a esse homem que uma guerra ameaça levar um milhão de outros homens? Quem dirá que a seca devora uma porção do país? Nesta ocasião ele nada sabe, nada ouve. Ouve-me; Ouve-se; eis tudo."

Raquel Silva 06/02/2024

Complexo e reflexivo
Escrita se tornou um pouco complexa, principalmente por conta das referências abordadas no livro, mas por ser uma história curta não se tornou cansativa.

No geral, é um bom conto para reflexão sobre modéstia e a vaidade.

"só há uma coisa mais forte que o amor materno, é o amor de si próprio."

Angels Cheryl 03/01/2024

Um tanto quanto confusa
O livro mostra um discurso da vaidade que retrata muito a verdade nua e crua sobre ela na nossa sociedade, creio que não tô dando muitas estrelas por não compreender muito bem devido a escrita que eu não tô muito familiarizada, acho que tenho q refletir um pouco sobre esse livro primeiro

Miguel.Moreira 23/12/2023

Os primeiros passo rumo ao Realismo
Conforme dito na resenha anterior, Machado de Assis Realista é um dos escritores que eu mais respeito. "Elogio da Vaidade" é uma sátira e uma exposição da hipocrisia do ser humano, conto muito irônico por sinal, pois se inicia como uma recém finalização de um diálogo da Modéstia, em seguida a Vaidade começa seu discurso, citando seus feitos e sua presença na humanidade.

Eu acho que concordo com o pronunciamento da Vaidade, principalmente quando ela expõe que está presente até mesmo dentro da igreja (ou principalmente dentro da igreja). Com ornamentos, roupas caras, meias sensuais, vestidos que mostram o corpo todo (seria muito divertido se Machado de Assis presenciasse uma missa moderna ou um culto evangélico nos dias atuais). A Vaidade é um dos tesouros do ser humano, o que seria de nós sem a demonstração de poder? O que seria dos pobres sem um iPhone? O que seria de uma dona de casa sem seus jogos de porcelana ornada a ouro?

Aqui é um conto para olharmos para nós mesmos com sinceridade. É claro que fazemos as coisas por Vaidade, e reconhecer isto é sinal de que temos ao lado da Vaidade a Modéstia, que por sinal, ao decorrer de todo seu discurso, mesmo criticando os valores de sua oponente, tem um pouco de Modéstia em sua fala, no sentido de que reconhece que a própria Vaidade (alegoricamente falando) é vaidosa. Já aqueles vaidosos que negam tal "sacrilégio", dizem ser modestos, mas aí está a Vaidade agindo, pois a abominam e reconhecem seu valor superficial, e almejam a Modéstia, e numa tentativa de se mostrarem "bons", negam, da boca para fora, que são vaidosos.

O conto é bem curto, porém complexo, e não é tão fácil de se ler. Eu precisei ler duas vezes para compreender e criticar de forma decente. Machado Realista é uma junção de genialidade, sagacidade, coragem e sinceridade. Apesar da publicação em 28 de maio de 1878, pelo jornal diário “O Cruzeiro” no Rio de Janeiro, época em que ainda era considerada como Romantismo, Machado de Assis assina o conto Elogio da Vaidade como “Eleazar” ao final do “Folhetim do Cruzeiro". Ao que tudo indica, o uso do pseudônimo foi uma segurança para experimentação de novos estilos de escrita, e justamente num conto com um tom extremamente satírico e de estilo realista, temos em mãos uma pista do início do realismo machadiano. Não entrarei no mérito de julgar se Machado temia a crítica ou algo do tipo, mas certamente foi um ato de coragem expor este novo estilo literário em pleno Romantismo.

Recomendo demais o estudo da obra de Machado de Assis, mas tenho um favoritismo (como sempre digo) pelo realismo machadiano, pois através da literatura podemos enxergar realidades de uma época que se distancia a cada dia que passa, e que conforme nossa educação declina, mais complexa a literatura com mais de 50 anos se torna para as novas gerações (eu me incluo nisso por ter estudado em escola pública).

site: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=238562&pesq=machado%20de%20assis&pasta=ano%20187&hf=memoria.bn.br&pagfis=840

Stephanie214 16/12/2023

A Vaidade como personagem
Em mais um conto do famoso e incrível escritor Machado de Assis temos uma história que é contada pelo ponto de vista do pecado Vaidade que circula entre os humanos e conta como cada pessoa de um jeito ou de outro é vaidosa e por isso está sempre presente na vida das pessoas.
A Vaidade se coloca a cima de sua irmã a Modéstia que está de ombros pra baixo e triste, enquanto a vaidade está de cabeça erguida e peito estufado pois se acha melhor.
O que eu mais gostei nesse conto é que através da personagem vaidade que narra a história, o autor fez críticas a sociedade sobre as suas vaidades e hipocrisias de pessoas que falam uma coisa e vivem/ agem de maneira diferente. Como a vaidade de quem compra um carro super caro só pra se mostrar para os outros, ou ir a igreja e se achar melhor que os outros por causa disso, ou querer usar roupas caras para se exibir e nem tem dinheiro para o que realmente importa e etc.
Machado foi e ainda é um grande escritor de nosso país e para mim isso fica muito claro nesse conto e a cada história sua a que sou apresentada eu fico ainda mais fã dele.

Gleyciara.Gomes 13/10/2023

Um conto que traz inúmeras reflexões. A Vaidade, que narra a maior parte da história, tenta nos mostrar sua importância superior a Modéstia, mencionando os vários momentos da nossa vida onde se faz presente. Iniciei recentemente a ler os contos de Machado de Assis, mas já estou adorando. São breves e enriquecedores para a alma.

LuzmarinaFG 28/08/2023

"E tu, que nada tens, por que aplicas o salário de uma semana ao jantar de uma hora, senão porque eu te possuo e te digo que alguma coisa deves parecer melhor do que és na realidade?"

Leitura finalizada: Elogio da vaidade
Autor: Machado de Assis
Meta de leitura 2023: 5 de 12
Nota: 5 de 5

GioMAS 13/08/2023

O discurso da Vaidade
A Vaidade, em retórica pomposa e encorpada por referências culturais, exalta suas virtudes, repudiando e subjulgando sua openente, a Modéstia.

Diz-se acolhedora, presente em todos os contextos, sem preconceitos ou rejeições. Coloca-se presente no coração das mães, orgulhosas pelo cuidado dispensado aos filhos, nas estrofes do poeta e na fachada das boas ações.

Reflete sobre as consequências de sua ausência; vestimentas refinadas, casamentos opulentos, aquisições de alto valor econômico de nada valeriam sem os desígnios da Vaidade.

Soberbamente, concluí que até mesmo a Modéstia se ampara na Vaidade, ora, a vaidade da Modéstia.

Thaís Brito 31/07/2023

Leitura rápida
Um conto de Machado de Assis bem interessante para quem quer uma leitura rápida. Nele, temos a disputa entre a Modéstia e a Vaidade. E como o título adianta, temos a Vaidade como personagem exaltando a si mesma e falando sobre a sua importância na sociedade.

Ayumi.kimura 12/04/2023

Muito difícil falar sobre a vaidade e muito mais fácil falar sobre a modéstia. Porém Machado de Assis nos presenteia com esse conto magnífico e nos apresenta a vaidade em sua defesa, ela que nos acompanha desde nosso nascimento até a nossa morte mostrando-se forte, franca e digna cheia de si em um grande contraste com sua irmã sonsa, falsa e sem graça.

Caroline.Evellyn 12/02/2023

Um de Machado de assis ???
"Percebo, percebo! Tendes a volúpia suprema da vaidade, que é a vaidade da modéstia"
Ramalho1 12/02/2023minha estante
Já leu aquele texto do Cônego?

Ramalho1 12/02/2023minha estante
É top tbm

Leonardo.Silveira 02/02/2023

A Vaidade se apresenta, discursa, mostra sua atuação no mundo e nos indivíduos e busca convencer sua audiência da unanimidade que há entre os seres humanos de dar-lhe ouvidos.

Yasmin 15/09/2022

conto realista, curto e intrigante.
com uma notável crítica a hipocrisia social, como por trás de boas atitudes pode estar oculto um desejo de suprir uma vaidade, uma satisfação pessoal, o que torna este conto um verdadeiro clássico, visto que a citada "vaidade da modéstia" é algo que vemos com grande frequência no meio hipócrita da internet.
mesmo que esse contraste entre a aparência e a essência apresente uma realidade pessimista, a linguagem irônica bem humorada trás um equilíbrio perfeito.
com certeza entrou para meus livros favoritos.