A Parte Que Falta Encontra o Grande O

A Parte Que Falta Encontra o Grande O Shel Silverstein

Resenhas - A Parte Que Falta Encontra o Grande O

1 | 2 | 3 | 4

deadpoet 08/01/2023

"- Talvez você possa rolar sozinha."

"- Uma parte que falta não pode rolar sozinha."

"- Você já tentou?"
Mateuzinhz 08/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

Alicia 23/02/2023

Um livrinho curto e aparentemente bobo e infantil que tem muitas camadas e te faz pensar em muitas coisas.
Fiz a leitura e fiquei pensando sobre até que ponto devemos nos adaptar a realidade que temos e mudarmos em decorrência de não nos encaixarmos a alguém ou as coisas da forma como elas são.
Achei sensacional abordar a questão de se adaptar, porém temos que pensar que isso pode fazer com que você perca (em partes) a sua essência. Apesar de nossa vida ser um ciclo infinito de amadurecimentos, mudanças e adaptações, algumas coisas são imutáveis, tais como: minha altura ou uma mancha que eu tenha no meu corpo, ou ainda o fato de eu poder ser intolerante a lactose ou alérgica a algum medicamento específico. Por exemplo: eu querer ser mais alta ou mais baixa, posso desejar, querer muito... mas por mais que eu tente não vou conseguir alterar isso em mim.
Penso na questão de aceitar os limites também. Claro que precisamos nos adaptar, mas a que custo? E até que ponto eu não posso aceitar certas condições intrínsecas a minha existência e está tudo bem em relação a isso?
Achei sensacional também não forçar se encaixar em um mundo que não lhe cabe, porém fiquei pensativa sobre até que ponto, porque em alguns ambientes a gente precisa aprender e evoluir. É um processo natural e no final das contas é o que o livro nos traz ao final. A parte que falta não se encaixa, fica triste por não achar seu todo, mas acaba se virando e mudando para ser autossuficiente.
Ou seja, no final ela deixa de ser o que era essencialmente, e passa a ser algo que não era. Gostei disso, mas ao mesmo tempo penso que ela acabou se forçando a se adaptar e o mundo nos obriga a isso, então as coisas nos afetam e essencialmente deixamos de ser nos mesmos porque somos a imposição de um mundo sem identidade.
Achei triste e bom ao mesmo tempo, e queria conversar com alguém sobre isso.

03/01/2022

Eu amei, nesse livro é mostrado uma nova versão, dessa vez da parte, aquela que era o encaixe "perfeito" da bola que faltava uma parte no primeiro livro, pois é, nesse livro mostra tudo que ela passou depois que foi deixada, as partes que ela encontrou, as mudanças que ela fez para encontrar outra parte, sua evolução e a mudança de perspectiva de não procurar alguém para se encaixar, mas alguém para caminhar/rolar juntos.

Priscilla 20/02/2020

incrível
Que livro maravilhoso. Assim como o primeiro, "A parte que falta".
Comparando os dois, achei esse segundo livro mais explícito, com uma mensagem mais direta e clara sobre o que quer ensinar/mostrar/significar. Lembro que quando li o primeiro livro (A parte que falta) precisei de mais imaginação e interpretação para compreender os significados ocultos no texto ou para criar quantos sentidos coubessem em cada palavra e ilustração.

Nesse segundo livro (A parte que falta encontra o grande O) não é preciso pensar muito para entender a mensagem da história, pois ela é bem clara. Para mim, a história retrata principalmente relacionamentos afetivos que não dão certo porque "as partes não se encaixam", "a parte não entende sobre encaixar" ou "encaixa, mas não anda pra frente", isto é, relacionamentos que são incompletos, que não estimulam o crescimento individual, a independência e uma relação equitativa e saudável, ou algo não encaixa, ou a parte quer te engolir (relacionamento abusivo), ou quer te deixar parada numa relação que não evolui.

Quando finalmente a parte encontra um encaixe perfeito, percebe que, com o tempo, ela cresceu e o encaixe não era mais suficiente. Isto retrata relacionamentos em que uma das pessoas se modifica e a compatibilidade antes existente começa a ruir porque o relacionamento estacionou e não acompanhou as mudanças de cada um. A vida é movimento. A vida é cíclica. Os relacionamentos precisam acompanhar as mudanças de suas partes para continuarem no tempo de forma saudável.

Em certo momento, a parte encontra "o grande O", que não tem encaixe e não precisa da parte para lhe preencher nem ela pode fazer nada por ele. Esse "grande O" lhe fala que não precisa dela para rolar pela vida (ser feliz, aproveitar a vida, seguir em frente), mas que ela mesmo poderia rolar sozinha.

Como, se ela era pontuda e não redonda? A vida se encarrega de aparar as arestas por meio de experiências, tombos, erros e acertos, tentativas, vitórias e derrotas, e tudo isso vai reduzindo as pontas e facilitando a parte a rolar sozinha pelos seus caminhos. Com o tempo ela se torna mais redonda, mais confiante, mais experiente, com mais sabedoria e autoconhecimento, e consegue sair por ai, sozinha, aproveitando sua vida.

É um livro que desperta muitos insights e reflexões sobre relacionamentos, e, na minha visão, procura mostrar que cada pessoa é completa em si mesma, que não precisa do outro para viver e ser feliz, o que não quer dizer que tenhamos que passar a vida isolados ou sem dar valor a nossas companhias, mas que precisamos estar felizes conosco para sermos felizes numa relação. É preciso aprender a "rolar" sozinho para poder "rolar" junto com o outro, lado a lado, contribuindo e trazendo felicidade a ambos, e não querendo que o outro faça parte de você, engolindo sua individualidade, impedindo a evolução do outro ou rolando tão rápido que nem se pode aproveitar o caminho.

Penso que uma das coisas mais legais nesse livro é o tanto que a gente pode pensar, escrever e refletir sobre ele, mesmo em se tratando de pouquíssimas páginas com quase nenhuma fala e ilustrações minimalistas. É um livro que dá asas à imaginação, que não entrega tudo pronto (principalmente o primeiro livro), o que é bonito de ver.

liv127 01/05/2023

Não tão impactante quanto o primeiro
"Eu acho que você é aquele que eu estava esperando. Talvez eu seja a sua parte que falta." ? Parte que falta.

"Mas eu não estou faltando uma parte." ? Grande O

Daniela551 25/12/2022

Isso aqui é tão Jout Jout pra mim, lembro da época que ela postou o vídeo falando desse livro, mas acabei só lendo agora...

Que coisa linda!! ?

Em menos de 10 minutos você termina de ler, mas a mensagem do livro poderá ficar marcada em você por muito tempo!
Eu amei demaissss

sophie.dandrea 08/10/2021

que coisa fofa
ele tava tristinho ate encontrar o grande O e seguir o ?conselho? dele e no final ele ficou feliz !!!!!!!! eu amei esse livro

Shai | Leitora Lunática 02/05/2020

A continuação perfeita de 'A Parte que Falta'. Simplesmente de uma sensibilidade incrível.

Tamyres 14/03/2023

"Talvez você possa rolar sozinha"
Um livro rápido e direito como o anterior, mas não consegue emocionar como o primeiro. Mas ainda sim, valeu essa continuação, serviu como desfecho para a história.

Vih___ 09/01/2023

"Talvez você possa rolar sozinha"
"Uma parte que falta não pode rolar sozinha"
"Você já tentou?"

Muito bonita a mensagem que o livro revela nas entrelinhas, é muito mais que uma história infantil.As vezes para encontrar a sua moldura,você irá precisar rolar sozinha,primeiro você irá cair mas depois,após se moldar,será uma bela bola que rola !!

Ps:Não é só sobre a bela bola.

Emilio.Curcelli 22/02/2020

Me surpreendeu. Livro para ser lido em uma sentada porém com reflexão para o resto da vida. Desenhos criativos coerentes com a escrita fácil e divertida do autor.
No final fiquei curioso para outras obras do mesmo.

tilito 19/08/2020

Eu não tenho nem como descrever as ideias dessas ilustrações. Elas são tão simples e ao mesmo tempo tão profundas. "A Parte que Falta encontra o Grande O" é a minha favorita. Me vi em todas as partes das ilustrações.

Gi Santos 31/12/2021

Fechar o ano com uma leitura leve, curta, mas significativa. Gosto dessa provocação que nos faz questionar sobre nós, sobre o mundo, sobre quem somos e o que queremos. Leitura gostosa e indispensável.

1 | 2 | 3 | 4