Planetary - Vol. 4

Planetary - Vol. 4 Warren Ellis

Resenhas - Planetary, Volume 4

André Aquino 11/04/2023

É incrível
De todas as minhas experiências no campo das HQs, Planetary se destaca.
É uma obra singular, única e essencial. Todas as referências sobreviveram ao tempo e são extremamente importantes na narrativa.
Neste momento, se eu pudesse recomendar uma coisa, seria Planetary.

Marc 06/06/2014

Provavelmente, no futuro, ainda vou colocar essa série entre as melhores e preferidas que já li. Acho que apesar da enorme diferença de temática, certamente podemos comparar com o maravilhoso trabalho de Alan Moore em Monstro do Pântano. Não pela narrativa ou pelo tema, como disse, mas pelo impacto na produção de novas histórias e na maneira como outros autores passaram a entender as HQs.

Destaco, negativamente, no entanto, a associação entre ciência e misticismo. Não se pode creditar ao autor essa tendência, evidentemente, é um fenômeno que tomou de assalto o pensamento ocidental quando Fritjof Capra escreveu aproximando algumas reflexões das filosofias orientais a descobertas da mecânica quântica no ocidente. Sabemos hoje que esses paralelos não podem ser traçados dessa maneira e que a mecânica quântica, profundamente ancorada no raciocínio lógico apenas parece intuitiva, de modo que suas descobertas, por ainda não poderem ser comprovadas, em sua maioria, soam a todos os leigos, como a maioria de nós, mais como efeito de uma “iluminação” do que de raciocínio lógico. Assisti um místico discorrer alguns meses sobre temas espirituais a partir de um vocabulário científico, embora vazio de significado, e posso comprovar que termos como quântico, planos bidimensionais e outros são amplamente usados sem a menor preocupação com seu significado original.

Isto posto, a série foi verdadeira divisora de águas no começo de nosso século. Há uma frase emblemática de Elijah Snow sobre a maneira como o conhecimento costuma andar ao lado do poder e que isso significa destruição na maioria das vezes. Ele, ao contrário, o herói do século XXI, pretende mostrar que o conhecimento pode contribuir com a paz e com a integração da humanidade. A violência até pode ser útil, mas só em situações específicas e dentro de uma estratégia definida muito antes. Depois de Planetary, os heróis precisam ser mais inteligentes e conhecer mais da vida que os cerca. Não é coincidência a guinada dos títulos da Marvel e da DC depois disso.

Se olharmos por um período mais longo, Planetary é uma reação à fase dos anos 90, encarnada principalmente por Lobo, em que os heróis são todos bombados, as mulheres siliconadas e a moralidade é jogada totalmente para o lado. Os heróis dessa época chegavam a se confundir com vilões, às vezes sendo até mais cruéis que eles. Tudo muda a partir daqui. E acredito que essa nova visão contribuiu muito para a revitalização dos vingadores feita por Brian Michael Bendis, por exemplo. Por essa razão, levando em conta que é uma série muito bem escrita, os fãs de quadrinhos mainstream deveriam conhecer e ler Planetary, porque a maioria das boas histórias que gostam tem suas bases nessa série.

Leonardo 08/07/2014

estranhamente sensacional
A grande obra de Warren Ellis chega a um final sensacional, com muitas referências a teorias científicas e cultura pop.
Absolutamente obrigatório para os fãs dos bons quadrinhos.

lexsouza 25/03/2020

Pra que gosta de quadrinhos
O último volume encerra bem essa bela homenagem aos diversos clichês da cultura pop no século XX.

marceloboemeke 06/10/2023

Quero esquecer pra ler de novo
Gostaria de poder apagar Planetary da minha memória, só para ter a experiência de ler novamente pela primeira vez. Desde o meu primeiro contato com essa série, foi amor instantâneo. A história, a arte, os conceitos explorados, os personagens extremamente cativantes e cheios de personalidade... Warren Ellis é um gênio dos roteiros e John Cassaday é um monstro do desenho. A leitura de Planetary é uma experiência única, um misto de sentimentos gostosos e mensagens muito positivas sobre um mundo que as vezes pode parecer cruel, mas que é acima de tudo muito estranho. E devemos mantê-lo assim.