Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo Christiane Vera Felscherinow...

Resenhas - Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raffafust 05/08/2014

Eu tinha exatamente 13 anos quando minha tia foi me buscar na escola e me entregou o livro Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída. Achei o presente estranho mas ela alegou que eu precisava lê-lo. Depois de lido cismei com o livro. Li o mais de seis vezes , depois comprei o filme e como ele tinha David Bowie que sempre amei revia e chamava os amigos para ver em casa comigo. Qualquer pessoa que tenha sido meu amigo dos 13 aos 16 anos conhece Christiane F. eu falava do livro e do filme para todos que conhecia.
Passado os anos me deparei com o livro " Eu, Christiane F, a vida apesar de tudo". Sabia por meio de matérias que o final do livro não tinha sido o fim de seu relacionamento com as drogas e pensei seriamente que depois de tudo que havia lido no primeiro livro não poderia me impressionar com mais nada. Ledo engano. A vida da menina de Berlim que ganhou o mundo não parou no the end do famoso livro, ela continuou, e agora com a grana dos direitos autorais do livro tinha drogas quando queria.
Nunca entendi pais como o dela, ausentes e despreocupados, não podemos culpar somente esse fato ela ter se envolvido com drogas, mas a indiferença familiar ajudou muito. Nem sua irmã que parecia agarrada com ela teve mais contato. Christiane viveu sua fama sozinha, encontrou Bowie e se decepcionou por ver que ele tinha mais de marketing do que de atitude, conheceu cadeias e como sobreviver a elas, rodou a Grécia e a Suíça e se drogou de tudo que podemos imaginar. Teve casos com homens que nada valiam ou que só combinavam com ela quando drogados. Injetou, cheirou e abortou. As vezes tudo ao mesmo tempo. Se apaixonou por mulheres, homens e pelo filho. Philip veio para dar esperança a Chistiane, mas não durou muito seu afastamento do vício e ela acabou perdendo a guarda dele.
Se a nova biografia parece mais do mesmo, para quem leu o livro anterior pode dar raiva saber que todas as chances de cura e de apoio eram jogadas no lixo por ela. Até mesmo a amizade de um casal suíço que fez de tudo para ajudar ela conseguiu perder. As recaídas era constantes e a bem da verdade ela nunca se livrou 100 por cento de seu vício , aprendeu a controlar abstinência com outra droga e morre de dores no estômago por causa de uma hepatite C.
Não sabe como sobreviveu, não imagina porque tiraram seu filho e não se acha culpada em momento algum por ter magoado tantas pessoas . Pelo contrário, se sente vítima , alega que viciado é produto do meio e que não tem controle do que vive ou faz.
Christiane sobreviveu, mas nem ela sabe até quando.

site: http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/2014/08/resenha-eu-christiane-f-vida-apesar-de.html
Mel Fernandes 01/07/2021minha estante
Massa... você acaba de me convencer a não ler esse livro...

Rafa 01/12/2022minha estante
Queria muito saber sobre a irmã dela, não achei nada na Internet. ?

Núbia Cortinhas 14/03/2022

A vida apesar de tudo...
Li na minha pré - adolescência "Eu, Christiane F. 13 anos, Drogada , Prostituída" e foi muito marcante, vi o filme também. E saber como continuou a vida dela após a sua adolescência conturbada foi um misto de emoções em cada página deste livro, que infelizmente não tem a mesma fluidez do primeiro, sendo este, às vezes um pouco confuso ou descritivo demais em assuntos nada haver com a história em si, pensei até em abandonar a leitura logo no início, mas valeu a pena insistir, depois a narrativa flui. Valeu a leitura.

Bart 20/07/2020

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo
*Christiane Vera Felscherinow, Sonja Vukovic*
Editora Bertrand Brasil
265 pág, 2014
Eis que aos em seus 15, 16 anos Christiane Felscherinow passou a ser conhecida por toda Europa e ganhando o mundo com o livro, em 1981, (com 19 anos) ela chocou o mundo com o filme baseado nos relatos do livro.
Aí vc pensa, Christiane passou a ter $$ p/poder se cuidar e finalmente ter uma vida longe do que começou a encarar com seus 9 anos de idade...
Então você pensou errado.
Christiane não conseguiu largar as drogas, e nesse momento da vida, tinha fama mundial, bandas como, Rolling Stones, Ac/Dc, David Bowie (seu mega ídolo) queriam ela por perto, então você já tira... festas homéricas regadas à álcool e drogas.
Inconscientemente sempre procurando homens com os traços "afetivos" do seu pai (a relação abusiva da figura paterna à ensinou que homens bons tinham que ser como o seu pai), as vezes ficando sem heroína por 5 anos, mas sempre voltando p/mundo das drogas. Mãe, que teve seu filho levado pelo estado por julgar que ela não era mais apta p/cuidar de uma criança.
Nesse livro Christiane tem a chance também de falar sobre os exageros dos escritores quanto ao seu livro, e o quanto ela passou a ser mau vista no mundo todo, ou como os seus pais sofreram com os relatos de uma menina ávida por carinho e atenção que falou coisas que não precisavam ser publicadas. Esse é um livro de desabafo, sobre coisas que não deram certo e de como sua imagem passou a ser divulgada.
É um p?ta de um livro, um ponto de despressurizarão, mostrando um pouco de como ela tenta (por pior que esteja) levar sua vida. Leia o livro e veja como ela está hoje em dia (aos 58 anos).
Como o 1° livro, esse também choca e faz pensar! Só isso é digno de ser um livraço.
??????????
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Isla Wolff 27/12/2020

Intenso
Para todos que querem ler uma biografia impactante e intensa, essa mulher certamente viveu umas 50 vidas em uma só...

Joy 25/03/2020

Incrível
Um livro incrível que devia ser lido por todos os jovens para que entendessem como as drogas são apenas fugas dos problemas que futuramente gerará ainda mais problemas!
Uma super mãe, uma super mulher!

Simone de Cássia 07/11/2021

Se não tivesse lido o "Eu Christiane F, drogada, prostituída..." talvez eu tivesse gostado mais desse aqui. No fim eu achei só um pouco mais do mesmo. Ela faz um apanhado geral do que foi a vida e por isso, por ter lido o outro livro, ficou um pouco repetitivo. Não é ruim, mas não acrescentou muito.

Bia 03/06/2021

Real
Uma história tocante e verdadeira. Sem fazer apologia ao uso de drogas a autora narra o quanto é difícil sair desse horror . Por outro lado por um tempo, a maternidade a afastou voluntariamente das drogas. O livro não é uma resposta mas levanta muitas questões em que devemos pensar quanto ao combate as drogas e o tratamento de drogados, cujas dores vao muito alem das físicas

Recomendo o primeiro tbm.

S. T. 08/10/2015

Realista, sem drama e nem glamour
O ponto positivo do livro é que não dramatizam e nem glamorizam a história de Christiane. Tudo é exposto de forma realista, crua até. A convivência com celebridades, as moradas com amigos, o tempo vivendo como hippie na Grécia... nada disso é relatado de forma que encha os olhos de jovens influenciáveis, ao meu ver.
Por muitas vezes durante a leitura, senti até pena de Christiane, porque aparenta ser uma pessoa solitária e com pouco amor, pais distantes, o filho tirado dela, doenças decorrentes do vício e ele próprio. Acho que ela poderia estar em melhor situação, talvez, se não fosse essa solidão, mas quem sabe? Muitas pessoas com famílias amorosas vivem da mesma forma.
Por outro lado, não pude deixar de me chocar com muitas de suas atitudes. Parecia bastante corriqueiro para ela trair ou magoar alguém sem parecer sentir remorso, mas até aí ok, agora a parte que ela fala sobre o que fez com os filhotes de cachorros me deixou cheia de nojo e repulsa, e para mim foi ABSURDO descrevê-la como alguém que ama os animais, porque na minha opinião quem tem coração não comete uma atrocidade dessas. Para mim, nada do que li justifica essa barbaridade.
No mais, é uma leitura interessante para quem leu o primeiro livro e assistiu ao filme, e mostra o lado mais trágico das consequências dos atos da protagonista.
Alice 25/12/2015minha estante
Verdade, a parte dos cachorrinhos foi cruel!
Lamentável

Nina.Chermont 20/01/2022

Uma Vida Longa
Christiane nunca largou as drogas, isso é fato. A sua história de vida é dolorida, seu pai era agressivo e sua mãe tinha que trabalhar muito para sustentar as filhas e o marido desempregado, além de manter a casa em pé. Ela vivia na pobreza, e viu nas drogas um refúgio.

Eu entendo ela, é difícil se manter bem diante de tanta humilhação e destruição. Mas ao mesmo tempo, acredito que todos nós temos que, não importa o que aconteça permanecer no caminho certo.

Quando Christiane escreveu o primeiro livro, era apenas uma menina. Uma menina que tinha muita raiva dos pais, e de tudo ao seu redor. Eu acho que ela não sabia muito bem o que estava fazendo quando foi convidada a escrevê-lo, por conta das coisas que ela diz aqui. E isso faz com que eu ache o seu depoimento ( no primeiro livro) muito subjetivo e duvidoso, tendo algumas coisas que podem ter acontecido em sua vida ocultadas. ( Isso é uma hipótese minha.)

Ela mostra como a fama pode ser a pior coisa do mundo, quando é vinda de uma coisa ruim. Sua fama chega a ser insuportável, tendo pessoas a perseguindo o dia inteiro, fazendo reportagens falsas e procurando seus familiares e amigos para saber notícias dela, o que fez com que ela se distanciasse de todos.
A melhor coisa de sua vida foi ter um filho, e confesso, durante a infância do menino, ela o criou muito bem. Depois... Bom, tiraram o filho dela e ela se perdeu novamente.

No fundo sinto pena da Christiane, mas todos nós colhemos o que plantamos. É uma leitura obrigatória, caso você já tenha lido "Christiane F., Treze anos, Drogada e Prostituida".

Eu recomendo para todos!

Babi 31/01/2019

Lamentável história
Li seu primeiro livro 3 vezes, tudo isso entre os 12 e 16 anos. Lembro o quanto aquela história real me marcou, o quanto senti a dor de Christiane e como consegui compreender os tantos porquês que a levaram a adentrar em situação tão triste, ainda mais em se tratando de uma criança. Recordo também de ter ficado feliz ao final, quando - de algum modo - dava a entender que ela sairia daquele mundo sombrio.
Infelizmente, ao ler mais este relato sobre sua vida, me deparo com mais dores, tristeza e agora perseguição.
Deixo aqui minhas condolências a Christiane, mais uma vítima de pais indiferentes, de "amigos" aproveitadores, da sociedade que ama o mal alheio e meu pensamento de carinho, desejando-lhe sossego.

Mari | @maricrts 07/07/2021

Li o primeiro livro ano passado, e sabendo da disponibilidade desse segundo no kindle unlimited, engatei na leitura. O livro todo é narrado por Christiane e através do olhar dela, ficamos sabendo de sua vida, após o lançamento do primeiro livro. Recomendo para todos que leram o primeiro livro e queiram saber como ela tem passado, de como tem lidado com as drogas e suas reflexões.

Silvio 09/07/2017

Nada de especial. É somente as aventuras e romances de uma drogada inveterada. Uma pessoa que, apesar de drogada, teve muita sorte de ganhar um bom dinheiro por um livro que não escreveu e um filme que não fez. Quantas meninas havia na mesma situação? Quantas adultas há na mesma situação e sem dinheiro?
Erika 09/07/2017minha estante
Bem falado, Silvio! Eu sempre achei muito comercial isso tudo, e nas entrevistas a própria moça era bem indiferente.

Magasoares 06/01/2018minha estante
Obrigada pela dica :)