Atemporal

Atemporal Rodrigo Mendes

Resenhas - Atemporal

Rodrigo 22/09/2022minha estante
Gislaine, adorei seu comentário! E adorei sua maneira de avaliar o final do livro.. a ideia realmente é causar um debate, uma reflexão. O que o Lucas fez foi certo? Foi errado? E como o próprio subtítulo leva a refletir, e se fosse você nessa situação, o que você faria?
Te convido a entrar no Facebook, no grupo "Já li Atemporal". Está meio parado, mas se você colocar essa sua opinião lá, aposto que o pessoal vai entrar na discussão.
Ah, e pelo menos por enquanto, é meu único livro.. preciso me inspirar para escrever de novo. Quem sabe. :)

Gislaine 17/11/2022minha estante
Oi Rodrigo, acredita que só agora vi seu comentário? E confesso que fiquei super feliz, eu realmente procurei mais livros seus para conhecer e infelizmente não encontrei, espero que tenha mais livros, realmente gostei do seu jeito de escrever, como eu disse, você leva jeito, é realmente muito criativo.

Eu não tenho Facebook, se tivesse com certeza participaria do grupo, eu li Atemporal em menos de dois dias, quanto mais eu lia, mais curiosa eu ficava, terminei de ler amando a experiência da leitura e brava com o Lucas kkkkkk... Mas foi uma ótima experiência de leitura, obrigada!

Gabriel.Ribas 01/07/2020

Excelente: investigação policial, viagem no tempo e futuro.
Uma leitura rápida, muito agradável e que te prende a atenção. Ao mesmo tempo que é sobre investigação criminal, a obra descreve tecnologias futuristas (a história se passa em 2023) e viagem no tempo.

Um livro que eu definitivamente recomendo para quem quer passar o tempo com um bom entretenimento!!!

PS: Aceito sugestões de bons livros sobre viagem no tempo!!!

Dani 16/02/2018

Atemporal, Rodrigo Mendes
O policial Rico se envolveu há muitos anos no caso do desaparecimento e morte de seu melhor amigo durante uma operação, e sempre guardou o sofrimento e a culpa de nunca ter conseguido solucioná-lo.
Muitos anos depois seu filho, Lucas, que também se tornou policial enquanto o pai hoje está aposentado, acaba se deparando com esse caso. Novas pistas e provas fazem todo o mistério ser reaberto, colocando Lucas em perigo e trazendo consigo uma verdadeira aventura.
Gosto de viagens no tempo, por isso tinha um bom sentimento sobre esse livro, que esteve guardado em minha estante por mais de um ano. Mas, quando peguei-o para realmente ler, não consegui me sentir entusiasmada verdadeiramente e foi assim o resto da estória.
Atemporal tem uma linguagem fácil, é curto e pequeno, então dá para ler rapidamente mas, do contrário, acho que teria abandonado. Gosto de policial e viagens no tempo, mas não fiquei realmente instigada com a forma como tudo foi abordado aqui, e acho que os livros podem prender mesmo que não sejam seu estilo. Só que não foi o caso desse mesmo, ele não soube me prender, mesmo que eu tenha lido-o todo.
Os conflitos não são inovadores, não intrigam realmente, então estava lendo mesmo por entretenimento. A única coisa que havia me deixado curiosa era para saber quem estava por trás das mensagens que ajudavam Lucas, e isso se mostrou bem clichê, ainda que tenha funcionado aqui.
Essa leitura seguiu assim, sem me causar grandes emoções, e em alguns momentos pareceu ficar muito pouco convincente. O ano em que a estória se passa no presente é 2020 e tantos, e tem toda uma aura futurística e tecnológica. Mas só quando convém, sabe.
Além disso, os personagens não são exatamente cativantes, nenhum deles, sendo alguns até dispensáveis. Há um pequeno romance que brota do nada entre Lucas e uma colega, e tudo isso é realmente desnecessário e até mesmo irritante. Os diálogos dessa parte são muito bregas, para falar a verdade, e não acrescentava em nada mesmo. Aliás, os diálogos gerais no início do livro são bem irritantes mesmo. Estava constante a repetição em excesso dos nomes de quem travavam o diálogo, por exemplo: "Tudo bem aí, Lucas?", "Sim, e você, Rico?", "Estou ótimo, Lucas", "Ai que bom, Rico". É só um exemplo lol
Pensei que esse livro seria uma série, mas aparentemente é só isso mesmo. O final foi bom, aconteceu algo que eu não esperava, mas ao mesmo tempo fiquei com a sensação de que não não foi convincente (novamente), que houve muita coisa na estória para acabar de forma tão simples.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com/2018/02/atemporal-rodrigo-mendes.html

Paraíso dos Livros 06/06/2016

Resenha | Atemporal - Rodrigo Mendes
Que tramas policiais geralmente são envolventes isso sabemos, mas "Atemporal" possui isso e diversos outros fatores que colaboraram para seu desfecho surpreendente.

A história que têm seu inicio com um crime que ocorreu em 1983, onde André parceiro de Rico é assassinado após uma investigação de tráfego de drogas, volta a se refletir em 2023, onde Lucas (filho de Rico) também policial têm a chance de solucionar as lacunas que ficaram abertas desse crime. Porém a medida que as pistas aparecem seu mundo é manipulado sem que ele próprio perceba.

Inteligente e dinâmico, o livro consegue levar o leitor para dentro da investigação de Lucas, envolvendo-o junto com o personagem a cada passo, a cada questionamento. Lucas, traz características comuns que todos temos, porém de maneira mais acentuada, como o amor e cuidado com seu pai, suas irmãs, seu comprometimento com o trabalho, tentando seguir o melhor caminho para si e as outras pessoas a sua volta, lutando sempre pelo que acredita. Esses fatores acabam criando um vinculo significativo entre o livro e o leitor e talvez por essa razão o personagem se torne ainda mais intrigante ao desfecho da história.

Acredito que cada pessoa terá uma opinião ao chegar nas últimas páginas da narrativa futurista de Rodrigo Mendes, pois o livro consegue formar um contexto sólido e ainda sim desestabilizar suas crenças ao final da leitura.

O que você faria pelas pessoas que ama? O que você faria se a escolha sobre a vida de diversas pessoas estivesse em suas mãos? Teria coragem de embarcar em uma aventura onde pudesse voltar no tempo? Se as questões acima lhe deixaram curioso (a) então descubra as respostas ao ler "Atemporal".

E caro Rodrigo Mendes por favor diga que este livro terá uma continuação, pois realmente estou curiosa para saber sobre os "próximos quarenta anos" (rs).

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com.br/2016/06/resenha-atemporal-rodrigo-mendes.html
SoLinked 06/06/2016minha estante

Paraíso dos Livros 07/06/2016minha estante

Karina 01/06/2016

Resenha | Atemporal - Rodrigo Mendes

Andréa Bistafa 26/04/2016

Atemporal toca em uma parte sensível das minhas dúvidas e cogitações sobre a vida. E se existisse um de nós para cada dia, para cada momento? E se o eu do passado estivesse lá ainda vivendo dia após dia um repetição e o eu do futuro estivesse apenas esperando tudo recomeçar em um ciclo sem fim?

Esse é o livro de estreia do escritor Rodrigo Mendes e que justamente me atrai pelo fato citado acima.

Em 25 de fevereiro de 1983 André falhou em uma missão, o policial foi morto em troca de tiros enquanto tentava fugir de seu cativeiro. Na cena do crime foi encontra uma placa de metal, a qual nunca conseguiram fazer ligação a nada, nenhum assassino foi incriminado e o caso foi arquivado.
Ano de 2023. Lucas é um jovem policial e à ele foi designado algumas evidencias a pouco encontradas a respeito do crime cometido em 83. Esse caso com certeza não teria sido desenterrado se Lucas não fosse filho do melhor amigo de André, Rico que trabalhou com ele na 14º Delegacia de Polícia de São Paulo e hoje aposentado; que nunca esqueceu que perdera o amigo a anseia por justiça.
Até aqui teríamos apenas um thriller policial como muitos, se não fosse pelo único fato da recente descoberta: A placa de metal da cena do crime, após investigada com aparelhos modernos datou de 12 de julho de 2023 contendo ainda outra data, 24 de julho de 2023, sendo esse dia 24 uma data que ainda está por vir, que fará Lucas iniciar sua corrida contra o tempo em busca da verdade.
Como explicaríamos a existência dessa placa naquela cena de crime há quarenta anos atrás? Tudo muito misterioso, mas tudo fazendo uma estranha ligação com duas empresas de Turismo e Exportação que já haviam registrado ocorrências com transporte ilegal de drogas.

Existia mais. Haviam rumores de uma maquina do tempo sendo projetada por paquistaneses no mercado negro.

O autor aplicou uma narrativa diferente em sua obra. Ao mesmo tempo que é corrida, não lhe faltam detalhes. Tudo é bem explicado e detalhado, e com tudo não demora a desenrolar. É cheio de acontecimentos e fatos importantes desde a primeira página. Não perde o ritmo, não se alonga e nem se perde. Tem cara de filme de ação, daqueles que após um tempo você não lembra ao certo se leu ou se assistiu, pois é fácil de gravar na memoria. Porém é preciso que você se atente e preste atenção na obra toda para não perder nenhum fato que fará ligação no futuro.
O grande ponto positivo foi o exito do autor em fechar todas as pontas que ele abre e deixa ao longo da trama. Por isso reforço, preste atenção leitor, cada detalhe pode ser de suma importância.

Também temos na narrativa aquele charme de todo final de capitulo, sabe aquelas últimas palavras que instigam a ler só mais um capitulo? Isso associado a capítulos curtos que mudam aleatoriamente de foco, faz o leitor não perceber que já está chegando ao final, e ler a obra toda em um ou dois dias é inevitável.
Com essa mudança constante, reservando a cada capitulo a narrativa sobre um dos personagens, faz o leitor enxergar variados ângulos para as situações, fazendo até mesmo se questionar quem está do lado de quem.

Eu adoro quando o autor explica uma coisa da qual tem total sentido e nem eu mesma, em meu detalhismo, tinha notado! Existe uma maquina do tempo, e uma máquina do tempo com certeza gastaria muita energia elétrica para funcionar correto? Claro, mas eu nunca pensaria nisso! Nem mesmo se fosse um filme, não me atentaria a esse detalhe, mas o autor sim! E ele cita a Agencia Nacional de Energia Elétrica encaminhando sua história para uma total realidade. Como o governo não perceberia um pico de energia tão alto? Fantástico.
E tem mais, a trama é tão bem pensada que justifica até mesmo o porque dessa história toda acontecer no Brasil e não em um pais mais desenvolvido.
Vale citar também o pequeno romance de Lucas, é bem tipico de filme de ação, não espere muito nesse quesito, mas não posso negar que deixou a obra ainda mais com carinha de filme! - Ei, está aqui uma ótima obra para migrar as nossas telinhas!

Só como observação, foi criado um cenário futurista bem real, com algumas invenções aprimoram o que já existe ou até mesmo estão em fase de teste, fora do Brasil.

E finalmente o final! Pelo menos eu quando leio uma resenha tenho curiosidade em saber se no final toda a leitura valeu a pena, por isso vou deixar aqui meu parecer: Sim, vale muito! Como sou uma fissurada em viagem no tempo, previa algo como, mas não o que realmente acontece, portanto, sim, o livro é completo em começo, meio e fim.

- Impossível - murmurou ele, e sorriu pensando que hoje em dia, dificilmente, algo se encaixaria na definição de impossível. Pág 43

site: http://www.fundofalso.com/2014/10/resenha-atemporal-rodrigo-mendes.html

vsferreira 06/12/2015

Surpreendente
O livro é ótimo! Coisas acontecem o tempo todo e o final é surpreendente. Realmente bem pensado. Desconfiei de que o final poderia ser algo próximo ao que aconteceu, mas eram tantas possibilidades que exatamente essa eu não tinha pensado.
Rodrigo 08/12/2015minha estante
Obrigado!!! Entra lá na página do fb, que vou te adicionar ao grupo fechado "Já li Atemporal" ;)

Raffafust 12/10/2015

Adoro livros policiais e a a estreia de Rodrigo Mendes foi uma grata surpresa. Conheci o autor em um dos eventos da Menina e ele estará conosco no evento do dia 17 de outubro.
Primeiro devo informar que o livro se passa e 2 momentos, em 1983 quando o crime que Lucas o protagonista que é policial está investigando no ano de 2023. Não por acaso o rapaz se envolve com o fato, seu pai que já foi policial tem no evento um trauma por ter permitido que isso ocorresse. É exatamente por causa de seu pai que ele promete a si mesmo que vai encontrar o assassino e enfim fazer justiça.
O livro não tem somente uma pitada de Harlan Coben mas também envolve ficção quando o tal policial descobre uma máquina do tempo que está sendo usada por um grupo com fins não muito corretos.
Ao mesmo tempo também conhecemos com a narração em terceira pessoal sobre o que aconteceu em 1983. Conhecemos Rico ( pai de Lucas) e André seu parceiro na 14ª DP. É quando descobrimos que a tal pessoa morta é André e por ter todo esse lado pessoal ele se envolve em algo muito maior do que poderia imaginar. Lucas passa a desconfiar de tudo e todos, há personagens " extras" como um misterioso informante que vai ajudar Lucas a descobrir o que precisa são fundamentais para que a história seja construída e montado o quebra-cabeça do real motivo do assassinato.
A cota romance fica por parte de uma amiga de Lucas, Dani, que vai virar mais do que isso durante a leitura e claro a gente adora quando casais se formam.
Atemporal também tem trechos narrados em 2013 e depois 2023. Nesse último temos aparte imaginação fértil do autor funcionando à toda, coisas que ainda não existem surgem na história mas isso dá aquele ar que amamos de " bem que poderia ser assim mesmo no futuro".
O que a gente se pergunta durante o livro - ou , pelo menos eu - é se realmente vale a pena colocar a própria vida em risco e de sua família para descobrir algo que atormenta seu pai realmente vale a pena. Claro, sem isso não teria livro. Mas deu nervoso algumas partes achar que certa pessoa ia se dar mal ( não vou contar, claro!).
Algo que não posso deixar de citar e que sempre gosto muito, a história se passa em São Paulo , amo quando as histórias se passam por aqui, tem mais identificação textos em terras tupiniquins! Laboratório de Criminalística também é um lugar que se existe, me levem para conhecer, adoro desvendar crimes ( mas claro, prefiro um mundo sem eles).

Gostei bastante. Pelo final não sei se teremos ou não continuação, podemos perguntar ao autor ;)

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/10/resenha-atemporal-novoseculo.html

Helena Dias 24/09/2015

Uma leitura leve e muito boa!
Atemporal conta a história de Lucas, um jovem policial que encontra evidências de um crime não solucionado, cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa até os dias atuais por não ter conseguido impedir tal homicídio. Empenhado em desvendar o que aconteceu e prender o assassino, o jovem policial mergulha nessa investigação de cabeça, mesmo sofrendo ameaças. Isso tudo com a ajuda de um informante misterioso. Além disso, Lucas acaba descobrindo uma poderosa conquista científica: uma máquina do tempo está sendo usada por uma poderosa multinacional para fins ilícitos. Tudo isso é capaz de transformar a vida do policial e de todos ao seu redor. Cabe a ele tomar as decisões.

A história começa no ano de 1983 e logo de cara nos revela o que o pai de Lucas passou naquela época. Entretanto, o foco principal se dá em 2023, quando Lucas reinicia a investigação desse caso. O cenário futurista criado pelo autor é muito legal e interessante. Contém algumas inovações, invenções aprimoradas e até mesmo criações ainda em teste fora do país. Tudo isso apresentado com uma narrativa bem diferente. Apesar de ser uma leitura corrida, não peca nos detalhes. Tudo é explicado de uma forma excelente, sem perder o ritmo e sem deixar pontas soltas. Os acontecimentos são narrados sem deixar faltar nada que possa fazer a diferença. É o tipo de livro que torna qualquer coisinha, por menor que seja, importante. Porque tudo pode fazer total sentido no final. É um livro que tem cara de filme de ação, daqueles que você assiste mil vezes sem cansar.

Outra característica da narrativa é a forma como ela é conduzida. Com capítulos curtos e mudanças de foco, Rodrigo escreve de uma forma leve e simples, o que faz com que o leitor não perceba que está chegando cada vez mais rápido ao final. A narrativa em terceira pessoa alterna entre os personagens, nos permitindo enxergar a história de ângulos diferentes, além de se perguntar quem está do lado de quem.

Leia a resenha completa:

site: http://www.cafecomlivroo.com/2015/09/atemporal-rodrigo-mendes.html

Sr. Tito 25/07/2015

Resenha - Submerso em Palavras
Imagine que você é um detetive e está no ano de 2023. Há decadas, quando você nem sequer existia, foi encontrado na cena de um crime um objeto que não devia estar ali, pois ele era... do futuro. Confuso não? E então é nessa situação que você, ou melhor, Lucas se encontra, tendo que solucionar um caso peculiar e perigoso, no qual qualquer um pode ser o suspeito. Esse é o contexto de Atemporal, livro do autor parceiro Rodrigo Mendes.

"Um barulho atrás de si foi o que ouviu primeiro. Infelizmente, foi muito lento. Ao se virar, um disparo o acertou na altura do rim esquerdo. Institivamente, disparou sua metralhadora, acertando o sequestrador que o havia atingido."

Primeiramente, deixe-me fazer uma breve introdução à estória: Lucas é detetive, seguindo o caminho do pai aposentado, Rico. Vai tudo bem com sua vida até que a mesma é abalada por uma descoberta. O dr. Matheus, da 231ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Tráfico de Drogas, o relata sobre um fato curioso. Há quarenta anos na cena do assassinato do policial e amigo de Rico, André, havia sido encontrada uma placa metálica pequena. Nada de suspeito... por enquanto.
Mas com as novas invenções, foi criado um dispositivo que permite descobrir informações sobre determinado objeto. E foi descoberto que essa placa foi fabricada no ano de 2023. "Mas como assim?", você deve estar perguntando. É realmente confuso, algo que no presente foi fabricado aparecer no passado!

" 'Meu Deus do céu. Como é possível isto? Algo que nem estaria pronto ainda ter sido encontrado há quarenta anos. Só podem ter errado. Ou então esse negócio já foi desenvolvido há muito mais tempo do que estão falando. Tenho que mergulhar fundo nisso.' "

Há somente uma resposta plausível: máquina do tempo. Um grupo de cientistas paquistaneses está desenvolvendo uma espécie de máquina do tempo. E isso tudo está interligado a uma série de fatos: crimes, perseguições e muitos, mas muitos países. Com isso, Mendes vai arquitetando uma trama policial e com uma dose de futurismo e ficção científica. Um mix muito atraente e criativo.
Os personagens são muito bem construídos, visto que o autor não se limita a narrar os fatos ocorridos na vida de Lucas. Narrado em terceira pessoa, Atemporal viaja para as situações de vários outros personagens, como Rico, Daniela, as irmãs de Lucas, e até mesmo os vilões! Inclusive há flashbacks com personagens falecidos.Isso achei muito interessante. E devo pontuar minhas impressões sobre três dos personagens da trama:

.Lucas: apesar de um trabalho árduo e perigoso a exercer, o homem de 33 anos não é egoísta, pensando no próprio umbigo. Ele sempre encontra tempo para demonstrar suas preocupações com a família e a namorada Daniela.

.Daniela: trabalhando no Laboratório de Criminalística, a mulher não é apenas um rostinho bonito. Ela é astuta, inteligente, divertida, e especialista em comportamento humano, o que é muito útil para identificar alguém com más intenções.

.Rico: considerado um "dinossauro", o pai de Lucas e ex-detetive não quer nem saber das novas tecnologias, recorrendo a coisas obsoletas e quase extintas como rádios, telefones e táxis. É um tanto estressado e direto, porém há momentos que arranca risadas.

Mendes vai então dando vida a uma estória surpreendente e cheia de ação. Algo que gostei muito foi que a grande maioria dos capítulos terminava com um parágrafo carregado de suspense, de modo que o leitor sente-se "obrigado" a ler os próximos. Assim, quando percebe, o livro já chegou ao fim.

Nenhum dos dois percebeu um carro parado do outro lado da rua, com dois ocupantes dentro, observando com atenção a cena que acabara de acontecer.
Eu me senti um tanto incomodado com o relacionamento de Lucas e Daniela. O autor não conseguiu me convencer muito bem do sentimento dos dois, de forma que achei até um pouco forçado o modo como ele tentou expressar isso, com Lucas a todo momento pensando em protegê-la custe o que custar. Quanto ao Lucas, não consegui perceber nele uma evolução interna durante a trama. Tal mudança apenas fez-se existir nas últimas páginas do livro.
Quanto ao final... pelo menos para mim foi surpreendente. Livre de clichês, Rodrigo Mendes conseguiu muito bem concluir sua obra de um jeito simples e ao mesmo tão genial. Eu formulei certas teorias sobre o final, mas nem uma sequer se aproximava da verdade. Não quero dar spoiler, mas se prepare! O fim desse livro esclarece tudo, dando sentido ao início do livro.
O que está esperando? Se você gosta de viagens no tempo, futurismo, ação e supresas, Atemporal é uma boa pedida. Um livro único, divertido e de roubar o fôlego!

" 'Tempo', pensou ele, profundamente satisfeito com sua conclusão. 'Estou prestes a ser o senhor do tempo'.

Por Davi Tito, Submerso em Palavras

site: www.blogsubmersoempalavras.blogspot.com.br

Fer - Mato Por Livros 06/04/2015

Sem palavras para descrever ATEMPORAL.

Rodrigo Mendes realmente viajou quando escreveu essa história. Mas viajou de uma forma incrível.
“E se o que você fizer no futuro afetar o passado?”
É o subtítulo do livro. Já começa nos intrigando e nos dando um pouco do que sentiremos ao ler.

E se você tivesse o poder de escolher se iria existir? Isso fica por minha conta mesmo rs. Porque quando terminei a leitura fiquei me perguntando exatamente isso.

O que eu faria se tivesse o poder de definir minha própria existência?

Amo livros que além da história nos envolver, quando terminamos ficamos envolvidos por vários momentos de reflexão. Quando a história nos faz ter vários questionamentos em torno de nós mesmos, de tudo o que acreditamos e “pregamos”.

Atemporal me fez isso. Terminei a leitura com muitos questionamentos acerca do que eu acredito, e do que faria se fosse Lucas.

Somos transportados a um mundo futurista. O ano é 2023. E Lucas encontra evidencias de um crime cometido 40 anos antes. E o pior, na cena do crime da época existia uma prova – um produto, que só seria fabricado exatamente no ano de 2023.
Como poderia isso?
Lucas então começa a investigar o crime. Crime esse que de certa forma envolve sua família. Afinal a vitima era André, um policial amigo e parceiro do seu pai.

E sem perceber Lucas se vê as voltas com poderes que jamais poderia imaginar.
Muitas intrigas, perigos e mistérios agora o rondam. E ele precisara ser muito astuto para conseguir desvendar esse mistério, e ainda sair vivo.

Rodrigo é incrível e com uma criatividade sem tamanho.
Em muitos momentos fiquei pensando que realmente as “invenções” que ele criou para 2023 serão mesmo assim. E acreditei tanto nisso que, sei que estou “perdida” odeio a tecnologia kkkkk.
Achei muito engraçado ter coisas do nosso tempo atual, citados na história como ultrapassado.

Rodrigo descreveu muito bem todas as cenas, e criou muito bem seus personagens. A narrativa é muito bem descrita, mas a leitura é fluida e leve, o que torna o prazer na leitura ainda maior.

Então é isso Atemporal foi uma ótima leitura, que me envolveu completamente e me deixou tensa do começo ao fim. Tentando desvendar junto com Lucas todo o mistério, claro que não obtive hesito. Então cheguei ao final ávida por saber o que aconteceria.

E que final! Fui totalmente surpreendida com o final que ele criou e confesso que fiquei meio confusa, mas depois que entendi, fiquei me perguntando se teríamos uma continuação? O livro terminou muito bem, mas achei muito inesperado e gostaria de saber o que o futuro, ou será o passado rs, reservou para Lucas.

Bem, eu que amo histórias policiais, com certeza super indico essa leitura.

site: www.matoporlivros.com.br

André Prado 02/03/2015

Resenha: Atemporal - Rodrigo Mendes
O livro "Atemporal" conta inicialmente a história Henrique e André, uma dupla de policiais investigadores que em 1983 tentam desmascarar uma organização criminosa em São Paulo que entre diversos crimes traficava crack pela cidade, no entanto, durante a investigação, após uma festa que André teve que se ausentar (nos breves momentos de descontração), o mesmo desaparece e Henrique depois de muito correr atrás do paradeiro do seu amigo, o encontra morto, só que o mais estranho é que não há sangue e nem rastro algum que possam ajudar no caso.

Passados quarenta anos depois, o filho de Henrique ou "Rico", Lucas, é um jovem policial que acaba encontrando evidências desse antigo crime não solucionado, um misterioso colar que tem a data gravada: 24 de julho de 2023. Como poderia a cena de um crime ter uma evidência de quarenta anos depois? É o que Lucas juntamente a seu pai "Rico" tentam desvendar em uma verdadeira corrida contra o tempo, que não só traz a possibilidade de elucidar o caso da morte de André em que Henrique se culpa até hoje, como a descoberta de uma conquista científica sem precedentes: a invenção da máquina do tempo. Porém, as consequências por envolver-se nesse intrincado caso, poderão trazer a Lucas mudanças inimagináveis a todos a seu redor.

Os personagens podem até não serem dos mais carismáticos e complexos, até porque o próprio ritmo e gênero da história não proporciona conhecer a fundo pra poder se identificar com eles, no entanto, cada um deles se destaca do seu jeito e são peças imprescindíveis para a história. Como um bom autor nacional, ele nos transporta para lugares que, mesmo no futuro, trazem uma sensação de lugar-comum a quem lê, o que me agradou muito, afinal, a gente acaba sentindo falta desse "conforto" em lermos histórias que se passam no lugar que a gente mora

Aliás, "Atemporal" poderia se encaixar muito bem como uma série global. Não sei se foi correto, mas de cara acabei relacionando Lucas, diretamente com Cauã Raymond, personagem principal das últimas boas séries policiais da emissora. LOL

A primeira impressão ao ler o livro é que se trata de uma história ágil e fácil de se ler, escrito por alguém que realmente é apaixonado pelas histórias policiais, e fácil de conquistar aquela pessoa que procura uma boa história para se iniciar na literatura. Construído em capítulos curtos e numerosos, traz três histórias em paralelo que se entrelaçam em um final que me surpreendeu, mostrando como as escolhas são necessárias para proteger quem se ama. Pra se ter uma ideia, em cerca de um fim de semana terminei o livro. Não só fisgado pela ansiedade de saber o que viria nos capítulos seguintes, mas também pelo fato de eles serem, como disse, bem curtos, o que nos induz inconscientemente a "ler mais um capítulo e mais um" e assim por diante. Entende o que quero dizer? =)

Enfim, "Atemporal" é uma boa surpresa entre as boas lembranças que a Bienal do ano passado me proporcionou. Com uma história policial com toques de ficção científica, o livro de estreia do paulista Rodrigo Mendes é muito bem escrito e conta com uma história que realmente prende o leitor. Recomendo e sem pensar duas vezes!

site: http://descafeinadoblog.blogspot.com.br

Marina.Spim 02/01/2015

#Resenha: Atemporal
Não sei se posso começar essa resenha dizendo que Atemporal é genial, pois nunca li nenhum livro da temática (que consiste em viagens no tempo) antes. Mas, enquanto eu avançava na leitura, percebi que, se tivesse de relacionar esta história com qualquer outra, eu poderia dizer que, quem aprecia as tramas do Dan Brown (e quem já leu Fortaleza Digital), vai adorar este livro.

Atemporal se inicia com André, que é um policial que está investigando casos relacionados a drogas. Até que, saindo do trabalho, é abordado e levado por pessoas desconhecidas. Ele é assassinado e a primeira parte da história termina. Em seguida, aparece Lucas, 40 anos depois do assassinato de André. Lucas é filho do melhor amigo de André e é também policial. Lucas trabalha debaixo dos panos para solucionar o caso de André e se depara com novas informações. Uma placa foi encontrada contendo dados "esquisitos" e que carrega muitos enigmas. Ele, então, é tragado para uma trama digna de filmes de ficção científica, pois tudo indica que essa placa não é da época de André - pelo contrário: ela é de 2023. E mais: é descoberto uma invenção que pode mudar muitos destinos: uma máquina do tempo.

Lucas, a cada momento, se vê cada vez mais soterrado de informações, quase todas insolúveis e que o faz ir atrás de pistas deixadas por um informante misterioso. Pessoas envolvidas não deixam de enviar "recados" a ele, tentando obrigá-lo a cessar com as investigações.

Atemporal é narrado em terceira pessoa, o que achei ideal para a proposta. O livro dá vários enfoques diferentes, o que nos permite acompanhar vários personagens. O que adorei foi o fato de o autor nos explicar muitas invenções que foram criadas no futuro, como o mobstation e o "trem voador". Pelo fato de Rodrigo ser formado na área de Tecnologias isso contribuiu muito para dar a realidade das situações, sem falar que todas as cenas de ação eram muito vívidas e reais. O autor conseguiu com maestria segurar a história o tempo todo. Detalhes que eram suprimidos do leitor, ao contrário do que já me aconteceu em muitas histórias, apenas me serviram para continuar a ler e descobrir o desfecho. Atemporal é um livro que te faz pensar, que te faz realmente acompanhar a trama e que te deixa curioso para saber do desfecho.

Apesar de não ter entendido quem era o informante de Lucas (não sei se eu é que não prestei atenção nos detalhes, ou se foi falha do autor em explicar melhor), achei o destino do personagem completamente incrível e inesperado. Foi, com certeza, o que mais apreciei no livro, pois o autor tinha tudo para terminar de forma mais "convencional" e "mais feliz", mas optou por outro caminho. Com certeza, me surpreendeu bastante.

Os personagens são muito convincentes. O Lucas é um amor, gostei muito dele. E todos os outros complementam direitinho o ânimo da trama. Há bastante diálogo - alguns, achei um tanto quanto desnecessários -, mas o autor conseguiu equilibrar bastante com descrições e narrações. De modo geral, é um livro incrível e muito diferente do que se vê no mercado. Simplesmente adorei a oportunidade de lê-lo.

site: http://ninaeuma.blogspot.com/

Cris 01/11/2014

comentários sobre o livro!!!!
Achei o livro sensacional!!! Me Admira alguém ter avaliado com apenas duas estrelas (embora tenha dito no FB que o livro é excelente)... Surpreendente, envolvente, nos deixa sempre com vontade de quero mais!! Quero ver o próximo, a continuação... ou até mesmo uma nova história.. o que certamente será tão bom quanto ou ainda melhor... se é que é possível!!!

Intensificando o acima declinado, o livro é SENSACIONAL, RECOMENDO muitooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Coração Papel 07/10/2014

Resenha no Blog Coração de Papel
Como comentei na entrevista que fiz com o Rodrigo (aqui), eu o conheci em um evento do Trilhando Páginas lá em Campinas, o livro ainda não tinha sido lançado, mas ele conquistou nossa amizade num piscar de olhos. Além de simpático, ele é de uma simplicidade incrível. Fico muito feliz pela oportunidade de desfrutar dessa amizade e ainda ler seu livro.

Todos sabem que não sou muito fã de livros que não possuam um foco no romance, por isso preferi participar do BookTour que a Nathália Novikovas do Blog Livroterapias criou para Atemporal, e logo depois que comecei a ler, já comprei o livro, porque ele é muito bom! Vocês precisam ler.

Foi uma grata surpresa descobrir que, apesar do livro ser bem fino (235 páginas), ele é recheado de informações. Estas que precisamos ligar no decorrer da trama, para tentar, junto com o investigador Lucas, descobrir o que acontecerá no futuro que causou um imenso estrago no passado.

Sim, isso mesmo. A sentença está invertida propositalmente, não foi um erro meu ou do autor quando criou a frase de efeito do livro.

leia mais no link do blog.

site: http://mariscotti.blogspot.com.br/2014/10/resenha-premiada-atemporal.html