Réquiem

Resenhas - Réquiem

ByeoI 25/03/2024minha estante
DERRUBEM OS MUROS

Yasmin.Guedes 21/03/2024

Lauren Oliver estava com pressa pra acabar a triologia ou a editora estava pressionando ela a terminar logo, NÉ POSSÍVEL.
Ela faz você gostar dos personagens e se envolver nos livros anteriores pra simplesmente não dar um final pra eles ou tipo ????, é isso a vida deles seguiu e 🤬 #$%!& o quão envolvido estamos com a história e queremos +++!

Parabéns, nota dó!
Não odeio o livro mas também não amo, e queria saber mais sobre o desenvolvimento dos personagens que ela simplesmente parou de desenvolver a história deles e fez um resumo e tipo é isso aí, eles vão seguir a vida e a gente leitor segue também sem ter um desfecho!

Malu 05/03/2024

Derrubem os muros...
Essa série poderia ser perfeita, muito perfeita seguindo planos já pensando e fórmulas de distopia. Mas acho que o que o final desse livro fez comigo não está escrito, não discordo da decissão sobre o final aberto e nem concordo também, porque realmente muitas e muitas coisa ficaram em aberto.

Porém, apesar de tudo isso, é uma trilogia que tem meu coração totalmente, se passa num mundo distópico com uma abordagem super legal, que é o amor como uma doença, tem personagens que cativam (apesar de sempre querer conhecer mais deles, acho que faltou um pouco) e uma história com um bom ritmo.

Eu gostei muito que conforme passa, vamos tendo mais cenários politicos, mas esse não é o foco do livro, certamente, ele tem um tom reflexivo e mais profundo, conhecemos mais dos personagens e sua relação com o exterior, do que o exterior em si.

Esse ultimo livro em especifico mostra muita muita pobreza e tem um ótimo fundo de revolução, amei o ponto de vista da Hana, me trouxe uma visão diferente de uma curada, o triângulo amoroso acabou acontecendo e apesar de não concordar com algumas decisões da Hana, eu gosto muito do Alex e do Jullian, por isso queria mais explicações.
EU ODIEI UMA MORTE AI TÁ, não fiquei bem, até que gostei da volta da mãe dela.

Mas era um série que merecia um ultimo livro com um fecho bem feito e mais conteudo para desenvolver todos os acontecimetos, fiquei triste por ser sucinto, mas não me arrependo, é muito muito bom e tem ótimos plots.

Valeu super a pena e amei a Lena e todo o resto, tem uma vibe pós apocalipse 2010 kskskksksksks e é incrivel!!!

E amei a mensagem no final, que apesar de não o que queriamos, a autora soube lidar bem com o rumo que ela deu ao livro.

=)

Sthefany148 17/12/2023

Esperei tanto, literalmente 3 livros, para não ter respostas
Derrubem o muro; não sejam engolidos pelo sistema. Sintam pelo amor de Deus! Ótimo, linda lição de moral e cunho político social incrível mas ainda é um livro de ficção para adolescentes (no máximo jovens adultos), logo, você precisa ao menos não fingir que não há inúmeras pontas soltas. Acho que o que aconteceu aqui é que Oliver tinha um começo e um meio em mente, mas sem fim. Ela tinha o conceito de amor sendo proibido, e sabia que toda a sociedade distópica não poderia ser destruída em um livro. Então ela escreveu um final sem fim para evitar escrever um final adequado.
Não darei menos estrelas pq é uma história boa, teve uma ideia boa, mas de verdade se perdeu.

síat 26/11/2023

Um pouco de raiva da Lena, egoísta emocionalmente.
Julian foi o motivo de terminar de ler este aqui.

anaaroch 21/11/2023

Estava ansiosa pra finalizar o terceiro livro da série.. os capítulos são dividido nas vivências pela Lena e pela Hana de forma simultânea, esse foi um ponto que gostei bastante, o livro tem sim alguns desfechos e narrativas que são ?concretizadas?, digamos assim, mas bem pouco em relação a proporção de narrativas que não tem desfecho nenhum e me deixaram com uma curiosidade e sentimento de falta enorme. Tirando isso, o livro é bom, traz novos personagens, novos cenários, alguns reencontros, algumas tragédias, enfim, vale a leitura.

bina_cachos 10/10/2023

Petição para o quarto livro
Apesar de ter relido a trilogia pela segunda vez, as últimas três páginas causam o mesmo impacto. As frases são escritas de forma que consigo imaginar a cena final com a Lena ditando tais palavras de maneira inspiradora e épica, exatamente como o encerramento dos filmes da série Divergente. Isso me deixa tremendamente envolvida com o final sentido o mesmo ideal de esperança da personagem, o que me fazia por esquecer do resto e simplesmente focar ali. Por isso 4 estrelas.
Entretanto, ler as resenhas deste livro me faz concordar plenamente de que tudo fica em aberto. A autora termina a trilogia com um cenário extremamente caótico e por fim nos deixa por viver exatamente como a personagem principal: sem saber de qualquer coisa que vai acontecer e apenas a fé de que as coisas vão melhorar. O problema é que não somos a Lena; somos leitores que estavam a par de tudo e esperamos por certos desfechos e simplemente nada é concluído.

A autora faria muito bem por fazer um quarto livro, contando o desfecho dos personagens, no estilo Felizes Para Sempre da Kiera Cass que cada parte é dedicada a um personagem.
Poderíamos ter brevemente o ponto de vista de Prego, Julian, Alex, Hana, Grace e todo mundo que importa ali. Pronto, nos faria felizes e a nota geral desse terceiro livro acompanharia a média dos anteriores.

Biia 13/09/2023

Um grande vacilo - Réquiem
Resenha com spoilers do início ao fim, então não leia se tiver interesse no livro

Réquiem foi um grande vacilo e me fez ter o mesmo pensamento que tive ao assistir Hwarang. Quando vi que faltava 9% e ainda tinha muita coisa pra acontecer, me perguntei: "Como a autora vai resolver tudo isso em tão pouco tempo?" E foi exatamente como aconteceu com Hwarang, a mesma situação: não vai!
Terminei de ler o livro não fazem nem 5 minutos e já vim resenhar porque estou muito decepcionada. A autora deixar o final em aberto é uma coisa, mas isso que aconteceu é uma grande tristeza. A Lena vai realmente ficar com o Alex? A Raven realmente morreu? O que aconteceu com o Prego? Para onde a Hana foi? O Fred morreu? A rua explodiu? Os rebeldes realmente tomaram o poder? E como eles vão se organizar depois?
Não é derrubando um simples muro de concreto que vai se vencer aquela guerra. Então, me decepcionou MUITO que essa tenha sido a resolução da guerra.

E mais, já tinha visto reclamarem que a mudança de narração tinha estragado o livro, mas eu não tinha ligado, até porque gostei de ver o ponto de vista da Hana, mas não curti a autora ter começado algo que ela não conseguiu sustentar.
Primeiro que eu odeio capítulos desproporcionais, segundo que ela não tava conseguindo levar o ponto de vista da Hana adiante porque não tinha o que mostrar, então ela só escrevia uma página enchendo linguiça e voltava pra Lena de novo e isso pra mim foi o cúmulo!
Era literalmente uma página inteira só de baboseira dando uma de Machado de Assis "ai o sol branco brilhante no alto com um céu azul da cor de num sei o que sem nuvens e um vento que me sopra os cabelos". Pelo amor de deus né? Melhore
E o final foi tão aberto que tive q pesquisar se ia ter um livro 4, mesmo sabendo desde o começo que era uma trilogia
AishaTawny 13/09/2023minha estante
Eu li esse livro a uns 4 anos atrás, e eu não me lembro de quase nada desses 2 ultimos livros, mas me lembro que realmente fiquei muito decepcionada com esse e ele me deixou entediada muitaaas vezes. É mesmo uma verdadeira tristeza, a história tinha seu potencial, mas parece como se a autora tivesse feito o negócio às pressas e o prazo acabou antes de terminar o livro, sem contar isso q tu disse do ponto de vista chato

Biia 13/09/2023minha estante
Eu não consigo lembrar de nada que acontece no segundo livro e olha que eu li ele faz só 1 semana. A ideia geral tinha muito potencial, mas a partir do segundo ela começou a se perder msm. O livro ficou entediante e a protagonista é mt chata e previsível

Mare Araujo 23/08/2023minha estante
faz anos que li e até hoje sou FRUSTADA COM ESSE FINAL

Ju Martinez 08/05/2023

Uma trilogia muito boa e com uma ideia que teve muito a ser explorado. Todo seu desenvolvimento foi muito bom, algumas partes muito tristes. O fim eu fiquei esperando um pouco mais, esperava que desenrolasse o que aconteceu após a guerra final, vai ficar para a minha imaginação.

mundo.diferente 23/04/2023minha estante
??

kkkk

Sarah.Cristina 23/04/2023minha estante
Eu concordo plenamente com vc, mesmo sem ter lido os dois primeiros kkkkkkk

Sarah.Cristina 23/04/2023minha estante
Vc prefere o Julian ou o Alex??

Sarah.Cristina 15/03/2023

A cura para o amor
Eu não entendi muito bem o livro pq esse é o terceiro e eu nunca li o primeiro nem o segundo, talvez depois que eu ler esses dois eu entenda esse.
Mas não achei o livro bom, não teve um plot bom, não desenvolve direito os personagens e ainda por cima a batalha teve um desenvolvimento terrível, talvez se a autora tivesse feito diferente esse livro fosse melhor.
Eu gostei das duas protagonistas, mas nem a Hanna nem a Lena são líderes dos seus lugares, então não faz sentido elas serem protagonistas, eu até simpatizei com o Alex,mas não entendi pq ele era tão estranho no livro e de repente voltou a ser o mesmo de antes, e o Julian começou sendo um querido e terminou sendo um querido.
O livro tinha um potencial que não foi bem aproveitado.
Anny | @annykindle 23/04/2023minha estante
Como assim não leu os dois primeiros? Kkk

Sarah.Cristina 23/04/2023minha estante
Foi puramente sem querer, eu fiz minha irmã comprar ele pra mim e uma promoção de livros e não dizia na sinopse que fica atrás se era livro único ou não

Sarah.Cristina 23/04/2023minha estante
Eu só descobri depois que eu cheguei em casa

Anny | @annykindle 23/04/2023minha estante
KKKKKKKK, olha os dois primeiros são ótimos, infelizmente esse faltou a conclusão o que deixou a história sem graça.

A
Depois eu vou ler os dois primeiros pra tentar entender esse último kkkkkkk