O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

@niqueliv 05/01/2023

Poderia ser mais curto. Ficou bem arrastado e espero que o terceiro não seja assim.
Já era de se esperar que o grupo de Kelsier não ficasse da mesma forma. Vin é a melhor

Igor Ouverney 30/12/2022

Não consigo acreditar como essa sequência foi tão fantástica. A evolução de Vin é fantástica, tanto em poder quanto em construção do personagem. As reviravoltas deixaram sem palavras! Que livro fantástico!!!!!!!!!

gabcadioli 28/12/2022

Excelente, assim como o primeiro, um pouco abaixo porque tem algumas barrigas e podia ser mais curto. Os personagens aqui são menos carismáticos e até irritam as vezes, o grupo está mais desconexo com a ausência do líder do primeiro livro, mas isso foi intencional do autor. O final é excelente e deixou um gancho bem legal para o próximo, só espero que as profundezas não acabem sendo um personagem super caricato e maligno com nome brega características do Sanderson mas tô ansioso pra ler o próximo.

Bolabcd 26/12/2022

Sistema de magia interessante e com regras claras
Uma das coisas que eu achei mais interessantes na trilogia como todo é o sistema de magia. As regras de funcionamento são bem claras, além de ser bem diferente do padrão.

Wagner Fernandes 20/12/2022

Uma obra-prima da Fantasia!
Como esse autor consegue escrever tão bem assim? Ele envolve o leitor, sentimos como se estivéssemos participando da história e contracenando com os personagens. Dá até pra sentir as brumas ao redor! Desde o primeiro Mistborn fiquei encantado com a narrativa de Brandon Sanderson. Um jovem de talento extraordinário. Tenho os 6 volumes de "Mistborn" (primeira e segunda Eras), "Elantris", "O Caminho dos Reis" e a trilogia "Os Executores". Espero que esses também sejam tão bons quanto "MISTBORN".
É INACREDITÁVEL que nenhuma editora tenha interesse em reeditar Mistborn! Simplesmente a MELHOR fantasia que li nos últimos anos. O clima do livro é o que citei antes: Imagine SUPER-HERÓIS (os Nascidos da Bruma) nos séculos 16 e 17 (anos 1500 e 1600). O mundo de Mistborn é dividido, resumidamente, em nobres e skaa, sendo os skaa os camponeses - ou escravos mesmo. Entre os nobres, existem os Brumosos e os Nascidos da Bruma (daí o título "MISTBORN"), pessoas com capacidades alomânticas, uma espécie de magia que usa vários tipos de METAL para acionar seus poderes. O Imperador é o Senhor Soberano, imortal, que institucionalizou uma religião a ser seguida em que ele é o único DEUS e proibiu a existência de mestiços entre nobres e skaa. Essa proibição existe, mas há os "mestiços". Kelsier e seu bando entre eles. E o que Kelsier quer? Derrubar o Império do Senhor Soberano. Mais precisamente, o próprio Senhor Supremo. Isso foi o resumo do livro 1. Mas todo o processo da elaboração do plano, os treinamentos de Vin (que era uma garota de rua que desconhecia seus poderes) até se tornar uma dama-espiã e atrair a atenção do jovem nobre Elend... As batalhas com os sinistros Inquisidores (que têm PREGOS no lugar de olhos e poderes tão ou maiores que os dos Mistborn), e a própria origem do Senhor Soberano (que também é sensacional)... Bem, tudo isso faz de Mistborn um LIVRO FENOMENAL.

Neste volume 2, Luthadel está cercada. Luthadel é a capital do Império Final. A Assembleia destituiu o rei Elend e quer escolher outro monarca. Elend, Vin e seus aliados procuram brechas na lei para ele poder retomar a coroa - mas a lei foi o próprio Elend que escreveu! E ela é perfeita, pois não encontram uma falha. Porém, na lei há a cláusula onde a Assembleia pode destituir o rei e eleger outro. E foi o que fizeram! O rei Elend é jovem demais e eles acreditam que ele não poderia impedir a destruição da cidade. Só que, ao tirar Elend do trono, um dos líderes invasores se candidatou ao cargo. E a lei permite isso. Ele tem 10 vezes mais soldados que Luthadel - e quer destituir a Assembleia e escravizar o povo assim que for eleito. E, além disso, um exército de koloss (um tipo de trolls azuis) avança para Luthadel. E agora? Como Elend se livrará desses problemas e trará paz ao seu povo?
E tem mais. Uma ameaça sobrenatural paira sobre Luthadel e o mundo. Coisas estranhas estão acontecendo pelo mundo. O que será aquilo que Vin viu na escuridão das brumas?
A trama é genial, cheia de reviravoltas e cenas de cair o queixo. Você fica preso à leitura e quer chegar logo ao fim e ao mesmo tempo não quer que acabe!
História NOTA 10 de 5!
Excepcional e com um desfecho espetacular.
Vai pra lista de favoritos da vida e das releituras obrigatórias!!!

Jessica1248 09/12/2022

Mistborn: O Poço da Ascensão
"O Poço da Ascensão" é o segundo livro da trilogia Mistborn de Brandon Sanderson. Ele continua a história de Vin e da equipe enquanto enfrentam novos desafios no mundo de Scadrial. Este livro é bem mais político que o anterior, com algumas passagens mais lentas que tentam explicar um pouco sobre a magia que domina o Império Final, ao mesmo tempo que enuvia ainda mais o leitor, trazendo uma sensação de curiosidade constante e compensado a trama mais lenta, comparada com o ritmo extramente acelerado do livro anterior.
Não gostei do fato de alguns personagens terem sido esquecidos, sendo que alguns deles foram de certo modo até descaracterizados.
O final da história me deixou com uma sensação dupla de emoções: empolgação e frustração ao mesmo tempo.
Sério Brandon Sanderson?!?! Acho que não precisávamos desse final, hein!?
Estou bem curiosa e aflita para o último livro da trilogia. Vamos ver no que dá. 4.5 ?.

Luisa 25/11/2022

Poço da Ascenção
Esse livro pecou no ritmo, mais da metade dele a história, (não o enredo) da passos lentos. Perdeu um pouco da imersão pra mim. Entretanto a trilogia contínua excelente, os mistérios, os conflitos dos personagens e as conversas políticas atingem outros patamares.

Aprendemos mais sobre a feruquemia e a mitologia da história. O autor destrincha e brinca com as informações que nos da. Nos faz ficar vidrados.

No quesito personagens, o aprofundamento que ele da à Vin, Elendi e Sazed, em especial, é muito bem trabalhado. Elendi me fez passar altas raivas mas acredito que ainda será mais desenvolvido.

O que dizer sobre o final? Elétrico, desesperador, enlouquecedor?

Raphael J. Neves 25/11/2022

Livro bom, porém o primeiro é melhor
Assim como o primeiro, esse livro surpreende pela escrita maravilhosamente fluida do Brandon Sanderson, centenas de páginas voam que nem se sente.

O livro como um todo é bom, mas é um típico volume 2 de uma trilogia, o qual se apoia a um primeiro livro muito bom e enrola e constrói um final para o terceiro.

Só não dou 5 estrelas, porque apesar da leitura ser fluída, dei umas engasgadas nas partes de "romance" e lamentações da Vin e Elend, que para mim foi bem enrolando e desnecessário (Ela: Eu não te mereço / Ele: Eu que não te mereço). E isso é muito repetitivo, cansativo e ocupa muitas páginas, que poderia ter se resumido em bem poucas. Sério, das 704 paginas desse livro, eu tiraria pelo menos umas 270 dessa enrolação dos dois. Coitado do Sazed tendo que aguenta-los e aconselha-los toda hora.

E vamos falar a verdade, o Elend é um chato de galocha e bem incompetente. A reunião dele com o Straff pareceu piada (e ele achando que estava arrasando).

Mesmo o Zane sendo um louco, torci para a Vin fugir com ele e deixar o chatonildo.

Gostei da trama política e as últimas 100 páginas são de tirar o folego, o que compensou todo o resto.

Como não gosto do Elend, estou receoso de ler o terceiro livro, já que é ele quem está na capa e se for seguir a lógica dos dois primeiros, ele será o protagonista com maior destaque na leitura, assim como Kelsier no primeiro e a Vin no segundo.

Para quem já leu o terceiro, vale a pena encarar?
Tinna 04/12/2022minha estante
Eu tbm torci para ela ficar com o Zane kkk

Jessica.BenettiP 15/11/2022

Pós revolução necessária
Esse livro é um pouco diferente do primeiro, porém, igualmente incrível. Depois dos eventos de primeiro livro e da morte do Senhor Soberano, vemos nosso grupo de heróis se adaptando a nova realidade e construindo uma nova história. É um livro com uma dose de política a mais do que vimos no primeiro volume, o que pode tornar a história um pouco lenta, porém, é extremamente necessária cada discussão.

É "fácil" fazer a revolução, tirar um líder do poder, mas e depois disso? Como a sociedade, que viveu tanto tempo dentro daquela realidade, vai se comportar depois dessa quebra de "normalidade". Por isso, acho extremamente necessária o aprofundamento político do livro.

Além disso, tem sua enorme importância para o desenrolar da história; por volta de 70% do livro começa uma sequência de acontecimentos que fica impossível parar de ler e percebemos que aquilo que pensávamos do Senhor Soberano não estava totalmente certo.

Gosto que nesse volume, mesmo com todo o poder, a Vin mostre uma certa vulnerabilidade, sobretudo emocional, de uma pessoa que já sofreu e perdeu demais, mas se mantém fiel ao que acredita.

Vin está mais poderosa do que nunca e Kelsier ainda se faz presente o tempo todo, agora como uma figura quase religiosa.

Essa saga de Brandon Sanderson é incrível! Ansiosa para ler o terceiro volume.

Miguelino Lélis 14/11/2022

Isso foi muito intenso!!
Meu Deus, eu não tenho palavras para descrever, só sentir. Gigantesco o livro, precisei dar um tempo porque tinha coisa acontecendo demais e tava ficando sobrecarregada, mas ótimo livro, na verdade eu não sei de onde vem tanta criatividade. Vou dar um tempinho da saga pra poder dar um ar pra mente, pq é tudo muito intenso, mas perfeito sem defeitos podem ler sem medo.

Cintia 08/11/2022

Um bom livro de fantasia
Demorei um bocado pra terminar de ler, mas gostei do final. Não sou das maiores fãs do Sanderson, mas achei melhor que o primeiro livro Mistborn. Mas tenho que dizer que me cansa muito os personagens, alguns são bem enfadonhos, tipo o Elend, precisa toda hora falar que ele é honrado? Preguiça demais, parte da nota que eu dei foi por não suportar o personagem mesmo eu confesso.
Mas tem alguns pontos fortes e a criação do mundo com certeza é uma delas. Uma boa história de fantasia.

Tomlucitor23 08/11/2022

Tô um pouco frustrado com esse final, mas ainda assim, posso dizer que aproveitei bem a leitura, demorei muito mais do que o esperado, ainda por ter uma alta expectativa, culpa só minha, ainda tô meio pra baixo com essa leitura, até a metade, estava até lendo bem devagar, depois da metade é que o bicho realmente pega, e meus amores, pegou mesmo, eu tava prestes a endoidar até o final sem querer parar, só um pequeno lance, lá no epílogo, é que puts... Foi uma decepção, mas até o próximo livro eu descubro de foi uma coisa tão ruim assim.

Gian.Calixto 24/10/2022

O poço da melhoria
Começando a me acostumar com a escrita do autor. A história desse livro segue uma vibe diferente do 1° livro. Ainda com boa parte dos personagens do livro anterior, sob uma ótica diferente, nós vemos uma evolução de alguns personagens chaves, os ponto de vista de outros coadjuvantes sendo explorados e alguns mistérios sendo revelados. Os novos personagens apresentados são muito interessantes, a química e a interação dos mesmos na história foi muito bem apresentada e encaixada(apesar de que , eu ainda desprezo um certo Vigilante)Gostei mais desse 2° livro do q o 1°, ainda que tenha algumas ressalvas, como alguns pontos q não estão muito bem alinhados com a parte anterior, o que me causou uma certa estranheza. A minha versão do livro físico tinha uma formatação estranha e alguns erros ortográficos que quebravam o ritmo. Então é isso, e que o 3° livro surpreenda as minhas expectativas o/

Schmitz40 22/10/2022

A sequência não falha.
Assim que terminei Mistborn: Nascidos das Brumas eu pensei ?Será que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar? Dois livros perfeitos em sequência??? Pois é, o raio caiu.