Arquétipos

Arquétipos Caroline Myss

Resenhas - Arquétipos

Dayana 23/01/2016

Comprei o livro querendo algo relacionado ao estudo da simbologia, porém a autora organizou vários grupos de padrões de comportamento em que podemos enquadrar as pessoas com quem convivemos ou nos "auto-enquadrar". Os principais que ela aborda são: a advogada, a artista/a criativa, a atleta, a cuidadora, a fashionista, a intelectual, a rainha/executiva, a rebelde, a buscadora espiritual, a visionária. Como é possível perceber, o enfoque é no universo feminino, mas para todos esses arquétipos a autora apresenta brevemente o aspecto masculino. É possível que a leitora se identifique com mais de um arquétipo. Mas com certeza um deles será mais marcante. São apresentados resumos de cada arquétipo, padrões de comportamento, características, e como cada um deles ganha e perde energia. Através desses tópicos, em cada capítulo, sugiro fazer um pequeno teste para analisar o nível de identificação da leitora com o arquétipo em questão. Ao final são abordados brevemente mais alguns arquétipos no capítulo denominado Galeria de arquétipos. São eles: o dependente, o alquimista, a criança, a donzela, o destruidor, o jogador, a deusa/heroína, o curador, o hedonista, o juiz, o amante, o mediador, a mãe, o socializador, a freira, a prostituta, o sabotador, o escravo, o contador de história, o professor, a vítima e o guerreiro. As vezes a leitura pode ficar massante durante os capítulos que abordam os arquétipos com os quais não nos identificamos. Porém o livro ajuda a compreender um pouco o universo daquelas pessoas que são tão diferentes de nós. Como pensam e porque priorizam certas atitudes. Por um mundo menos separatista e mais respeitoso com as diferenças, recomendo este livro.