E a História Começa

E a História Começa Amós Oz

Resenhas - E a História Começa

Nara Jr 08/09/2009

Amós, mesmo velho ainda não aprendeu
Conteúdo: coletânea de ensaios sobre técnicas de retórica narrativa, baseados nas aulas e palestras dadas em Israel e nos Estados Unidos pelo autor, reconhecido e premiado internacionalmente.

Qualidade literária: apresenta, de forma envolvente, as técnicas, alusões ocultas e chaves psicológicas de dez escritores contemporâneos, como um exercício que manifesta sua própria arte literária e nos reconduz ao verdadeiro prazer da leitura.

Avaliação moral: como é sabido, o autor tem preferência por questões sexuais (no livro autobiográfico De amor e trevas já narrava o adultério do pai e o próprio). Encara como puritanismo a “repressão sexual” da que padecia a sociedade de anos atrás. Denuncia os “erros” da educação sexual de seu tempo, em particular porque esconderia das crianças a existência do prazer.

Nesse sentido, a escolha das obras por ele comentadas vem prejudicada de antemão:

Ao comentar o livro História: um romance, de Elsa Morante, reproduz o trecho que descreve um estupro. A interpretação proposta para o texto procura analogias indevidas com os valores cristãos do perdão, da piedade e da virgindade. Apesar de um pouco irreverente, não parece ter tido a intenção de agredir.

Outro texto escolhido pelo autor é o conto Ninguém disse nada, de Raymond Carver, que traz uma temática dura de dificuldades familiares. O protagonista da história é um adolescente que sofre com a família e cai no vício solitário apesar de jurar sobre a Bíblia.

Francine 04/05/2012

“E a história começa” ou “Para conhecer Amós Oz”
“Dez brilhantes inícios de clássicos da literatura universal”

Não há fórmula mágica, porém aprender e conversar auxilia na a arte de começar um texto. Este, por exemplo, começou comigo sentada no sofá, vendo um jogo de futebol e fuçando o Skoob, vi a capa desse livro e a frase montou-se na minha cabeça. Não há fórmula mágica, mas entender um pouco mais sobre como começar uma história facilita a vida do escritor. Cá estou começando.

Há vários livros que tratam desse assunto tão temido, como em “Para Ler Como Um Escritor”, que comentei várias vezes aqui, mas hoje o assunto é “E a história começa”, do escritor Amós Oz (adoro esse nome, estiloso demais). Nesse livro, lançado pela Ediouro em 2007, com tradução de Adriana Lisboa, há observações interessantes sobre o começo de dez clássicos da literatura mundial, escolhidos por ele e, claro, devem ser os seus preferidos.

Continue lendo em: http://livroecafe.com/2012/04/23/e-a-historia-comeca-ou-para-conhecer-amos-oz/