Ponerologia

Ponerologia Andrew Lobaczewski

Resenhas - Ponerologia: Psicopatas no Poder

David 28/12/2014

Ponerologia: Psicopatas no poder
Um livro muito interessante. Aborda uma serie de fatores psicológicos relacionados as formas de governo e traz à tona a pergunta: por quem estamos sendo governados?...O autor deixa clara a ideia de que a (ponerologia) ou (estudo do mal) tenha que ser objetivada frente a sociedade atual visando chegar num método de avaliação que tente solucionar o problema de tantos psicopatas assumirem cargos de chefia em diferentes âmbitos da sociedade, a exemplo de Hitler na Alemanha e Stálin na URSS. Qualquer assimilação com as atuais formas de governos (patocráticos) não seria mera comparação, e sim realidade, principalmente em relação aos regimes ditatoriais da vertente socialismo/comunismo. Em suma, este livro é de leitura obrigatória para melhor entendimento desse efeito ''manada'' (vitimismo, lavagem cerebral, manipulação das camadas sociais e dominação quase que total) que permeiam o cenário atual.

Daniel.Lourencin 12/05/2023

Um assunto não tão convencional
Caríssimos leitores, é com entusiasmo que vos trago a análise de um livro singular. Trata-se de uma obra-prima escrito por Andrew Lobaczewski.

De modo geral, esse livro masturba mentes críticas e nos leva por uma jornada profunda e tenebrosa no reino dos psicopatas e sua relação com o poder. É um compêndio ímpar que revela a forma com que os psicopatas estão enraizados nas estruturas de poder, governos, corporações e grupos de elite.

O autor constrói uma narrativa plena de reflexões, estudos e analogias sobre os psicopatas no poder. O livro enfoca os sintomas comportamentais e psiquiátricos dos psicopatas, bem como os danos que eles infligem na sociedade em que vivem, em todas as suas facetas. Assim, ela é uma leitura relevante para aqueles que querem expandir seus horizontes e consolidar seu conhecimento do mundo que os rodeia.

Além do mais, essa obra é um desafio vital para a sociedade moderna. Nós somos constantemente bombardeados por informações manipuladas, falsas e até mesmo perversas por aqueles que controlam o mundo. A leitura de "Ponerologia: Psicopatas no Poder" nos leva a refletir sobre esse sistema de opressão diária e como podemos reconhecer os manipuladores por trás dele.

Por isso, é mais do que clara a importância desse livro em nossa cultura. Ele nos leva além da superficialidade e nos conduz à escuridão que nos rodeia e que perpetua os mecanismos de poder imperantes. Ao lê-lo, estamos claramente dando um salto qualitativo, saindo do mundo cada vez mais limitado em que vivemos e ganhando uma consciência realista e embasada sobre como as coisas funcionam no mundo.

Concluindo, recomendo a leitura de "Ponerologia: Psicopatas no Poder" para aqueles que desejam sair da matriz alimentada pela mídia e pela cultura, entendendo as raízes profundas dos problemas que afetam o mundo atual. É um livro que pode mudar nossa percepção da realidade e do papel que desempenhamos como cidadãos. Leitura essencial e fundamentada - não à toa, imprescindível para os tempos que correm.

Vinícius 05/06/2021

Ponerologia
A ponerologia estuda a natureza do mal e os complexos de sua gênese, e com isso abre novos caminhos para combatê-lo. O livro apresenta alguns lidereres do século passado e como eles se enquadram nessa patologia: patocracia. Uma ajuda, ao final, para reconhecê-los o nos proteger.

Fidel 22/12/2018

PONEROLOGIA PSICOPATAS NO PODER
Livro de Andrew Lobaczewski, é um mergulho na mente de líderes que tem certeza que são deuses com a missão divina de salvar o mundo, oferecendo a este um lugar paradisíaco a imagem e a semelhança da sua loucura. Diante de seus sonhos megalomaníacos, esses líderes não conhecem fronteiras para a frieza como tratam os problemas humanos e acreditam que em pró da causa maior, os fins sempre justificarão os meios. Líderes desse tipo são conhecidos: Lenin, Stalin, Hitler, Pol Pot, Fidel, Chaves, Idi Amin, Ceausescu, Pinochet, Fidel. As conseqüências da suas psicopatias são milhões de vidas destruídas num teatro dos horrores perpetrado pelas ideias genocidas destes líderes admirados pela intelligentsia.

Fruto das suas experiências em diagnósticos na área de psicoterapia, e da participação de um grupo de cientista que estudavam as desordens de personalidades de regimes políticos em líderes totalitário, juntou as análise destes comportamentos psicóticos e os chamou Ponerologia. Fugiu do Leste Europeu, pois tinha muitas informações sobre o comportamento mentais destes líderes e encontrou em Nova York a acolhida para publicar a sua obra.

Enriquecido com o prefácio do professor Olavo de Carvalho e do escritor Flavio Quintela, o livro mostra o quanto é perigosa a mente de gente bem intencionada quando chega ao poder: Eles são os salvadores da pátria.

“Nós enfatizamos que, neste livro, estamos lidando com anormalidades de uma forma qualitativa e não estatística. Pessoas excepcionalmente inteligentes são estatisticamente anormais, mas elas podem ser membros perfeitamente normais de uma sociedade, do ponto de vista qualitativo. Nós estamos procurando por indivíduos que compõem um número estatisticamente pequeno, mas cuja qualidade desta diferença é tal que pode afetar, de forma negativa, centenas, milhares e até mesmo milhões de outros seres humanos.”

Lobaczewski analisa o perfil psicológico dos diversos tipos de líderes, todos com tendências a megalomanias, e identifica os tipos mais perniciosos. Desde aqueles que diante da sua incompetência, oprime os seus comandados ocultando suas falhas e incompetências, a aqueles que acreditam que estão acima de tudo e de todos, pois são dotados de uma capacidade e inteligência impar, ver o resto da humanidade como seu lacaio pronto para obedecer cegamente os seus comando e realizar os seus desejos.

“A sociedade não é um organismo que subordina cada célula ao bem do todo; nem é uma colônia de insetos, na qual o instinto coletivo age como um ditador. Contudo, também deveria ser evitado que fosse um compêndio de indivíduos egocêntricos ligados puramente pelos interesses econômicos e pela organização legal e formal.”

Naquilo que o autor chama de Ciclo da Histeria, ressalta a relação psicológica que o homem tem na necessidade de se encontrar fora de uma realidade que ele não aceita e não compreende. Isso o leva a buscar alternativas que moldem o mundo ao seu gosto. O autor assevera que a percepção destas verdades conduz ao emprobecimento das capacidades e o culto ao poder.

“A percepção da verdade sobre o ambiente real, especialmente um entendimento da personalidade humana e seus valores, deixa de ser uma virtude durante os chamados tempos “felizes”; os céticos ponderados são considerados intrometidos que não conseguem viver bem sozinhos. Isso, por sua vez, leva a um empobrecimento do Conhecimento psicológico, da capacidade de diferenciar as propriedades da natureza e da personalidade humana, e da habilidade para moldar criativamente as mentes. O culto ao poder, então, suplanta aqueles valores mentais tão essenciais à manutenção da lei e da ordem por meios pacíficos.”

Seria bom se todos nós lêssemos este livro. Estamos sempre buscando um salvador da pátria para suprir a nossa incapacidade de observar os fenômenos políticos e saber agir. Transferimos estas responsabilidades, quando o caos se instala, para quem se propõe a tudo concertar, a nossa responsabilidade em preparar os caminhos daquele que nos servirá quando chegar ao poder. Ao não escolher corretamente que nos governará, dado a nossa miopia, colocamos no poder demagogos, corruptos, déspotas e genocidas. A história tem nos mostrado as conseqüências das nossas escolhas.

site: www.leiologopenso.com.br

Valério 21/08/2017

Fundamental
Me pego perguntando muitas vezes o que acontece com pessoas como Stalin, Mao Tse Tung, Hitler, Fidel e Chavez/Maduro, entre outros perigosos ditadores.
Como chegam ao poder, como ninguém os impede, como demora tanto a perceberem a mente doentia de forma que, quando todos se dão conta, nada mais é possível fazer. A dominação já é total.
E no livro "Ponerologia" temos um vislumbre da resposta. (Ponerologia = estudo do mal)
O livro é o resultado de um grupo de pesquisadores poloneses que conviveram com a dominação comunista (e muitos deles não sobreviveram a ela).
Tenta elucidar, através da observação e estudo, o que leva os psicopatas a galgar os degraus do poder e lá se aboletar, trazendo miséria, assassinatos e destruição em sua passagem (geralmente bem longa).

Um livro fundamental para entenderemos melhor o que leva à ditaduras sangrentas e evitarmos que tomem conta de novo (como ficou próximo de acontecer no Brasil, com a mesma turma que o fez na Venezuela).

Rafael 09/12/2014

Lixo
Que livro fraco, tratando apenas do ponto de vista de um religioso fervoroso.
Em alguns momentos até se torna atraente ao tratar de termos científicos tocanco em questões de psicopatias e biologia humana.

Mas quando inclui religião fazendo defesas cegas e totalmente sem fundamento, se torna chato e enfadonho.

Leitura não acrescenta muito de útil a não ser que o leitor seja tão obtuso quanto o autor.
Rudy 21/05/2015minha estante
Mimimi, religião, mimimi

Marcelo 29/05/2015minha estante
Não li o livro ainda, mas o que você quer dizer com defesas cegas e infundadas baseadas na religião? Não ficou claro em sua resenha, que, aliás, é bem vazia e inespecífica, diga-se de passagem. Dizer que é lixo sem explicar o porquê fácil. Péssima resenha a sua, não diz absolutamente nada sobre o livro.

Claudia Cordeiro 03/01/2016minha estante
Já estava quase comprando o livro. SÉRIO que o autor é religioso?? que banho de água gelada! Ele é mesmo?

Jossi 05/02/2016minha estante
ABSOLUTAMENTE NADA de religião! Sua resenha é que não acrescenta em nada e parece muito obtusa. O autor é um psicólogo que passou parte de sua vida no Leste europeu, conheceu de perto várias estruturas do poder estatal e de como são impostas, via psicologia, via educação, as regras de obediência cega aos que estão no poder.

Desde Hitler até Stálin, ele faz análises sérias, absolutamente isentas e imparciais, sobre a forma como essas pessoas conseguem influenciar outros milhares de pessoas e tornar uma sociedade "doente".
Livro de valor incalculável. Recomendo mesmo!

Luiz993 03/07/2016minha estante
Outro que leu apenas a sinopse e se valeu do perfil de um desafeto de sua ideologia para tentar macular a obra. Caso tivesse feito a leitura de verdade, não poderia fazer uma "resenha" dessas. Mas talvez seja o máximo que um psicopata pode, mesmo!

HenriqueV5 20/12/2018minha estante
Religião em que página? Acho que você não leu o livro.

William 13/05/2019minha estante
ateísmo adolescente
com o tempo isso passa.
o autor mal fala em religião, nem de longe, mas nem de longe MESMO é um assunto importante no livro

claudio.frossar 14/05/2019minha estante
Comentário de um militante. A única religião retratada no livro é a religião dele, ou seja, a religião Socialista, que cultua genocidas e visa empoderar as hordas de homens maus.

Marcelo Cavallin 09/12/2020minha estante
Interessante, mas você leu a resenha ou só o prefácio de Olavo de Carvalho? Porque o seu argumento é só ataque ao homem que escreveu o livro. Fervor ideológico também cega, e é disso que se trata o livro...

Roberto.Barbosa 02/10/2021minha estante
O autor é religioso? Bem, não sei onde você leu isso, mas sim, o autor faz uma análise da influência religiosa no seu âmbito moral e de que forma isso é positivo ou não nas sociedades livres. Mas qual seria o problema se o autor fosse religioso? É um verdadeira palhaçada esse tipo de preconceito.

Pedróviz 26/02/2020

Ponerologia - Psicopatas no Poder
Uma ciência que trate não apenas da cura do mal, mas da sua profilaxia; onde o paciente não é o indivíduo, mas toda uma sociedade, uma nação; que não fale de punição do responsável, mas de perdão,  tal é a proposta da nova ciência chamada Ponerologia (poneros - mal), criada pelo Dr. Andrew Lobaczewski.

Resta saber se a proposta será de fato compreendida na sua integralidade.

Caesar 10/01/2024

Em alguns momentos possui uma boa leitura
É um livro interessante e que aborda um assunto importante, mas que em alguns momentos se torna cansativo!