Freud e a Cocaína

Freud e a Cocaína David Cohen

Resenhas - Freud e a Cocaína

Tatiana427 10/02/2024

Freud e a Cocaína
A historia do jovem dependente químico Billy entrelaça com outros personagens e com contextos históricos sobre a polemica vida de Freud, desde suposto flete de sua mãe com um enteado, e como foi a sua descoberta e uso da cocaína para fins terapêuticos ( do qual até escreveu um artigo "Über Coca "sobre o assunto). Será que o livro interpretação dos sonhos e sua teoria teve inspiração nesse psicoativo? . Os polêmicos casos de Fleischl, Fliess, Emma Eckstein.( que quase perdeu o nariz) ,e Ana O e a inclusão da cocaína no divã . Como muitos registros , cartas da época, o próprio Pai da Psicanalise deu fim nesses arquivos por preservação de sua imagem , não temos muitos detalhes das tretas e desentendimentos que havia entre seus discípulos, o livro também fala sobre a coca e como foi o surgimento do MDMA, LSD( também sobre seus experimentos na guerra fria pelo MK- Ulta), clorpromazina, dentre outras.

Trecho do livro: Uma das modas recentes mais preocupantes envolve a mefedrona, 4-
metilmetcatinona, um estimulante descrito como similar ao MDMA e à cocaína. A
Mixmag fez uma pesquisa entre os usuários. A metodologia não é perfeita, claro,
pois os entrevistados não são necessariamente típicos. Contudo, os resultados são
preocupantes e mostram que a mefedrona apresenta sérios riscos — na verdade,
aparentemente produz reações tóxicas evidentes com mais frequência que o MDMA
e a cocaína:
• 67% dos usuários tiveram sudorese excessiva
• 51% tiveram dor de cabeça
• 43% tiveram palpitações cardíacas
• 27% tiveram náusea
• 15% ficaram com os dedos azulados ou frios.
#PREOCULPANTE....

O livro também trás questionamentos sobre politicas de prevenção e redução de danos para os usuários. Ou seja vale muitíssimo conhecer 😊

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Resumo:
O livro conta a história do envolvimento de Sigmund Freud com a cocaína, desde a época em que ele experimentou a substância pela primeira vez, em 1884, até o momento em que ele reconheceu publicamente seus efeitos negativos e abandonou seu uso, em 1896. O autor examina a relação entre Freud e a cocaína em três níveis: o pessoal, o profissional e o cultural. No nível pessoal, ele descreve as experiências de Freud com a droga e como elas afetaram sua vida e sua saúde. No nível profissional, ele mostra como Freud tentou utilizar a cocaína em suas pesquisas médicas e psicológicas, e como ele chegou a defender sua utilização para tratar diversos tipos de doenças. No nível cultural, ele analisa o contexto histórico e social em que Freud viveu, e como a cocaína era vista e utilizada na Europa da época.

Comentário:
O livro é uma análise interessante e bem documentada do uso de cocaína por Freud, que é um assunto que há muito tempo intriga os estudiosos da psicanálise. O autor mostra como o envolvimento de Freud com a droga pode ter afetado sua teoria psicanalítica, e como seu uso influenciou sua relação com colegas e amigos. Cohen também faz uma crítica à ideia de que a cocaína poderia ter sido uma fonte de inspiração para Freud em seus estudos, afirmando que ela na verdade pode ter prejudicado sua produção intelectual. Além disso, o livro é bem escrito e acessível, mesmo para aqueles que não têm conhecimento prévio sobre o assunto.

Indicação:
O livro é indicado para quem se interessa pela história da psicanálise e da medicina, bem como para aqueles que querem entender melhor a relação entre a cocaína e a cultura ocidental no final do século XIX. Ele também pode ser útil para profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, que desejam conhecer mais sobre o uso de drogas em tratamentos médicos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Andressa.Soares 04/05/2022

Qual será o remédio que você toma hoje que vai virar a droga ilegal do futuro?
Morfina, cocaína e até o LSD eram usados por médicos dos séculos passados para dor, pra estancar sangramentos, como anestésicos até como combate ao alcoolismo.

E o que será que hoje seu médico receita para você, que mais tarde passará para a categoria da ilegalidade?!
Thais645 04/05/2022minha estante
Gente, li esse título e, vendo a capa, pensei que Freud era chegado num pó. Kkkkkkk

Andressa.Soares 04/05/2022minha estante
Thaís, na verdade Freud usou e estudou a cocaína por 20 anos!! Então sim, ele era um usuário. Porém, ele fazia uso da cocaína via oral e foi enfático em dizer que não viciava! (Mas? 20 anos)

Thais645 04/05/2022minha estante
Nossa, nunca soube disso. Obrigada pelas informações. Nunca imaginei mesmo. Mas se era estudioso dos efeitos, era de se esperar. Interessante. Obrigada. :)