O Portão Dourado

O Portão Dourado Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze: O Portão Dourado

Andressa 23/08/2014

O mais belo e sofrido dos amores...
Encerramos “O Cavaleiro de Bronze – parte 1” com Alexander deixando Tatiana e Dasha dentro de um caminhão rumo a Molotov, para que, finalmente, elas se salvassem da infeliz Leningrado. No entanto, nada para nossa querida Tatia é fácil, assim como para nenhum outro ser humano durante uma guerra devastadora, e ela sofre mais uma perda: sua Dasha não resiste. Seis meses se passam e encontramos um Alexander triste e desgostoso, sem notícias das irmãs, desolado por pensar que Tatiana pudesse ter morrido.

Neste livro vivemos o reencontro e um pedacinho de felicidade do casal mais encantador dos últimos tempos.

“Sim sim,” repetiam as velhas senhoras. “Ela olhava em direção a estrada obsessivamente, como se ela estivesse esperando por alguém.”

Alexander levantou o olhar. Tatiana encontrava-se atras das velhas senhoras, seus olhos eternos e expressivos fixados nele.

“Você estava, Tatiasha?,” ele perguntou com uma voz grave e emocional. “Você estava esperando por alguém?”

“Não mais,” ela respondeu, com a voz tão grave e emocional quanto a dele.

Ah, Lazarevo! Nessa pequenina cidade estão as mais belas lembranças. Os momentos de mais pura e genuína felicidade. É aqui que podemos imaginar, ao menos um pouquinho, como seria a vida de Tatia e Alexander se não houvesse guerra, se ele não fosse um soldado do exército vermelho. É magnífico o que a esperança pode trazer as nossas vidas. É absolutamente mágico o que o amor pode criar, o que ele é capaz de recriar quando não há mais nada.

É claro que não é só de felicidade que se mantém esse livro. A felicidade permeia apenas uns 20% da leitura e depois voltamos a sofrer. Essa estória consegue magoar meu coração de infinitas maneiras, ela o maltrata sem piedade. Confesso que, muitas vezes, precisei respirar fundo para digerir tudo que estava por acontecer. Senti raiva, medo, pavor. Precisava saber o que ia acontecer nas páginas seguintes, mas estava cansada de sufocar meu coração! É assim que Paullina me fez sentir nesta segunda parte da mais bela estória de amor...

Aqui no Brasil, o primeiro livro, infelizmente, foi separado em duas partes. O que dificulta, para mim, avaliar a mesma estória por pedaços. Confesso que gostei um tanto mais da primeira parte, quando ainda havia mais personagens e outros conflitos. Ainda assim, amei cada pedacinho de “Portão Dourado” e o devorei rapidamente. Quanto a diagramação achei apenas poucos errinhos de digitação; a capa está muito bonita, melhor do que a primeira.

Aguardo, com ansiedade, que a editora nos traga Tatiana and Alexander urgentemente! Por ora, continuarei minha leitura em inglês, pois não posso esperar, preciso encontrar o meu final feliz.

Não posso me esquecer de deixar bem claro o quanto essa leitura vale a pena. Muito. Quando um livro tem o poder de mexer assim conosco ele não só vale a pena, como deve ser lido. Merece ser lido! Olhem só do que as palavras são capazes! Esta obra é um presente para seus leitores. Um presente doloroso, mas brilhante.

“Adeus, minha canção do luar e minha respiração, minhas noites brancas e meus dias dourados, minha água fresca e meu fogo. Adeus, e que você tenha uma vida melhor, encontre o conforto novamente com seu sorriso de tirar meu fôlego, e quando o seu belo rosto se iluminar mais uma vez perante o sol do Oeste tenha certeza de que tudo que eu senti por você não foi em vão. Adeus e tenha fé, minha Tatiana.”
mariafernanda.m 23/11/2014minha estante
Faço de suas palavras as minhas!! Você descreveu exatamente oq é ler este livro! Simplesmente apaixonante! ????

Andressa 24/11/2014minha estante
Obrigada! :) O livro é maravilhoso!

Bruna.Ciesielski 15/01/2015minha estante
Terminei de ler agora preciso dividir meus sentimentos!! Simplesmente magnífico, chorei horrores, rsrsrs. Com certeza é um dos meus prediletos.
Mas e a continuação? Tem previsão de lançamento no Brasil? Não sei se o meu coração vai aguentar esperar.
P.S. adorei sua resenha :)

Andressa 16/01/2015minha estante
Oi, Bruna! Há continuação sim, porém, no momento apenas em inglês. São mais 2 livros: Tatiana and Alexander e The Summer Garden (na amazon tem os ebooks para venda e também os paperbacks). Há boatos de que serão lançados em português e, novamente, cada edição original será dividida em 2 livros (a espera até o fim da série deve ser longa) mas não há previsão. :( É um livro muito lindo né? Também me emocionei. Pode desabafar a vontade haha. :) Um beijo!

Maria Janir Pir 15/02/2015minha estante
Bruna eu tenho o ebook em português dos dois últimos livros, me passe seu e?mail que eu te mando ok!!

Rozita 21/02/2016minha estante
Oi meninas eu li o primeiro livro e estou esperando segundo porque aqui onde eu moro só posso compra pela internet. Eu amei o livro li 400 pagina no primeiro dia bati meu record,não conseguia para de lê,parei porque minhas vista já estava doendo,eu não conhecia a altora ganhei o livro de presente de aniversario do meu sobrinho porque sou apaixonada por livros,espero ansiosa pelo final feliz.Se alguém tiver mais livros pra me indicar vou agradecer.

Rozita 21/02/2016minha estante

Andressa 17/03/2016minha estante
Oi, Rozita! Obrigada por comentar! :) Você viu que vão lançar Tatiana & Alexander em breve? Já está em pré-venda! Que tipo de livros você gosta de ler? Me avisa que te indico sim! :) Um abraço!!

insaniadora 13/08/2021

[releitura]
Ah, como eu amo esse livro, esse casal, essa história! Será se algum dia eu irei me cansar de ler?

Devo salientar que esse livro é a parte II do primeiro livro lançado aqui no Brasil. A editora decidiu dividir o livro em duas partes pois o original tinha 900 páginas. Então tecnicamente esse é o primeiro livro ainda.

Aqui finalmente Alexander e Tatia se reencontram. Depois de várias perdas no primeiro livro, eles finalmente conseguem ficar em paz. Pelo menos momentaneamente. As primeiras 200 páginas do livro são apenas para o leitor curtir o romance entre eles, que finalmente ganhou vida depois de tanto esperarmos. A escritora fez de tudo pra que ficássemos de coração quentinho com essas páginas, pois sabia que as seguintes seríamos derrotados pelas cenas de guerra de novo.

Quando li pela primeira vez em 2014 eu o considerava meu livro favorito em relação ao primeiro. Não sei se ainda considero, pois agora mais madura consigo ver muitas coisas que me irritam na personalidade dos personagens, principalmente na de Alexander. Mas esse fato de modo algum conseguiu anular o amor que tenho por essa trilogia e que sempre vou levar em meu coração.

Rose 07/07/2020

Um sopro de felicidade
Reencontros, romance, casamento, amor, separação, quase morte e traição. E assim se perdem no caminho

Taynara @adamadolivro 11/05/2020

O Cavaleiro de Bronze – Livro II – O Portão Dourado – Paullina Simmons
Resenha: O Cavaleiro de Bronze – Livro II – O Portão Dourado – Paullina Simmons
O segundo livro da série continua em uma batalha intensa na Rússia. Tatiana, -agora em Lazarevo, vive pacificamente em uma cidade estável, onde há mais cidadãos idosos que jovens. Após uma perda lamentável, não consegue retribuir as cartas de Alexander, deixando-o atordoado por notícias das irmãs Metanova.
O único sentimento que pode faze-los superar essa guerra, é a esperança, e é nessa tentativa desesperada de sobreviver que Tatia e Alexander se unem mais do que nunca, mas Tatia já não é a mesma moleca de antes, dessa vez ela precisa se sentir útil, e ser abandonada em uma cabana no meio do nada não é exatamente o que ela esperava para a sua vida adulta.
Dimitri continua atrasando a vida de todos a sua volta, com suas mentiras e ameaças, mas já não é um perigo emocional para o casal central. O segredo de Alexander continua intacto, mas em perigo nas mãos do falso amigo.
Com um plano quase impossível, Tatia e Alexander seguem tentando ficar juntos em meio ao terror da Segunda Guerra Mundial e ao ambiente sórdido do comunismo.
Eu adorei esse livro, muito mais do que o primeiro, agora consegui estabelecer uma relação com os personagens principais, e estou em êxtase para ler o terceiro e último livro dessa trilogia. Espero do fundo do meu coração que esse casal fique junto, aliás, assim como no livro, só resta ao leitor, um pouco de esperança.

Milena 19/05/2020

Quebra de expectativa
As últimas 128 páginas desse livro foram as que me deram forças para avalia-lo com 3 estrelas por um todo, porque se fosse separar seria 1 estrela para as primeiras 304 páginas de melodrama sexual e 5 estrelas para o fim que me trouxe de volta para a história incrível que li no primeiro livro dessa trilogia. Sinto muito por dizer isso mas não foi uma leitura fácil, foi cansativa!

Ao meu ver, no início (até a pag 304), toda a inspiração da autora em contar uma história forte e arrebatora havia se perdido, porém uma luz no fim do túnel! E o livro tem salvação no fim, pelo menos para mim ...

Sob a minha perspectiva de leitora, sob meu gosto particular, esse livro poderia ter diminuído umas 150 páginas (no mínimo) ou a história final poderia ter sido contada de forma gradativa ao longo da trama. De toda forma terminou com gosto de quero mais, no entanto, quase abandonei a leitura até de fato chegar ao que interessava.

Não sei se indicaria, pois como eu disse no título foi uma quebra de expectativas. Vamos ao terceiro para ver se vale a pena a trilogia como um todo.
Milena 19/05/2020minha estante
Uma pena não poder editar, pois eu também queria dizer que achei o relacionamento excessivamente abusivo! Se é que existe isso, abusivo é abusivo, ora bolas! Alexander, muitas vezes, tem atitudes externamente repulsivas ao meu ver e ainda não me decidi se gosto dele ou não.

Extremamente *

Brisa 26/05/2020minha estante
Acabei de ler o primeiro livro (tive essa mesma impressão sobre o casal) e vim ver as resenhas e me deparo com isso. Vou interpretar como um aviso ajsgwjshd

Geovanna Ferreira 18/07/2020minha estante
E piora, viu, meninas? O último livro, que não foi lançado no Brasil é um show de horrores. Os personagens se tornam totalmente mesquinhos, abusivos, só resta sexo, sexo, sexo e agressão.

Rebeca 11/06/2014

Uma continuação perfeita!
Como não se apaixonar pela essa história de amor? Isso eu fiz ainda no primeiro livro, assim como os personagens Shura e Tatia. Nesse segundo, esse amor se fortalece, cria raízes, nos envolve ainda mais. Um sentimento que é capaz de trazer alguma ESPERANÇA e paz, no meio da Segunda Guerra Mundial.
E a pergunta que não quer calar, quando lançam a continuação?

Lana 11/03/2015minha estante
Oi pessoal!! Sou fã desses dois livro.Recomendo a todos os meus amigos ,parentes,colegas ,etc...
Não estou aguentando a espera pelos outros livros(continuação).Já enviei e-mail para a editora perguntando quando seria lançado o 3º livro e me responderam que seria no inicio do ano de 2015! Mas até agora nada!!!!Por isso gostaria partir para a generosidade de alguém que tenha o livro digital ou coisa parecida pra me mandarem!!!!! Por favorzinho!!!!!!!!!
Lana Perini

Patty 25/10/2014

Mais apaixonada ainda!
Nesse segundo livro Shura continua sendo o homem lindo, valente e incrível que cativou a Tania e nós leitores, porém, seu segredo continua sendo ameaça a esse grande amor!
É um livro onde você se emociona e sofre junto com os personagens a cada página.
Paullina nos leva a sentir a dor de Alexander e Tatiana num grau que fica difícil querer parar de ler e quando acaba o livro você imediatamente quer mais.
Diria que esse segundo volume é simplesmente a continuação perfeita desse romance!!

Aline 08/12/2014

O Cavaleiro de Bronze - O Grande Amor da Minha Vida (Definitivamente)
Não sei se gosto da sensação que tenho quando termino um livro e acho impossível que outro o substitua, pois ele acabou se tornando o melhor que li na vida. Ou pior, quando choro horrores e horas depois ainda fico pensando na história, às vezes isso dura dias, algumas vezes, semanas, o que costumo chamar de DPL - Depressão Pós Livro. Pois bem, é exatamente assim que me sinto às 2:58 da manhã de um domingo qualquer em que não consigo dormir e tenho que acordar daqui a 3 horas para trabalhar.

Mas vamos a história de amor mais linda, impossível, arrebatadora e comovente que já li na vida:

"A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana­—­e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?"

O Cavaleiro de Bronze, retrata a segunda guerra mundial tendo a União Soviética como cenário principal, mas de uma forma totalmente diferente a qual estamos acostumados, posso dizer que senti tudo o que Tatiana sentiu, primeiramente a paixão pelo namorado da irmã (Alexander... Suspiros!!!), depois o sofrimento por ter uma família tão ingrata, a fome, o medo, o frio, suas perdas, mas sofri principalmente por sua bondade excessiva.

Eu me irrito facilmente quando leio livros em que as "mocinhas" são extremamente boas e sofrem horrores o livro inteiro por um amor impossível, mas lá nas últimas três páginas tem um pote de ouro, ou não. Mas não é bem o caso nessa estória.

Tatiana é bondosa sim, até demais, daquelas em que as pessoas se aproveitam, mas ao mesmo tempo é forte, determinada e na minha opinião, acabou se tornando a heroína desta história, é possível em cada capítulo ver o seu amadurecimento e sua paixão se transformando em amor, seus sacrifícios por Alexander ora me deixavam comovida, ora me deixavam com raiva, pois sua irmã não merecia. É claro que também amei Alexander do princípio ao fim, o seu amor por Tatiana é incrível e comovente, o amor impossível que eles viviam, a coragem dele, tudo me conquistou de uma maneira que não consegui largar o livro.

Alexander é perfeito, o tipo de personagem que faz qualquer mulher suspirar e que suspeito que só existam em livros, pois além de lindo, é forte, protetor, e de personalidade forte, além de ser tão bondoso quanto Tatiana, embora não saiba disso, mas o que mais me impressionou nessa estória não foi o Alexander perfeito, o herói, foi a transformação de uma jovem menina ingênua em uma mulher madura, corajosa, forte e inteligente, ela quem comandava tudo, sempre disposta a correr todos os riscos possíveis e impossíveis por seu amor.

Paullina Simons soube descrever tão bem o amadurecimento de Tatiana, que a transformou na minha personagem preferida não só desta história, mas de todas as outras que já li.

Estou roendo as unhas para ler o segundo livro desta série, a história é fantástica, linda, emocionante, aterrorizante, arrepiante, apaixonante, não tem como não amar e não recomendar, já estou enchendo a editora com emails sobre o lançamento da sequência que espero que não seja dividida em duas partes também.

Não sou tão boa em escrever resenhas, mas eu precisava expressar a minha opinião sobre esse livro, só tenho como dar 5 estrelas aqui no skoob, mas se pudesse daria 1 000 000.

Milena 19/05/2020minha estante
Eu tbm odiei essas partes! Ele é muito escroto, muito abusivo e ela não passa de um objeto sexual nesse livro

Vi 18/12/2021minha estante
Carambaa, concordo plenamente com você

Pâm Possani 23/02/2020

Delicioso e acaba muito rápido!
O portão dourado é o segundo livro da trilogia Cavaleiro de Bronze, e devo dizer que essa resenha tem uma parte com spoilers e uma parte sem spoilers porque simplesmente é a continuação do primeiro volume e preciso comentar algumas coisas. O livro é uma série que se passa no período da Segunda Guerra Mundial, mas do lado da Rússia e nos apresentará a história de amor de Tatiana, uma jovem russa, com Alexander, um soldado americano. Uma história evolutiva com um turbilhão de emoções que você vai sentir ao ler.
O livro é dividido em duas partes, como se fossem duas estações completamente distintas, e acho que esse foi um ponto crucial para o desenvolvimento da história. A primeira parte é calor e verão, a segunda parte é fria e puro inverno. Na minha leitura, ambas as partes foram rápidas demais apesar das mais de 400 páginas. Só que, vou recomendar aqui: tenha os três volumes antes de começar a série. Depois desse, eu simplesmente me dei meio dia para respirar e no seguinte já engatei no terceiro e último livro. Acontecimentos são corridos e não é a todo momento que a autora fica voltando neles para que você possa criar a ideia ou ligar os pontos.
Esse, particularmente, foi o meu livro favorito da saga e posso afirmar com toda a certeza. Eu não conseguia parar de ler em nenhum momento. A leitura é fluida, as cenas são cativantes e só te dão margem para algo que nem imaginaríamos que de fato poderia acontecer e gostei bastante disso, porque ao mesmo tempo que você cria expectativa, as coisas desenrolam de outra forma e numa velocidade absurda. As respostas vêm com o tempo e você vai se surpreender com os personagens e com a história. Recomendo muito a história e a série, sem dúvidas! E se eu sinto que falei pouco na resenha? Sim! Mas eu amei tanto que não tenho nem como falar algumas coisas, simplesmente sentir.

site: https://www.interruptedreamer.com/2020/03/resenha-o-cavaleiro-de-bronze-o-portao.html