Solitaire

Solitaire Alice Oseman

Resenhas - Solitaire

day 09/04/2024

Posso ter amigo feio, mas um coitado jamais!
Lembro que comecei esse livro por conta de heartstopper, por querer saber mais sobre a irmã de charlie, porque pra mim ela tinha potencial na série mas não aprofundaram muito a história dela (ela nem aparecia direito) e quando eu soube da existência desse livro botei muita expectativa, e acabei me decepcionando. é muita coitadisse dela, era toda hora ela brigando com o pobre do michael que acabou ficando maçante, as brigas por sinal também não tinham muito sentido. acredito que o foco do livro seria o Solitaire e os problemas que a tori enfrenta (dificuldade de sociabilização, etc) mas isso não é muito desenvolvido e no final o motivo de Solitaire ter sido criado é muito simples e sem graça. o final todo foi muito corriqueiro e nada a ver.

Sophia do grau 24/03/2024

Adoro esse livro
Amo esse livro. A Alice Oseman é umas das minhas escritoras favoritas, ela é incrível como todos os livros dela. Ano solidário é uns dos meus livro favoritos. É muito bom como é tratado a saúde mental dos personagens, pois não é como muitos livro, ele é tratado de forma leve mais pesada ao mesmo tempo. Adoro todo esse universo. E desejo tudo de bom pra a escritora

Ester.Oliveira 09/03/2024

All I know is that once it started it became very easy to let it carry on. And I suppose that?s how I ended up here. I got u Tori ?

itstimetogo 05/03/2024

Maravilhoso
Para mim, foi uma leitura muito boa, na epoca, nao era muito o meu estilo de livro, mas me identifiquei *MUITO* com a tori spring (infelizmente

michael holden te amo

marina516 05/03/2024

Solitaire não deve ser tido como um livro para diversão. o enredo, as frases e os personagens fazem o leitor refletir muito sobre si mesmo e o mundo a sua volta. apesar dos muitos gatilhos, o livro é incrível em tudo que se propõe a fazer. é uma história real contada de maneira real com uma protagonista REAL. a história de tori não é somente dela, retrata milhares de pessoas ao redor do mundo, assim como michael, charlie, becky? alice escreve de maneira tocante que faz quem lê criar apego com os personagens. a maior qualidade de solitaire é seu realismo, deixar de lado o escapismo e a imensa ficção pra retratar do real. uma adolescente com depressão. devo comentar da genialidade do título também :?) ?I?m alive. And I?m not alone.?

Alex 29/01/2024

Gostei bastante do livro, a leitura é fácil e você acaba se descobrindo juntamente com a tori. alice oseman você é incrível

quipon 21/01/2024

Li esse livro ano passado e ele foi o único que me fez sair de uma ressaca literaria braba q eu fiquei.
" a felicidade é o preço do pensamento profundo"

tainara 20/01/2024

Eu não entendi muito bem o que a autora tentou fazer aqui.

Primeiro de tudo eu queria começar falando da Tori. Eu entendo quem leu e criou uma antipatia por ela, não é fácil lidar com alguém depressivo, eu sei que não.
Mas como uma pessoa que já esteve no lugar dela, também na adolescência, eu me vi em muitos pensamentos e em muitas falas dela. Eu realmente por muitas vezes acreditei que era um incômodo na vida de todos, que não fazia sentido nenhum estar viva, que não havia motivo algum para querer sair do quarto e viver o próximo dia. E para muitos pode soar como vitimismo, eu entendo, mas a depressão realmente te faz acreditar nessas coisas. E muitos pensam que a depressão é um sentimento de tristeza, mas não é somente isso. As vezes é simplesmente civer um dia após o outro sem sentir nada, sendo apática, não se importando. É ligar o modo automático, não falar, não reagir. Eu reconheci muito esses comportamentos na Tori e a autora foi muito certeira nisso.

O segundo ponto, é que eu gostei muito do personagem do Michael, mas eu achei ele pouquíssimo desenvolvido. O livro todo é sobre a Tori, e a Tori, e a Tori, e acaba que a gente conhece muito pouco dele. O que é um pouco decepcionante, pois a autora criou toda uma situação em torno dos problemas de raiva dele, e das competições de patinação, e acaba que no final nada disso realmente importou pra narrativa.

Eu gostei da escrita da Alice. Se eu não engano esse foi o primeiro livro que ela lançou sem ser HQ, e eu achei a escrita bem fluida, um pouco rasa em certos pontos, mas não foi um ponto que afetou minha experiência.

Eu também gostei como ela abordou questões delicadas com a sensatez e o tato necessário, a Alice sabe falar sobre saúde mental de uma forma muito sutil e verdadeira, e essa é uma qualidade que eu conhecia dela desde Heartstopper.

Agora, o que eu não gostei de verdade foi todo esse lance do blog e do acontecimento no final do livro (não vou citar pra não dar spoiler).
Parece tudo muito diferente do que a gente está habituado do universo de Heartstopper. É tudo meio sombrio, sabe? Não era exatamente a vibe que eu estava esperando.
E eu achei a explicação do blog meio rasa, pouco convincente e achei os motivos meio fúteis, eu estava esperando algo maior, mais impactante. E a cena que deveria ser o clímax do livro é confusa, não causa o apelo que deveria.

Talvez eu com 22 anos só não seja mais o público alvo da obra...

No geral eu acho sim que vale a pena ler, o enredo é legal, é divertido ao mesmo tempo que é melancólico... Apesar de tudo, foi uma experiência interessante conhecer o ponto de vista da Tori.

~moonlight 11/01/2024

Meu deus
Eu nunca achei que fosse possível eu me identificar tanto com um personagem, e aqui estou eu pra falar como a experiência de ler foi bizarra, pq parecia que a minha cabeça tava na cabeva da tori e vice verso, não poderia amar mais

Iluvitoria 12/01/2024minha estante
Esse livro é tudo

ggzgui 09/01/2024

O livro é um tanto quanto melancolico mas é muito satisfatorio de ler, tem um plot twist MUITO bom e é impressionante ver a evolução não só da Tori mas de todos os outros coadjuvantes também, amei muito????

anast91_ 06/01/2024

Um ano solitário
Entrando na mesma linha de raciocínio dos primeiros três livros da Alice Oseman, um ano solitário é um livro que exala muitas emoções e que me prendeu com muita facilidade. Eu chorei, me cativei com a Tori e com seus pensamentos tão bem retratados e tive uma outra perspectiva dela em relação das hqs de heartstopper, amei muito.