O Zelo Evangelístico de George Whitefield

O Zelo Evangelístico de George Whitefield Steven J. Lawson

Resenhas - O Zelo Evangelístico de George Whitefield

_Wesley_ 10/12/2022

Pescador de almas
Um ponto fora da curva, um farol em meio a tempestade, um bom samaritano. George Whitefield foi um marco na história do cristianismo seu amor e diligência no resgate de almas para o reino de Cristo são evidências da mão de Deus sobre sua vida. Em meio a uma época de intelectualismo no meio cristão, sua vida foi a brasa para um fogo de avivamento. Mesmo em meio a problemas de várias ordem, buscou agir com sabedoria e junto de seu amigo John Wesley revolucionou sua época.

Giovanna.Campos 07/06/2022

Inspirador!
Este livro apresenta o ministério e vida de George Whitefield, um dos mais notáveis pregadores da história do cristianismo.

Whitefield era um homem piedoso e profundo conhecedor da Palavra, que dedicou sua vida à pregação do Evangelho às nações.

É uma leitura fácil, que nos fomenta a seguir uma vida de comunhão com Deus e pregação de Sua Palavra da mesma forma como esse grande homem de Deus o fez.

Recomendo!

Silvana.Maria 25/05/2021

Servo de Deus corajoso e perseverante na proclamação do evangelho!
Era um homem de piedade singular e teologia profunda, cuja devoção a Deus o levou a arriscar tudo o que tinha para pregar Cristo. George Whitefield dedicou a sua vida a missão de chamar os perdidos ao arrependimento e fé em Cristo, e o que encontramos pelas páginas dessa pequena obra são os pontos principais que explicam a consistência e perseverança dessa trajetória.

O autor, Steven Lawson, tece inicialmente uma pequena biografia de Whitefield, contando os fatos mais importantes de sua vida: nascimento, conversão, estudos, início do seu ministério, casamento, perdas, e suas "campanhas" evangelísticas no Reino Unido e na América do Norte. Aborda também a amizade com os irmãos Wesley, e as várias disputas teológicas em que se envolveram incapaz, contudo de impedir-lhes a fraternidade.

A escassez de pregadores apaixonados pela palavra de Deus na atualidade é sem dúvida uma triste realidade. A escassez de zelo, de admoestação de maneira simples, fiel, poderosa e fervorosa pela proclamação da Palavra nos deixa atônitos quando lemos como George Whitefield foi um servo digno de ser seguido pela sua coragem e modo honrado de seu chamado.

Recomendo essa leitura para quem tiver interesse em algum conhecimento sobre essa figura tão importante na história do Avivamento da Igreja e do evangelismo.

Jó Franco 28/05/2020

A paixão pela palavra
Não há dúvida sobre a escassez de pregadores apaixonados pela palavra de Deus em nosso dias. Quando voltamos em leitura sobre os grandes homens do passado, encontramos esse empolgante e apaixonante pregador, Whitefield, um homem que era cheio de Deus. Certa vez um ateu estava indo até a praça para ouvi-lo pregar, alguém o indagou: mas você não crer; ele de pronto respondeu: mas ele crer. Precisamos crer naquilo que pregamos, precisamos ser cheios do Espírito Santo.

Miguel Muniz 12/04/2020

Que exemplo!
É inegavelmente que quando lemos estes atos de servos de Deus fazerem coisas inimagináveis nos sentimos as vezes tristes, por não termos tal disposição e coragem para tais efeitos. Mas lembro-me que o mesmo Espírito que habitou na vida daqueles Santos, hoje habita em nós e somos impulsionados a fazer o ide, não se preocupando em resultados, mas descansando em quem é o que dar vida aquém está morto.
Recomendo fortemente está leitura..

Eduardo.Freitas 27/11/2018

George Whitefield
Uma biografia maravilhosa e instigante, pois sem dúvida a vida de heróis como Whitefield é um insentivo a piedade.

Steven Lawson foi muito feliz ao escrever esse livro quando apresenta não só a história de Whitefield, mas também os princípios que o levaram a ser um dos maiores nomes do avivamento do século XVIII.

Ao fim pode-se dizer que o espírito e palavra nunca estiveram em conflito, mas também que estamos muito distantes do encalço de homens como ele.

Saor.Lucena 18/03/2017

RESENHA DO LIVRO NO EVANGELHO EM QUESTÃO
Link a seguir:

site: https://www.youtube.com/watch?v=dXQNvI3euAM&index=16&t=1s&list=PLqbF4FaXr5EOAwlUAlTat82SKDbumzUjA

Kelly Oliveira Barbosa 02/08/2016

Quem foi George Whitefield?
Meu primeiro contato com a história de George Whitefield foi através da biografia de João Wesley. Wesley e Whitefield foram amigos e contemporâneos no avivamento da Inglaterra do século XVIII.

Comecei a ler esse livro pensando que se tratasse também de uma biografia, mas não, o livro é a busca de Steven Lawson pelo perfil do ministério de Whitefield na intenção de erguer seu exemplo como inspiração à igreja do século XXI.

George Whitefield dedicou sua vida na missão de chamar os perdidos ao arrependimento e fé em Cristo, e o que encontramos pelas páginas dessa pequena obra são os principais pontos que explicam a consistência e perseverança dessa trajetória.

Quem foi George Whitefield?
George Whitefield viveu entre 1714 a 1770, foi um grande pregador itinerante, um arauto do evangelho no movimento evangélico britânico e no primeiro Grande Despertamento. Ele foi de um lado a outro do oceano atlântico anunciando a Cristo, atingindo as Ilhas Britânicas, de Londres a Edimburgo, e as colônias norte-americanas, de Boston a Savannah…

Na juventude estudou na Universidade de Oxford com muita dificuldade, submetendo-se para o custeio de sua formação ao trabalho de servidor (limpeza dos quartos, lavagem de roupas, preparo de refeições etc.) dos estudantes mais ricos. Em meio às exigências crescentes dos estudos e aquelas circunstâncias difíceis, buscava ardentemente estar em paz com Deus, orava e jejuava constantemente, mas a sua alma continuava atribulada. Encontrou-se por fim com os irmãos Wesley, que estavam numa situação espiritual parecida, juntando-se a eles num grupo de estudantes chamado “Clube Santo de Oxford”.

Apesar da sua rígida disciplina na leitura bíblica, jejuns, orações e serviço cristão, Whitefield não era convertido de fato. Tudo aquilo não passava de esforços de justiça própria para merecer a salvação. Em 1735 ao ler o livro The Life of God in the Soul of Man (A vida de Deus na alma humana) de Henry Scougal, ele aprendeu que o caminho da salvação não era por suas próprias obras, mas tão somente pelo novo nascimento em Jesus Cristo. Aos 21 anos de idade Whitefield constrangido pelo Espírito Santo, converteu-se depositando sua fé totalmente em Jesus Cristo.

O novo nascimento foi o tema mais repetido durante o seu ministério. Ordenado em Oxford como diácono, logo começou a pregar e as igrejas ficaram cheias de pessoas para ouvir esse jovem fervoroso pregador. Mas não demorou surgir oposição, se sentido ameaçados os líderes da época fecharam os púlpitos para ele, o que não o deteve. Iniciou-se as famosas pregações ao ar livre – protagonizadas também por João Wesley – que atraíram milhares de pessoas.

Uma leitura interessante, mas…
Após resumir a vida de Whitefield – com muito mais clareza e detalhes do que o exposto aqui – o autor empenha-se em descrever em seis capítulos o zelo, a devoção e a paixão desse pregador, fazendo menções e considerações de sua imersão nas escrituras, vida de oração, foco em Cristo, humildade, teologia e demais convicções, comprometimento com o evangelho todo, amor fervoroso aos perdidos e dependência do Espírito Santo. Trazendo com êxito ao leitor o perfil desse vaso de barro que foi usado para alcançar tantas pessoas, e ainda hoje, continua marcando corações com o seu exemplo.

Foi uma leitura interessante, é sempre bom conhecer a história desses heróis da fé e o que Lawson fez nessa obra foi além de relembrar a história, pois ele conseguiu destacar os aspectos da vida de Whitefield que estavam atrás ou além do púlpito.

Entretanto, apesar do valor da obra a leitura não fluiu muito bem, demorei bastante pra ler – considerando que o livro é pequeno – e pensando nos motivos disso, cheguei à conclusão que não gostei da escrita do autor, talvez seja a tradução, não sei… mas realmente faltou algo, beleza eu diria. Enfim, esse livro pertence a série Um perfil de homens piedosos, a qual pretendo ler sim outro volume e vamos ver como vai ser.

Se eu recomendo? Recomendo sim, para quem tiver interesse e já algum conhecimento sobre essa figura tão importante na história da igreja chamada George Whitefield.

site: https://cafeebonslivros.com/2016/07/29/o-zelo-evangelistico-de-george-whitefield-de-steven-lawson-26/