O Guerreiro Pagão Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Guerreiro Pagão

Felipe 07/10/2014

Posso ler obras de outros escritores, passar por Tolkien, Machado de Assis ou até mesmo George R.R. Martin, mas nenhum deles me faz dar um sorriso de satisfação ao terminar um livro como Bernard Cornwell.

No fim, você sempre se dá conta de que realmente valeu a pena.
César 20/07/2021minha estante
Assino embaixo.

Renata.Magalhaes 21/06/2023minha estante
Li As Crônicas de Artur e gostei muito, é perfeita a escrita. Vou procurar ler mais obras dele.

Wania Cris 15/07/2021

Haverá um fim para a matança... quando o inferno congelar.
Livro 7 da série As Crônicas Saxônicas reencontramos Uhtred mais maduro, mas, não mais calmo ou pacífico. Sempre desconfiando dos dinamarqueses e da paz que aparentemente se instalou em Wessex Uhtred é levado a acreditar que um ardil está sendo tramado contra o reino de Eduardo, porém, não consegue convencer a ninguém e o fato de ter matado um venerável bispo o coloca em situação de pária da Britânia. Uhtred, que nasceu e só sabe ser um guerreiro, fica absurdamente perdido nessa situação.

E essa situação é tão bem descrita que eu mesma me senti perdida na leitura, não sabia para onde a estória estava me levando, o que iria acontecer, o que poderia esperar... e o livro segue sendo tão majestosamente descrito e com um final tão apoteótico que eu não posso dizer que ele é menos que perfeito.

Apesar da ressalva pela forma com que Bernard Cornwell lida com o desfecho de dois personagens a quem eu muito amava, digo que o livro inteiro é irretocável e, se tem defeitos, é por não ter mais páginas.

Termino a leitura já ansiosa para começar o livro 8 e desejando que o nível da série permaneça no mesmo patamar: bem alto.

Rodrigo Fernandes 08/08/2020

A saga continua e emociona
Esta saga já faz parte de minha vida. Ler sobre estes personagens é como estar em casa. Levarei estes 10 livros pra sempre comigo. A premissa continua a mesma? Sim. Mas o final deste livro foi o primeiro a me emocionar. E quando um livro desperta emoção em você, a sensação que valeu a pena cada minuto dedicado a ele é recompensadora.

Fred 05/05/2021

Ainda tem fôlego...
Depois de ler o volume 6 --Mortes dos Reis-- comecei a pensar que Bernard Cornwell estaria ficando sem novas idéias pra essa trama. Foi um bom livros, mas muita coisa ali começou a se repetir: Parede de escudos, os planos de ir pra Bebbanburg que nunca se realiza e Uhtred se prendendo mais uma vez num juramento a Wessex. Mas aqui em O Guerreiro Pagão, Cornwell chuta o balde e transforma Uhtred de herói a um senhor odiado pelos saxões e jurados de morte pelos dinamarqueses e pela primeira vez vemos um Uhtred perdido, sem saber o que fazer, pra onde ir e tomando decisões irracionais que por vezes colocaram sua vida em risco.
Personagens que antes apenas somavam na história começam a ter mais relevância e em alguns momentos dividem o protagonismo como Uhtred (o filho) e Osferth (filho bastardo do rei Alfredo). Outro personagem carismático que foi deixado pra trás em livros anteriores, retorna aqui pra somar. Os diálogos irônicos, por vezes me fizeram rir, mas o ponto forte sem dúvidas é o final desse volume.
Não é um final onde tudo acaba bem depois de uma batalha. Cornwell cria um suspense nós últimos parágrafos que você chega a pensar que vai ter que ir atrás do próximo livro PRA ONTEM pra saber se "aquilo" acontece ou não.
Enfim... Se no volume anterior eu achava que essa história estava se tornando mais do mesmo, nesse, Bernard Cornwell me surpreendeu mostrando que ainda tem muita lenha pra queimar aqui.

JoAo 24/06/2023

O GUERREIRO PAGÃO
Gostei do livro pq finalmente fizeram coisas que sempre ficavam falando que iam fazer e não faziam ksksksksksksks a batalha final foi muito boa admito que fiquei com medo.

Rubens Andrei 30/05/2021

Obra impecável!

Sou suspeito em falar pois estou rendido a esta saga.

Todavia a euforia e ambição de Uhtred tornam a obra esplêndida. Ele não desiste e não a como negar, todos o odeiam, todos o temem, mas ninguém quer enfrenta-lo em uma parede de escudos!

E esse final????

Raphael 29/07/2014

O melhor dá série
Na minha opinião o melhor livro dessa série, me prendeu do inicio ao fim, e deixou um gosto de quero mais no final
Jenifer 21/08/2014minha estante
Também achei o o melhor da série!!! E que venha a serie de TV!

Carlos 07/09/2014minha estante
Um quero mais,digamos que meio tenso ... melhor sem duvida nenhuma !!!

SERGIO 20/04/2016minha estante
Acharam ? isso é, vocês não tem certeza, é isso mesmo ?

Machado 31/05/2020

O Guerreiro Pagão
O Guerreiro Pagão - "A batalha leva o homem à beira do desastre, a um vislumbre do caos que acabará com o mundo, e ele deve viver nesse caos e nessa borda, e isso é um júbilo."

Impecável e perfeito , é com esses adjetivos que defino este capítulo desta maravilhosa saga escrita por Cornwell. Os acontecimentos descritos pelo autor , testemunhamos pelo olhar de Uhtred, nos colocam na mais gloriosa batalha pelo reino inglês, vemos um protagonista mais velho, temendo deixar seus sonhos se esvairem por conta da sua idade, e por consequência, luta com todas as suas forças para buscar suas conquistas e renome . Esse capítulo foi emocionante, diria que seria o melhor, se não houvesse as sequência posteriores, mas mais que recomendo a leitura, recomendo a apreciação de todo o universo desta obra, simplesmente
maravilhoso!
#ODestinoéInexorável

Oscar.Valeriano 13/06/2023

Ulthred, odiado pelos cristão, mas o que seria da "Anglaterra" sem sua força e inteligência na batalha.

Larissa Guedes de Souza 26/07/2021

Eu dei 3 estrelas porque já estou cansada desse moído de Uhtred, sabe? Eu fico totalmente envolvida na trama, porque não tem como não se envolver com a escrita do Bernard Cornwell e eu adoro os personagens, mas acho que talvez a série tenha se estendido demais.

Talvez eu esteja um pouco saturada, pois estou lendo todos os livros quase seguidos, então fica um pouco cansativo: Uhtred ama os dinamarqueses, mas é saxão, aí fica em um dilema; é pagão, mas luta pelos cristãos; os saxões o odeiam por ser pagão, mas precisam dele na guerra; ele briga com os saxões, joga tudo pro alto, depois volta a lutar por eles; repete o ciclo. Acho que preciso dar um tempo nessa minha relação com Uhtred para ver se voltamos em sintonia! Hahhaha

Uma coisa que está me pegando nessa série é a violência, a escravidão e o tratamento das mulheres no livro. Eu super entendo que representa a época em que a história se passa e pelo fato deles serem guerreiros, mas a minha consciência feminista, antirracista e pacifista fica perturbada com várias coisas. Mas acho que isso até enaltece a escrita do autor, por descrever as coisas de forma autêntica e real, a ponto de me incomodar.

Bom, realmente acho que daria pra ter reduzido um pouco a série. 13 livros é um pouquinho demais, né? Não precisamos de narrações detalhadas de literalmente todas as batalhas e andanças entre uma batalha e outra, sabe? Vou continuar a série, pois eu adoro o enredo, mas não sei se vou perseverar até o fim.

Veja mais resenhas no blog Bibliomaníacas

site: https://bit.ly/Bibliomaniacas
skuser02844 14/10/2022minha estante
Você descreveu muito bem os mesmos sentimentos que tenho por essa serie, faço de suas palavras as minhas, é bem isso mesmo, acho que essa serie é sempre mais do mesmo com pequeninas mudanças. Sigo firme na leitura dos demais livros, mas sinceramente pretendo acabar o quanto antes pra sair dessa serie.

Sparr 16/01/2023

Uhtred é um homem, mas seus deuses são imortais!
Neste sétimo volume das Crônicas Saxônicas, O Guerreiro Pagão, acompanhamos o guerreiro, Uhtred de Bebbamburg, em mais uma etapa da consolidação da Inglaterra como uma coroa forte e sobrevivente ao tempo e colonizadora de muitos povos. Bernard chega à cerne do peso da história de quem perde, sim, geralmente, aliás, sempre, a história é contada pelas mãos de quem vence. Mas quem perde tem muito a dizer. Não é segredo que os colonizadores sempre praticaram o apagamento como prova de conquista. Se existe vitória sobre um povo, ele passa a ser propriedade da coroa, sua história se perde. O vento varre o que antes estava ali. Nesse sétimo volume a guerra pela conquista está presente, Uhtred precisa escolher um lado, mesmo que isso envolva trair seus ideais. Uhtred tenta lutar contra a profecia recebida sobre seus passos, mas quanto mais a narrativa avança, mais para o meio do furacão ele corre. Uhtred aprenderá que para certas verdades, não existe saída. Foi escrito. Está feito... e vai acontecer.
Um dos melhores livros da série As Crônicas Saxônicas. Mais um excelente trabalho do senhor Bernard Cornwell.

Gabriel 10/05/2020

Excelente
Mantém a qualidade assim como nos outros livros. Ansioso pelo próximo.

Mário Lopes 29/03/2024

O destino é inexorável
Uhtred, já maduro, mostra toda a evolução de seu personagem ao lutar para reconquistar sua fortaleza Bebbangurg. Ele continua com uma sorte tão boa quanto um cavalo manco e nos ensina que ter um plano B é tão útil quanto um guarda chuvas de papel.
Mas o final foi lindo... Poético... Adorei ??????????????????
Não solte a espada guerreiro!

Paulo 26/08/2021

QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE QUE FINAL FOI ESSE