Quando Meu Pai Perdeu o Emprego

Quando Meu Pai Perdeu o Emprego Wagner Costa

Resenhas - Quando Meu Pai Perdeu o Emprego

Matt 02/01/2021

Na Nave Azul
Bom, eu quase nunca faço resenhas aqui, mas eu precisava dizer a vocês que relevem a capa de mau gosto e façam o favor a si mesmos de ler este livrinho tão bonito por dentro.
Uma família de classe média perde quase tudo e precisa refazer suas prioridades; o filho mais velho super-revoltado com a situação, é o causador de muitos conflitos na narrativa. Eles passam por muitas intempéries, porém com muito companheirismo e força de vontade. Pense você aí, como se a vida fosse ladeira abaixo e ainda assim ter de manter a calma, enquanto enfrenta problemas de saúde, mau comportamento, perrengues no trabalho, desilusões amorosas etc. Enfim, esta obra nos reforça a ideia de que a maturidade não está fincada apenas nas faixas etárias, mas na nossa percepção das coisas a nossa volta. Lindo livro, linda narrativa.

Kethilly.Nicoly 19/03/2022

não julgue o livro pela capa
No começo eu não queria lê por causa da capa mas como já diz o ditado "não julgue o livro pela capa" bem mas eu julguei e a história é muito linda, eu queria ver só o lado da história do Beto fico triste que não tenha ??

The Serial Reader 11/05/2013

A família de Pepê, de classe média alta, está passando por uma situação difícil e bastante comum no Brasil: o pai perdeu o emprego. Tudo muda drasticamente na vida deles. Sem estabilidade financeira, o conforto e as mordomias se vão. As dificuldades e as mudanças pelas quais são obrigados a passar, afeta toda a família de um jeito muito profundo.

"Eu já tinha ouvido, no papo dos adultos, que é uma tremenda barra na família quando o pai perde o emprego. Dizem que as coisas mudam, que a situação de grana aperta e que é um tal de hoje tem e amanhã não tem."

O livro trata de uma forma bem leve e divertida sobre as mudanças pelas quais todos da família passam com o repentino desemprego do provedor da casa. Além de perder a estabilidade financeira, e com isso, confortos e privilégios com os quais estavam acostumados, a família sofre com o modo que são tratados por antigos "amigos". Pepê, o narrador, sempre tenta apoiar sua família, e nos conta, do seu ponto de vista, como foram essas mudanças e no que elas acarretaram. Gostei bastante da construção dos personagens, principalmente do vovô, o "Capitão Esperança", que achei tão parecido com o meu avô. O ponto de vista do Pepê é bastante otimista e maduro pra idade dele, mas ainda sem perder aquela visão inocente e doce da vida, mesmo com as dificuldades, uma das coisas que mais gostei no livro. A convivência de um membro da família com os outros é bem complicada, e isso foi ótimo também porque toda família tem isso, alguém que amam mas que a convivência é tumultuosa por diversas razões.

"Desde que me conheço por gente e até os meus quatorze anos, a nossa vida na Nave Azul sempre foi de mordomia. (...) estudava um poucp no meu quarto e, depois, quase sempre com algum amigo, ficava 'jacarezando' na piscina lá de casa."

Li "Quando meu pai perdeu o emprego" quando estava na escola, na 5ª ou 6ª série, em uma tarde. É um livro que eu recomendaria para 8 à 12 anos, e acredito que foi uma ótima escolha da escola em que eu estudei, as lições sobre como o dia a dia das pessoas podem mudar, sobre como a falta de dinheiro afeta as pessoas, mas principalmente sobre ficarem unidos nas dificuldades, são muito importantes! Um pai perder o emprego é algo que acontece bastante no Brasil, e lidar com isso de uma maneira que as crianças não fiquem com medo e entendam que é apenas uma dificuldade com a qual terão que lidar, é essencial, e o autor Wagner Costa soube como lidar com isso na história da família de Pepê. Apesar das dificuldades, de perder conforto e privilégios que o antigo emprego do pai da família provinha, eles se mantiveram unidos (com alguns atritos e bastante colaboração), e souberam lidar com a situação.

"A família da gente é como uma nave espacial em viagem pela vida. Cada família tem um caminho a percorrer neste mundão de Deus! Há momentos alegre e também difíceis nessa viagem. O importante é que a tripulação permaneça unida. às vezes, como agora na família de vocês, a viagem dá de frente com uns probleminhas..."

3/5

(Como um infanto-juvenil não é o tipo de livro que mais me agrada atualmente, dou 3/5, porém RECOMENDO muito para crianças. Se você tem um irmãos, primos, filhos, sobrinhos, é um ótimo presente!)

Love always,
Francielle

gaby 25/08/2023

A união faz a força!
Adorei esse livro, é uma leitura rápida e que flui, é uma história interessante, deixa a mensagem e a reflexão para não nos abalarmos com as ?tempestades? da vida, e sim, sempre mantermos a esperança e a fé que tudo melhora, ainda mais se tivermos com quem contar e continuarmos unidos.
É uma leitura que vale a pena, recomendo.

14/10/2022

a capa não é uma das mais chamativas, mas é muito bom
a capa do livro realmente não chama muita atenção não é mesmo? Mas como já dizia a frase " não julgue um livro pela capa"
O livro aborda como uma família teve que se reinventar após não ter o mesmo estilo de vida como tinha antes, e por aí vai, não darei mais explicações para não contar tudo o que acontece no livro.
Ele é pequeno, leitura fácil e rápida, terminei em um dia e meio.

Flavio 8anoc 22/08/2023

Quando meu pai perdeu o emprego
U livro foi escrito por wagner costa.
O livro falar de quando o pai perdeu o emprego ,e que foi uma coisa bem dificil para as trez filhas e pra a mulher dele,eles brigava quase todos os dias, eles tinha um avô que explicou todos os ploblemas que-se passava pela casa deles.
U que eu gostei desse livro foi que o avo sempre dava um jeito para que as crianças não fica precupada com o jeito do pai, mais um dia o avo teve que ir para casa porque ele estava doente e o avô tinha uma brincadeira com uma nave espacial que ele se divertiam muito.
E que o avô fez uma carta para as três crianças como se tivesse em uma viagem com as crianças.
Eu recomendo a ler o livro que trata de uma relaçao de amizade familiar

Biadebianca 25/01/2021

Como enfrentar essa situação?
O título já diz muito da história e por ser uma situação, relativamente, comum nas famílias... Mostra como pode ser enfrentada numa perspectiva menos sofrida, mas que não deixa de ser real.

Li este livro como paradidático da escola e o tenho autografado pelo autor numa visita super simpática que nos fez uma vez.

É um livro pequeno, rápido, bem condizente com a faixa etária em que li.

Recomendo.

Larissa.Lourrany 30/08/2021

Gostaria de deixar meus profundos agradecimentos ao autor pois esse foi o livro que me despertou para a leitura. Descobri esse novo mundo de leitura com um Pepê, garoto que descobre um novo estilo de vida após uma crise familiar.
O livro é fácil de ler, bem adequado à faixa etária que se propõe, e muito fluído tornando a leitura muito agradável. Recomendo a qualquer criança entre 10 e 13 anos.
Fico surpresa com o fato de lembrar do nome de um personagem de um livro que li a 13 anos. Para mim esse livro é marcante.

AndrA65 17/03/2023

Nave azul e blá blá blá
Sinceramente só li isso para um trabalho de escola e N sei como que um tema tão sério fica chato e irritante com essa coisa de nave azul, capitão esperança e blá blá blá. E o final piora 1000 vezes oq já estava ruim

Ryan 18/11/2009

Wagner Costa \o/
Li esse livro na 7ª série (atual 8º ano, suponho). Gostei na época, lembro que é curtinho, pretendo ler em algum momento livre.

Mas o que eu mais gostei mesmo foi quando o autor, Wagner Costa, estava em Fortaleza e resolveu passar na minha escola. Foi bem inesperado, lembro que as pessoas acharam demais. E eu também. Pareceu ser um cara muito simpático, acabou fazendo com que eu gostasse ainda mais do livro dele, cheguei até a ler outro: "Eu, pescador de mim", que eu também adoro e é ainda mais épico. (:

Jade194 18/01/2016

Troco!
Olá! Tenho o livro disponível para troca, quem se interessar é só mandar uma mensagem avisando. Faço trocas pelo plus e livro x livro.

Esther.Prates 11/06/2021

O primeiro livro que li com muito prazer
Eu era muito nova quando li, acho que ele tem menos de 100 páginas e isso foi um desafio e tanto quando li. Porém, me apaixonei, foi com esse livro que comecei a realmente gostar de ler. A história é tão legal e fofa, você acompanhar como a familia passa por altos perrengues mas que eles permanecem juntos, lógico que com algumas intrigas, mas a Nave Azul continua firme e forte. O jeito com que é narrado também é muito bom. Realmente não sei muito bem o que falar dele, ja que li a muito tempo atrás, mas só queria deixar registrado que é um livro incrível, principalmente para crianças.