História da África

História da África José Rivair Macedo

Resenhas - História da África

Graça 05/03/2024

Livro com linguagem acessível, que resume a história da África, nos períodos pré-colonial, colonial, independência dos países e no período contemporâneo. Ponto negativo: Por ser muito sintetizado, traz muitas informações de acontecimentos históricos e autoridades políticas, que são difíceis de assimilar. Pontos positivos: A linguagem acessível, as sugestões bibliográficas para cada capítulo e para a História Geral da África. Inclusive com indicação de sites e filmes. Muito bom para quem tem interesse no tema e para professores de Geografia e História.

Danilo 16/08/2023

Breve e profundo
Excelente livro. Além de dar uma visão geral sobre a história da África, o autor cita várias fontes para aprofundarmos os estudos em determinada época. Ao fim do livro também há referências a obras de arte, como cinema, música, poesia, literatura.

Fernando 31/01/2023

Excelente introdução ao tema!
A leitura é simples, bem objetiva e mesmo assim não perde a sua profundidade. É ótimo para quem quer ser introduzido ao tema da história da África, como o próprio título diz.

Paulo2093 12/01/2023

Uma Breve História da África
A África é a porção continental mais antiga do planeta, cuja extensão equivale a 22% da superfície da terra. Em sua superfície estão as mais impressionantes reservas naturais, com enorme variação ambiental e humana.
Porém a cobiça do homem branco europeu, tirou o aparente sossego do povo africano. Onde foram colonizados, massacrados e suas riquezas naturais , foram parar em belos palácios de países europeus como Bélgica , Inglaterra , França , Espanha , Holanda , Portugal ..
E tudo isso se deu, segundo um escritor belga da década de 1920: "o povo africano é dócil e ingênuo demais".
No plano econômico os colonizadores , extraiu riquezas e se aproveitou das fontes de energia e jazidas ali existente . Na cultura promoveu valores racistas, cuja ideologia principal era essa para assim se fazer valer a dominação branca . No plano político implantou ódio , mortes, disputas , guerras e massacres.
Porém, podemos dizer que deixou uma extravagante contribuição à cultura sonora mundial , como o jazz e o blues , nos Estados Unidos, a rumba , em Cuba , o Samba, no Brasil , o candomble uruguaio ..
Um excelente livro que de forma sucinta e bem didática nos leva a conhecer um pouco mais deste belo e rico continente, chamado África .

Erica 24/08/2022

Veja a avaliação...
Foi uma leitura muito construtiva, entender como as sociedades africanas foram sendo formadas e como o meio externo afetou as estruturas já existentes.

O Livro da vez por David Thomas 09/08/2022

Leitura necessária
O livro tem uma narrativa ótima, abordando a História da África, desde a pré-história até à Primavera Árabe.
O autor, José Rivair Macedo, é especialista no tema e professor da UFRGS. É interessante observar que
um povo tão importante para a História humana tenha tido sua cultura ignorada (e estereotipada) até os dias atuais.

O berço do antepassado mais remoto da nossa espécie, um dos poucos locais onde a cultura matrilinear
prevaleceu, o culto e respeito aos ancestrais e sua contribuição para as gerações futuras, povo que
foi forçado a sofrer a maior emigração ocorrida até hoje e o único continente em toda História que
caiu sob domínio estrangeiro.

Ainda assim, sua lembrança evoca sempre os famosos estereótipos: escravidão, máscaras, tambores, feitiçaria, fome,
pobreza, aids e todo tipo de violência e guerras. Por quê?

Infelizmente, por razões culturais e religiosas, a principal nação receptora de escravos é a atualmente
uma das que mais reproduzem visões preconcebidas, discursos de ódio e desprezo por esta cultura que
no mínimo deveríamos olhar com um pouco mais de respeito, conhecimento e admiração.

Está longe de ser um calhamaço, mas é uma leitura que requer um pouco mais de atenção (sem contar as pesquisas extras), porém
Tenho certeza que foi uma das leituras mais importantes que fiz em 2022.

Papareia dos Livros 20/07/2022

Ótima leitura
É um livro que consegue trazer os principais focos para se entender o desenrolar da história do continente Africano, de maneira bem introdutória, o autor consegue transitar pelos diferentes enfoques dessa história.
Aqui não se tem uma história africana advinda da escravidão ocorrente aos povos deste continente, ele aborda desde períodos antigos até o contemporâneo.
Ele é bem completinho naquilo que trabalha e traz consigo fontes referenciadas.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

Estersinha 29/03/2022

Os maiores do mundo
Eu particularmente acho a a história da áfrica muito longa e complexa, obviamente não da pra falar sobre tudo em só um volume, mas esse livro abrange muito bem os momentos principais da história.

Tiago Queiroz 28/11/2021

Um livro muito bom, porém breve, objetivo e conciso
O livro é excelente. Narra toda a história da África, desde a pré-história até à Primavera Árabe. O autor é especialista no tema e professor da UFRGS. Só atento para o fato de que a proposta da obra é ofertar uma leitura breve, objetiva e superficial acerca do tema. Se você procura um livro profundo e que adentre detalhes, definitivamente não é este. Ele pode ser usado também como uma introdução ao estudo da África para posterior aprofundamento através de outras obras. Aliás, justamente ao encontro desse objetivo, ao fim de cada capítulo o autor lista uma série de obras para estudos mais aprofundados de cada tema.
Para quem deseja conhecer melhor a África, acho esta uma obra indispensável.

David William da Costa 09/11/2021

Apesar de pequeno tem muito conteúdo
O livro História da África, escrito por José Rivair Macedo, conta de uma maneira resumida, porém bem colocada, a história da África desde a pré-história até os dias atuais.

Ele traz detalhes sobre os grandes impérios da África, suas religiões, costumes, reinos, etc. Além de diversos períodos históricos pouco debatidos em sala de aula. Mostra também o impacto que teve a escravização e colonização.

O livro mostra o quanto o colonialismo fez com que grandes impérios como Egito, Benin, Mali, Gana, etc. deixassem de existir. Um ponto a se destacar é o que a inserção de culturas externas como religião, costumes e línguas, em especial o cristianismo e islamismo, removeram o caráter da África, lembrando que cada país e reino africano tinha culturas bem diversas, porém gradualmente pareceram mais com a cultura do branco europeu.

O final do livro nos traz uma esperança de que este continente possa voltar a ser tão grande quanto ele era.

Um ótimo livro para todos lerem, não somente quem está na graduação mas também quem deseja entender um pouco mais sobre este continente tão diverso e lindo, a Mãe África!

Antero Silveira 10/08/2021

Esse livro é excelente para quem quer ter uma boa base introdutória para a História da África. Super fácil de ler e entender, e resume muito bem os contextos do continente.

De 31/07/2021

Maravilhoso!
O livro se propõe a descrever a história do continente africano de uma perspectiva decolonial, e realmente faz isso. A escrita é ótima e ajuda muito na preparação de aulas, dando detalhes que muitas vezes são difíceis de encontrar na internet. Dei nota 4 pois o livro não conta com ilustrações e mapas iriam facilitar ainda mais a leitura, bem como notas de rodapé. Ter um mapa do continente africano do seu lado enquanto lê vai ajudar muito.

Carol 04/03/2021

A História da África
Excelente livro para estudantes e interessados no assunto, livro didático e de fácil compreensão só peca por não conter mapas ilustrando as informações.

Dirtyharry82 15/01/2021

Para além da Academia
Esta obra traz de modo suscinto e direto, informações essenciais para quem se interessa pela história do continente africano. Partindo de especifidades geográficas, culturais e políticas, "História da África" reconstrói as diferentes experiências históricas promovidas pelos povos africanos, do surgimento dos Australopithecus aos poderosos reinos de Gana, Mali e da Etiópia, perpassando ainda a dinâmica escravista, o Imperialismo, as lutas pela descolonização e as diferentes perspectivas para os estados-Nação surgidos a partir do pós-Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).
O livro apresenta ainda sugestões de leituras, filmes e sites que contribuem para o enriquecimento da experiência literária.

Gustavogl 08/12/2020

Eu não sabia quase nada sobre a história da África. Foi muito prazerosa a leitura e me fez ter vontade de ler cada vez mais sobre os povos do continente africano.