O Livro de Dinaer

O Livro de Dinaer Jorge Tavares

Resenhas - A Guerra das Sombras - Vol. 1

Nelson Magrini 28/09/2009

Estreia surpreendente
Li Guerra das Sombras – Vol. 1 quando de seu lançamento. E de cara, constatei uma gratíssima surpresa: Jorge Tavares é um ótimo escritor, e vale dar destaque ao seu estilo e fluência com as frases, um ponto muitas vezes negativo em autores novos.

Em termos de conteúdo, o que vemos é outra surpresa. Jorge não fez apenas um livro; ele construiu um universo inteiro com rigor e com detalhes. Dentre muitos, destaco não só a estruturação da história, com as citações de “outros livros” da antiguidade, através da qual ele criou uma noção de temporalidade, mas também toda a construção geográfica de um continente inteiro, onde a noção de espaço transmite uma sensação de verdadeiro. Enfim, coisas que tornam real, seu mundo imaginado.

Parabéns ao Jorge por esta obra, que recomendo a todos os leitores que apreciam Fantasia e Aventura, bem como aqueles que procuram passar horas em companhia de uma agradável leitura.

Nelson Magrini
Autor de Os Guardiões do Tempo
Relâmpagos de Sangue
ANJO A Face do Mal
Isabella, em Amor Vampiro
O Portador da Luz – minissérie em 10 partes
em http://fontesdaficcao.wordpress.com/category/nelson-magrini/
Artur Breda 27/12/2009minha estante
Sua descrição do livro no 2ª parágrafo da pra encaixar perfeitamente em senhor dos aneis.

cotonho72 08/11/2012minha estante
Gostei da resenha..parabéns...abçs.

cotonho72 08/11/2012minha estante
Gostei da resenha..parabéns...abçs.

Miocna 01/12/2012minha estante
Sua resenha esta ótima, mas devo discordar quanto a forma do escritor colocar os fatos: é muito confuso. Estou lendo o livro e estou prestes a abandona- lo de tanto tédio.Mas irei ate o fim.

Luiza3302 15/03/2011

Recomendo!
Eu vou contar um segredo pra vocês: Quando o prefácio me agrada (o que é raro) eu começo o livro com uma disposição muito maior! O autor soube cativar logo antes da estória em si começar!!! E dessa forma comecei a leitura com o pé direito…

Zairom é pai de dois meninos: Rairom, fruto do seu primeiro casamento com uma mulher que ele amava muito mas que (ainda?) não sabemos o nome e Tairom, fruto do seu casamento com Liana. Rairom queria ser mago e Tairom queria seguir o exemplo do pai e se tornar um grande guerreiro. Como consequência do segundo matrimonio, Zairom tornou-se o Senhor das Terras do Fogo.

O imperador Fairom Norgat (seu cunhado e inimigo) convoca os lideres dos clãs da Água, do Fogo, da Terra, do Vento, do Aço e do Tempo para uma reunião “surpresa” com a intenção de definir o destino dos escravos da Terra das Sombras, pois estes estão se rebelando cada vez mais. Zairom, apoiado pela maioria dos senhores das seis grandes casas, propõe uma solução apaziguadora e consegue vetar as intenções sangrentas do Larcon, despertando sua ira. Esse é o ponto de partida para uma guerra que irá mudar o destino de todos!

– Está um pouco confuso por causa dos nomes parecidos?! É normal, eu também fiquei… No começo o mais difícil pra mim era não confundir o Laicar com o Larcon e o Ramar com o Rairom. Mas depois você acostuma!!! ^^ –

Esse primeiro volume é narrado por Dinaer, uma espécie de deus. Ele nos mostra que a guerra que se sucede no mundo dos homens é somente o começo de uma muito maior que “definirá o destino dos deuses e dos homens” e onde Rairom é peça fundamental.

“Infelizmente, havia aprendido no passado que nesta guerra não havia lugar para sentimentalismos. A lógica, e nada mais do que a fria lógica, determinava cada uma de minhas açoes. Era pela Causa, e somente pela Causa, que eu lutava, que eu agia. Isso não iria mudar.” Palavras de Dinaer, página 397.

Uma estória repleta de esperança, provações, uma “pitada” de romance e muita aventura. Me envolveu de uma maneira espetacular, não somente pela narrativa de fantasia, mas também pelos questionamentos que levanta. Eu me afeiçoei muito aos personagens e por isso confesso que passei de apreensiva para chocada em algumas partes do livro, mas isso só fez aumentar o meu interesse e curiosidade para ler a continuação!

Mal posso esperar!
Pandora 22/08/2013minha estante
Eu estou na metade do livro e já estou sofrendo porque sinto o cheiro da carnificina no ar... ai vejo essa resenha... aiaiaiai... tá difícil!!!

Sci Fi Brasil 22/08/2012

De bom, só a capa
Um dos mais bisonhos livros de fantasia nacional com os quais esbarrei no mercado, "A Guerra das Sombras" é uma tentativa amadora de construir um mundo fantástico. Com diálogos engessados e cenários mal descritos - aliás, eles são descritos? - o autor derrapa e passa longe do alvo.

Péssima leitura. Não recomendo.
Pandora 22/08/2013minha estante
Realmente eu concordo que o autor desliza em alguns pontos, adjetiva demais situações e pessoas, tem uma visão muito simplista de como ocorre a politica em um império e algumas coisitas mais. O texto poderia ter sido melhor lapidado assim como seu comentário sobre ele, nada diz sobre o texto.

AndyinhA 27/09/2010

... O livro de hoje eu poderia dividir ele em duas partes, pois foi assim que eu acabei lendo o livro. Na primeira, o autor conta todo o Mundo da Guerra das Sombras, as informações, um pouco do jogo político e o como o futuro pode acontecer naquele mundo.

A outra parte mostra de fato o escolhido, a trajetória da vida dele e como de repente sua vida se tornou um inferno e que a partir daquele momento, uma decisão será tomada. Só que muitas pessoas querem ‘brincar’ com o futuro dele e por isso todo o cuidado é pouco.

Mais em : http://www.monpetitpoison.com/2010/09/poison-books-guerra-das-sombras-1-jorge.html
Miocna 01/12/2012minha estante
Cara, é exatamente dessa forma que eu queria que o escritor tivesse feito. A forma como é colocada é muito confusa. Adorei como tu expôs os fatos.Valeu!

sagonTHX 06/02/2012

A CAPA É LINDA...
Vou direto ao ponto, sem rodeios.

Gostei muito da capa do livro. A edição gráfica do livro é primoroso.Um capricho da editora Novo Século.

E é só.

O livro é uma aventura de fantasia. Tá na cara ( ou na capa). O autor, Jorge Tavares, escreve bem, porém não escreve otimamente bem. Sua narrativa tem muitas falhas, e a mais grave é a falta de descrição dos personagens e localidades. Ele nos apresenta seus personagens e nos leva a conhecer alguns lugares, sem se aprofundar na descrição dos mesmos. A sala do palácio é retangular, grande e luxuosa. E fica por isso mesmo. Entramos na capital do império e a descrição que o autor faz da mesma mal deu um parágrafo.

Como história de aventura e fantasia o livro peca justamente pela falta dos mesmos. Li 200 páginas de muita conversa e pouca aventura, ou ação.

E esse é outro ponto fraco do livro: os diálogos. Se a narrativa do narrador flui com algum convencimenbto, os diálogos dos personagens é muito fraco, denotando explicitamente o amadorismo do autor.

Não gostei. Abandonei. E não recomendo.

Para quem gosta de histórias de aventura e fantasia, há livros melhores no mercado. Para quem não tem gosto e lê qualquer coisa, eis um bom livro.
Miocna 01/12/2012minha estante
Finalmente alguem que sabe analizar bem as histórias. Gostei muito da tua descrição e observações. Peguei o livro emprestado de fato porque a capa é linda e a sinopse interessante, mas a narrativa é cansativa demais e eu ão consegui me localizar espacialmente no mundo. Se divisse o livro em uma parte contando so a historia desse novo mundo e todas as observações que você fez, a leitura seria mais prazerosa. Tô lendo o livro há três semanas, normalmente um livro desses eu fico três dias lendo, prova o quanto ele é desinteressante. As cronicas de gelo e fogo eu leio em uma semana. Pronto,falei.Valeu pela resenha.

Alba 17/07/2010

Resenha que fiz para o Psychobooks
O livro começa focado em Zairom, o senhor da Terra do Fogo, e apresenta seus filhos Rairom e Tairom, seu encontro com Sironiel, um escravo com ideias revolucionárias. Esse encontro é fundamental para descobrirmos as posições de Zairom com seu Reinado.
Sua guerra pessoal contra os Soberano da Terra das Sombras e também seu cunhado sela seu destino e o do seu reino.
No início o livro é um pouco confuso pela similaridade fonética dos nomes (o Jorge explica o porquê pra gente na entrevista), mas depois de passado esse primeiro momento e assim que nos acostumamos com o enredo, o livro se torna impossível de largar!
O Jorge criou um mundo à parte, cheio de crenças e lendas próprias. A magia é o pano de fundo de todo o enredo, que é focado principalmente em Rairom, o filho mais velho do Senhor da Terra do Fogo que tem o desejo de se tornar um mago.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

SORTEIO DESSE LIVRO NO PSYCHOBOOKS ATÉ O DIA 24/07/2010 \O/

Luiz Teodosio 18/05/2010

Ótimo e cativante livro de Fantasia.
Foi uma grata surpresa a sensação que obtive quando terminei de ler a última página do livro de Dinaer, o primeiro volume de "A Guerra das Sombras", uma tetralogia escrita por Jorge Tavares. É raro encontrar obras de Alta Fantasia que, ao fim de uma viagem literária, sentimos como foi saborosa as horas que usamos ao nos imergir em tão esplendoroso mundo. Foi com esta maravilhosa sensação com que terminei este livro. Algo equiparável a muitos livros conhecidos e best-sellers, e que no final, nos dão a impressão de que realmente foi uma prazerosa leitura.

E devo salientar que não estou me referindo a uma obra estrangeira, mas sim a uma obra nacional, que muito subestimam por guiarem-se por um ingênuo senso-comum. Mais uma vez, enalteço a questão de que autores brasileiros podem ser muito promissores, basta que muitos notem isso.

Jorge Tavares criou um mundo de Alta de Fantasia, onde o enredo, assim como o universo criado para a história foi muito bem elaborado no que diz respeito a toda a construção econômica, geográfica, politica e cultural. Além disso, nota-se no prefácio, que houve sim um grande cuidado para criar todo o embassamento do livro, o que pelo menos pra mim, me agradou bastante.

O autor escreve muito bem, e suas palavras são claramente bem escolhidas durante o texto, polido de uma maneira a se mostrar da melhor e mais instigante forma. E como se não bastasse, o desenvolvimento do Livro de Dinaer é cativante. Os capítulos, apesar de longos, puderam ser lidos com grande curiosidade. A trama segue rumos que impressionam, e desfechos inesperados.

A narração, narrador onisciente e ao mesmo tempo em primeira pessoa, em certos momentos do livro, eleva bastante o grau de curiosidade como se tal instante fosse o apogeu da trama, quando na verdade, o climáx final estivesse longe de acontecer. A história é composta de muitos momentos intensos, e climáxs frequentes, que ajudam ainda mais a nos manter aferrados na leitura.

O único contra do livro, talvez, tenha sido o excesso de informação sobre os componentes do mundo criado pelo autor. No mínimo, um mapa com alguns cenários apresentados na história seriam razoáveis, ou mesmo, um sucinto representando toda a Terra das Sombras. E em alguns momentos, o livro torna-se confuso jogando tantas informações, que em seguida seriam dificeis de serem lembradas. Incluso, estava o peculiar recurso utilizado no inicio dos capítulos, contando trechos de algum texto antigo do próprio mundo, embora estes, fossem interessantes por se relacionarem com a impressão dos capítulos que o antecedia.

Não apenas a história, mas os personagens também são cativantes. Porém, no que diz respeito a eles, é melhor eu não soltar spoilers.

Algo muito recorrente no livro são as constantes impressões sobre os seres humanos, na verdade, narradas sobre o ponto de vista do Deus Dinaer. Concordando ou não com os argumentos do narrador, é muito interessante para refletirmos sobre a nossa essência e nosso sentido de existência no mundo, o que torna essa caracteristica do livro, se não a melhor, um grande atrativo.

Foi realmente uma viagem épica, a leitura do primeiro volume desta série. O desfecho foi consistente, assegurando minha curiosidade para o próximo passo desta ótima série.

Em suma, para os que gostam do gênero Alta Fantasia, onde todo um universo é criado do zero, dispensando Orcs, Elfos ou outras criaturas fantásticas tolkinianas(exceto Magos), "A Guerra das Sombras" é uma leitura indispensável.

Resenhado também em meu blog: http://luizdreamhope.blogspot.com

Parabéns, Jorge!

Diego.Guzzi 18/09/2010

O que posso dizer, nossa que livro espetacular e escrito por um novato que esta de parabéns. É uma obra de fantasia em que so tem humanos além dos magos com suas próprias regras. E fala do ser humano e das suas escolhas e perdas, além de suas dúvidas. Não tenho palavras para descrever o que senti, mas que algumas coisas são verdade mesmo que alguns não concorde. É uma fanatasia que fala de pessoas. Tem clichês e uma falas que não funcionam direito, mas que não tiram o seu brilho.
Jorge 19/09/2010minha estante
Olá Hipério,

Muito obrigado pela ótima resenha.

Abraço!

Psychobooks 17/07/2010

Autor Brasileiro Rocomendado pelo Psychobooks - Fantasia

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

SORTEIO DESSE LIVRO NO PSYCHOBOOKS ATÉ O DIA 24/07/2010 \O/

Marcinhow 28/08/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
Rairom é filho de Zairom, o rei da terra do fogo, mas ele não é o herdeiro do trono, pois é filho de um relacionamento passado de Zairom.

A terra do fogo é um reino em crescimento em larga escala, muito a frente de alguns dos outros reinos da Terra das Sombras, e isso acaba provocando inveja, não só de alguns reinos, mas do Império também. Uma nova guerra está para começar, mas o que ninguém sabe, é que não se trata de uma simples guerra entrei reinos, mas sim de uma guerra muito antiga, entre divindades.

Rairon, Tairom e Lisiam entram em uma alucinante corrida, uma corrida que garantira a sobrevivência...

Para continuar lendo, acesse:

naniedias 01/08/2010

A Guerra das Sombras - O Livro de Dinaer
Tramas, intrigas, magos, guerreiros, arqueiros... Tudo isso está presente no livro "A Guerra das Sombras".
Quando Zairom foi até Naquicar apresentar o seu filho mais novo, Tairom, ele não acreditou nas ameaças do Larcon. Ou melhor, acreditou, mas não se precaveu o suficiente. Ele sabia que o Larcon não gostava dele, mesmo sendo ele casado com Liana, irmã do Larcon. Ele também não gostava do primeiro filho de Zairon - Rairom. O garoto era fruto de um relacionamento anterior ao seu casamento com Liana, e por isso o Larcon não gostava dele, embora apreciasse o mais novo sobrinho.
Zairom, apesar de tudo, era um bom homem. E foi com bons intuitos que desafiou o Larcon. Mas essa atitude ficaria marcada. E mais de 10 anos depois, as consequências seriam terríveis, principalmente para os seus herdeiros - Tairom e Rairom.

O que eu achei do livro:
O livro é muito bom. Sério, é uma imersão em um mundo diferente, com costumes diferentes! É muito interessante.
Antes de falar um pouco mais, eu queria colocar aqui o que li logo no início do livro e achei incrível:
"Eu, que achava que estava no controle, que pensava ser onipotente, vi meu plano inicial ser alterado, subvertido, por mais de uma vez. Sublevando-se contra os meus desígnios, revoltando-se contra o destino que lhes impusera, meus personagens muitas vezes agiram de forma inusitada. Alguns conseguiram um papel mais importante para si, outros mudaram sua própria natureza, outros alteraram a história como um todo. Em certos instantes, tornei-me quase impotente, praticamente um mero espectador em meu próprio mundo."
Eu achei realmente muito interessante o autor dizendo que os personagens praticamente ganharam vida!
O livro é uma história de fantasia em um mundo diferente do nosso, com uma história completamente diferente. Eu, particularmente, achei muito interessante a maneira como o autor trata a história dos personagens e como ele retrata esse mundo tão diferente.
Apesar da história fantástica, o autor trata de outros assuntos muito interessantes, alguns de cunho filosófico, no meio do livro - o que é muito bom mesmo. Abaixo uma passagem que eu não pude deixar de colocar aqui para vocês:
"O culto à linhagem é algo irrelevante, ridículo até. Só existe uma família verdadeira, que é raça humana. Todos os homens, em última análise, são frutos da mesma linhagem e acabam, por isso, sendo muito semelhantes entre si."
Enfim, eu adorei o livro. É bem o meu estilo mesmo, com uma pitada de mistério, jornada de conhecimento, guerra, fantasia! Eu terminei o primeiro livro com um gostinho de quero mais! A série possui quatro livros e eu já não vejo a hora de ler os próximos três!
Apesar de ter uma linguagem um pouco mais puxada, eu recomendo o livro para todos que adoram uma boa leitura! Realmente é um livro espetacular.

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 9

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

sentilivros 24/10/2010

resenha de A Guerra das Sombras
Em uma só palavra,posso dizer que o livro é maravilhoso.
Apesar de ser uma literatura fantástica, os personagens são bem "reais" e complexos nos surpreendendo com suas intensas emoções.
O livro, por ser o 1º de uma série de 4, é mais introdutório, porém nem por isso, monótono. Pelo contrário desde o começo há muita ação.
Sendo sincera, no começo não me empolguei muito, apesar de ter lido muitas críticas boas, eu ainda não estava no "espírito do livro, mas ao chegar na parte da batalha na Terra dos Filhos do Fogo, não consegui mais largar o livro.
O livro de Dinaer é narrado por ele mesmo introduzindo um pouco de sua história. Ele é um deus que está a interferir em uma guerra humana devido ao seu interesse no "alorain", um "escolhido" que é a "chave" para um poder que "definirá o destino dos deuses e dos homens". Esse escolhido é Rairom, filho "bastardo" de Zairom , o Senhor dos Filhos do Fogo.
Conta-se um pouco sobre a história dos filhos do fogo, apresenta Zairom e sua história, juntamente com a de seus filhos Rairom e Tairom e da sociedade em que vivem. Até a chegada do Senhor da Terra do Vento junto com sua neta Lisian, na casa de Zairom, as coisas iam, digamos, tranquilas. Mas a iminência de uma batalha decidem os rumos dos personagens. É a partir desse ponto que a histórias e destrinchar e você não quer mais largar o livro.
O que mais amei nesse livro são os personagens, pois eles são intensos, cometem erros e há momentos em que você quer "sacoleijar" ou ainda "gritar" com alguns personagens. Para mim é isso que torna um livro interessante.
Separei alguns trechos, que acredito,são verdadeiras reflexões sobre o ser humano.

"(...) É o que alguns chamam de desejo de ser feliz. Eis a irônica sina da humanidade:estamos condenados a ser infelizes, em razão de nossa vontade em ser felizes..." pg. 152

"...E como poderia ser diferente? Os homens temem o que não conhecem, e nada é mais desconhecido que o futuro. A humanidade só não vive em eterno estado de pânico porque os homens criam uma ilusão de previsibilidade...(...) A mudança, menor ou maior, pode sobrevir a qualquer momento. É aí que a ilusão se quebra, a verdade se revela e o medo surge..." pg. 258

"...De todos os animais do mundo, apenas o homem ousou trocar a terna alegria da inocência pelo pesado fardo da sabedoria. E com a sabedoria veio o conhecimento da morte. E com o conhecimento da morte, a face do medo. E com a face do medo, o fogo do ódio. E como fogo do ódio, o mar das paixões. E o homem conheceu a dor..." pg. 333

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/10/guerra-das-sombras-o-livro-de-dinaer.html

Melian 08/11/2010

Posso estar sendo muito direta, mas vou dizer logo de cara! Amei o livro!!! Vou tentar contato com o Jorge p/ ver se ele tem disponibilidade de me mandar os outros, já que está em falta no site da Novo século!
O livro tem todos os toques de fantasia/aventura que conhecemos, é um livro totalmente original, não tem plágio de outros que eu já tenha lido, é bem interessante, já estou louca pela série!
As capas são umas mais lindas que a outra, se achei essa bonita imagine como são as outras!
A série é composta por 4 livros, sendo esse o primeiro.
todos os personagens são legais, bem descritos e bem construidos, claro, todos humanos e com falhas, nada de senhor perfeito nesta história! rs Mas todos tem seu brilho.

Leia o texto completo em: http://mellbooks.blogspot.com/2010/11/resenha-guerra-das-sombras-o-livro-de.html

Tiabetok 05/03/2011

a guerra das sombras
O livro de Dinaer
Provavelmente já devo ter comentado em alguma resenha a minha total dificuldade em ler livros cujos personagens carregam nomes confusos. Os nomes são incomuns e muito parecidos, mas garanto que com um pouquinho de atenção este problema é resolvido sem muito prejuízo a leitura.
Jorge Tavares criou um mundo fantástico com direito a linguagem própria, muita magia, guerras e até a forma que o tempo é contado é diferentes. Um livro muito original que nos prende do inicio ao fim. É uma narrativa simples, sem muitos rodeios. Uma história bem contada, cenários bem descritos e personagens marcantes. Juro a vocês que estou totalmente apaixonada pelo Zairom e por sua personalidade – até desenhei-o e preguei no meu mural- mas infelizmente ele não é o centro da narrativa.
Zairom ocupava o trono da Terra dos Filhos do Fogo e era casado com Liana – uma nobre de família falida- que lhe dera um filho Tairom. Zairom já tinha um filho antes do casamento chamado Rairom – eu disse, nomes parecidos- . Os primeiros capítulos descrevem como Zairom governa – e muito bem – a Terra dos Filhos do Fogo, mostrando seus talentos para luta e sua inteligência brilhante, apesar de parecer firo a calculista você pode notar que ele simplesmente defende o que acredita, luta pelo que é melhor para sua família e seu povo.
Rairom, o filho mais velho, não quer ser guerreiro como o pai, quer ser Mago e treina duro para isso. Capítulos mais tarde percebemos que ele não é um humano comum, mas um ser que guarda muito poder, algo que confundiu até mesmo o Mago Diom, o mais forte, e que era encarregado de treinar Rairom. O garoto ainda é atormentado por um estranho pesadelo, uma forma de presságio que com certeza significa alguma coisa. Mas o que poderá ser? Eu descobri, e garanto que se você ler o livro vai se encantar tanto quanto eu com a história.

Marília 24/01/2011

Uma boa surpresa!
Ultimamente tenho tido boas surpresas com a literatura nacional. Sempre fui muito do tipo que corre direto pra sessão estrangeira, mas esse foi um dos livros que me fez mudar esse hábito. Comecei a leitura mais por desencargo de consciência, pra não julgá-lo ruim por ser do Brasil e tudo mais. Ao fim da leitura, me tornei fã confessa! A Guerra das Sombras é incrível, envolvente e super original! Estou ansiosa para ler os próximos volumes!

Jorge 25/01/2011minha estante
Muito obrigado pela resenha. Fico muito feliz que tenha gostado do livro!