O esqueleto

O esqueleto Aluísio Azevedo
Aluísio Azevedo

Resenhas - O esqueleto

Anderson 28/06/2023

Uma novela de aventuras e comédias que prende a atenção dos leitores, congregando elementos corriqueiros na literatura romântica brasileira do século XIX; não podendo faltar, é claro, a donzela que deve ter sua "virtude" protegida a ferro e fogo, as paixões instantâneas e as febres repentinas.
Coadjuvada pela figura histórica de D. Pedro I, a história tem como protagonista um cavaleiro italiano, protetor e alcoviteiro do futuro Imperador, cognominado Satanás.
Apesar do bom ritmo seguido pela história, o desfecho é previsível para algumas situações e enfraquecido por outras. Prova disso é o capítulo final, que dá título à obra, que narra um episódio desconexo, com a presença única de personagens secundários. Parece que Azevedo queria de toda forma encaixar esse episódio na história e resolveu inseri-lo justo no final. E pior: usando-o como título inapropriado para a sua novela aventuresca.

bayer_yago 30/06/2021

O esqueleto
Bom estou sem muitas opiniões para dar sobre esse livro. Não lembro muito do que se trata,pq já faz um ano que li e não havia o registrado aqui no skoob.