Por que vivemos

Por que vivemos Kentetsu Takamori...

Resenhas - Por que vivemos

Janainmonteiro 12/05/2015

Conheça o budismo
Resumindo de forma rápida: a filosofia principal embutida no livro que é sobre eliminar a parte sombria da mente e encontrar plenitude, qual é um dos grandes ensinamentos do budismo é bem evidenciada no livro. Porém, se faz necessário conhecer a história do budismo para melhor se localizar.

daniel.gumiero 23/03/2018

Livro base para conhecimento do Budismo Terra Pura
Comecei a ler o livro por curiosidade e acabei encontrando alto nivel de conhecimento sobre o Budismo Terra Pura. O Autor faz um paralelo fantastico entre os ensinamentos de Shinran (fundador deste ramo budista) com a atualidade e a importancia destes ensinamentos no dia a dia. A primeira impressão, vemos ensinamentos muito claros sobre o porquê vivemos e a importancia de nascermos como seres humanos. Entretanto, como estudioso de teologia, a segunda impressão foi ainda mais fabulosa: como que nos escritos de tal fundador (falecido em 1262) conseguiu expressar termos tão analogos a fé Cristã, como a depravação total do homem. Não somente isso, como as explicações dos ensinamentos transcendem muito varios livros cristãos sobre o tema. Até mesmo questionamentos do budismo atual se reflete em paralelo com discussoes entre o pensamento protestante tradicional e o pentecostal. Vale a pena ler este livro e adquirir diversos conhecimentos e citações da história humana.

Obs.: um agradecimento especial a editora Satry, que me colocou em contato com a Alice (que trabalha diretamente com o autor no Japão) e fui muito bem tratado e me deram todo auxilio possivel ao tema.

Para todos que tem um pouco de interesse pelo espiritual, este livro é um banquete.

Hiroshi 19/05/2018

Auto reflexão
Livro reflexivo, conta sobre uma linha da filosofia budista e como alcançar a terra pura, por meio da salvação do Buda Amida. É bem diferente do filme que conta uma história. O livro traz textos de como alcançar o barco da salvação de Buda.

Renata.Fukuda 02/03/2022

O começo foi mais arrastado. Acho que é apresentado uma visão muito pessimista do ser humano. Mas de um ponto pra frente os questionamento levantados são muito interessantes.

Eu vi muito semelhança entre a proposta de Amida e Jesus. E pra mim os pontos de convergência das religiões são os pontos que fazem mais sentido. Não acho que exista apenas uma verdade.
Por isso tem uma parte do livro para o qual eu dou uma torcidinha de nariz:
"Todas as outras filosofias de vida não fornecem respostas a essas perguntas..."

Claro que eu sempre deixo em aberto a possibilidade de eu não estar compreendendo a real mensagem e intenção.

Eu acho válida toda leitura que nos traz reflexões. E essa me deu uma noção melhor do que é o budismo.

Caio383 09/04/2024

(...)O propósito da vida não é juntar dinheiro e tesouros, nem conquistar honras e status. É erradicar a fonte de sofrimento e encher-se de alegria, rejubilando-se por ter nascido humano e viver em plenitude sem fim (...)

O livro deixa bem claro o sentido dessa citação do livro

Rodrigo C. 25/01/2016

Não muito bom
A resposta à pergunta do título é simples: para afastarmos a sombra da mente sobre o que acontece após a morte. Para iniciantes do budismo pois esse conceito é martelado a todo momento. Achei enfadonho a maior parte do tempo. Queria algo novo e ele voltava de novo e de novo e de novo ao assunto da sombra da mente.