Pietr, o Letão

Pietr, o Letão Georges Simenon

Resenhas - Pietr, o Letão

Beto | @beto_anderson 01/08/2023

Fui apresentado ao Maigret. Acho esse tipo de romance policial noir interessante. Contudo essa história me deixou um pouco desnorteado ao longo da história, porque não há pequenas explicações da personagem sobre as ações que toma. Além disso, achei que para um homem ferido com uma bala as estripulias foram além da conta para ele sustentar tudo o que fez. Quase um super-homem. Mas gostei do livro. Quero ler outros do autor, com o comissário.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Carla.Ligia 19/04/2023

Divertidíssimo
Maigret é um comissário de polícia diferentão e vai agradar quem é fã de John Wick.
Amei a história, os plots são desvendáveis e, ainda assim, maravilhosos de serem acompanhados.
Recomendo para uma tarde chuvosa como foi a minha.

Domino 23/06/2022

#lido

Livro bem tranquilo com um mistério até que fácil desvendar que inclui um personagem rei dos disfarces e o preconceito em geral com pessoas de nacionalidades russas e polonesas no pós guerra. Gostei do livro foi um ótimo entretenimento . #3estrelas #livro #ebook #simenon #metadeleitura.

pedro villar 11/05/2022

Apesar de muitas vezes comparado a Agatha Christie e Conan Doyle, e do Inspetor Maigret possivelmente integrar a trindade dos detetives da literatura ao lado de Poirot e Sherlock, ao ler esse livro fica claro que as ambições e influências de Simenon são outras.

Muito mais preocupado com o lado humano do crime, e não necessariamente uma resolução surpreendente como seus colegas mais famosos, Simenon nos presenteia com um detetive mais humano, de aspecto sisudo e pouco dado às extravagâncias costumeiras de um Poirot.

Com uma escrita mais direta, o autor passeia por lugares inóspitos e personagens que soam reais, remetendo mais ao noir americano do que aos "whodunnits" tradicionais do início do século passado.

Uma interessante leitura, enfim. Revisitarei as aventuras do Inspetor Maigret.

Dan 14/12/2020

*Mais do que entretenimento*
Este foi o meu primeiro contato com o escritor belga Georges Simenon e só posso dizer que foi uma grande surpresa! Nunca imaginei encontrar algo desse nível num romance de literatura policial.

"Pietr, o letão" não só magnetiza o leitor com uma trama instigante, mas também nos brinda com um estilo requintado à la Tchékhov. Simenon possui a primorosa habilidade de nos passar imagens detalhadas dos lugares descritos sem pecar no excesso de palavras. Suas escrita visual e nítida, associada a uma exímia concisão, lembra bastante o estilo tchekhoviano. Na verdade, arrisco dizer que Simenon tem mais que um estilo visual: é sinestésico. Há uma vívida evocação de imagens, sons, texturas e cheiros. A ficção transforma-se em algo palpável.

Outro ponto positivo é a complexidade das personagens. Elas não se reduzem a meras molas de impulso da história ou como peças organizadas num jogo de xadrez. Não! As personagens jamais são pretextos para alavancar uma historinha de assassinatos. Elas são profundas, humanas; sustentam-se por si só sem o auxílio do enigma de um crime. É uma literatura policial psicológica. Com minúcia, pequenos detalhes: um olhar enviesado, o tremular das mãos, um jeito de andar, qualquer uma dessas coisas serve de acesso para o estado interior das personagens - Tchékhov mais uma vez.

Com isso, Simenon parece ter maior interesse nos dramas humanos do que na trama do romance policial em si. Talvez essa seja uma possível explicação de existirem fãs de literatura policial que não apreciem tanto esta obra: leitores mais ligados ao entretenimento geralmente se prendem muito ao enredo/trama e pouco dão crédito a detalhes mais sutis. Óbvio, há exceções e diferentes tipos de gosto. No meu caso, achei ótimo! Recomendo fortemente!
Thiago275 15/12/2020minha estante
Adorei a resenha! Sou fã de romances policiais, mas ainda não li Simenon. Fiquei com muita vontade de ler agora! rsrs

Dan 15/12/2020minha estante

fonfron 01/08/2020

Decepcionante
Me decepcionei um pouco com a leitura já que a história possui bastante potencial.
O autor escreve de um jeito que achei um pouco confuso e ao ler tive a constante sensação de que esse livro era a continuação de uma outra história e que lia um resumo feito por alguém.

DeiaMolder 26/06/2020

Mais um livro degustado com sucesso.
Um colega leitor me sugeriu esse autor, li despretensiosamente, sem procurar nada, só queria desopilar.
Bem, que surpresa! Me deparei com mais um detetive que já coloquei no meu panteão de agentes da lei, detetive Maigret. Um policial obececado por desvendar um mistério, alguns assassinatos.
O clima da narrativa é lúgubre, meio noir, intrincada com muita fumaça de cachimbo, correrias, peles e diamantes.
Gostei muito, vou me aventurar novamente com esse autor.
Ótima leitura!

Joao.Arquimedes 13/04/2020

Livro surpreendente. Maigret parece um anti heroi com tremendo poder investigativo , forte poder de influenciar pessoas e presença literária . Possivelmente meu TOP 2 de autores de romance policial somente sendo desbancado pelo implacável e colega de profissão Arthur Conan Doyle.

Fábio Nogueira 16/02/2020

Ladies and gentlemen.. Monsier Maigret.
Eis que surge a invenção do excelente Georges Simenon: Inspetor Maigret. Pra quem curte Sherlock, Poirot, etc.. Vale a pena conferir este que não deixa a desejar.

Luiz Miranda 17/04/2019

Maigret, pela primeira vez
O saudoso Georges Simenon é pouco badalado por aqui, porém integra o seleto grupo dos 10 maiores vendedores de livro da história. Segundo consta, mais de 500 milhões de cópias comercializadas. ?Pietr, o Letão? é a primeira aparição do Comissário Maigret, seu personagem icônico e protagonista em mais de 70 novelas.

Demorei algumas páginas pra me adaptar ao estilo Simenon de escrita: as vezes detalhista em aspectos aparentemente secundários, outras vezes veloz e objetivo em momentos cruciais. É uma prosa peculiar e com características da época que foi escrito (1931), muito distante da patrulha do politicamente correto.

Maigret não é um mago da dedução como Sherlock e Poirot, sua maior qualidade é uma mistura de persistência inabalável e experiência. Um personagem interessante que me deixou curioso por novas aventuras.

Pietr não é daqueles livros que convertem leitores e certamente não vai impressionar ninguém, é apenas uma pequena e bem amarrada introdução a obra de Simenon. Vale experimentar.

3,5 estrelas

Leila de Carvalho e Gonçalves 16/07/2018

Primeiro Caso
A partir de abril de 2014, a Companhia das Letras, iniciou a reedição da obra de Georges Simenon (1903-1989) para a satisfação de seus admiradores que vinham encontrando dificuldades para conseguir seus livros, restritos a alguns sebos.

A princípio, foram lançados os três títulos: "Pietr, o Letao", "O Cavalariço de Providence" e "O Enforcado de Saint-Pholien", todos de 1931. Curiosamente, não há nenhuma informação sobre qual deles foi o primeiro a ser escrito, contudo, em virtude da minuciosa descrição do Comissário Maigret, as suspeitas recaem neste livro.

A propósito, esqueça Sherlock Holmes ou Hercule Poirot, Jules, é esse seu primeiro nome, não é um detetive fora de série, capaz de deduções espantosas, muito menos assemelha-se ao típico policial durão e violento que frequenta os filmes de Hollywood. Mais humano que seus colegas, ele surge como um profissional dedicado, perseguindo sem trégua um perigoso chantagista, mesmo após sofrer um atentado a bala.

Seu oponente é um estoniano, Pietr, e sem qualquer foto, ele só pode ser reconhecido através de uma descrição fornecida pela Interpol. Maigret, alertado de sua iminente chegada a Paris, além de tentar encontrá-lo, terá que obter provas suficientes para incriminá-lo.

Trata-se de um caso curioso que desafia a inteligência do leitor e exige atenção aos detalhes. A trama bem desenvolvida exibe personagens esculpidos com precisão, apontando para outros tempos, quando os recursos investigativos não possuíam a menor semelhança com a tecnologia de hoje em dia.

Enfim, desembarque na França de oitenta anos atrás e divirta-se!

Filino 13/09/2016

Uma pontinha de decepção...
Confesso que adquiri o livro esperando uma história nos moldes de Conan Doyle ou Agatha Christie - afinal, o Comissário Maigret é daqueles personagens célebres quando se fala de histórias de detetive. Não conhecia o estilo de Simenon e ao ler a primeira página da minha edição - a da Companhia das Letras - era impossível não achar que estava diante de um gênio da escrita.

Pode até ser. Mas não foi essa a impressão que "Pietr, o letão", me causou. Como foi a primeira obra que li do Simenon (e do Comissário Maigret), não posso fazer um julgamento mais profundo sobre o autor e o personagem. No entanto, esse livro não me deixou uma boa impressão. Tudo bem, encontramos aí os elementos que compõem uma clássica história de detetive, com crimes, perseguições e reviravoltas. Mas o estilo de Simenon consegue deixar o texto confuso e sem aquela expectativa que qualquer livro do gênero provoca no leitor. Em alguns momentos, ele parece dificultar a narrativa - que, com isso, se torna inclusive entediante. Um verdadeiro "pecado" para um livro desse gênero.

Talvez a minha apreciação tenha sido muito dura. Mas a impressão que o livro me causou não foi das melhores.