História da Assembléia de Deus - A Pioneira

História da Assembléia de Deus - A Pioneira Besaliel Rodrigues

Resenhas - História da Assembléia de Deus - A Pioneira

><'',º> 12/12/2015

"É a primeira vez que alguém ousa escrever a história da Assembleia de Deus no Amapá. Sei que a empreitada não foi fácil. Sabemos que a informação oral é esparsa e documentos escritos se perderam. Contudo, o autor, como um descobridor de pérolas, soube mergulhar no oceano das informações e dos fatos garimpar as melhores pérolas escondidas da história do povo de Deus no Amapá, e nos brindar com esta joia literária que passa a ser um valioso presente a história da Assembleia de Deus no Amapá."

Pr OTON MIRANDA DE ALENCAR (Trecho do Prefácio do livro)

z..... 02/06/2014

Essa obra é a única que conheço, no momento, com a história da Igreja Assembleia de Deus no Amapá. A edição é de 2001 e tem 85 páginas. As histórias que o livro apresenta são reveladoras e desconhecidas por grande parte dos próprios membros da igreja.

A Assembleia de Deus "A Pioneira", justificando o nome como é conhecida em Macapá, foi pioneira como igreja evangélica amapaense. O livro apresenta relatos interessantes, como a vinda do missionário Clímaco Bueno Aza (em 1916) e a receptividade opressora que teve por parte do Padre Júlio Maria Lombard, havendo os episódios da retirada à força de suas Bíblias e folhetos, seguindo-se da queima nas imediações da igreja de São José.

Descobri também que a atual sede da Igreja AD ia ser construída no local onde hoje está a EMBRATEL, ao lado do Teatro das Bacabeiras, só não ocorrendo devido a solicitação do Governador Janary para que fosse escolhido outro local, em atendimento a um desconforto das autoridades católicas.

O livro apresenta outros relatos e alguns eventos importantes não foram tratados (como o desabamento do teto do primeiro templo central). Pontos que certamente serão abordados em uma nova e necessária edição.

Há a biografia resumida de cada um dos pastores da sede, com atenção detalhada ao ministério do Pastor Otoniel Alencar, entre 1962 e 1994, um dos mais longos no Brasil e frutífero em muitos aspectos no Amapá.

O que não gostei foi a ausência de fotografias, que por si mesmas contariam muita história.

Enfim, um livro de cunho histórico e de leitura fundamental a todos que queiram conhecer a Igreja Assembleia de Deus no Amapá.

Deixei uma cópia para consultas na Sala da Literatura Amapaense, na Biblioteca Pública de Macapá.