Pensar com tipos

Pensar com tipos Ellen Lupton

Resenhas - Pensar com Tipos

Elu 04/02/2009

Com certeza, um dos melhores livros sobre tipografia que tive oportunidade de ler. Fora que a programação visual desta edição brasileira é um primor. Recomendo.

Dani Scheibler 09/03/2023

Esperava que tivesse mais sobre a história das fontes, mas o que tem sobre é bem breve.
O livro tem bastante figuras, gostei pra usar como inspiração a mescla de fontes, e mistura entre tipografias da mesma família, tamanhos diferentes na escrita de trabalhos.

ivsonln 18/01/2013

Dois pontos merecem destaque sobre o livro: primeiro sua linguagem e depois sua interação com o leitor. Mesmo quando se menciona a história da tipografia o texto não é maçante e sua estrutura garante uma leitura dinâmica com as imagens, legendas, citações etc. Os Exercícios são a melhor parte do livro, na minha opinião.

Alex Reis 22/07/2010

Esse livro é essencial para quem deseja entender melhor o uso dos tipos no Design no decorrer das décadas, saber escolher uma fonte , e entender o básico para criar a sua própria.

Heric Dehon 06/04/2011

É um livro bem interessante porque trata da tipografia e de como ela pode ser aplicada, especialmente em projetos edioriais. Traz alguns aspectos históricos, mostra aplicações, fala de diagramação e até de revisão de textos. É uma obra que merece estar na estante de designers.

Larissa 12/04/2012

excelente
achei demais. conteúdo e apresentação excelentes.

Lara Mélo 24/11/2022

Pensar COM tipos
Peguei esse livro no começo de outubro pra fazer um trabalho de tipografia na faculdade, mas nem tive tempo de abrir antes do fim do semestre. Essa edição já tá antiguinha (2006), mas o básico de tipografia, tipo anatomia das letras (p. 34), kerning, espacejamento, entrelinhamento e alinhamento (p. 80­-85) e diagramação do texto na página, não mudou quase nada de lá pra cá, então c conteúdo continua bem atual (exceto os exemplos de sites).

É um ótimo livro introdutório, pra quem tá começando a estudar ou se interessar sobre esse universo da tipografia, tipos, fontes, etc. A autora conseguiu alcançar aquilo que propõe na Apresentação do livro: “um volume no qual design e texto colaborassem harmoniosamente para melhorar a compreensão”.

Vi que tem uma nova edição da Ed. Olhares, de 2021, com acréscimos e atualizações, então não tudo indica que vai rolar uma segunda leitura quando conseguir comprar o livro pra minha minibiblioteca de design.

Siuah 04/01/2021

Visionário
Gostei da forma como o descreveram, além disso, ajudou bastante a desenvolver minha criatividade artístico perante ao design. Sem contar que me fez repensar como eles faziam antigamente para realizar projetos com tipos, tem histórias e vários conteúdos referente à tipos!

Evelin Bianca | @paginasete7 09/03/2020

#17 Pensar com Tipos
Ellen Lupton traz os aspectos tipográficos na produção gráfica, a letra, o texto e o diagrama. O livro apresenta a história da tipografia das primeiras fontes góticas e romanas até a era digital, e traz também as classificações e anatomia dos tipos. Fala da formatação dos textos, alinhamentos e hierarquia, e da sua relação com a página e seus espaços em branco.

184 páginas.
Lido: de 28/08 a 02/09/2019

edooardar 25/03/2020

É um bom livro para se aventurar no mundo tipográfico.

Ela faz explicações não só dos tipos como também de história, de alinhamento e outras dicas interessantes para editoração.

Gostei e acho que é um complemento legal para aprendizagem, só não é perfeito pois em algumas partes me senti confusa com a ordem da informação apresentada.

Brielle 27/06/2022

Que livro maravilhoso! A didática da Ellen é simplesmente incrível e suas dicas são extremamente pontuais. Ler esse livro foi como navegar em um mar de conhecimento. Para qualquer estudante de design, super recomendo a leitura.