Mossad Os Carrascos do Kidon

Mossad Os Carrascos do Kidon Eric Frattini

Resenhas - Mossad

Kielyr 12/10/2023

Nas sombras do Mossad.
O livro discorre sobre algumas das operações do Mossad, sobrecarregadas de ação e denodo.
A obra conta com uma vasta bibliografia e registros fotográficos das operações realizadas, fazendo parte dos anexos que contribuem para a leitura.

Entre falhas e atinos, lealdade e traição, além de inúmeras sabotagens, o Instituto por diversas vezes demonstrou tamanha efetividade.
"Nossa tarefa é fazer história e depois ocultá-la."
(Rafi Eitan)

Decerto, Israel possui um invejável serviço de inteligência e operações especiais. Tornando-se uma impetuosa ameaça para os seus inimigos.
"O Mossad, através das suas ferramentas, assim como o próprio Kidon, continuará combatendo nas sombras para atrasar o máximo possível a tentativa de a República Islâmica do Irã tornar-se uma nova potência nuclear".
(Pág., 303)

A desforra de Israel está muito longe de acabar, e que esta seja entregue na mesma magnitude.

"E os inimigos saberão que sou o Senhor quando fizer cair a minha vingança sobre eles."
? Profeta Ezequiel

Danilo 22/04/2021

Quase tão sangrento quanto os jornais diários de BH.
O livro é composto de fatos que ficaram cobertos até meados de 2013.

Numa mistura de bagunça geopolítica e organização de um sistema que visa livrar o Estado de Israel dos seus inimigos e futuros agressores, o autor por vezes deixa a leitura um pouco tediosa com sua prolongada contextualização.
Em cada capítulo uma longa contextualização, com nomes diversos e sempre uma sensação de absurdez frente às atitudes humanas em busca de poder, reconhecimento ou dinheiro.

Recentemente a Netflix lançou algumas séries com o mesmo tema ("Fauda", O Anjo do Mossad"), mas não sei da relação com o livro.

Pra quem gosta da história do mundo, que tem muitos conflitos de interesse, principalmente territoriais e, sabe do pontecial humano para fazer merda, vale a leitura.

AlessandroNunes 25/06/2023

O livro apresenta 19 operações realizadas pelo Kidon (Baioneta), uma das subunidades da Metsada, a Unidade de Operações Especiais do Mossad. Um grupo que, tradicionalmente, ficou conhecido como o "longo braço de Israel".
A obra traz uma vasta pesquisa sobre o Mossad, o serviço secreto do Estado de Israel, com sede em Tel Aviv.
O Mossad foi fundado em 13 de dezembro de 1949, a partir do Instituto Central de Coordenação e do Instituto Central de Informações e Segurança, pelo então Primeiro Ministro israelense, David Ben-Gurion1. É considerado por muitos analistas o serviço secreto mais eficiente e mais temido do mundo, ultrapassando a CIA, americana, e a antiga KGB, soviética.
O autor apresenta uma riqueza de detalhes muito grande, conferindo velocidade e intetesse do leitor para cada operação descrita na obra. Baseado em vários documentos históricos e informações jornalísticas, o livro descreve com maestria a atuação dos Kidon e todo o processo de planejamento e de execução da missão.
Ao final, o livro traz informações complementares com várias fotos e notas explicativas.
A leitura não se desenvolve de maneira mais rápida porque as informações apresentadas são diversificadas e muitas vezes técnicas, porém não é um livro cansativo.
Para quem se interessa pelos trabalhos das agências de espionagem e de Inteligência, é uma leitura altamente recomendada! Sem contar que Eric Frattini, autor da obra, tem bastante experiência nesse tipo de assunto, o que dá ao livro um caráter bastante técnico, em alguns momentos!

Danilo224 04/08/2023

Uma eterna guerra secreta
Erik Fratini vai do céu ao inferno para explorar o inexploravel: O Mossad.

O livro conta com diversas histórias e imagens sobre as operações de um dos serviço de inteligência mais confidenciais do mundo. Desde seus primórdios até a sua função no complexo século XXI. A mão invisível de Israel é destrichada em um livro de linguagem simples e direta, pegando o leitor desde a primeira página.

Joffre.Abdalla 12/10/2022

Os carrascos
O serviço secreto de Israel, o Mossad, possuía uma fração operacional, o Metsada. Esta por sua vez possuía um segmento responsável pelas execuções de alvos estratégicos, o Kidon. Eram os tais carrascos, o longo braço do Mossad!
O livro apresenta várias histórias não conectadas de atuação do Kidon, cada uma em um país diferente e com um modo diferente de agir e fazer chegar à justiça do longo braço de Israel!

Racestari 04/11/2020

Assustador
Quão longe uma nação se propõe a ir para fazer valer seus direitos? Podemos aceitar o que é chamado de dano colateral? Difícil dizer...

Francisco 21/02/2022

Assassinato estatal
É inegável os horrores pelos quais o povo judeu passou ao longo da cristianizacao do mundo, culminando no holocausto durante a segunda guerra, cujo final, entre outras coisas levou a criação do estado de Israel. Decididos a não mais passarem por tais tormentos, Israel se tornou uma potência militar com uma rede de inteligência que é considerada uma das melhores do mundo atual. Um das divisões desse grupo de espionagem, O Mossad, recebeu a tarefa de identificar e levar a julgamento, muitas vezes promover esse juízo e condenação, inimigos e potenciais ameaças ao estado judeu. O livro detalha algumas das operações conduzidas pelo Kidon, o grupo de assassinos ligado diretamente ao primeiro ministro, ao redor do mundo na caça a esses inimigos. Sequestros, ameaças, homicídios e atentados são relatados, porém nem sempre a motivação fica bem evidenciada e há claros relatos incoerentes ao longo do texto, que algumas vezes falha em "ligar" os pontos, talvez por tratar de material sigiloso e não ter acesso a todos os fatos reais. Fato é que a leitura leva a uma série de reflexões sobre até que ponto um Estado soberano pode ir para supostamente se proteger, ou talvez buscar apenas por vingança e justiçamento.

Enio.Carneiro 18/07/2016

Um passeio pelo Mossad
O livro descreve várias operações secretas com a participação do Mossad. As operações vão desde as caçadas aos carrascos Nazistas escondidos na América do Sul até as execuções mais recentes como o midiático assassinato do traficante de armas Mahmud Adbel que foi registrado em câmeras de circuito interno do hotel em Dubai e transmitido pela imprensa em todo mundo. As histórias são interessantes e relatadas com detalhes que mostram que houve pesquisa. Vale a leitura, principalmente pra quem gosta do assunto.
Odilon.Amaral 25/11/2016minha estante
Interessante, pois além de trazer um relato histórico da agência, trás situações nas quais as operações fracassaram, dando credibilidade ao autor.

Black Flower 20/01/2021minha estante
O livro mostra o outro lado da moeda. Várias operações reais realizadas pelo grupo e, pasmem, tudo com aval do governo israelense.

Tulio 30/03/2017

Mossad em detalhes
Livro interresante, como muitos detalhes das operações do Mossad e seus comandos de elite Metsada e de assasinos "Kidon" - sim, são grupos de extermínio. Cada capítulo é uma operacão realizada, mas tem MUITOS detalhes (nomes, locais, datas) e acaba ficando um pouco massante. Confesso que li forçosamente os últimos capítulos, mas mesmo assim recomendo a leitura para quem gosta do tema.

Leoni 10/05/2017

Mossad e o terrorismo
Um livro de intrigas, mortes, espionagem, sabotagem e vingança.
Tudo isso em nome de um estado e sua sobrevivência. Um livro que descortina a segurança de Israel e suas atuações em meio ao submundo do terrorismo por todos os cantos do mundo, desde a Europa à América Latina e o Oriente Médio, isto já em seus primeiros momentos da criação deste Estado.

The 20/01/2018

Instigante!
Esse livro trás um pouco das grandes missões da subdivisão mais especial do serviço secreto israelense, é um passeio por triunfos, mas também erros, desde a captura do nazista Eichmann na Argentina até o combate a terroristas árabes de grupos extremistas, bem como missões estratégicas para deter o avanço nuclear do Irã sob regime autoritário. O autor, com denotada pesquisa, nos leva aos detalhes de todos esses planejamentos, com histórias de missões conjuntas e isoladas, os cenários e atritos políticos por trás de cada decisão necessária a proteção de Israel ao longo da história. Há episódios icônicos e históricos que chegaram aos nossos ouvidos de forma diversa e que agora através deste livro se revelam missões do Mossad. Extremamente interessante e um pouco assustador esse livro nos faz refletir quantas coisas acontecem no mundo bem longe dos nossos olhos de reles mortais. Vale a pena a leitura, é um estudo muito completo e envolvente, super recomendado pra quem interesse no assunto.

Raphael 06/09/2018

Adorei demais esse livro, sempre gostei das operações israelenses. E esse livro não deixa a desejar, recomendo.

Rafael 26/07/2021

É uma boa introdução não só a história da unidade, como os conflitos políticos do Estado de Israel e os países árabes, já que são muito diferentes das realidades que vemos no Brasil. Por vezes a leitura fica cansativa e repetitiva, mas não deixa de contar excelentes histórias dessa unidade de operações especiais.

Wagner 28/12/2022

Mistura de aventura e espionagem da vida real.
O livro relata 16 operações do serviço secreto de Israel e sua subunidade kidon, ao longo de 44 anos de sua existência. No início o serviço buscava localizar e punir os nazistas fugidos da Alemanha ao final da segunda grande guerra. Depois passou a garantir a sobrevivência do estado de Israel, eliminando os chefes dos grupos como o Hamas e Hezbollah, atuando no oriente médio, Europa, Rússia e até nas Américas. Ritmo de livro de aventura e espionagem.