Entre o Passado e o Futuro

Entre o Passado e o Futuro Hannah Arendt

Resenhas - Entre o passado e o futuro

Ademont 20/08/2018

Ótima introdução ao pensamento de Hannah Arendt
Este é um livro muito bom para quem quer conhecer a "filosofia" de Hannah Arendt. Se trata de um apanhado de textos da autora sobre temas relevantes para a época em que ela escreveu, mas que nos dias de hoje ainda são atuais e geram uma ótima reflexão. O pensamento político de Hannah Arendt é diferente da maioria de seus contemporâneos e é leitura obrigatória para quem quer ter uma visão política fora do tradicional.

BeatrizFonseca1 13/03/2024

A cultura de massas está associada a cultura, em forma de entretenimento, e o trabalho cria o homem, o ser humano pode organizar a polis através do trabalho , a função da historia é registrar os efeitos e consequências humanas, a natureza é feita por Deus, portanto cabe a ele entender seus processos, mas a História é construída pelo ser humano, e só ele pode compreender os processos na qual ele criou , a história ocorre e se desencadea do que Karl Marx, demonizou de luta de classes entre burgueses e proletariados, a atica ocidental está associada a contradição de estar mal consigo mesmo, para seguir padrões estabelecidos pela sociedade.
A politica tentar chegar a uma verdade universal, baseada na evidencia e nos pensamentos de Descartes, a liberdade no campo da politica é um axioma porque no campo do pensamento nada vem do nada, ou seja tudo tem causas e consequências, Maquiavel defende que as ações dependem da vontade e do intectuo.
A politica está veiculada a ação, de gestar e movimentar, e a autoridade se constituiu com campo da hierarquia e a política é feita através de conceitos e argumentos , que devem conversar a população , a Idade Moderna o estado e a igreja se separam , isso tornou o estado laico e segue mais a racionalidade.
O existencialismo serve como uma espécie de revolta contra do filosofo, Marx definiu o capitalismo, a historia tem como um dos principais problemas, a imparcialidade
Para Santo Agostinho o espirito manda no corpo e o corpo obedece de bom grado ao espirito, o poder as vezes é visto como opressão ou dominio perante os outros.
Montesquieu defende que o poder deve ser indivisível, portanto deve ser soberano.
Toda a vida humana, a existência da vida humana e seu desenvolvimento evolutivo é visto como um milagre .

Nanda 20/04/2020

É um bom livro
A escrita é boa, mas não foi um livro que me prendeu.

Leitura obrigatória para a faculdade