O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

QueciaC 17/04/2024

"Sacaram só essa interpretação? Digna de receber um Oscar"
Nunca me senti tão enganada na minha vida. Você passa o livro todo acreditando em TUDO sem duvidar só pra chegar no final e descobrir que você foi tapeada.
É exatamente disso que eu gosto ?

Queria muito poder dar 5 estrelas, mas o livro só fica bom nos últimos capítulos. Precisei de muita paciência pra chegar até lá, cerca de 60 ou 70% do livro não é relevante ou é chato pra caramba. Além disso, eu odiei o "triângulo amoroso" do nada com o Zane ? um personagem que só me fez passar raiva e nao teve um pingo de química com a Vin; o relacionamento deles não teve nenhum sentido.

Enfim, essas 4 estrelas foram em razão do plot twist, da Vin e do OreSeur.

SassA 13/04/2024

Aqui o fim não justificou os meios KKK PAREI
Tive MUITA dificuldade em ler esse livro, alternei entre o Kindle e audiobook, engatei mais no fim da leitura. Tem SIM a ver com a falta do Kelsier, querendo ou não, ele era o elo que unia tudo, e ainda era o alívio cômico, senti muito a falta dele na história. A Vin e o Elend acabaram me conquistando, mas demorou umas mil paginas pra isso acontecer, nisso eu fiquei meio ansiosa.

Sobre a história: muito boa!!! Sempre me surpreendo com os plots do Brandon, ele sempre faz a gente de trouxa, criar problemas místicos também é com ele mesmo. O final me deixou sem reação, uma baita construção, tenho que aplaudir ???

Agora, poderia ter enrolado menos em algumas partes, ter colocado menos cenas do pai e irmão psicopatas? mas é a vida?

(Não acredito que comecei a simpatizar com Kendras pqp) enfim, é isso

Nicolas94 10/04/2024

Um filler, mas uma filler muito bom
Pra mim o poço da ascensão foi uma forma do Sanderson enrolar a história enquanto trabalhava de fato no terceiro livro, pois o livro se prende muito em uma único elemento que é o cerco dos exércitos em luthadel, porém, o livro não deixa de ser fenomenal! Plots incríveis! Cenas incríveis! Tudo incrível

Foi em inúmeras cenas e diálogos que meu queixo caiu e não levantou mais, o foco em Elend está excelente!
Vin novamente incrível, porém Kelsier faz muita muita muita falta, queria tivesse algum cap com flashback com ele, mas infelizmente não teve.

Mas em geral é um ótimo livro, tô ansioso pra ver essa conclusão!
Sanderson é incrível

deliriumsoulx 10/04/2024

Não tenho muitas palavras pra descrever esse livro, inicialmente achei ele bem arrastado e demorei muito mais pra ler ele do que o primeiro pois eu tinha uma certa preguiça do Elend??? Mas do meio para o fim consegui seguir bem com a leitura e pensava que o Brandon não conseguiria superar o primeiro em quesito desgraças acontecendo, mas ele conseguiu e isso me deixa com medo do ultimo....

Amanda 08/04/2024

Leitura agradável, um tanto quanto diferente da primeira obra da trilogia, sendo um pouco arrastada e não tão frenética quanto a primeira, mas com toda certeza deixou diversas arcos para serem selados no livro final da trilogia. Já estou ansiosa pela sequência.

stuchilaura 06/04/2024

Brandon sanderson eu te amo!
mas pq TANTA DESGRAÇA O LIVRO TODO JÁ NÃO BASTAVA OQ ACONTECEU NO PRIMEIRO LIVRO

Bárbara 06/04/2024

Final incrível
Eu sou suspeita pra falar que amo Mistborn mas esse livro foi meio chatao, o meio dele é bem arrastado e não pela questão da políticagem porque eu gostei, gosto de ver os erros e os pensamentos intrusivos do Elend mas a Vin, AAAA Vin, eu amei ela no primeiro livro mas aqui ela não foi muito incrível. Ela se questionou demais, se envolveu demais com o Zane, se perdeu um pouco mas se recuperou no final.
Queria mais participação dos outros membros da gangue, o Dockson quase sumiu, o Trevo também, queria mais do Fantasma.
Já estou doidaaaaa pra ler o próximo e minhas expectativas estão super altas pra finalização da 1 era. ??

LeigoL Paulo 05/04/2024

Sou sujeito a falar
Como o título indica, venho aqui dizer que minha opinião sobre qualquer obra de Brandon Sanderson é totalmente enviesada. Como sabemos, na maioria das vezes, em uma trilogia, o segundo livro é uma transição, preparando o terreno para o grande confronto do último livro, e "O Poço da Ascensão" se mostra formidável não apenas ao expandir significativamente o mundo que antes se limitava a Luthadel (ainda se passa grande parte do livro), mas também ao introduzir outras raças, povos e mitologias. No entanto, o grande avanço na história ocorreu no desenvolvimento dos personagens, o que já me impressionou muito no primeiro livro. O autor conseguiu trabalhar tão bem e fazer o leitor se afeiçoar rapidamente a essas pessoas.

É um livro extremamente político, mas não deixe que isso te afaste da leitura, pois é tão fluido e bem construído que a leitura flui rapidamente e se torna interessante para o leitor.

Durante o livro, o desenvolvimento da Vin pode parecer repetitivo, mas é muito justificável, como uma personagem do mesmo livro menciona: "jovens são instáveis", o que explica a repetição e as dúvidas que passam pela cabeça dela.

Outro ponto que preciso destacar é como o crescimento como escritor de Brandon é evidente ao longo dos livros (estou lendo na ordem de publicação), e como ele utiliza capítulos para mostrar o ponto de vista de personagens "secundários" e até mesmo "figurantes", o que faz o leitor se sentir como se estivesse no cinema ou assistindo a uma série já dirigida. Os pontos de vista e ângulos de visão são muito bem explorados e aproveitados, e frequentemente há surpresas narrativas ao final dos capítulos, principalmente devido à sua habilidade em reinventar ou criar dentro de um clichê literário.

Quanto ao final, é do tipo ame ou odeie. Para mim, descaracterizou um personagem muito querido, mas há quem goste. Espero que o último livro "queime minha língua", mas isso não é suficiente para eu não dar 5 estrelas, afinal, sou sujeito a falar.

Mariii 04/04/2024

O Poço da Ascensão é o segundo livro da primeira era de Mistborn e nele acompanhamos as consequências da rebelião dos skaa e da derrubada do império final. Após a morte de Kelsier, o reinado fica instável devido a vários jogos políticos e ameaças de invasão por exércitos que buscam o dito estoque de Atium do Senhor Soberano. Enquanto Elend, após ser nomeado rei, tenta encontrar uma saída para seu povo, Vin se vê envolvida no mistério do antigo Herói das Eras e tenta descobrir seu papel dentro do governo de Elend.

Assim como o primeiro, a história te prende e te faz querer saber como os personagens irão enfrentar os problemas e sair das enrascadas. Esse mundo criado pelo Brandon é realmente incrível e sempre temos uma novidade que te deixa ansioso para ver o que irá resultar dentro da história. O único ponto que achei que foi bem irritante, foi a insegurança da Vin em boa parte do livro e a quantidade de vezes que ela repetia essas inseguranças. Isso deixou, pra mim, a história arrastada em alguns pontos e que por mim, poderiam ser cortadas. Mas o plot final do poço da ascensão foi realmente inesperado e estou bem curiosa pelo próximo e querendo saber se iriei confirmar minhas suspeitas sobre a identidade do Herói das Eras.

Lavinia241 03/04/2024

Cair ou erquer-se de vez
Mistborn com certeza não é para qualquer um. Meu coração ansioso não aguenta as reviravoltas que o Sanderson coloca nesse livro e ainda joga na cara dizendo "eu estou apenas começando".

Como sempre, uma leitura fácil com um conteúdo dificil. Minha ansiedade em saber das coisas me fazia pular pelo menos metade de alguns capítulos, eu sei que não é uma boa mania, mas eu não ligo.

Vin é uma personagem incrível, mas também incrivelmente irritante quando usada para enganar o leitor. OreSeur é o melhor personagem ao lado do querido Sazed e Elend sempre será meu protegido.

No mais, essa saga continua a me dar sentimentos mistos que fluem entre a total admiração para a total frustração e vice versa. Estou ansiosa para ver como essa história termina e tenho planos para ler a segunda saga.

"Um homem pode cambalear apenas por certo tempo antes de cair ou erguer-se de vez."

Kaline 02/04/2024

Achei ruim? Óbvio que não, mas foram 700 páginas que pareciam ser 7.000.

Vi algumas pessoas reclamando que tinha muita política, mas não me incomodou, até gostava de ler, no entanto, o que quase estragou o livro pra mim foi o romance. Como alguém que foi criada por livros de romantasia, dói admitir isso. Sei que adolescente é confuso, mas toda vez que Vin fazia suas reflexões sobre Elend eu queria bater com a cabeça da parede, parecia uma vitrola quebrada, toda hora era "Elend está tão diferente", "ele não precisa de mim", "ele merece alguém melhor que eu", nossa, foi um saco de ler. A palhaçada que também foi o Elend sendo rei, não tenho nem palavras para expressar minha frustração. Mas o pior pra mim foi o triangulo amoroso, que era óbvio que não era um triangulo. Sabe aquele personagem que foi claramente feito para atrapalhar o casal? Bem, o papel de Zane nesse livro foi exatamente esse. Foi um saco ler sobre ele desde quando Vin se referia a ele com o Vigilante. A dúvida que Vin teve em relação aos dois só existiu porque Sanderson quis escrever sobre isso, pois Vin nunca a teria, foi óbvio o tempo todo que ela jamais deixaria Elend. Se tivesse sido cortada todas as partes em que Zane aparece e as que Vin cai em seu poço de autopiedade, o livro teria umas 400 páginas, seria fluido e mais um favoritado. Outra coisa que vem me irritando nos livros do Brandon, mas principalmente nesse, é que do nada um personagem aleatório, que nunca mais ouviremos de novo, passa a narrar um capítulo.

Sazed é um pitico nesse livro, amo como ele é o maior shipper de Vin e Elend, quando no primeiro livro ele foi o maior hater. Ele é sempre um querido, queria poder ser capaz de protegê-lo de todo sofrimento. Ele é o melhor personagem, na minha autoritária opinião.

O final desse livro foi maravilhoso pra mim, até compensou ler a baboseira adolescente de Vin. Adoro chegar no final e saber que fui enganada pelo autor.

Kauana.Palma 01/04/2024

Que continuação! Esse segundo livro mostrou o desenvolver dessa história e personagens tão complexos e bem construídos. Um livro para ser devorado rapidamente e seguir para o terceiro.

Lais666 31/03/2024

A caminho de herói das eras
Percebi agora que não fiz review desse livro (que foi ESPETACULAR E INSTIGANTE) e isso é um crime.

Ele deixou tudo delicioso para o próximo e último livro dessa saga e só tô escrevendo aqui pra não deixar em branco. leiam

Pão de queijo 30/03/2024

Continue lendo
Confesso q achei meio paia o meio do livro, mas o começo e o fim do livro mais q compensam. 🤬 #$%!& que plot Twist bom.