Me Ajude A Chorar

Me Ajude A Chorar Fabrício Carpinejar

Resenhas - Me Ajude A Chorar

Andre.28 03/04/2020

Tocando a Alma: Os Retratos Sensíveis de Fabrício Carpinejar
"Não aceitamos nossas imperfeições, e mascaramos os defeitos com imprecisões. A vergonha de errar nos leva aos grandes erros."

“Um livro que contém uma escrita marcada pela sensibilidade, que apresenta os retratos da vida cotidiana de forma simples, e que filosoficamente estão articulados com as vivências da alma do autor.” Esses são os adjetivos principais que poderia dizer sobre “Me Ajude A Chorar”, obra do escritor, poeta e jornalista gaúcho Fabrício Carpinejar. Simples, objetivo, direto. Uma escrita tocante que nos prende pela maestria da vida, o dom das palavras simples que tocam a alma.

Publicado em 2014, “Me ajude A Chorar” reúne ma coletânea de textos do Carpinejar que abordam diversos temas da vida, desde amor romântico, divórcio, desejo, cartas para amigos, paternidade. Carpinejar também aborda temas importantes em seus textos, como por exemplo: a violência doméstica contra a mulher, temas variados como sua infância, a juventude, a violência contra os animais, a vida com os irmãos e amigos, seus relacionamentos com o mundo e as pessoas e temas contemporâneos. Atenta-se também para a contemporaneidade dos textos, especialmente os que falam das tragédias do voo 1965 e da Boate Kiss.

"Uma mulher nunca será inteira se mantém romances quebrados. Nunca estará presente. Nunca estará aqui. Entenda, minha amiga, só ama quem está disposta a ser amada."

Carpinejar tem uma prosa simples, sensível, real, que inevitavelmente é carregada de lirismo e poesia. Frases curtas e simples põem o leitor para refletir, tocam em cheio a alma, colocando-nos a pensar sobre a existência e como procedemos em nossas relações sentimentais. Ele não tem receios de ser direto na mesma medida que expõe uma sensibilidade que o aproxima o leitor à sua narrativa. “O amor tem Sono leve” é um dos textos mais sensíveis sobre a vida com a filha, trata do ser imperfeito que busca a humanidade através dos atos mais simples da vida como pai, com o cuidar de uma criança e se sentir parte do mundo. O meu texto favorito é “Mendigo do amor” que fala como as pessoas esperam o amor, como elas aceitam não serem amadas, se submetendo a todo tipo de migalhas sentimentais.

O estilo do livro é a prosa poética, com frase surtas e certeiras, caráter filosófico sentimental. Uma prosa para ser digerida, posta em perspectiva, refletida aos poucos, como a vida. Carpinejar é autêntico, sensível ao passar da nostalgia para à realidade presente. Ele brinca com o tempo, mostra a vida real através de fotografias próprias, simples e sensíveis ao leitor. A maioria da narrativa em primeira pessoa aproxima o leitor para a experiência do autor. Carpinejar mostra como a vida pode ser simples, sensível, real e autêntica.

A literatura tem esse poder libertador de tocar a alma, de deixá-la voar, sonhar. A literatura é como a vida!

Alessandra 03/08/2014

Um livro que começa a valer quando vc lê a orelha.
Que Carpinejar é um feiticeiro, eu já sabia. Ele enfeitiça com as palavras, usa as mesmas com maestria que encantam, enaltecem. Tem uma delicadeza nos seus textos que fazem rir e chorar, que fazem pensar que aquilo foi escrito para você.
Em "Me ajude a chorar" não foi nada diferente. Em cada crônica,uma identificação, uma memória...

Paula.Hirano 17/04/2021

Não me prendeu tanto quantos outros livros do autor. De início no primeiro conto já achei que ia seguir uma linha legal, mas aí foca em falar das tristezas de relacionamentos, pra terminar com textos sobre morte, não sei, mas achei ele mais direto do que reflexivo.

Sofia136 06/01/2024

Me ajude a chorar - Fabrício Carpinejar
Quando eu tinha 10 anos tinha começado a ler as crônicas desse livro de forma avulsa, mas não tinha terminado.
Ano passado resolvi lê-lo na íntegra, pois, aos poucos, quero me aproximar e me enriquecer da literatura brasileira.
E que leitura gostosa!! Há crônicas para todas as idades, para cada tipo de momento que esteja passando, sendo uma relação amorosa, ou de pai e filho ou de irmãos ou de amigos e até mesmo sobre fatos que aconteceram no Brasil.
Fabrício Carpinejar traz uma visão do mundo de forma crua e poética, em que nos emocionamos com as belezas da vida ou choramos por suas palavras traduzirem o que nós estamos passando.
Vale muito a pena ler esse livro! ??

?Somos o que ficamos depois de sofrer.?
Fabrício Carpinejar

Ayala Milena 13/11/2022

Eu gosto muito do Carpinejar, mas devo confessar aue eu esperava bem mais do livro.
Há textos profundos, aue rocan no fundo da alma. Entregando ha outros que... Enfim.

Débora 18/01/2022

Te ensina como são os relacionamentos saudáveis
Este foi o segundo livro que li do autor e posso afirmar que sua escrita tem uma sensibilidade tocante. Acho incrível como ele consegue descrever de forma tão poética as situações que passamos nos relacionamentos contemporâneos e os sentimentos que evocam. É como se fosse um Bauman às avessas! É um otimista escrevendo a beleza dos relacionamentos de hoje. E não apenas relacionamentos românticos (embora estes sejam ainda a maioria neste livro). Me toca profundamente o que ele aborda sobre o luto, a relação com os pais, etc.
O que eu mais gostei no livro é a forma como ele descreve a beleza da monotonia das relações saudáveis. O que eu chamo de monotonia, o autor vai te fazer enxergar como confiança e parceria. Porque ele é poeta e eu sou fã de Saramago. Rsrsrs No fim, são duas formas de enxergar a mesma coisa. Mas Carpinejar é um otimista. Se você é o tipo de pessoa viciada em sofrer, que sente que relacionamento tem que ser uma montanha-russa de emoções ou furacão, ele te mostra com é gostoso o amor que é brisa. Como é incrível subir na roda gigante ou no carrossel com quem se ama e se sentir seguro porque o amor não vai embora e você não vai se despedaçar. Ele fala de amor. Amor puro. Aquele que fica depois que a paixão acaba.

Letícia Maia 18/05/2021

Os primeiros textos do livro são os mais emocionantes, chorei muito.

A parte do casamento não me agradou muito... talvez seja mais sentimental do que eu aprecio ou talvez eu só não esteja no momento para apreciar esse tipo de conteúdo.

Após essa parte o livro volta a ser tocante. Realmente uma viagem recheada de lágrimas (dizem que chorar purifica a alma né).

Tatah 08/10/2022

Hmmm....
Esperava um pouco mais, já tinha lido outros livros do autor que gostei bastante. Mas esse não me cativou igual aos outros infelizmente. Na primeira crônica amei, mas o restante só fui lendo para terminar logo.
Bom...nesse meu momento de agora não me identifiquei com o livro :(

LaryF 09/09/2021

"Não aceitamos nossas imperfeições, e mascaramos os defeitos com imprecisões.
A vergonha de errar nos leva aos grandes erros.
Sem querer, já estamos mentindo.
E mentimos porque a verdade não impressiona.
A verdade não tem roupa de festa.
Ela fica abandonada enquanto exercitamos as mentirinhas.
Não nos sentimos culpados, pois ninguém conhece a nossa verdade."- Mentirinhas

Conheci o autor do livros através de vídeos de seus pensamentos em uma rede social, observei a sensibilidade e a humildade ao retratar de diversos temas que podem ocorrer na vida de casa ser humano.
"Me ajude a chorar" beira a poesia de tão sensíveis palavras ao descrever situações de cotidiano ou pensamentos aleatórios da mente humana, de escrita leve e simplista só posso dizer que amei e me sentir envolvida em casa situação relatada.

Julianna Freres 24/12/2014

O quanto um livro pode mudar sua vida?
Já na contracapa você, leitor, tem o privilégio de navegar nas palavras de Carpinejar.
Esse homem que é feiticeiro das palavras, mestre das crônicas, doutor dos sentimentos literários, viajante do tempo, sobrevivente da vida e jardineiro fiel das belezas mundanas emenda cada palavra como se tivesse criando uma culta teia de aranha daquelas que agarram sua presas e as devoram lentamente.
Carpinejar toca seu coração a cada cronica, te decifra, te entende, te salva e te liberta de si próprio usando um poder que só ele tem e que particularmente ama usar. As palavras.
Esse mestre tem que ser eterno como cada palavra de suas obras são: Eternas pra quem ousa eternizar a vida e acima de tudo as palavras.

Rosana Miyata 19/02/2024

Tem umas crônicas bem interessantes e com as quais me identifiquei, mas tem outras que me deixaram um pouco perdida.

Luisa.Beatriz 28/07/2020

O livro é muito bom, foi uma leitura diferente pra mim, pois li em trechos pequenos.

Naty__ 04/11/2019

Me ajude a chorar é uma obra que pode ser lida de diversas formas e acredito que a melhor seja aos poucos, absorvendo uma crônica por dia, mergulhando nas palavras do autor de forma moderada, pois o desejo é que elas não acabem.

Carpinejar tem um dom, aquele de tocar sem usar as mãos, de derramar lágrimas sem nos magoar e, de brotar sorrisos, ainda que nosso corpo queira chorar. Ele consegue mudar nossa forma de ver as coisas quando lidamos com as suas.

“Todo filho é pai da morte de seu pai.” (p. 14)

A primeira crônica já é um baque e não consegui achar outra para superá-la. Algumas são tristes e outras são capazes de nos fazer sorrir ainda que seja da tristeza, mas nenhuma é capaz de nos deixar vazios, algum sentimento é passado. Esse é o dom de Carpinejar. Não precisa de palavras difíceis, de joguinhos com termos rebuscados, nem tampouco enrolações. O livro é curto, os textos são curtos; a leitura acaba, mas o sentimento não.

Esse livro é diferente dos outros que ele já escreveu. Não estamos diante de uma obra que reflete seus momentos pessoais; o objetivo do autor é unir textos sem que haja um tema, e isso torna a leitura gostosa, despretensiosa e surpreendente.

“E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia.” (p. 15)

Na obra, constam dois textos que ficaram famosos quando publicados: o escrito em homenagem às vítimas de Santa Maria, acidente ocorrido no Rio Grande do Sul, que inclusive foi capa em diversos jornais, como O Estado de S. Paulo, e aquele sobre o acidente aéreo de 2007 em Congonhas – São Paulo.

Para quem não está acostumado a esse tipo de leitura, é melhor seguir o meu conselho lá do início. Não porque o livro é ruim, mas degustar aos poucos é o melhor a ser feito, seja um leitor ávido pelo gênero ou não. A diagramação é bem simples e confortável.

Quotes:
“Os opostos não se atraem. Os opostos disputam quem tem razão. Não dará certo juntar aquele que é travado para o relacionamento com aquele que é intenso, aquele que pretende controlar os fatos e o que pretende inventar seus próprios fatos.” (p. 31)

“Quando o amor para de um dos lados, o relógio intelectual morre. Não se vive desprovido de gentileza. A gentileza é o amor em movimento.” (p. 51).

“Desse tempo, compreendi que adulto não soluciona o medo de criança, por querer terminar logo com o susto, dizer que não é nada, que é uma bobagem, que não vale sofrer à toa. Pai e mãe apenas aumentam o terror desprezando as perguntas e a cumplicidade.” (p. 100).

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/01/resenha-me-ajude-chorar.html
Luh 30/12/2019minha estante
Oi, Naty
Não li nada do autor, tenho muita curiosidade de conhecer sua escrita.
Me identifiquei com os dois primeiros quotes que você colocou na resenha, cuidei da minha mãe em vários momentos. Mas a última vez foi gratificante e doloroso ao mesmo tempo.
Só quem cuidou dos pais e perdeu sabe como é sentir na pele, uma dor que rasga o peito.
Mas enfim, quero muito fazer essa leitura.
Beijos

Deise.Kiefer 04/03/2020minha estante
Oi só quem já perdeu a mãe ou o pai sabe o quanto é sofrido e doloroso
Nunca li nada sobre o autor mas é muito interessante este livro com certeza estará na minha lista de desejados beijos
excluir

Angela Cunha 09/03/2020minha estante
Carpinejar é um dos meus autores nacionais favoritos. E oh, não resumo isso somente ao fato dele escrever sobre a alma. Sobre sua vida ser um constante ensinamento, por ele também ser quem é. Um doido.rs Eu amo isso tudo nele.
Ele consegue colocar o cotidiano ali, tão simples e tão intenso que fica complicado não sentir o que ele sentiu ao escrever.
Já li alguns livros dele, mas preciso desse!!!
Beijo

Michelle 27/07/2020minha estante
Carpinejar tem o dom de nos emocionar

Helder 28/09/2015

Deixe-se Carpinejar
É incrível quando você começa a ler um livro e de repente percebe que a linguagem do autor está te tocando tanto, que você precisa de um lápis para sair marcando as frases e guardar aquelas citações. O problema é que aqui a citação vem do tamanho de um capitulo, então você acaba desistindo de marcar frases e decide que este livro tem que ser seu livro de cabeceira, que todo dia quando você acordar, você deve ler um capitulo e seguir seu dia mais leve, ou no mínimo mais real, pois seu novo amigo Fabricio Carpinejar escreveu aquilo pensando exatamente no que iria te dizer, por conhecer sua realidade.
Fiquei maluco? Deixe-se Carpinejar e veja se o cara não é um mago das palavras. Há tempos não via um texto tão lindo e com tantos tapas na cara. Ele fala sobre ser pai, ser filho, ser amante, ser marido, ser namorado, e parece sempre que está falando para você. Falando da sua experiência.
Meu primeiro Carpinejar de cabeceira! Vou a procura de outros.
Mega recomendado!

“Viram que não existe demônio ou santo no amor. Não existe certo ou errado, existe o amor e ponto. Este amor provisório, inconstante, inacabado e vivo. Este amor pano de prato, não toalha de mesa, mas que serve para secar a louça e as lágrimas”

“ A gentileza é tão fácil. É fazer uma comida surpresa, é convidar a um cinema de imprevisto, é pedir uma conversa séria para apenas se declarar, é comprar uma lembrancinha, é chamar para um banho junto, é oferecer massagem nos pés, é perguntar se está bem e se precisa de alguma coisa, é tentar diminuir a preocupação do outro com frases de incentivo. Quando o amor para de um dos lados, o relógio intelectual morre. Não se vive desprovido de gentileza. A gentileza é o amor em movimento.”

“Beijar os olhos de um homem é a mesóclise da vida a dois. A mesóclise é linda, mas incomum, deve ser usada em ocasiões muito especiais”

OBS: Fiquei tão viciado em Carpinejar que fui procura-lo nas mídias sociais. Acabei encontrando a mulher dele naquela que acredito tenha sido a melhor entrevista do Jo Soares. Vejam! Ela é tão inteligente quanto ele. O acaso foi bom demais com os dois. https://www.youtube.com/watch?v=t8Wxuo_-I18