The Color Purple

The Color Purple Alice Walker

Resenhas - The Color Purple

Jean Silva 12/03/2024

The color purple é um livro muito bom, mas ao mesmo tempo desafiador e pesado. As temáticas debatidas por meio das cartas da protagonista (e depois pelas cartas da irmã dela) são cruéis e reveladoras.

O leitor precisa estar preparado para lidar com uma história difícil de ser lida devido ao preconceito, ao machismo e ao excesso de religiosidade que em muitos momentos são alvos de reflexão no livro. É uma obra necessária. Apesar dos temas sensíveis, a escrita e o desenvolvimento da história são envolventes. Eu recomendo, mas estejam preparados para lidar com tudo isso.

Lady Lazarus 14/01/2024

The color purple
Dear Celie,

Me apaixonei por você a primeira vez que vi o filme e ainda não tinha te lido. Fiquei pensando que força extraordinária tinha você, lentamente construindo sua identidade para se libertar de um mundo que te violentou tanto, não me surpreende que tenha sido o amor a te dar forças.
Ler você foi uma segunda experiência, foi aprofundar essa admiração tão grande e te revalidar não só como minha personagem favorita do cinema, mas agora também da literatura. Não preciso te dizer muita coisa, só que te amarei pra sempre e que não acho que ninguém no mundo mereça tanto ter as preces atendidas quanto você.
A passagem da revolta momentânea com Deus é uma das que mais me tocam, o amor pela Nettie é uma forma própria de amar a Deus.
Ele existe em todas as coisas, por toda parte, e se revoltaria apenas com alguém que passa por um campo púrpuro e não presta atenção. Não sou religioso, nem praticante, mas aprendi que ele existe também nos livros e sobretudo em você.
Vou reler nossa curta correspondência toda vez que eu sentir saudades, e quem sabe com anos e anos passando, eu me lembre também de me sentir jovem e me munir do amor quando faltarem as forças. Cada um reza nesse mundo como pode.

Eternamente,
Arthur.

Tatá 15/09/2023

Eu chorei MUITO com esse livro. Alice Walker é um fenômeno. Eu acabei de terminá-lo e estou profundamente emotiva com o final dessa leitura. A construção de toda narrativa é impecável. As cartas que começam sendo enviadas para deus, retratam os períodos de maior desespero e dificuldades da Celie, as cartas para sua irmã retratam todo o processo de transformação que sua vida passa a ter e o final é absolutamente a coisa mais linda que se pode esperar, em que a carta que ela escreve é para as estrelas, para deus, para todas as pessoas tornando o desfecho algo leve e cheio de afeto após uma vida tão turbulenta.
Eu não sei nem o que destacar desse livro, pois tudo é muito forte e intenso. Mas acredito que o amor que bell hooks tanto fala, no seu sentido revolucionário, é demonstrado por Shug e Celie nessa obra. O amor que move e transforma, o amor que empurra a outra pessoa para a frente, o amor que dá coragem.
A questão da ancestralidade também aparece, a questão da branquitude fica tb evidente, o que torna o livro uma ferramenta literária potente de ver questões sociais e políticas a partir de um olhar tão cuidadoso e cheio de sabedoria da Alice Walker.
Termino o livro emocionadíssima. Definitivamente entrou pra minha lista de favoritos.

Ismael Cardoso 12/09/2023

Sem ar. Sem chão.
É simplesmente o melhor livro que li esses últimos tempos. Essa história adiciona alguma coisa em mim, que eu precisava para ser. É o deus de Spinoza que já estava antes nas crenças dos que vêem deus na folha que recobre suas casas (huts), quem tiver lido sabe do que estou falando, ou não, sei lá. Não sei o que dizer, eu não tenho o que dizer, tudo foi dito por esse livro. Amei amei. É como se estivesse lendo a vida de minha mãe ali nas páginas, dos meus. De mim... Lendo a mim mesmo pelos olhos de outros que, comigo, só compartilham o que de mais humano há: o sofrimento. Já tenho data marcada para reler, agora em português, então é ler de novo, como é bom ser eu hoje, amanhã já não estou tão certo, mas hoje e no tempo que li esse livro (muito pouco) a vida foi uma delícia, grato.

Clara 30/08/2023

The Color Purple, by Alice Walker
?I think it pisses God off if you walk by the color purple in a field somewhere and don't notice it. People think pleasing God is all God cares about. But any fool living in the world can see it always trying to please us back.?

Nika 30/07/2023

É clássico por um motivo
Um livro incrível sobre o amor entre irmãs, a busca pela felicidade, as lutas contra o racismo e o machismo nos EUA no começo do século passado, e sobre autodescoberta. A maneira como a história é escrita, através de cartas, e a linguagem escolhida, como para transpor o modo como falavam no período, são muito curiosos e deixam a leitura mais fluída. Senti tantas coisas diferentes enquanto lia: raiva, alegria, alívio, tristeza, ódio, etc. e isso somou para que essa leitura tenha sido uma favorita da vida.

louis16 17/03/2023

5?
Confesso que não era uma estória que eu esperava me apegar e me emocionar tanto! são tantas coisas, tantos temas abordados que eu nem sei como começar essa resenha. é uma montanha-russa de emoções! é muito, muito bonito acompanhar a trajetória da celie até ela se entender como pessoa e realmente se sentir feliz! ela que foi tão negligenciada a vida inteira, ver esse desfecho pacífico é extremamente gratificante!!!! os personagens são todos MUITO bem trabalhados, todos eles tem histórias próprias e que não são deixadas de fora: a questão shug x celie me deixou completamente emocionada e eu senti tantas coisas ao longo do livro que era como se eu fizesse parte da história. de certa forma me identifiquei muito, porque sou como a celie, e ver ela compreender isso não de uma forma repugnante, mas amável, é tão, tão importante ? todas as temáticas apresentadas no livro são de um ponto de vista completamente novo e que eu nunca havia refletido dessa forma, questões religiosas, sobre gênero e racismo também, todas tratadas como a realidade que era na época. me sinto uma nova pessoa depois desse livro jeudvwkdirhwk acho que virou um dos meus livros favoritos!!!!!

Iany.Barros 09/03/2023

A Cor Purpura
"Querido Deus..."
Me pergunto como é possível escrever de uma forma tão linda um livro com tantas dores e sofrimento.

Eu fiquei angustiada em tantos momentos aqui, me tiraram o fôlego mesmo, todas as coisas pelas quais Celie e as outras personagens femininas tem que passar é angustiante.

Acho que o fato de ser narrado pela Celie faz o livro parecer menos "pesado". Eu fiquei muito feliz quando ela finalmente se sentiu em paz.
Karla Thaysa 09/03/2023minha estante
Essa obra é mesmo incrível e super emocionante. Há o filme também que é igualmente tocante.

Dany 15/11/2022

Enredo bem triste, tive vontade de chorar várias vezes, essa mulher não tem sossego na vida dela. Quando se é mulher negra você sofre preconceito, mas a protagonista é de pele tão retinta que sofre preconceito até mesmo entre seu próprio povo. Essa obra mostra, sobretudo, a solidão da mulher negra.

Ana 29/06/2022

Leia com orgulho?
Personagens femininas fortes, sororidade, empoderamento feminino, autodescoberta, orientação sexual, raça, gênero, identidade, resiliência e amor fraternal são apenas alguns dos temas abordados neste livro incrível.

Não é à toa que ganhou o Pulitzer. Na verdade, Alice Walker foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio (1983).

É claro que o romance não abordaria os temas mencionados acima se também não apresentasse relatos dolorosos de abuso físico e psicológico, racismo, misoginia, violência e solidão.

Depois de ser ameaçada por seu pai abusivo a nunca contar a ninguém além de Deus sobre a violência que está sofrendo, Celie, de 14 anos, começa a escrever cartas para Deus: "Querido Deus, tenho quatorze anos. (Sou) tenho sido boa menina. Talvez você possa me dar um sinal me dizendo o que está acontecendo comigo." É de partir o coração. Ela é desde cedo separada de sua irmã, a única pessoa que já demonstrou algum amor por ela. Mais tarde no romance, as irmãs começam a escrever cartas uma para a outra, mesmo que as cartas nunca cheguem ao destinatário final.

Romances epistolares são meus favoritos, mas é especialmente tocante neste caso porque dá agência a Celie. É um relato em primeira mão de alguém que de outra forma não teria com quem conversar.

Celie é silenciada, subjugada e pisada pela tirania masculina durante a maior parte dos 40 anos que as cartas cobrem. Ela é uma mulher negra do sul, pobre e mal alfabetizada, que luta para escapar da brutalidade e degradação de seu tratamento, estabelecendo uma conexão com outras mulheres e ganhando independência financeira.

Em meio a tanto sofrimento, há uma ponta de esperança: anos de abuso podem ter quebrado o espírito de Celie, mas não o destruíram.

P.s.Lembre-se de ver a cor púrpura quando estiver andando por um campo.
Carolina.Gomes 02/07/2022minha estante
??

Carolina.Gomes 02/07/2022minha estante
??

Gessyca 28/06/2022

Uma leitura necessária para todos
Uma vez que se lê esse livro, dificilmente esquece-o. Celie é uma das protagonista mais fortes que já li sobre. É difícil descrevê-la pois, que sua estória não pode ser resumida em pequenas linhas, assim como o racismo não pode ser facilmente definido para quem o sofre. Além disso, Celie sofre todas as dores que uma mulher, além de sua cor, sofre por ser mulher.
É uma obra que vai além de qualquer história de amor, feminista ou mesmo resistência. Pode ser um relato ou mesmo uma fotografia descrita das dores e alegrias dessa personagem.
Em resumo, uma obra necessária.

Eliza.Beth 21/06/2022

Não desejo fazer resenha desse livro.
Quero apenas deixar registrado para mim mesma e possivelmente para aqueles que lerão que o livro é bom, mas não me agradou por completo.
Carolina.Gomes 21/06/2022minha estante
Argumentos frágeis n me convencem ???

Eliza.Beth 21/06/2022minha estante
????
Tô sem forças para lutar contra a maré hoje

Ramon157 01/04/2021

The Color Purple
It's actually funny how we always have to stop to stare and admire the color purple in the nature. We are never entirely sure where it comes from...

This book is so good I almost cried.

andrelarios 17/02/2021

Leitura fundamental. Apesar da temática grave e, por vezes, atroz, a ingenuidade da Celie possibilita o vislumbrar de uma luz em meio a escuridão exacerbada que envolve a trama deste livro. Os personagens são cativantes e a jornada que todos eles empreendem em direção a uma vida ligeiramente mais feliz é emocionante e inspiradora. Em última instância, trata-se de um livro otimista ? surpreendentemente, isso não impede que a mensagem emancipatória de Walker provoque reflexões inquietantes.

Aistano 16/09/2020

A jornada "de herói" mais real, e mais humana que já li.
Ler as cartas de Célie foi um choque constante. Primeiro a dificuldade com o inglês de uma mulher semi-alfabetizada, que escreve como ouve. Depois dessa barreira, a realidade bruta e sufocante que ela descreve de um jeito tão humano, tão puro.

Quem persiste na leitura, chega até as camadas finais, e assiste a genialidade da autora construindo duas jornadas para Célie. A primeira é externa, as reviravoltas materiais e sociais que envolvem a protagonista. E outra, profundamente interna, em que a divindade é derrubada, substituida, para depois ser dissolvida e espalhada em tudo.

E em volta de tudo isso, um livro preenchido de história, sociologia e antropologia, crítica social, feminismo e anti-racismo.

A autora deixa a entender que os personagens "baixaram" sobre ela (que se denominou Medium). Eu tive essa mesma impressão. As pessoas que ela apresentou parecem reais demais para serem frutos da imaginação.