Nova e Velha Pátria

Nova e Velha Pátria Jaco Guinsberg




Resenhas - Nova e Velha Pátria


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Henrique Fendrich 13/11/2019

O sujeito ouve uma piada e pensa em contá-la à noite quando visitar a família de uma mulher por quem está interessado. Chegando lá, não apenas não acha ocasião para encaixar a sua piada como ainda vê um primo se aproximar da sua amada. Ele sairá de lá frustrado e só conseguirá contar a sua piada na situação mais despropositada possível: para a filha de uma mulher que estava às portas da morte.

Uma mãe vê a sua família desfeita com o início do horror nazista. O filho ela havia conseguido mandar para Israel. O marido é morto, ela sobrevive e depois de muito tempo pode viajar para encontrar o seu filho, mas, chegando lá, precisa enfrentar a resistência da "nova mãe" do menino, que o próprio filho parece preferir. Uma versão moderna do julgamento de Salomão: quem deve ficar com a criança?

Um adolescente judeu rebelde rompe com todas as tradições, mas decide se tornar um homem exemplar na expectativa de conseguir se casar com uma mulher. Ela, no entanto, se casa com outro. Ele não pode suportar, entra na casa dos dois e está debaixo da cama no momento em que o casal está prestes a ter a sua lua-de-mel. De repente, se levanta, ergue a cama com os dois em cima e os carrega para fora.

Uma viagem de Kombi de uma cidade a outra de Israel reúne pessoas que nunca haviam se visto. No meio da estrada, começa um dilúvio tão grande que o motorista precisa parar. Todos precisam decidir o que fazer, e cada um tem o seu próprio comportamento e enxerga a vida de uma maneira. Cenas cômicas e dramáticas os aguardam, enquanto eles conversam e permitem aprender um pouco mais sobre o país.

Uma velhinha simpática já passou dos 100 anos, mas continua andando de lá para cá ajudando as pessoas em Israel. Ela, no entanto, guarda dentro de si um problema, um problema com mais de 90 anos e que vamos descobrindo aos poucos, enquanto caminhamos pelas ruas do país. O problema, no entanto, talvez não possa mais ser esclarecido nessa vida, mas a velha pretende resolvê-lo depois da morte.

Essas são sinopses de cinco contos do livro "Nova e velha pátria", antologia de contos judaicos publicada em 1966, reunindo escritores nascidos na Bielorússia, na Polônia, na Ucrânia, na Lituânia e em Israel. É o quarto livro de contos judaicos que leio este ano, e nem é o melhor deles, mas em todos encontro um punhado de pérolas que merecia fazer parte dessas listas de grandes obras da literatura mundial.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR