Elogio da Vaidade

Elogio da Vaidade Machado de Assis

Resenhas - Elogio da Vaidade

Nlie 30/12/2020

Boa leitura!
O tema é excelente, mas a leitura pode não ser tão simples porque há muitas referências a personagens da antiguidade clássica. Ainda começando a ler contos de Machado, mas por enquanto foi meu favorito :)

GioMAS 13/08/2023

O discurso da Vaidade
A Vaidade, em retórica pomposa e encorpada por referências culturais, exalta suas virtudes, repudiando e subjulgando sua openente, a Modéstia.

Diz-se acolhedora, presente em todos os contextos, sem preconceitos ou rejeições. Coloca-se presente no coração das mães, orgulhosas pelo cuidado dispensado aos filhos, nas estrofes do poeta e na fachada das boas ações.

Reflete sobre as consequências de sua ausência; vestimentas refinadas, casamentos opulentos, aquisições de alto valor econômico de nada valeriam sem os desígnios da Vaidade.

Soberbamente, concluí que até mesmo a Modéstia se ampara na Vaidade, ora, a vaidade da Modéstia.

Caroline.Evellyn 12/02/2023

Um de Machado de assis ???
"Percebo, percebo! Tendes a volúpia suprema da vaidade, que é a vaidade da modéstia"
Ramalho1 12/02/2023minha estante
Já leu aquele texto do Cônego?

Ramalho1 12/02/2023minha estante
É top tbm

Angels Cheryl 03/01/2024

Um tanto quanto confusa
O livro mostra um discurso da vaidade que retrata muito a verdade nua e crua sobre ela na nossa sociedade, creio que não tô dando muitas estrelas por não compreender muito bem devido a escrita que eu não tô muito familiarizada, acho que tenho q refletir um pouco sobre esse livro primeiro

Gláucia 07/06/2021

Conto Maravilhoso
Expõe de maneira poética que a vaidade habita no coração de todos. Que ela nos preenche de maneira sutil e que vai nos consumindo aos poucos porque nos da satisfações que a modéstia "oculta".

Lívia 06/05/2022

Machado de Assis
"E tu, que nada tens, por que aplicas o salário de uma semana ao jantar de uma hora, senão porque eu te possuo e te digo que alguma coisa deves parecer melhor do que és na realidade?"

Miti 27/08/2020

Homenagem?
Um livro que me deu saudades dos livros sobre discursos filosóficos. Parece um estudo maravilhoso e uma homenagem ao Erasmo. Ah, e não parece Machado, mas é tão bom como qualquer outro livro do Machado.

Rammy 16/03/2021

Vaidade, tudo é vaidade...

Leonardo.Silveira 02/02/2023

A Vaidade se apresenta, discursa, mostra sua atuação no mundo e nos indivíduos e busca convencer sua audiência da unanimidade que há entre os seres humanos de dar-lhe ouvidos.

Gleyciara.Gomes 13/10/2023

Um conto que traz inúmeras reflexões. A Vaidade, que narra a maior parte da história, tenta nos mostrar sua importância superior a Modéstia, mencionando os vários momentos da nossa vida onde se faz presente. Iniciei recentemente a ler os contos de Machado de Assis, mas já estou adorando. São breves e enriquecedores para a alma.

Núria 08/08/2021

É Machado...
Não tem como decepcionar, ou talvez eu seja suspeita para falar... mas Machado é Machado né? Uma escrita divertida e reflexiva, rápida e interessante, nosso querido escritor me conquistou ainda mais. Recomendo.

Liedsonrm 18/09/2021

Tem muita referência a personagens antigos, mas mesmo assim é uma leitura boa. Traz reflexões que devemos ter.

"Vede como ele se inclina e bamboleia! Riu-se? Não vos iludais com aquele riso familiar, amplo, doméstico; ela disse apenas que o calor é grande. Mas é tão bom rir para os outros! é tão bom fazer supor uma intimidade elegante!"

Deéh 20/11/2021

Bem interessante!
O texto elogio da vaidade de Machado de Assis é um tanto interessante.
Para uma melhor explicação do que esse texto me pareceu irei usar um exemplo jurídico.
Quando se tem uma audiência, no final desta, antes da sentença há uma coisa chamada de alegações e/ou razões finais.
Essas razões finais é um ato jurídico unilateral e facultativo onde a parte ou seu advogado tem a oportunidade de falar sobre os fatos jurídicos que levaram há audiência.
É o momento onde a parte reforça suas teses.
Bom, para mim foi basicamente isso que ocorreu na narrativa do texto. No caso, estão em discussão a vaidade e a modéstia, e no texto a Vaidade, na minha opinião, está tentado mostrar como ela é melhor que a modéstia, e assim dá suas razões finais.