A vida de Jonas

A vida de Jonas Magno Costa

Resenhas - A Vida de Jonas

@quadrinsdobatera 07/01/2021

📚 "A Vida de Jonas", por Magno Costa e Marcelo Costa.
Buscar o simples às vezes é mais difícil do que se parece. É com palavras semelhantes a essas que ao escrever a apresentação do quadrinho, André Diniz expressa seu sentimento diante da dificuldade necessária para atingir a simplicidade da obra, por mais que a mesma passe longe de ser uma história leve.

Jonas é um ex-alcoólatra que se encontra em situação de desemprego e devido aos seus problemas com a bebida foi deixado por sua companheira. Na história acompanhamos o desenrolar de uma nova vida do protagonista, onde o desafio da sobriedade se apresenta como ponto central no desenvolvimento das situações exploradas na obra, que é marcada por constantes impressões sobre como as atitudes do passado repercutem na vida presente e também na dificuldade dos desafios pessoais, principalmente quando pensamos no quão delicado é a temática do alcoolismo, fielmente abordada no quadrinho.

O alcoolismo é severo, marcado por perdas e desafios, sendo vários aqueles que sucumbem frente a ele, marcando uma triste e presente realidade. Na história temos um personagem arrependido de seu passado e disposto a reconstruir uma vida diretamente afetada por goles que chegaram a levá-lo ao fundo de um copo em constante queda. Jonas recorda suas atitudes e busca refletir sobre, seja em conversas informais com um amigo ou a partir de ajuda profissional. Importante colocar que aqui a tentação é um grande plano de fundo na história, onde sucumbir não deixa de ser uma possibilidade. Uma característica interessante e positivamente intrigante está no fato do autor se utilizar de bonecos de fantoche na representação dos personagens, destacando-se a inexpressividade na feição desses personagens diante da carga emocional que a história carrega. Essa escolha também se caracteriza como um ótimo recurso na representação do quão fracos podemos ser diante dos vícios, nos enganando quanto ao controle que julgamos ter sobre a vida em si, esquecendo que muitas vezes podemos ser facilmente manipulados, feito marionetes. Diante da reflexão, "A Vida de Jonas" nos apresenta uma história onde um propósito é buscado: a redenção.

Esse é um quadrinho que conta a história dos vários Jonas que diariamente sofrem com essa doença, podendo ser desde completos anônimos até parentes ou amigos próximos. Gostei muito de ler mais um trabalho dos irmãos Costa e continuo recomendando a leituras desses excelentes quadrinistas nacionais.

#leiturasdobatera #hq #comics #quadrinho #quadrinhonacional #historiaemquadrinhos #leitura #livros #books #editorazarabatana #bateria #drums #brasil

Para acompanhar esse e outros textos, vos convido a conhecerem o meu Instagram voltado para leitura de quadrinhos alternativos/independentes: Quadrins do Batera (@quadrinsdobatera). Obrigado!

Murimba 26/08/2015

(jóinha)
Uma construção de história absurdamente rápida e eficiente. É tão objetivo e inteligente, que vc se importa com algo que não lhe dá tempo de se importar. Pior, ele não deseja que você se importe.

Cilmara Lopes 25/10/2017

Um trabalho que vale mais do que sua atenção
Personagens que parecem os fantoches da tv Colosso, mas não se engane essa hq não tem nada de engraçado. E acho que foi exatamente essa a sacada do Magno Costa, utilizar de uma arte não convencional para contar uma baita história.
Jonas é um alcoólatra, afogado em muitas frustrações tenta se reerguer, e fica claro que não é nada fácil. Tudo é tão real, há veracidade em cada diálogo e em cada ação.
Me tocou, não só por abordar uma temática tão importante e pertinente aos dias de hoje, mas por captar o que o ser humano busca, a superação!
Vale refletir, é uma hq que fala muito mais do que o que está escrito e desenhado, tudo se prolonga mesmo após finalizar a leitura.

Menuzzi 15/10/2020

Esta novela é incrível! O ar fantasioso e o aspecto "fofo" dos personagens em contraste com as temáticas super junkies, pesadas e existencialistas. Uma leitura e experiência imagética e tanto!