Jane Austen: Uma vida revelada

Jane Austen: Uma vida revelada Catherine Reef

Resenhas - Jane Austen: Uma Vida Revelada

leiturasgi on instagram 15/03/2021

Jane Austen fez história
Não sou acostumada a ler biografias, essa foi uma das poucas que eu li mas não me arrependo nem um pouco!

Foi incrível saber mais sobre quem era Jane Austen. A personalidade de Jane fica explícita no livro, achei ela em certos momentos muito parecida com suas personagens como a Elizabeth e a Elinor, uma mulher forte e decidida!

O livro traz também fortes aspectos do cenário em que Jane viveu, os costumes da época entre eles vários detalhes sobre a publicação, impressão e imagem de Jane como mulher e escritora naquele momento.

É um livro curto que me inspirou na força de Jane, na forma que ela seguia seus ideais até o fim.

Chá com torradas 14/09/2015

JANE AUSTEN: UMA VIDA REVELADA?
Organizada em nove capítulos e um posfácio, Jane Austen: uma vida revelada é uma biografia com ares de romance, ou ainda como diria Barthes “é um romance que não ousa dizer o nome”. Sua autora, a americana Catherine Reef, recompõe a trajetória da escritora inglesa, a partir de cartas, relatos de familiares, e diários de amigos íntimos. Contudo, sua principal fonte documental foi as 160 cartas escritas por Jane, que sobreviveram ao incêndio ocasionado, propositalmente, pela família Austen, que estava preocupada demais em honrar o seu sobrenome para deixar as outras 2.840 nas mãos de um público curioso e insaciável. Na tentativa de dar cores e tons para a famosa silhueta de Jane, Reef, também se baseia em toda a produção literária da escritora inglesa, incluindo até mesmo as obras inacabadas. Desse modo, ao longo de suas 220 páginas, Jane Austen: uma vida revelada, nos mostra uma Jane híbrida que ora se parece com a irônica Lizzy, de Orgulho e Preconceito, e ora se mostra como a sensata e madura Anne, de Persuasão. No entanto, esse hibridismo, não só impede o leitor de ter uma imagem mais nítida do biografado, como também suscita dúvidas quanto a que vida é essa que Reef pretende revelar. Isso me leva a pensar que o título da obra ao invés de afirmativo, devesse ser afinal, uma pergunta: Jane Austen: uma vida revelada? De qualquer forma, a Jane que Reef pareceu querer mostrar em sua obra não foi a mesma que eu esperava encontrar.

Iskralol 16/12/2022

Este livro é uma preciosidade! Aprofundar-se mais em quem, de fato, foi a Jane; como ela começou a escrever, os amores e amarguras, a personalidade dela... Eu achei incrível. E sobre o romance que ela começou, mas nunca terminou, me lembrou de uma letra da Taylor swift:

"I'm never gonna meet
What could've been
Would've been,
What should've been you".

Dri 25/02/2024

Uma biografia bem resumida e rápida de ler. Muitos dos fatos eu já sabia de outras biografias que li e de cursos sobre as obras da autora. Indico para quem gosta de Jane Austen e tem curiosidade em saber mais sobre a autora, não é uma leitura cansativa.

Jéssica Inthurn 05/01/2022

Jane Austen
Muito interessante conhecer mais sobre a Jane e perceber que ela era muito parecida com as suas personagens principais.

Aline 16/05/2016

Tia Jane!
Janela Literária apresenta a resenha de "Jane Austen - Uma vida revelada", de Catherine Reef:

Eu sempre chamei a Jane Austen de "tia" e fazia isso de forma totalmente carinhosa, sem saber que a coitada foi realmente uma tiazona em vida. Segundo essa biografia, tia Jane nunca se casou mas era extremamente amável com seus sobrinhos e era conhecida por ser um ser humano cativante, extraordinário e inteligente. Antes de começar a falar dessa biografia, tenho que afirmar que eu não costumo ler livros dessa categoria, porém, por ser uma grande fã de tia Jane, abri uma exceção. Me encantei muito com o filme feito para contar a sua história (que se chama "Amor e Inocência", protagonizado pela bela Anne H), mas sabia que ele estava romanceado demais, e resolvi averiguar sobre os verdadeiros relatos da sua existência.

Essa biografia é bastante concisa e direta, ela traz uma linguagem muito simples, mas o mais interessante é que tudo foi contado de forma totalmente literária, parecendo mesmo um romance mais descritivo. A edição do livro é bem primorosa, cheia de cores e fotografias relacionadas aos seus romances e costumes da época. A autora traz de forma bem resumida sobre o que estava escrito nas cartas deixadas por Jane (uma pena enorme que muitas foram queimadas) e nos conta como a autora conseguiu publicar obras literárias em uma época em que deveria ser simplesmente "anônima", pois, mulheres escritoras não eram bem vistas na sociedade.

A história de Jane é bem tocante e porque não dizer, muito triste. Uma época sem tecnologia e com medicina arcaica, as pessoas morriam muito jovens, com qualquer doença que as consumia. Austen morreu com 41 anos de idade. Os irmãos de Jane e outros parentes morriam constantemente, o que era muito melancólico para sua existência. Sua vida também não foi agraciada pela felicidade romântica quando o único homem que amou era impossível para ela. Jane deu às suas heroínas finais muito melhores do que o dela própria.

A biografia também conta os detalhes de todas as suas obras e se você ainda não leu os romances de Jane Austen, não recomendo a leitura desse livro, pois, temos o resumo completo de todos os seus romances. Confesso que ainda não li "Mansfield Park" e suas obras não-terminadas, mas eu não pude deixar de apreciar todas as obras anteriores, dentre elas, minha preferida sendo obviamente Orgulho e Preconceito. Jane não presenciou em vida, a repercussão de "A Abadia de Northanger" e "Persuasão".

Jane Austen foi um marco da história da literatura e hoje ainda tem suas obras passando por diversas adaptações, desde séries a filmes e outros livros. Ela é realmente uma das autoras mais lembradas e reconhecidas daquela época e suas obras são carregadas de ironias, altruísmo, críticas e morais futuristas. Uma autora extraordinária e mesmo tendo uma personalidade tão doce, sabia reduzir o caráter penoso de uma sociedade machista e hipócrita.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.8/

Karina Reis 11/11/2020

Um livro que reúne informações sobre Jane Austen, sua família e seus escritos. Quem foi Austen? Ela amou alguém? Era tão perspicaz como mostram suas histórias? Uma resumo do que poderia ser sua biografia.

Cheirinhodelivro 18/02/2024

Sucinta nas informações
Eu tinha esse livro há anos na minha estante e do nada resolvi ler. É uma biografia bem sucinta que conta os principais eventos da autora Jane Austen e sua família. Traz resumos dos livros que foram publicados, tem spoilers deles de cada um deles (sugiro que leia todos eles antes desse livro se não a surpresa será estragada). Não sei se tudo que está escrito aqui é fidedigno os fatos pois tem muitas suposições, mas gostei da forma como a Catherine Reef escreveu, bastante fluida. Recomendo.

Taciana Guedes 16/02/2015

Para sempre Jane
A primeira vez que tive contato com Jane Austen, eu tinha uns treze para quatorze anos. Eu a descobri por acaso, na biblioteca do curso de Inglês. Peguei a cópia de “Pride and Prejudice” e pouco tempo depois já retornaria para buscar outras obras da célebre autora. Qual a minha surpresa, quando, também por acaso, achei esta biografia dela entre tantos outros livros em um passeio pela livraria? Não resisti, comprei e agora estou aqui para falar o que eu senti.

Catherine Reef inicia o livro com os últimos fragmentos de “Sanditon” escritos por Jane Austen. A obra nunca seria terminada e, até hoje, nós só podemos imaginar quais as lições valiosas que nos seriam transmitidas através de Charlotte Heywood. Estranho começar pelo fim? Nem um pouco. Quando uma vida tão interessante está para se desenrolar aos nossos olhos, a ordem de início e de final pouco importa.

Baseada em cartas, documentos, descrições feitas por familiares e amigos sobre o caráter e a personalidade da autora, bem como na própria obra de Jane Austen , Reef nos apresenta uma biografia concisa, simples e direta, tornando-a de fácil acesso para leitores de todos os tipos e idades. Ela consegue nos transportar para a realidade do final do século 18 e início do 19 e faz um panorama sobre a vida corriqueira na Inglaterra daqueles tempos.

Em suma, ao longo de pouco mais de 200 páginas, Reef nos apresenta os fatos mais marcantes da vida de Austen: relacionamento com a família, com amigos e com “amores”; cenários e painéis sociais que inspiraram a sua Literatura e de onde surgiu a genialidade da britânica para escrever obras tão diferentes daquelas comuns à época. Digo genial, pois em estórias em que “nada acontecem” (como observa W. Somerset Maugham), Austen nos mostra com ironia, perspicácia e refinamento como era a vida da mulher do campo na era Georgiana.

Além disso, destaca-se beleza gráfica do livro - capa muito bonita, diagramação ideal e papel do tipo pólen que facilitam a leitura- e o fato de a obra é repleta de reproduções de documentos e imagens das mais variadas adaptações para os meios televisivo e cinematográfico e ainda conta com uma árvore genealógica da família Austen, indicando todos os “personagens” da vida da autora. É aí que eu achei que faltou um pouco de capricho. Talvez um encarte especial com as fotos coloridas ou os documentos reproduzidos em maior tamanho. O fato é que o que era para ser um extra acabou “enfeando” o livro.

Reef é breve na obra e, apesar de não ser uma biografia inovadora em formato ou estilística, “Jane Austen: uma vida revelada” tem seu apelo para todos. No fim das contas, quem ama a escritora inglesa vai se lembrar de suas obras ao ler trechos de sua vida; quem é apenas “iniciante” ficará ávido para completar o “rito de passagem”; e quem nunca ouviu falar dela vai querer saber mais.

Geórgea 18/08/2015

Este material biográfico é riquíssimo e a leitura nunca parece cansativa, o que é muito importante tratando-se de uma biografia! Fiquei especialmente encantada com as ilustrações referentes ao fim do século XVIII e início do XIX, tempo em que a autora viveu: é possível, durante a leitura, mergulhar totalmente naquela época, pois além das vestimentas observamos como as pessoas se divertiam e interagiam, além de observar propriedades importantes da época, além de algumas onde Jane Austen viveu e a igreja onde foi sepultada.

A cada citação de Jane, tirada de suas cartas, vamos juntando as peças para construir sua personalidade. E isso é totalmente possível pela sua maneira de se expressar nas cartas: percebemos uma mulher perspicaz, inteligente e, não diria audaciosa, mas honesta em relação aos seus comentários picantes sobre as pessoas a sua volta. Sua honestidade chegava a ser cômica, ao meu ver, e não atrevida. Com suas palavras, apenas retratava a realidade da natureza humana com muito estilo.

Interessantes são as minúcias quanto à família de Jane, principalmente seus irmãos: cada um é descrito com riqueza de detalhes quanto a sua personalidade, profissão e casamentos, além de sabermos quais são os preferidos de Jane.
Percebe-se, também pelas cartas, que a tia Jane era especialmente querida por seus sobrinhos e sobrinhas. Todos a descreviam com carinho, retribuindo o mesmo que ela os deu quando em vida. As cartas dos sobrinhos são bem mais tocantes que as dos seus irmãos. As dos últimos considerei até imparciais em certos momentos. Mas é claro que as declarações de Cassandra sobre a irmã são as mais emocionantes de todas! Foram melhores amigas durante toda a vida, e lembrei muito da amizade entre Elinor e Marianne, de Razão e Sensibilidade, ao perceber a ligação entre Jane e Cassandra. Quem já leu o romance com certeza identificará o mesmo, principalmente quando Jane fica doente e Cassandra passa a cuidar dela: percebemos a mesma preocupação e o intenso sofrimento de Elinor em relação a Marianne!

Tenho apenas uma crítica a fazer sobre a biografia: os últimos capítulos são dedicados a resumos minuciosos das obras mais famosas de Austen. Logo, para quem não gosta de spoilers (como eu!), tome cuidado a partir da página 118 do capítulo cinco, “Um destino extraordinário”. Para mim não houve problema, por já ter lidos as referentes obras. Mas para quem não as leu, creio ser desnecessário conhecer todo o enredo, incluindo o fim de cada uma! PORÉM, isso depende das prioridades de cada leitor: algumas pessoas não têm interesse de ler certos livros na íntegra, preferindo conhecer apenas o resumo (sem preconceitos!), e outras até pretendem ler, porém não se importam de saber os detalhes da história e o final.

Creio que esses resumos foram desnecessários à obra. Não só por serem spoilers, mas pelo fato de as obras de Austen serem tão conhecidas mundialmente que não existe dificuldade alguma de encontrar tais enredos em outras fontes! Claro que, como já afirmei, as necessidades do leitor variam: esta obra pode ser indicada como um ótimo referencial para quem elabora trabalhos acadêmicos sobre as obras de Austen. Neste caso, portanto, os resumos são bastante válidos.

Para quem leu ou quer ler este livro apenas como entretenimento e não para estudo, os resumos foram o único ponto negativo ao meu ver, pois se trata de uma leitura bem agradável e rica no aspecto biográfico. Vale a pena conhecer as informações da autora!
Cy 22/08/2015minha estante
Sua resenha veio no momento perfeito. Estava atrás de uma biografia dela para ler, encontrei. Muito obrigada pela dica, ótima resenha!

Geórgea 22/08/2015minha estante
Obrigada, Cy! Que bom que gostou! E espero que você goste do livro. Comprei outra biografia dela, "Uma Memória de Jane Austen", mas ainda não li!

Hewe 18/12/2018

Eu nunca li Jane Austen (pois é!) e não tenho muito conhecimento sobre a escritora, apesar de ter noção de sua grandeza. Ao mesmo tempo que esse livro de Catherine Reef fez crescer em mim muita curiosidade para pesquisar mais sobre Austen e suas obras (talvez esse fosse seu objetivo principal?), também me deixou com uma sensação de superficialidade.
Mas de qualquer forma, percebi que Jane Austen sem dúvidas foi uma figura misteriosa e singular.

regifreitas 23/06/2014

Disponível em:

Portal JuLund 10/01/2017

Jane Austen – Uma Vida Revelada, @NovoSéculo
O livro nos conta trechos desde seu nascimento até o falecimento, porém seu foco maior é dado para os livros publicados, onde busca compreender os acontecimentos com o processo de escrita de suas principais obras Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Mansfield Park e Emma e também os títulos publicados após seu falecimento.

A autora dessa biografia Catherine Reef nos apresenta o universo onde a escritora viveu e algumas das pessoas com quem conviveu, porém relata a dificuldade que é falar sobre Jane, pois muitas biografias são escritas através de diários ou cartas deixadas, mas infelizmente após a morte de Jane seus familiares destruíram tais relatos.

Jane Austen é apresentada como uma pessoa misteriosa, onde sua personalidade era questionada e muitos divergiram sobre isso por séculos. Gentil e amável ou Sagaz e espirituosa? Ambas personalidades lhe são atribuídas, isso mexe com nossa imaginação e o torna ainda mais instigante.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/jane-austen-uma-vida-revelada-novoseculo

Ana Ramos 23/07/2017

O livro contém spoilers kkkkk
Ta certo que existem poucas infomações sobre a escritora para uma robusta biografia, mas o livro contorna isso colocando praticamente a historia de todos os livros da escritora inteira.
Quem nao leu algumas edições ainda ( como eu) vai receber uma chuva de spoilers.