Gears Of War - Fim da Coalizão

Gears Of War - Fim da Coalizão Karen Travis

Resenhas - Fim da Coalizão

Bruno Venâncio 08/12/2018

O passado encontra o presente
Uma obra incrível para os fãs da saga de Gears of War, o "Fim da Coalização" além de excepcional em sua explicação de para onde a humanidade foi após o afundamento de Jacinto (Gears of War 2) e antes dos eventos de Gears of War 3, consegue transmitir o que foi a vida dos principais personagens da saga durante os primeiros anos da Guerra Locust, tema brevemente abordado nos jogos Gears of War Judgment e Gears of War 4. Traviss consegue explorar a série de emoções dos personagens perante o fim da Guerra do Pêndulo contra os Indie (URI), e o Dia D, quando inimigo subterrâneo Locust realizou um ataque maciço contra a humanidade, passando inclusive para o Contra-Ataque do Martelo da Aurora e como isso afetou os bravos soldados da CGO. Por fim, o livro aborda o desenvolvimento da infecção Lambent na superfície de Sera e como a nova casa da humanidade na Ilha de Vectes não é tão segura quanto esperado.

Lary 19/08/2014

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos - Laryssa
Olá pessoas! Hoje trago a vocês a resenha de "Gears of War: Fim da Coalizão", quarto livro da série Gears of War (primeiro publicado aqui no Brasil) de Karen Traviss. A série é baseada em uma franquia de jogos, motivo pelo qual o solicitei, esperando uma história cheia de ação. O que será que encontrei?

Para começar, Karen Traviss possui uma escrita perfeita, nem muito detalhada nem muito breve. Por sua consequência, a narrativa do livro, que por vezes remonta o passado, não é exatamente parada, mas uniforme e tranquila, sem grandes picos, mas dotada de tensão graças ao enredo.

Agora, ignorando completamente a autora, já que se inspirou no jogo, me sinto um tanto obrigada a explicar do que se trata o enredo, principalmente sendo o quarto livro da série (antes do terceiro jogo, se não me engano) e tendo uma premissa não muito original cheia de pormenores.

Resumidamente, aparentemente do nada, a população foi atacada por Locust (zangões), sendo quase extinta por eles e por uma medida do governo. Agora, ao se exilarem, são atacados por um novo tipo de criatura que está a evoluir, os Lambent (brilhosos). Antes, existiam conflitos políticos entre a COG (Coalizão Ordenada de Governos que era uma grande potência e da qual o livro trata) e a URI (cujos membros são os Gorasnis), no entanto, pelo bem dos sobreviventes, eles estão em relativa paz, apesar de ser apenas entre membros. Por quê? Porque quem não faz parte de uma das organizações é um Abandonado, que apesar de ter a defesa dos militares, não é prioridade e vive em meio à decadência como marginais.

Com tudo isso "rolando", eu esperava que a autora explorasse muito os embates com os Lambent e mostrasse a melancolia de quem perdeu entes e ainda visasse às revoltas e a queda da COG. Bem, digamos que não foi bem assim.

De fato, o livro mostra um lado não tão explorado no jogo (pelo que li), mas dessa forma, abandona a ação e os sentimentos. Entendo que após muito sofrimento, eles venham a se acostumar, porém é no mínimo necessário que o leitor sinta isso e não suponha como aconteceu. Em relação aos Abandonados e suas revoltas, tem seus momentos, principalmente em memórias, mas nada que possa ser considerado com destaque.

A realidade, é que se tratando de guerra, principalmente depois de ter lido artigos sobre conflitos entre Israel e Palestina e Sudão e Sudão do Sul para um trabalho, foi extremamente estranho me sentir indiferente às situações e às pessoas de "Fim da Coalizão". O máximo foi me sentir tensa em relação aos desfechos, mas tudo pensando na ficção.

Enfim, voltando a Karen, posso dizer que trabalhou bem a personalidade dos personagens, apesar de não suas reações. Suas descrições, no entanto, são ótimas sem atrapalhar nossa própria imaginação (em relação às criaturas).

P.S.: O trabalho da Editora Única está ótimo, com páginas amarelas como sempre.

site: http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com/2014/08/resenha-gears-of-war-fim-da-coalizao.html