Guerras Sujas

Guerras Sujas Jeremy Scahill

Resenhas - Guerras Sujas

Igor_Resenha 05/01/2024

Uma Leitura fascinante e engrandecedora !!!
Esse livro é um divisor de águas. Não dá para ser o mesmo após sua leitura !! Durante a leitura você vai passar a questionar grande parte dos filmes, séries, livros e programas televisivos que mostram os EUA como os "bonzinhos" e por vezes vítimas dos terrorismo proveniente do Oriente Médio ou Chifre da África. O autor, Jeremy Scahill, consegue expor de maneira explícita que, diferente do que ocorre em Hollywood, na vida real, o papel de "vilão" e de "herói" podem ser interpretados pelo mesmo personagem em momentos diferentes. Além disso, aqui as teses de combater a violência usando mais violência ou de que terrorista bom é terrorista morto são um fracasso quando aplicadas na realidade e longe do discurso político.
No livro podemos observar o projeto embrionário de assassinato dirigido como política de segurança externa durante o governo Bush, principalmente influenciado por Cheney e Rumpleld, e a sofisticação e consolidação dessa política no governo Obama, no qual atingiu seu auge - aparentemente o pacifico Obama tinha intensão de reduzir a mortalidade para o lado americano ao passo que aumentava os danos colaterais e a letalidade da guerra nos países árabes. Conforme o livro vai se desenvolvendo, o leitor começa a entender mais como a JSOCS, mercenários, CIA, Drones, mísseis etc. são totalmente opostos a ideia de ataques cirúrgicos que são divulgados pela mídia americana e como essa grande produção de danos colaterais (morte de civis inocentes e danos materiais) ajuda no recrutamento de novos jihadistas.
O livro exige do leitor "estômago forte", pois somos apresentados a situações de grande carnificina e brutalidade protagonizados por americanos e terroristas. Além de episódios de hipocrisias por parte de alguns políticos e instituições que beira o nojo, além da boa e velha intimidação de jornalistas, prisões clandestinas e tortura. É um livro que parece ter saído do front da Guerra ao Terror (temos capítulos referentes a Operação Tridente de Netuno, a vida e morte de Awlaki, a operação tenebrosa em Gardez etc).
Ao ler esse livro me peguei pensando sobre questões que ultrapassam a Guerra ao Terror, como o modelo usado pelas organizações terroristas para ganhar apoio popular e legitimidade em áreas carentes e marginalizadas ser muito parecido com o modelo de atuação de milícias e organizações criminosas nas favelas brasileiras ou como o governo do Iêmen e da Somália foram usados pelos americanos para sufocarem os movimentos terroristas em troca de capital e permanência no poder, mesmo que isso significando a prisão, tortura e morte de seus próprio povo, o que me lembrou bastante o modus operandi da ditadura militar brasileira durante o período da Guerra Fria onde a América Latina estava passando por uma "onda vermelha" sendo de interesse dos EUA destrui-la com apoio dos governos locais.

Rael 10/02/2021

Um Livro Reveladoramente chocante
É comum ficarmos chocados com as notícias sobre os acontecimentos mas guerras, mas nunca ficamos sabendo de tudo, especialmente as informações sigilosas. Este livro me apresentou o jogo de poder que a maior nação do planeta executa para conseguir seus objetivos e sua vingança. Me mostrou também que todas as guerras tem um curso altíssimo aos envolvidos. O assinado dirigido pelos EUA é assustador, ceifando a vida de milhares de pessoas inocentes. O preço que a humanidade pagou pelos atentados de 11/09 foi e continua sendo enorme.

Clio0 01/06/2020

Guerras Sujas não é um livro de História, embora retrate os mecanismos da Guerra ao Terror que aconteceu durante os governos Bush e Obama.

O livro em si não traz nada novo, todos os fatos apresentados já foram noticiados, porém o autor tem o cuidado de colocá-los em ordem cronológica além de oferecer o testemunho de alguns dos envolvidos.

Para quem não viveu essa época, pode ajudar a entender melhor porque as medidas de segurança nacional estadunidenses e sua política internacional são da forma atual - especialmente quando referentes ao Oriente Médio.

Joel.Diniz 09/05/2017

Guerras sujas
Uma obra prima do jornalismo investigativo revela o submundo das secretas operações especiais dos EUA pelo mundo ...E como não poderia ficar de fora as inúmeras asneiras que cometem......