Escola de Equitação Para Moças

Escola de Equitação Para Moças Anton DiSclafani

Resenhas - Escola de Equitação Para Moças

emileysz 27/01/2024

Escola de equitação para moças
A história de uma menina descobrindo o que é ser mulher em um tempo onde tais ousadias não eram permitidas. a escrita é muito detalhada e confesso que, enquanto não entendedora sobre cavalos, me perdia frequentemente nas descrições dadas. só comecei a gostar de fato da leitura depois dos 50% do livro e eu gostei muito mais dos personagens secundários (Sam, Leona, Sissy e Sr. Holmes) do que da Thea em si. não leria de novo, mas posso dizer que a leitura valeu a pena.

Regiane @agentejaleu 16/04/2023

Uma história surpreendente.
Theodora Atwell tem 15 anos, cresceu numa cidadezinha da Flórida, isolada do mundo, numa gaiola dourada. Vive com o irmão gêmeo, Sam, o pai que é médico e a mãe uma socialite. A história se passa anos 30, os EUA estão passando pela grande Depressão, que causou um grande colapso econômico.

A família Atwell é rica. O pai é um homem bom, que não deixa de atender ninguém que não possa pagar. Pelo contrário, faz muitos atendimentos de graça. Além dos pais e do irmão, as únicas pessoas que ela tem convívio íntimo são os tios e o primo Georgie.

Ela sempre foi uma garota de personalidade forte, destemida. Nunca pensou que seu futuro se resumiria a ser uma esposa .Thea foi enviada para longe, para um internato chamado " Escola de equitação para moças Yonahlassee " , após um acontecimento que abalou a estrutura de toda a família.

Thea é uma amazona talentosa,  monta desde sempre e tem seu próprio pônei na propriedade da família. Foi contra sua vontade mas logo se adaptou . Lá também tinham aulas regulares, as internas dividiam alojamentos e seguiam regras.

Antes ela era a meninha do lar, agora precisa aprender a conviver com outras garotas , sem experiência prévia, e as dores, desabores e dúvidas que surgem nessa fase, terão consequências marcantes para ela  agora que esta fora da bolha superprotetora dos pais.

Li sem pretensão, comprei tem alguns anos bem baratinho. É uma história muito bem escrita, que vai se revelando em camadas. Quando descobri o motivo que leva Thea ser mandada para o internato e as consequências graves que isso causou, me surpreendeu.

A história nos transporta para essa época onde certos comportamentos eram tidos comum, hoje já seriam vistos de outra forma. E os maus hábitos se repetem, nos vemos julgando as espalha da Thea,  mas ao mesmo tempo vemos que as espalha estúpidas e experiências que ela escolheu viver deixaram marcas para sempre. Não julguem pela capa , é uma ótima leitura.

Matheus938 02/03/2023

Mais que um livro sobre cavalos
Retrato intrínseco sobre a juventude americana numa época que valores eram muito importantes e o florescer feminino não era debatido. O final poderia ser melhor desenvolvido (as últimas 30 páginas foram um pouco massantes), o que não tira um mérito do livro, que considero ótimo ainda assim.

Mila 28/05/2022

Legal, vale a leitura!
Esse livro é sobre drama familiar e descobertas de sentimentos e sobre a adolescência pra vida adulta.
Não é um livro que tenha muita ação, mistério, algo que vá te fazer ler sem parar para descobrir o que acontece no final. É sobre a vida de uma menina de 16 anos que vai para um colégio interno de equitação por causa de algo que ela fez quando morava com a família dela e a gente só vai descobrir porque a família dela mandou ela pra lá da metade pro final do livro. Intercala entre futuro, a vida cotidiana na escola, e o passado onde aconteceu a confusão toda.
Ele aborda sobre traumas da família, sobre riqueza e o que o dinheiro muda na vida das pessoas, sobre sentimentos e sobre descobertas.
Me identifiquei sobre a vida da Thea sempre ser privada, nunca poder estar perto de muitas pessoas, viver desde criança com as mesmas regras da mãe dela e depois notar que o mundo tem tanta coisa diferente pra mostrar e aprender, e muitas vezes somos obrigados a viver uma vida que a família quer que a gente viva.
Ele é bom, mas infelizmente não entrou para os meus favoritos, quando eu li a sinopse eu esperava mais, esperava que abordasse muito mais essa parte familiar, achei que o final foi muito rápido, e tem muitas coisas que o livro não diz, então muitas vezes fiquei pensando ? se não me contou, será que aconteceu ou não? ? Notei também que tem erros de digitação.
Eu indico, porque acredito que seja uma leitura legal para refletir, principalmente quem tem 15/16 anos.
Esse livro se passa nos anos 1930, e é tão bom ver o quanto nós, mulheres, evoluímos! O quanto nós conseguimos ser forte o suficiente para mudar tais coisas inúteis, e coisas que éramos proibidas de fazer e também o que era feio visto pela sociedade.
Nunca tinha lido nada que abordasse sobre cavalos, então gostei disso também.

Henrieth Hasse 16/05/2022

Na inexperiência da personagem em lidar com seus desejos de forma responsável, é escancarada também a irresponsabilidade dos adultos que a cercam para explicar como funciona o mundo. Tudo é subentendido: a crise financeira, a perda da inocência, a ida da Thea para essa escola. Aquilo que não se fala, não aconteceu?

O livro até que é bom, mas não é meu estilo.

Ket 07/04/2022

Uma gaiola dourada ainda é uma gaiola...
Apesar de não ser muito leitora de drama, esse livro me surpreendeu e acabei gostando! A trama se passa em 1930 e conta a história de uma jovem enviada para uma escola interna, após uma tragédia familiar. A principio não sabemos o que aconteceu, apenas que ela foi considerada "culpada" pela família e, por isso, afastada. É um enredo que fala sobre as expectativas femininas (ou falta delas) durante o período turbulento da quebra da bolsa, além de tocar no ponto sensível de relacionamento entre pais e filhos. A Thea é uma menina que foi criada quase à parte do mundo real, sem qualquer experiência de vivência além da bolha protetiva dos pais e é muito compreensível as coisas bobas ou estupidas que ela ousa experimentar fazer depois. Às vezes, eu me pegava julgando-a por suas escolhas, até perceber (de forma chocante) que eu estava jogando sobre ela uma responsabilidade que os adultos ao seu redor não demonstravam! Bem interessante.
É um livro sobre descobertas (emocionais e sexuais), decepções, expectativas, frustrações e amor. É também uma história que fala sobre como os privilégios (riqueza, status e super proteção) podem ser uma gaiola dourada do qual não é permitida a fuga.

gleice 02/04/2022

O livro conta a história de Thea, uma adolescente de personalidade forte, muito apegada ao irmão gêmeo, Sam e uma amazona talentosa. Thea foi enviada para uma escola de equitação para moças por um motivo que tentamos descobrir o livro inteiro.  O livro se passa na década de 30, durante a grande Depressão, nos Estados Unidos.

maria 04/09/2021

Excepcional
No começo eu fiquei meio entediada, mas acho que não tava entendendo a dinâmica do livro. Thea é uma personagem excepcional, decidida e corajosa, adorei a leitura, as vezes a gente não percebe muitos detalhes da vida, e a autora conseguiu descrever esses detalhes de forma brilhante. Eu amei

Clara.Oliv 20/07/2021

Revelação
Li sem pretensão nenhuma, era simplesmente uma leitura que eu vinha empurrado a muito tempo.
Imaginei que seria uma literatura um tanto sensível e leve, mas o que presenciei em cada página me surpreendeu bastante, em todos os aspectos.
Sem dúvida ele foi uma grande revelação para mim que o via apenas como uma pequena história, queria ter gostado dele mais, sinto que ele entregou até um melhor resultado esperado, mas não consegui sentir o amor que ele merece.
É bom e é isso, recomendável? Talvez.

Marcella.Kahn 04/06/2021

Achei uma história linda e profunda. Os tempos mudaram muito mesmo para nós mulheres e é sempre bom lembrar disso.

Barbie.Literaria 21/04/2021

Um dos meus livros prediletos!
Esse foi um livro que realmente me surpreendeu. No começo ele é bem chato, chega a ser maçante e te desanima hahaha, você fica 0 vontade de ler, mas com o decorrer da história, com as situações pelas quais ela vai passando, as coisas que vão acontecendo, você simplesmente não consegue desgrudar do livro. Lembro que na época que estava lendo eu o levava para todos os lugares e qualquer minuto, segundo livre que tinha eu corria para ler mais uma página. Porque quando digo que a história começa a ficar instigante, ela realmente fica. E é isso, ele começa meio parado e você não se apega tanto pela Thea, mas depois você simplesmente não consegue parar de devorar cada página.

Ellen 20/03/2021

Drama familiar
Uma drama familiar que gira em torno de uma adolescente, costumes do início do século XX e da superproteção de uma mãe, que acredita poder poupar os filhos das dores do mundo. Um acontecimento assola a família e muda drasticamente o destino dos personagens, mostrando que a vida tem seus caminhos independentemente do quanto tentamos proteger ou evitar certas situações.
Uma protagonista imperfeita, cujos defeitos e falhas ficam bem evidenciados, tornando a narrativa real e interessante. Aborda conteúdo sexual em muitos momentos, mostrando as descobertas da protagonista. A história nos leva ao universo de equitação e dos cavalos, tema que achei bem interessante. O pano de fundo da história é a grande depressão iniciada em 1929. A narrativa me prendeu e a leiteis fluiu bem. Por alguns momentos, tive dúvidas se a história poderia ter sido inspirada na vida da autora.

Heloisa 06/03/2021

O recorte de uma história da vida de uma menina
O livro conta a história de uma menina de 16 anos que vai pra um colégio interno, que tem como atividade principal a equitação.
A autora escreve muito bem e a leitura te prende, você quer saber o final, de acordo com a história que avança.
Na minha opinião, o final é fraco, turvo e sem muita emoção. Acontecem coisas na história que não fazem muito sentido.
Em resumo, vale a leitura, mas não espere muito.

Day 14/02/2021

Perfeito pra superar uma ressaca literária
INTRO ??: Não se deixe enganar pela capa, ou pelo título, pois a autora Anton Disclafani nos entrega uma trama bem construída e aborda um assunto que pode ser inusitado de um jeito incrivelmente envolvente.

A TRAMA ?: Em plena década de 1930, Thea Atwell deixa para trás a vida na Flórida após ser mandada pelos pais para o acampamento Yonahlossee para garotas. O motivo é uma incógnita.

A crise se expande no país e não só serve como pano de fundo do livro, mas interfere nas vivências das garotas à volta da protagonista. Assim, temos um retrato dos personagens e o modo como eles afetam Thea, que tenta se misturar ao novo contexto ao mesmo tempo em que nos conta, através das memórias, o que aconteceu na Flórida.

A RESENHA?: Encontrei esse livro jogado em meio a uma caixa de doações. A primeira coisa que pensei, o que a maioria das pessoas pensam, é que se tratava de um livro de etiqueta ou algo assim, mas o levei para casa e, meses depois, peguei para ler sem pretensão nenhuma. Uma escolha de que não me arrependo.

Vim a descobrir que "equitação", na verdade, se trata da técnica ou exercício de andar à cavalo, o que é uma grande paixão da protagonista e um assunto retratado belamente pela autora. Mas esse não é o ponto mais alto da história.

O que verdadeiramente me surpreendeu em "Escola de equitação para moças" foi o modo como nos identificamos com Thea, através do seu jeito sincero, seu erros e sua personalidade imperfeita. Isso, somado ao mistério por trás da ida ao acampamento Yonahlossee, formam uma trama simples, mas surpreendentemente incrível. Uma forma de dizer que não importa quanto os pais tentem proteger seus filhos, nada vai impedí-los de crescer e se tornarem adultos.

Então, se você busca um livro para superar uma ressaca literária e quer se aventurar por assuntos diferentes, como o hipismo, esse livro está recomendadíssimo. Tem amor, sexo, drama e mistério e você só vai precisar perdoar a capa e o título ?

Dani 14/01/2021

Para todos aqueles que estão na dúvida em ler este livro, assim como eu fiquei depois de ler algumas resenhas, digo que vale a pena o esforço pra chegar até o final. A história em si é muito bem construída, bem escrita e o desfecho é interessante. Porém a leitura é um pouco cansativa, muitos detalhes e flashbacks que não contribuíram necessariamente para os acontecimentos e para a conclusão.
A personagem principal, Thea, passa por uma construção e um amadurecimento durante a história que nos leva a analisar muita coisa acerca da mulher dos anos de 1920/30. Essa adolescente de 15 anos se viu obrigada a deixar tudo e todos para trás depois de um episódio que, sem dúvidas, mudou a sua vida. O grande “mistério” do livro demorou demais para ser revelado pela autora, mesmo que depois de um tempo ele acabe se tornando previsível.
No geral, como eu disse, vale a pena a leitura de Escola de Equitação para Moças, principalmente pelo final, quando, pelo menos pra mim, tudo que aconteceu foi muito bom para Thea, permitindo que ela se tornasse outra pessoa, fora do mundinho onde passou a infância e início da adolescência.