Libertinagem & Estrela da Manhã

Libertinagem & Estrela da Manhã Manuel Bandeira

Resenhas - Libertinagem & Estrela da Manhã

Freddy Bacus 23/02/2024

Dispensa comentários
Manuel Bandeira, o maior poeta brasileiro. Não tenho peso na consciência nenhum em dizer isso... Ler Bandeira é um caminho sem volta, é se apaixonar enlouquecidamente, é encantador.
Esse livro é uma delícia, gostoso, bonito, existencial, tudo que uma boa leitura de poesia pode despertar.
Eu não sei o que comentar sobre ele, só sentir. E sentir muito, um pouco de tudo. Esses poemas são impressionantes, e clássicos, e tudo de bom!
Manuel Bandeira, senhoras e senhores.

Lia.Datovo 06/01/2024

Clássico...?
Esse livro definitivamente me serviu de prova do porquê literatura brasileira é tão???????????????????
Mas é uma leitura rápida e gostosa na fala alta

JosA225 29/12/2023

Libertinagem
Manuel Bandeira é um dos nossos maiores poetas e esse livro é de sua fase inicial. Fala sobre a paixão.

Mesquita 29/05/2023

Manuel tem uma qualidade de colocar lirismo no vulgar comum que foi uma das leituras que primeiro me fez amar poesia. vários poemas famosos nesses dois livretos. com certeza será relido.

fer 14/03/2023

Libertinagem & Estrela da manhã
Demais! uma coletânea incrível de poemas incríveis! linguagem interessantíssima, temas bons e de uma poesia? maravilhosa. inspirador!

Thais645 08/12/2022

Mais que leitura de vestibular
Não sou muito fã de poesia, mas Manoel Bandeira é muito interessante. É o tipo de leitura que era obrigatoria pra vestibular e mais desestimulava o gosto pelos grandes escritores brasileiros que tudo. Achei surpreendentemente bom.

Spoiledcherry 19/08/2022

Não leio muito esse tipo de livro, então não tenho muita base " crítica " para falar sobre, mas gostei.

Reccanello 06/07/2022

Ah, Pasárgada!
Eu já disse algumas vezes que, à exceção de determinados poetas e específicos excertos, poesia não muito minha praia. Ainda assim, e talvez por ter iniciado a leitura sem muitas expectativas, fui muito bem surpreendido pela obra de Manuel Bandeira, que - fora o famosíssimo poema sobre Pasárgada - desconhecia totalmente! Por nos remeterem a alguma coisa da infância inocente, alguns poemas nos fazem sorrir de forma tímida; outros, mais pessimistas (aos 16 anos de idade, o autor se descobriu tuberculoso e, desde então, esperava diariamente pela morte - que só veio aos 82 anos), traziam uma certa tristeza, um saudosismo, uma nostalgia de coisas muitas delas não vividas. Enfim, uma obra divertida e de um lirismo simples e bonito, que vale a pena ser lida. Talvez, em uma futura releitura e depois de estudar um pouco mais sobre a vida do autor, eu consiga captar de forma mais profunda tudo o que ele tentou nos passar.

Paulo 04/07/2022

Já tinha lido duas vezes uma mesma coletânea de Manuel Bandeira e percebi uma mesma coisa nesta aqui, que une dois de seus livros: há tanto poemas pessimistas, suicidas, digamos, quanto poemas alegres, doces ou ensolarados. Mas aqui, além desses, os temas que mais se fazem presentes são a nostalgia, o saudosismo, a observação e "captação" de detalhes do cotidiano (poeta, oras) e, um pouco menos, o romance com um pouco de erotismo. Nos poemas nostálgicos, parece, ou é dito, que Manuel nunca viveu alegria como viveu na infância, o saudosismo é uma das suas maiores angústias.
Nessa união de dois livros lançados por ele, em que há uma satisfatória introdução biográfica e cronológica de sua vida, existem variados tipos de poemas, com métricas e ritmos diferentes, e a depender do tipo, rimas ou não.

No livro que comprei num sebo existem em várias páginas diversas breves anotações sobre os poemas, que parecem acadêmicas, provavelmente da última e ou dona original. Apesar de eu ser um leitor necessitado, diário, que estuda, por conta própria, idiomas, gramática, crítica literária e de filmes, que escreve, essas anotações foram nada menos do que mais uma aula extremamente útil e capacitante de interpretação e um lembrete de que existem níveis de entendimento e subtextos nos poemas ainda que se ache que os tenha entendido. Por um lado, é bastante frustrante que eu, enquanto poetastro e leitor diário de poesia, ainda perceba assim que ainda me falta capacidade de compreensão mesmo que eu nem perceba isso, e muitas vezes percebo.

Hilton Neves 03/07/2022

Não sei exatamente muita coisa do estilo do autor, mas alguns poemas nos lembram de Walt Whitman, noutros ele ajuda o funesto movimento da Semana de '22, noutros Bandeira aprecia destacar minorias e noutros ele tem nostalgia de sua infância.

Gláucia 17/06/2022

Libertinagem & Estrela da Manhã - Manuel Bandeira
Tenho tentado incluir um pouco de poesia na minha vida, lendo um poema por dia. Parece pouco e rápido mas meu nível de assimilação e compreensão é sempre o mínimo possível, sempre preciso ler e reler várias vezes. Minhas preferidas são sempre aquelas que nem cara de poesia tem, aquelas pequenas crônicas narradas numa linguagem mais poética.

Marina 15/06/2022

Li para a escola
Para ser sincera, fui totalmente sem expectativas. Apesar de gostar de poemas. Me impressionei. Depois de ter aula sobre o autor e entender tudo o que queria dizer, achei incrível.
Tenho que avisar que é super rápido de ler, e tem uma quadra de expectativa muito grande em cada um dos poemas, eu ria da aleatoriamente do autor. No começo da poema ok, no meio to entendendo, no final um negocio nada haver.
Mas sempre tinha uma explicação muito legal por trás.
Marina 15/06/2022minha estante
Gente escrevi tudo errado ?

Marina 15/06/2022minha estante
Vcs que lutem

Michele Soares 26/05/2022

Tem uns aqui que são brabos, hein: Momento num café (absolutamente impactada), Conto cruel, Rondó do Palace Hotel, Contrição, O impossível carinho (LINDOOO), Andorinha, Profundamente, A Virgem Maria, Bonheur Lyrique e O cacto não necessariamente ranqueado nessa ordem ? na verdade, salvei os títulos de trás pra frente, pra guardar ?

Lentamente me convertendo ao manuelbanderismo (te cuida, Marião de Andrade), só quero uma ediçãozinha melhor, com todos os poemas ???