Tempos extremos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Patricia 04/06/2023

TEMPOS EXTREMOS
MÍRIAM LEITÃO
"A paz não brota em tempos extremos..."

Duas histórias, em tempos diferentes, dores profundas, feridas abertas.
Em um tempo presente temos Larissa, uma garota sensível, tentando se encontrar e se entender. Cresceu com a ausência latente de um pai que desapareceu na Ditadura Militar. Ela e sua mãe, Alice, tiveram que conviver com essa morte não declarada, esse luto eterno de quem não sabe ao certo como se despedir. O agravamento dessa dor vem de uma rusga entre irmãos em lados opostos da política.
E num tempo distante está Paulina, nasceu escravizada ao lado de seu irmão Bento e de seu pai, Constantino. Teve a mãe vendida, sua vida e identidade destruídas pela escravidão. Paulina e Bento almejavam a liberdade de maneiras diferentes, mas conservaram o amor entre eles.
Larissa e Paulina, irmãs em épocas diferentes e vítimas de tempos extremos, vão se encontrar magicamente.

"Decantar a dor para entendê-la, mas não esperar tempo demais porque o passado precisa passar..."

Que livro denso! São tantas camadas de conflitos, relatos tão profundos e dolorosos da época da escravidão, tanta injustiça e sofrimento que dá um nó na garganta.
Me emocionei por diversas vezes, talvez por me identificar com algumas dores dessa narrativa.
A polaridade dos ideais políticos que podem arruinar famílias, como é possível? Irmãos com histórias em comum, criados para se apoiarem e se amarem, mas que se deixaram levar pelos conflitos de outros, por convicções que nem sempre nos definem ou que possam definir o que pensamos.
A reflexão que guardo comigo é a de que a paz que procuro está no legado de instruir meus filhos a questionar tudo e todos mantendo o respeito e a empatia, mas que coloquem acima de tudo isso, o amor ??
@miriamleitao7
Me surpreendeu positivamente com uma escrita doce e sensível, repleta de reflexões importantes.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

TEMPOS EXTREMOS- MÍRIAM LEITÃO

Tudo começa com uma viagem de família ao interior de Minas Gerais a pedido da matriarca que deseja ver todos todos reunidos. Mas, quantos segredos e mistérios uma antiga fazenda e uma família podem guardar? Quando Larissa avista um vulto no escuro, recebe um chamado de um pretérito que deseja engoli-la cada vez mais. Eis o momento que Larissa começa a duvidar se as suas visões e interações com o passado e se questiona se é algum tipo de distúrbio mental ou uma realidade fantástica que só se revela a ela, e começa a tomar conta do cenário repleto de enigmas históricos.
No entremeio, as relações tormentosas entre pais e filhos e entre irmãos tecem uma trama tensa e ousada que revisita passados do Brasil. As linhas temporais são interrompidas e nos mostram fatos reveladores.
O que eu achei?
Embora pareça confuso, o livro é narrado em várias camadas históricas entre o presente e o passado, que transitam das cicatrizes da escravidão aos subterrâneos do regime militar, até os dias atuais. Um convite para refletir sobre temas polêmicos através de uma história bem elaborada e envolvente sem tempo para respirar! Embora caracterizada como “ficção”, temos a mescla de fatos históricos importantes e talvez esse tenha sido o único erro, pois podemos nos confundir com o que é verdadeiro e aquilo que é inventado pela autora ( apesar se expor tais fatos no final do livro).
Mas, Míriam Leitão mantém a mesma postura que marcou sua trajetória de jornalista: não faz perguntas fáceis, muito menos abre caminhos para zonas de conforto ao leitor.
Tempos extremos é a audaciosa estreia de Míriam como romancista e o meu primeiro livro lido dela.
Consegue ser uma história de paixões extremas, intensas, sobre tempos extremos, urdida com sutileza e convicção, de personagens envolventes e intrigantes onde nos apegamos e sentimos raiva e compaixão pelos mesmos. Uma narrativa linear, prática e sensível, Uma obra que não deve ser deixada apenas de enfeite na estante!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Alexandra50 09/04/2022

Tempos extremos
O romance de Miriam Leitão nos leva a duas viagens inesquecíveis, uma pelos flagelos da escravidão no Brasil e outra, pelos horrores do regime militar. Vale muito a leitura.

Andreia 10/03/2022

Neste livro vamos acompanhar a história de Larissa e sua família, que se reúnem para comemorar o aniversário de 88 anos da matriarca da família, a avó de Larissa, Maria José, na fazenda da família, no interior de Minas Gerais. Ao chegar lá, as tensões familiares começam a surgir. A mãe de Larissa, por exemplo, que foi presa e torturada na época da ditadura e até hoje não sabe o paradeiro do seu marido, pai de Larissa, se desentende a todo momento com o seu irmão, Hélio, que era militar na época da ditadura e defende o regime até os dias atuais. Além disso, a fazenda centenária guarda histórias dolorosas de um episódio que marcou profundamente o Brasil, a escravidão.

Através de realismo mágico e os conflitos dessa família, Miriam Leitão levanta reflexões extremamente pertinentes e pontuais, especialmente, sobre dois momentos históricos que deixaram marcas profundas no Brasil até hoje, a escravidão e a ditadura militar. Ela faz isso de forma bem sutil, demonstrando como esses dois momentos históricos têm, ainda, um impacto tão grande nas nossas vidas. No final do livro fiquei me questionando se realmente estamos vivendo em tempos extremos, como o próprio nome do livro diz, ou se sempre estivemos.

Recomendo muito essa leitura. É um livro curto, com menos de 300 páginas e que tem uma escrita super fluida. Só não dei 5 estrelas, porque achei alguns diálogos muito formais.

Renata 08/03/2022

Presente, uma história cheia de passado
O livro traz duas histórias paralelas, que se entrelaçam por meio de Larissa. Personagem do presente, filha de pais que viveram a ditadura, ela é convidada a ajudar negros escravos a entender seu destino em época remota, antes da abolição da escravatura. A história é ambientada em uma fazenda no interior de Minas Gerais, local onde a matriarca reúne a família do presente para a comemoração do seu aniversário. Mesmo palco esse em que viveram escravos que sonhavam com a liberdade.

Fernando 04/03/2022

Minas é história
A trama envolve um passado remoto (escravidão) e um passado recente (ditadura) e vai construindo sua narrativa entrelaçando as misérias e feridas dessas duas épocas.

Um livro forte que, no entanto, não chega a inspirar. Talvez por conta de sua vasta, e já consolidada, obra jornalística, a autora não se permita apenas narrar, contar uma história.

O texto é de fácil leitura, mas em alguns pontos vem explicado demais, mastigado, o que seca parte da sua beleza.

De qualquer forma, é um livro bom, que vale a leitura. Espero pelos próximos.

Elion.Gabriel 12/02/2022

Evolvente, porém lento.
Gostei de como o livro trouxe conflitos da pátria manifestado em seio familiar, ao passo que mostra também o sentimento dúbio entre exaltar (ou não) o passado.

Erika 07/02/2022

Inesperado.
Primeiro romance de Míriam Leitão. A historia se passa em uma antiga fazenda em Minas Gerais, onde as linhas temporais são rompidas. Desta forma, a autora trata de temas como escravidão e o regime militar no Brasil.
Boa leitura!

Marina 12/01/2022

Enredo interessante
O desenrolar da história envolve o presente da protagonista Larissa em meio a uma reunião familiar e o passado envolvendo seu pai desaparecido durante a ditadura. Ainda faz uma passagem durante a época de escravidão. É uma leitura gostosa que ora está no passado, ora está no presente

Rejane Melo 12/01/2022

Foi difícil terminar, quase abandonei e por fim acabei na marra. Apesar de gostar da autora como jornalista, não gostei da romancista. A premissa é intrigante: tecer um paralelo entre a ditadura militar e a escravatura brasileira, porém a história fica perdida no meio de tanta repetição, a narrativa não "avança".

Eloisa 30/09/2021

Tempos Extremos
? Tempos Extremos é um romance histórico que aborda dois grandes marcos da história brasileira, a escravidão e a ditadura militar.

Esse livro nós trás um enredo em que as linhas temporais são ultrapassadas. São retratados conflitos entre pais e filhos, e entre irmãos. Feridas familiares profundas vem a tona o tempo todo, causando uma enorme separação, não só afetiva, mas também política.

Nessa narrativa somos convidados a visitar e conhecer um pouco mais sobre algumas histórias do nosso país, histórias essas que marcaram a sociedade e que muitas vezes são deixadas no esquecimento, encobertas pelo silêncio.

É um livro denso, cheio de referências e acontecimentos que revelam segredos e passados tortuosos. Tudo isso se passa principalmente em uma antiga fazenda no interior de Minas Gerais, é lá nesse lugar cheio de mistérios que nossa protagonista Larissa começa a passear entre as fronteiras do tempo, vivendo entre o passado e o presente.

Particularmente, tenho um carinho muito especial por romances históricos. Esse pra mim no entanto, não foi uma leitura muito fácil, demorei a ganhar ritmo de leitura, sendo que já tinha até abandonado esse livro no ano passado. Apesar da dificuldade na leitura, vale muito a pena para quem se interessa por esses assuntos.

É um livro de ficção, mas que aborda temas bem reais e que merecem ser discutidos com maior amplitude.

Renan 18/09/2021

Impecável
Apaixonado por essa ficção histórica. Genial a forma como a autora explorou duas feridas entreabertas da história do brasil que deixam suas marcas evidentes até os dias atuais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6