Gen - Pés Descalços #7

Gen - Pés Descalços #7 Keiji Nakazawa

Resenhas - Gen Pés Descalços #7

Gabriel Farias Martins 23/10/2023

Uma edição forte
Essa edição começa com a vingança de Noro, um garoto que estava preso no mesmo reformatório que o Ryuta
Através disso eles conseguem o dinheiro pra imprimir o livro do tio, e conseguem papel no mercado negro, com ajuda do senhor Bok.
O livro foi impresso na pressão, devido a proibição que todas as gráficas sofriam pelo exército.
Após a finalização o livro nos é apresentado e possuí relatos ainda mais pesados e condensados de tudo que vimos ao longo do mangá.
Infelizmente após ter seu livro impresso o "tio" morre.
As crianças seguem distribuindo do livro sozinhas, para conscientizar mais pessoas sobre a bomba, mas são presos em uma unidade americana e conhecem um pouco do sistema de torturas do pós guerra.
Após serem liberados, Gen revê sua mãe, que teve alta do hospital, mas apenas uma alta paliativa, já que sua vida está acabando.. Gen decide juntar dinheiro para levar a mãe à Kyoto, um local que havia sido importante em sua juventude, como um presente.
Após conseguir dinheiro trabalhando com adubo, Gen reencontra o irmão Kouji, que retornou das minas, porém sem dinheiro, devido a ter sucumbido ao álcool enquanto estava fora.
Em um ato de pura bondade, Gen entrega o dinheiro de seu trabalho pro irmão pagar a viagem á todos.
Na viagem da família em Kyoto a mãe sucumbe a doença e tem um dos momentos mais intensos do mangá, sua morte é devastadora e abala todos profundamente, especialmente Gen.
Que por um período perde toda a motivação, mas que no fim, decide permanecer firme como o trigo, sempre resistindo à todas adversidades.

WeltonLuis 11/09/2023

A saga de Gen continua e com ela, dores, despedidas, disposição para continuar sobrevivendo e, mais que tudo, denunciar os males da bomba e da guerra.

Rodrigo.Macedo 30/06/2022

Homenagem às mães de Hiroshima
O relacionamento do Gen com sua mãe é descrito de forma muito delicada e íntima. A sensação que tive é que o autor colocou todo o amor que ele tem pela mãe na narrativa de "Gen". A forma carinhosa que eles se tratam, o olhar afetuoso da mãe, o afago, o cheiro. Tudo pareceu muito real e verdadeiro (não é pra menos). Mas ver o quanto a mãe do Gen se doou por eles, ao colocar toda a dor causada pela doença da radiação de lado para ver a felicidade dos filhos, foi de partir o coração. História muito linda e inspiradora.

Krishna.Nunes 06/08/2021

Brutal e aterrorizante
Gen - Pés Descalços é um relato de sobrevivência do próprio autor, Keiji Nakazawa, que vivia em Hiroshima quando a cidade foi devastada pela primeira explosão atômica da história. Nos quadrinhos ele é representado por Gen, um menino esperto, alegre e dono de um caráter inabalável.

A obra deve figurar ao lado de outras que se propuseram a narrar guerras e conflitos - Maus, Persépolis, Gorazde, Palestina, Notas sobre Gaza, O Fotógrafo, etc. - como um dos quadrinhos documentais obrigatórios para quem quer compreender o Século XX.

Na edição encadernada dividida em 10 volumes, o livro 7 narra o quarto ano depois da explosão da bomba. Ele recapitula as tragédias dos volumes 1 e 2, além de expor a crueldade do domínio americano. Também explica a situação dos coreanos sob domínio do Japão antes e durante a II Guerra, lembrando muito os acontecimentos narrados no excelente romance coreano Pachinko. Para fins de narrativa, o autor acaba cometendo pequenas inconsistências históricas, como contar fatos que se passaram em 1951/1952, enquanto a trama supostamente acontece ainda em 1949.

A ideia que fica é que as consequências das guerras são tão devastadoras que vale a pena fazer tudo o que for necessário para impedir que elas aconteçam. O autor também tenta deixar clara a noção de que a memória dos que sofreram no inferno da bomba atômica não pode ser apagada, pois só pelo conhecimento do que aconteceu àquelas pessoas é possível que o mundo aprenda que um ataque nuclear não pode se repetir.

Isso está bem claro nas palavras do sobrevivente Toshiko Saeki: "Preciso viver para relatar minhas experiências, na esperança que meu discurso faça as pessoas desistirem da guerra. Nossa experiência não pode ser esquecida."

Neste arco a miséria não é o pano de fundo principal, dando lugar a todo tipo de maldade e tortura. É brutal, violento, gráfico, revoltante e profundamente triste.

Vanessa 09/07/2020

Esse é o volume mais triste até agora.

Essa HQ nos traz a oportunidade de saber detalhes das inúmeras consequências da bomba atômica para a população de Hiroshima. Como as pessoas sofreram com os efeitos da radiação e o domínio americano no território japonês.

A história na visão do Gen, que tenta se manter otimista mesmo passando por tanta tristeza, torna tudo extremamente emocionante.

Leitura necessária.

Larissa 08/07/2020

Triste
Assim como nos outros volumes, temos mais um pouco do que foi a realidade pós bomba, e todas as sequelas, físicas e emocionais, deixadas. Leiam!

Gláucia 26/09/2017

Gen Pés Descalços #7 - Keiji Nakazawa
Cada novo volume série traz um aspecto ou consequência da trágica explosão da bomba atômica. Aqui conheceremos a forma como os EUA atuou a fim de esconder do mundo o resultado desastroso e irreversível na vida de milhares de civis, através da censura, serviços de espionagem e "inteligência" e o uso da tortura e assassinato.

Marcelo 06/06/2016

Ótimo, como sempre. Esse volume contém uma das cenas mais tristes de toda a série...