A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Jamille Santana 28/04/2015

O fim justifica os clichês?
Minha resenha, começo a dizendo, é negativa. O livro, alguns dirão, vale a pena pela reviravolta, pelo final. Acho pertinente o questionamento: o fim justifica os meios, as enroladas, os clichês, os diálogos infantis, constrangedoramente infantis?

O livro me foi indicado por alguém que escuto quando o tema é literatura e por isso levei a obra empolgada para casa. E então, com aquelas quase 600 páginas na minha frente, fiquei incrédula com a indicação.

O autor apresentou um mise-en-abime (que consiste em uma história dentro da história e assim sucessivamente). Eu gosto da técnica, porém, as repetições (por vezes INTEIRAS, no estilo Crtl+Crtl+V) de trechos do que já havia sido dito não me pareceu um mise-en-abime, mas uma forma de preencher páginas e páginas e, no final, a obra ser grande.

Grande ela é, mas não grandiosa!

Os diálogos são um PECADO: patéticos, infantis, constrangedores. Principalmente os diálogos entre Herry e sua grande paixão, Nola. Paixão, por sinal, difícil de entender. O autor escreveu milhares de páginas para que nem nos convencesse da paixão dos protagonistas. Os personagens não cativam e você "só quer saber o final". O casal é inverossímil, os diálogos são retirados de algum livro de autoajuda e as mil reviravoltas só servem para te enganar. Enganar o leitor é diferente de brincar com sua imaginação.

“A vida é uma longa queda, Marcus. O mais importante é saber cair.”, disse Harry para Marcus. E eu caí como uma patinha, uma leitora enganada.
Pandora 08/01/2016minha estante
Constrangedoramente infantis. Disse tudo.

Renato 08/05/2015

Inesquecível
Antes de comprar um livro eu pesquiso muito para ter certeza de que ele é bom. Dessa forma, dificilmente eu erro na escolha, mas às vezes eu me surpreendo mais do que acreditava que iria me surpreender. Assim foi com este livro.

É impressionante como o nível se mantém alto nas 576 páginas em "A Verdade sobre o Caso Harry Quebert". A história não fica cansativa em nenhum momento e, quanto mais avança, mais é possível perceber que o foco não é somente revelar quem matou Nola, mas mostrar que existem diversos outros segredos que rondam o assassinato e os moradores da cidade de Aurora, local onde aconteceu o crime.

Não é à toa que este livro concorreu a diversos prêmios da literatura policial. Para quem gosta de um suspense investigativo (mas com personalidade própria), eu mais que recomendo este. Ele é eletrizante desde a primeira página, mas se aprimora quando oS segredoS começam a se revelar, e mais cedo que a gente imagina, uma surpresa atrás da outra. Impossível querer parar de ler. Perfeito!
Lara.Martinelle 26/06/2015minha estante
Quem olha assim não dá nada para esse livro. Mas é muito bom o desenrolar da história e tem um fim surpreendente.

Sarah Guedes 30/10/2020

Muito Bom
Mas gente , eu achando desde o inicio saber o culpado , o depois acreditei no livro , no fim quebrei a cara ?
Muito bem escrito e gostei bastante das reviravoltas. No início achei meio difícil , separar o passado e o presente , mas depois acostuma. Indico sim , ainda n via a série , mas vou atrás pra vê.
Érico 06/11/2020minha estante
A série é muito boa também, bastante fiel ao livro. Eu ADORO Jöel Dicker, li os 4 livros dele e estou ansioso pelo lançamento do 5º no Brasil!!!

Mari Sync 13/03/2021

Uma montanha russa de emoções a todo momento! Que história incrível! Tudo, absolutamente tudo se encaixa no final. Quero ler mais livros do autor, com certeza.
Gabi742 14/03/2021minha estante
N é nesse livro do autor q tem pedofilia? Um relacionamento de um cara de 30 com uma menina?

Danielle 28/02/2016

Devia ter desconfiado...
A capa é de uma lindeza. O título também me chamou atenção. Na contra-capa a editora elencou os prêmios que o livro ganhou, fora as várias resenhas favoráveis que recebeu ao redor do mundo: comparou com Simenon. Comparou com CAPOTE. Devia ter desconfiado...

Salvo o autor ter tido uma ideia massa (apesar de uma evidente ligação com Lolita; tão evidente que em algumas passagens chega a ser constrangedor), o autor não conseguiu uma boa execução. Definitivamente. Então que a história que tem: dois escritores proeminentes, um livro dentro do livro, uma menina de quinze anos assassinada há trinta anos atrás e uma investigação com umas duzentas reviravoltas - se perde num amontoado de: diálogos inverossímeis, cenas embaraçosas, vários momentos de "ué?!" e de "quanto esse livro me custou mesmo, meudeusdocéu?"

Evidente que o Joël Dicker perde uma ótima oportunidade de aprofundar um dos plots mais marcantes do livro: o fato de um homem de 30 anos está apaixonado por uma menina de 15. Algo que possui tanta carga em si mesmo foi tratado de uma maneira tão superficial que, apenas isso, já bastaria para indicar que o livro está longe dos grandes de seu estilo.

Capote deve tá se revirando no túmulo, coitado.
Bruno T. 17/10/2016minha estante
Concordo com você: muito marketing, pouco conteúdo. Descartável.

ilana 06/03/2016

boring
Perda de tempo. Personagens superficiais e inverossímeis, narrativa maçante e diálogos sofríveis, exagero de reviravoltas mirabolantes... do meio para o final eu já nem estava mais interessada na identidade do assassino, só queria acabar logo de ler, para me ver livre do livro.
Marta Skoober 18/10/2016minha estante
"só queria acabar logo de ler, para me ver livre do livro."
Acontece...

patrinicampos 16/05/2021minha estante
O romance realmente é muito superficial! A pedofilia romantizada e a admiração do Marcus pelo Harry me incomodou demais.

Aline__ 15/04/2021

"N gosto mto do conceito de arrependimento, ele significa que n assumimos o que fomos."
Conta a história do Marcus que é um autor famoso, mas que está tendo um bloqueio criativo. Quando seu melhor amigo Harry é preso por assassinato, Marcus começa uma investigação para ajudar a provar a inocência do amigo e torna esse o tema do seu próximo livro.

É um bom livro no ponto de vista da investigação e do suspense, porém alguns pontos me incomodaram como por exemplo a normalização dos assédios que a personagem Nola sofreu de vários homens e o fato de romantizarem uma menina de 15 anos ter um relacionamento com um homem de 34 anos que é o Harry.

Por vezes a culpa desses assédios cai em Nola, onde ela é descrita como promíscua. Nenhum dos personagens parece se preocupar de verdade com isso. O livro tem várias passagens tentando nos fazer entender que eles se amavam e que Harry esperou a vida toda por Nola. O termo pedofilia acho que nem chega a ser citado.
O máximo que acontece é ter algum personagem que se incomoda, mas sempre pelo motivo errado, como a Tamara que só não aceita porque a sua filha foi trocada por Nola. O próprio protagonista do livro que é o Marcus não se incomoda e defende o amigo.

As personagens femininas por sua vez não tem profundidade, não sabemos nada sobre elas que não seja o que as relaciona aos homens da história. Apaixonadas, histéricas, ciumentas...

As reviravoltas durante a investigação nos fazem querer descobrir o que realmente aconteceu, porém no final do livro elas são tantas que cansam. Perde o sentido e no final tanto faz quem foi.

Fernanda 21/05/2021minha estante
O Herry defendeu a memória de Nola na cena que o Marcus fala pra ele que ela tinha algum tipo de relação com o Stern. E mais pro fim do livro o próprio Marcus dá um sacolejo no advogado. O fato dela ter sofrido abuso dos habitantes da cidade e não ter nenhum comentário sobre me deixou incomodada tambem, mas o romance em si da Nola e do Harry não achei que se tratou de pedofilia. Tanto que ele tenta de afastar o máximo que pode dela, e me passou a impressão de respeito extremo pela pessoa dela, pq a intenção dele é fugir pra ajudar ela com os problemas de saúde dela.

Cezar 13/06/2016

Péssimo
Um dos piores livros que já li. Se fosse apenas um texto ruim... Mas o autor é de uma prepotência absurda. Não pretendo ler mais nada deste cara.
Bruno T. 17/10/2016minha estante
O livro é uma m****, mesmo. O mais impressionante é que basta o mocinho perguntar e todas as personagens começam a chorar e confessar as coisas erradas que fizeram 33 anos antes. Vai entender... Muito marketing em torno do autor para pouquíssimo conteúdo. A editora deve ter feito tudo aquilo que o autor criticou no texto para promover o livro.

Mari Monteiro 03/06/2021

Preciso ver a série
Como todo livro de suspense policial, o livro começa lento e muito detalhado, mas quando a investigação começa a se aprofundar mais ele prende nossa atenção. Eu fiz tantas teorias para no final não ter acertado absolutamente nenhuma. E, além de desvendar toda a verdade sobre o assassinato, ainda temos uma revelação que muda sua forma de ver um personagem. O autor consegue te levar da raiva à compaixão muito sutilmente. Estava receosa em ler esse livro, pois tive anteriormente algumas decepções com livros do gênero, mas esse foi uma surpresa agradável. Se a série for igual o livro deve ser muito boa! Primeiro livro da TBR de Junho finalizado com sucesso!
Cyntia 03/06/2021minha estante
Amei a série. Não li o livro.

Marjorie Luiza 13/04/2021

Eca, eca, eca, eca.
Senti um nojo enorme lendo essa história porque o Harry é o próprio Humbert de Lolita, é MUITO irresponsável o jeito que o livro romantiza a pedofilia. Não importa o contexto, um adulto de 34 anos ter um relacionamento com uma menina de 15 anos é errado e pronto, além disso, foram gastas tantas páginas desnecessárias nesse """romance""" sem graça, sem sentido e mal construído com a única intenção de justificar esse """amor""" e defender essa relação inaceitável, e até nisso ele falha porque você confinua sem entender por que eles se amam, têm várias passagens só enchendo linguiça com declarações de amor genéricas e vazias que não acrescentam em nadaaaa, só é brega mesmo.

Tirando toda essa parte que reforça várias ideias erradas, o livro só fica interessante depois dos 80% e nem é lá essas coisas também. Acho que esse autor não é pra mim, o outro livro que li dele também não me empolgou.
hellenhellenhellen 19/04/2021minha estante
nao da pra engolir esse romance deles, e o final ainda fecha tudo bem??????

isa 19/07/2021

Não sei muito o que dizer
O mistério desse livro é muito envolvente e com plots realmente bons, com aprofundamento de personagens que eu gostei bastante, porém algo que me incomodou demais nesse livro foi a pedofilia, ela tinha 15 anos e ele 34, e o problema não é tratar desse assunto, mas sim romantizar e passar um belo de uma pano
isapoirot 22/07/2021minha estante
exatamente!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ju Revoredo 22/07/2021

que trama
Amei o desenrolar da investigação. Um mistério meio ?Agatha Christie? em que acontece algo no inicio do livro, pistas são jogadas no decorrer da história e mesmo assim você erra o final hahaaha. Não dou 5 estrelas pois algumas coisas me incomodaram como a romantização de certas situações mas adorei a investigação e o mistério em si. Curiosa pra ler outros livros desse autor.
Amandamourarf 23/07/2021minha estante
amigaaaa, lê 'o livro dos Baltimore' dele, eh perfeitoo

Joao.Alfredo 05/06/2021

Leitura OBRIGATÓRIA!
Sou péssimo com resumos, resenhas etc. e estou escrevendo apenas para enfatizar que você precisa ler esse livro. Não se desanime com o número de páginas: a leitura é muito fluída e é plot twist atrás de plot twist. É impossível largar! Indico um chá de camomila a cada capítulo da reta final!
@naayaires 05/06/2021minha estante
Nada alegra mais um leitor que as pessoas gostarem de suas indicações.

vicbalbi 08/02/2021

Muito extenso/enrolado
Tentei muito amar esse livro, mas não rolou. Achei extremamente extenso e por vezes muito parado - sinto que com metade das páginas seria possível contar a mesma história. E o que mais me irrita neste livro: a infantilidade do romance que norteia toda a história. Já li outros livros do Joel Dicker, percebo que ele tem essa escrita mais ?enrolada? mesmo, mas esse para mim não compensa as 600 páginas. :(
Bruna.Claro 16/06/2021minha estante
Sentindo exatamente isso!