Paulo Freire

Paulo Freire Ana Inês Souza (org)




Resenhas - Paulo Freire


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Mumartins 10/08/2022

Um chamamento para a reflexão sobre a prática pedagógica
Compreender a importância e a magnitude da obra de Paulo Freire verifica-se como requisito fundamental na vida de qualquer educador que busque melhorar sua prática pedagógica. Antes de mais nada, é necessário esclarecer que este compêndio de artigos que tratam do filósofo e de textos que são de autoria do próprio Paulo Freire busca não somente a análise da teoria freireana, mas também busca adequá-la aos tempos modernos. Isso porque, como afirmado logo no início dos artigos, Paulo foi um homem que viveu e esteve sendo de acordo com o espírito de sua época e que, portanto, estava no e com o seu mundo.
Assim sendo, os autores começam o texto analisando a tese de doutorado de Freire, intitulada Educação e Atualidade Brasileira. Em sua tese, ele busca afirmar que a educação deveria se adequar à nova forma de organização social que estava em ascensão no Brasil: o campesinato estava migrando para a cidade e passando a integrar o operariado, enquanto este, por sua vez, passou a se inserir na vida pública. Logo, seria necessário que o povo soubesse ler, mas não ler somente a palavra: era necessário que soubessem ler criticamente o mundo ao seu redor, para que assim pudessem lutar por uma sociedade mais justa.
Quando João Goulart assumiu a presidência, Paulo Freire foi chamado para integrar o Conselho Nacional de Alfabetização. No entanto, no dia 1 de abril de 1964, ocorreu o golpe cívico militar e o educador foi preso durante 72 dias. Posteriormente, Freire partiu para o exílio no Chile, onde escreveu seu livro mais famoso: A Pedagogia do Oprimido. Neste texto, ele aborda questões como a importância da educação na libertação da cultura oprimida e, consequentemente na libertação do opressor, levando em conta que um indivíduo só pode ser verdadeiramente livre quando ele respeita a liberdade dos outros.
Estas são algumas das muitas questões abordadas pela obra aqui resenhada. No entanto, seria importantíssimo para o leitor que ele se aventurasse por este e tantos outros livros que abordam a teoria freireana e, principalmente, que o leitor vá ler diretamente as fontes, ou seja, os livros de Paulo Freire.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR