Uma Força Medonha

Uma Força Medonha C. S. Lewis

Resenhas - Uma Força Medonha

Elizeu.Barros 22/08/2023

Literatura densa
Das obras de Lewis que eu li, essa é a que eu considerei mais densa - inclusive em comparação com as outras duas da trilogia.
Com personagens cativantes, somos levados a refletir a respeito de suas decisões e as consequências delas.
Uma obra muito boa, mas confesso que não é para todos.

Fer 09/02/2023

Sem dúvidas, uma conclusão incrível pra uma trilogia perfeita!
C. S. Lewis mostra que sabe dar prosseguimento e desenvolver personagens de uma maneira única. Conclui a trilogia magistralmente, surpreendendo a partir do meio do livro com personagens e ideias que só poderiam sair da cabeça de um gênio.

Marcos de Mello 07/08/2022

Quando comecei a leitura imaginei que seria algo muito diferente dos dois primeiros livros dessa trilogia.
Conforme a história foi desenrolando alguns eventos foram linkando com os acontecimentos anteriores?
E aí que a mágica começa.
E a trilogia chega ao fim de uma maneira que não temos como imaginar.
Os novos personagens inseridos sao apresentados de forma breve, mas a forma de apresentação é tão bem escrita que aparenta já conhecermos a algum tempo.
C.S. Lewis foi maravilhoso em suas obras, misturar filosofia, ficção, ação e cristianismo (sem falar de religião em nenhum capítulo) só mostra o grande escritor que foi.
Uma obra densa mas maravilhosa.

Fernando Britto 02/09/2020

Excelente conclusão da trilogia!
Sem dúvidas, uma conclusão incrível pra uma trilogia perfeita!

Rebeca_Moledo 27/04/2020

Achei o livro monótono. Foi uma leitura cansativa e demorada. A história não me interessou e tirou-me a empolgação que tive quando li os outros dois primeiros.

Luc Candelore 22/02/2020

Muito mais que uma ficção científica.
Lewis escreve esse terceiro volume da Trilogia Cósmica sob uma perspectiva mais aberta. Nesse livro o conteúdo ficcional se mescla com um pouco de misticismo e o resultado é super legal.
Temas como humanismo, ceticismo, científicismo, ateísmo e cristianismo são abordados nessa trama literária.
A força realmente é medonha. Leia e tire suas conclusões.

Leituras e Reflexões 22/09/2018

Amei a trilogia cósmica! Cada livro foi melhor que o outro. Mas este, indubitavelmente, foi o melhor deles.
A trama tecida com um pouco de suspense, mistério e reflexões sobre o propósito divino do casamento... além de muito mais. Porque com Lewis é assim: sempre tem muito mais.
Como eu já disse na minha resenha a respeito de Perelandra, Lewis sabe como tecer primorosamente os fios da filosofia, da apologética e da literatura.
Há alguns que dizem que C. S. Lewis demonstra nesse livro que seu lado "místico" nunca foi abandonado. Pra mim isso não tem nada a ver. Kkkkk... não podemos esquecer que ele foi estudioso voraz e apaixonado da literatura clássica, e por isso o "mito" nunca deixou de aparecer em suas obras. De forma brilhante e sempre submetido ao divino! Enfim, uma obra de arte! ... QUEREMOS O FILME rsrs...
Pri de Luz 28/10/2018minha estante
Eu aaameeeiii o Perelandra, mas este terceiro realmente é fascinante e "apocalíptico"... Só não curti muito o primeiro da Trilogia, porque demorei pra começar a entender a história, kkkk

Leituras e Reflexões 29/10/2018minha estante
Eu também demorei a conseguir acompanhar a imaginação do Lewis. Rsrs tive que ir pro Google

Pri de Luz 29/10/2018minha estante
Você viu a mensagem que lhe mandei inbox?

Leituras e Reflexões 30/10/2018minha estante
Simmmmm... já até te respondi! E já me inscrevi no seu canal

Pri de Luz 30/10/2018minha estante
Obrigada por se inscrever no canal

Tivri 04/09/2018

Urendi Maleldil!!
Depois de diversas viagens cósmicas, este livro me cansou, mas me apresentou o que ele propôs no início, um conto de fadas para adultos. rs. Consegui achar Nárnia, Perelandra, Merlin, Corrupção, Arca de Noé, Apocalipse, Zordon e profecias. Tudo isso com a pitada de um velho romance que cria e recria um cenário e seus personagens; com uma história de amor cansada e desacreditada; com um QG de uma liga de vingadores bem estranhas; com uma colher de chá de 'Este mundo tenebroso' e seus esquemas do universo demoníaco do Ensino Superior; com aquele Q de astros (Saturno que o diga); com muitos temas atuais discutidos, e o Cristianismo apresentado sempre que necessário.

Demorei de ler, mas não me arrependi. Acredito que uma leitura mais calma me proporcionou crescer com os diversos cenários e personagens, coisa que quase não acontece com seus antecessores (Além e Perelandra).

Porém, é um livro ótimo, um grande romance, uma ótima história e com a cabeça do Lewis, nem se fale.

Urendi Maleldil!!!!!

Resenhas Cristãs 16/04/2018

Leweis de novo!
Para quem quiser ler a resenha completa "COM FOTOS" no meu blog dos três livros da série, basta acessar o link abaixo.

Blog Resenhas Cristãs.

Se inscreva no nosso canal. Fazemos sorteio de livros uma vez por mês.

site: http://resenhascristas.blogspot.com.br/2018/04/resenha-0071-trilogia-cosmica-cslewis.html

Renato Alves 17/07/2017minha estante
Que facúndia...

Lucas 10/11/2016

Meu primeiro contato com Lewis foi com As Crônicas de Nárnia, e já fui conquistado por ele após terminar O Sobrinho do Mago. Devorei as sete histórias das Crônicas com vontade e prazer, aproveitando cada frase e cada nuance literária daquela mente fantástica. Isso aconteceu quando eu era pré-adolescente e alguns anos mais tarde repeti a experiência, lendo novamente a obra e percebendo novos significados, me encantando ainda mais com a leveza e complexidade abordada na obra, de abrangência surreal. Agora tive o oportunidade de ler a pouco conhecida no Brasil Trilogia Cósmica, mas considerada por muitos como uma das grandes sagas do século XX. E não é para menos. Aqui, Lewis escreve de uma forma adulta e madura, permeando entre a fantasia, a filosofia, a espiritualidade e a psicologia humana ao decorrer dos seus três livros. Participamos de viagens espaciais a mundos extraordinários, conhecemos seres impensáveis e das mais diversas aparências e entramos num entendimento novo e ampliado de uma visão do que é a religião. Toda a mitologia criada por Lewis com os habitantes de Malacandra, a geografia de Perelandra e a imagem dos eldils, além do ameaçador NICE na conclusão da saga é algo que enche os olhos, numa mescla de lendas britânicas às mitologias cristãs, nórdicas, gregas e afins. Há de tudo: desde o significado do sexo e do casamento à analogia do momento em que o livro foi escrito, época da Segunda Grande Guerra. Paralelos diversos com o mundo real (que não deixa de ser no livro) e situações que estavam ocorrendo no momento, além de ilustrar momentos de transição importantíssimos da vida do ser humano. Esta conclusão da saga, por mais que se espere uma batalha de proporções intergalácticas e o abuso da imagens de poderes fantásticos e mágicos, ou um final mais dramático, ainda mais destruidor, se mostra perfeito, acompanhando com coerência a linha dos livros anteriores. Todos os personagens são muito bem trabalhados e o terror transmitido é feito de uma forma minuciosa, investindo em ações comuns e possíveis misturadas a uma dose da fantasia. A ameaça se mostra real e a resistência consciente, apesar de sua aparente passividade. E o fim de Ransom não poderia ser melhor; um personagem incrível e belíssimo da literatura inglesa. Até agora (ainda é cedo para confirmar, já que ainda há muito a ler do autor), minha obra preferida deste gênio. Um verdadeiro estudo filosófico em forma de ficção científica.

Samu 29/09/2014

Lewis
Desde o primeiro contato com o autor me encantei pela forma como escrevia, sua inteligência, seu humor sarcástico, a trilogia cósmica é arrebatadora, uma leitura instigante, inteligente, nos leva a reflexões profundas sobre religião e espiritualidade.

João Paulo 11/05/2014

Lição para toda vida
A nossa natureza procura sempre achar a palavra certa pros sentimentos, mas pela nossa própria incapacidade de pôr palavras em tudo, este é o sentimento que escolho para definir esta leitura fabulosa: estou extasiado.

Como este é o último livro da trilogia, vou falar um pouco sobre ele e terminar falando de toda trilogia cósmica assim como um pouco do que eu aprendi com Lewis.

A leitura de Uma Força Medonha é mais agradável, parte pelo fato de os capítulos serem divididos em sub-capítulos menores, parte porque temos mais personagens e eles são mais cativantes, mais tramas e mais suspense. Tudo isso facilita o trabalho do leitor e o envolve de um jeito mais direto.

Você realmente se espelha na história. Há toda uma simbologia que reflete as escolhas da vida cotidiana, ligadas à filosofia e a sociologia. As descrições minuciosas das cenas e dos pensamentos do personagens praticamente obrigam o leitor a viver na pele deles, a se ver entre suas escolhas, seus desejos e medos.

O final do livro é implacável. Acaba no jeitinho Lewis de acabar uma história. Sempre da vontade de ler mais e se pressupõe que há muito mais história pra se contar.

É fácil perceber que a Trilogia Cósmica não é um livro para iniciantes. Arrisco a dizer que um iniciante não iria de modo algum gostar da trilogia como eu gostei. Toda ela pressupõe que o autor já tenha uma certa carga literária nas costas. É uma obra densa, cheia de conflitos existencialistas e filosóficos, que a deixam ainda com mais brilho, mas que seria extremamente entediante para uma criança, por exemplo. Não é como Nárnia que tem a capacidade de encantar a todos, mas é igualmente linda quando compreendida por completo.

Agora, falando do autor: quando digo que Lewis é genial, não é porque ele dá respostas incontestáveis, mas porque ele evidencia a incapacidade de todas as coisas de serem incontestáveis.
No livro ele consegue juntar passado e presente, evidência e abstração, procura dar ao presente respostas utilizáveis ao futuro. Na obra é extremamente perspicaz, precisa lê-la por inteira para perceber que suas partes são interligadas.

Aqui eu preciso reforçar minha opinião de que suas histórias NÃO SÃO tipicamente cristãs, mas que existe uma certa verdade em toda religião, e toda filosofia que nos tire de divagações das quais nunca existirão respostas. Quando Lewis cita adão, ou Jesus, ou Deus, ele não está falando de personagens de uma única história para qual existe uma única verdade. Portanto, ele fala também de Thor, de Alah, de Zeus e da Mãe Terra. Quando ele fala sobre Deus ele não o está definindo como homem, com barbas e cabelos brancos, mas simplesmente mostrando a força, a energia que pode ser encontrada nos deuses de todas as religiões.

Enfim, você se diverte e aprende bastante.