Escravas de Coragem

Escravas de Coragem Kathleen Grissom

Resenhas - Escravas de Coragem

1 | 2 | 3 | 4

Louise177 13/01/2024

Esse livro me fez pensar sobre toda esse problemática de negros e brancos e sobre tudo que ao mesmo tempo não contam para nós que eles sofreram e eu simplesmente não sei desler esse livro

Núbia Cortinhas 31/08/2023

Escravos corajosos!
Escravas de Coragem é um drama histórico.
   Quando eu li a sinopse, pensei que seria apenas mais um livro bom para intercalar com uma leitura pesada, um livrinho curto para passar o tempo...
   Mas, quanto engano! O livro é incrível, repleto de personagens apaixonantes que logo nos fisgam, ficando difícil parar com a leitura.

O livro é narrado por Lavinia e Belle alternadamente.
   Lavinia, é uma garota ruiva e de pele clara que chegou muito doente à fazenda Carvalhos Altos, e é designada para servir como ajudante na casa da cozinha. Ela nunca se deixou influenciar pelas regras impostas pela sociedade da época no que diz respeito ao racismo e à diferença social.
   Belle é uma moça mestiça muito bonita que teve uma infância feliz, mas depois da morte de sua avó sua vida sofreu uma terrível mudança, tudo por causa de um pai ausente e omisso que guarda um segredo da família.
  E sem contar a bravura e a garra dos escravos dessa fazenda. Pessoas sofridas, mas de um enorme coração e fé como a Mama Mae, o Papa George e toda a sua família. Que personagens incríveis!
   Isso me fez refletir sobre o título do livro e percebi o quão injusto ele é. Pois não são somente as escravas que são corajosas, mas sim todos os escravos. Portanto o título ideal, amplo e justo seria Escravos de Coragem.

Que livro! Mesmo trazendo uma trama realista e extremamente dolorosa, a autora conseguiu retratar o quanto é importante ser presente na família e o quanto a omissão e a ausência dos pais podem gerar traumas, confusões e conflitos cruéis no seio familiar e principalmente na criança. Ela também emocionou ao retratar que a  amizade e o amor não tem cor e nem classe social.

Premissa perfeita, escrita gostosa, tudo para ser cinco estrelas se não fosse o final corrido, que me fez tirar meio ponto. Mas com certeza, ainda o recomendo, sendo uma leitura marcante.
Flávia Menezes 04/09/2023minha estante
Gosto muito das suas resenhas, Núbia! Você tem muita suavidade na sua escrita, até para pontuar seus pontos de crítica. E que vontade que me deixa em ler algo tão bonito assim.
Parabéns! ????????

Núbia Cortinhas 05/09/2023minha estante
Ahh, Flávia!! Ganhei meu dia lendo o seu elogio. Muito obrigada!
Tem dias que são tão corridos, outros são tão cansativos que a última coisa que eu quero é escrever uma resenha. E ultimamente eu tenho andado cansada para escrever. Mas depois de um elogio desse, não tem como não se emocionar. ???

Raquel 18/07/2023

O ano era 1791, Lavinia, uma menina de 7 anos órfã, foi levada pra fazenda Carvalhos Altos para ajudar os escravos no serviço doméstico.
Embora Lavinia fosse branca, não conseguia ver essa diferença, entre ela e os escravos, pois só conseguia ver pessoas que aprendeu a amar como sua família.
Entre os escravos estava Belle, uma escrava de pele clara, que recebia tratamento diferenciado do patrão, o que levantava ciúmes e recentimento da patroa.

A narrativa se estende por anos, relatando as lutas, sofrimentos e pequenos momentos de alegria da vida dos escravos.
Há momentos angustiantes que provavelmente devem ter ocorrido na vida real. Muito triste, mas que vale a leitura.

Janise Martins 23/02/2023

Escravas de Coragem

Uma história forte, dói no coração do início ao fim. Esse tema é amargo de todas as maneiras, mas admiro a forma como a autora desenvolveu a história. Ela não floreou ou romantizou a crueldade e maldade, só não foi fundo demais, e agradeço por isso, senão eu não suportaria. Mas ela mostrou que o amor faz rachaduras para confortar e dar forças.

O tema: escravidão.

A história é contada na visão duas mulheres, na verdade, uma é criança e outra adolescente, e o tempo vai avançando. São elas Belle e Lavinia.

Belle é negra e escrava, e é obrigada a cuidar de Lavinia que chega na fazenda com aproximadamente 6 anos, e é branca.

Lavinia aos poucos vai se acostumando e tomando os negros como sua família, sem fazer diferença de cores. Ela é de uma inocência e doçura difícil de acreditar, e ninguém tira isso dela.

No desenvolvimento da história, o dia a dia da lida dos escravos é contada. As injustiças, dores e horrores, mas também a força da amizade e amor.

Há uma série de emoções e sentimentos na leitura desse livro. E quando a gente termina, o peso no coração continua e o pensamento vem, como isso pode acontecer?

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/02/escravas-de-coragem.html

Lilian 31/01/2023

Um livro forte e comovente!
Quando escolhi o livro para ler, eu já imaginava que encontraria algo forte, comovente (por se tratar de um livro que fala sobre escravidão), mas nada me preparou para tamanha dor. Terminei a leitura com o coração partido.

O livro já começa com um prólogo instigante — pois a partir dele já se sabe que uma grande tragédia irá acontecer —, e assim prepara o leitor para uma leitura densa. Embora seja uma temática pesada, a história é super envolvente.

Os capítulos são alternados com a versão de Lavínia e com a versão de Belle, e é impossível não se deixar envolver com uma história tão rica em detalhes que fala sobre a diferença de ser negro e branco mas o mais nítido disso tudo é que na família de negros o amor é muito mais contagioso e comum do que na família de brancos que vive na fazenda.

Escravas de coragem é realmente um livro forte e comovente. Um romance com um drama muito bem enraizado que dilacera e machuca, mas também ensina. Apesar de o mote estar relacionado a escravos e suas dores, o livro trata acima de tudo de amizade, amor, esperança, e até que ponto se pode amar sem olhar a cor de nossa pele.

site: https://www.lilianfreitas.com

Mirele.Salvador 27/12/2022

Melhor livro que já li
Escravas de Coragem é um livro muito bem construído. A escrita te envolve de um jeito que você não consegue parar de ler. Os fatos da história são contados sempre por dois pontos de vista. Normalmente pelo da personagem Belle e o da Lavinia. Isso faz com que você seja um espectador que vê sempre os dois lados da história e percebe que nem sempre a história é contada do mesmo jeito por pessoas diferentes envolvidas nela. Super recomendo essa leitura. ?

Lean.cwrv 25/06/2022

O gosto amargo da realidade
Amargo, é assim que defino o sentimento que tenho após essa leitura, desde o inicío voçê já sabe que coisas vai encontrar, e que é sobre a maldade humana, tantas e tantas facetas disso, cim personagens cruéis, até os personagens encantadores, não consegui me conter quanto mais eu lia mais sentia necessidade de terminar logo. Uma ótima leitura que me deixou realmente abalada com tantos e tantos acontecimentos.

Paula1735 11/04/2022

Lavínia uma menina de 7 anos durante a travessa de Irlanda para Estados Unidos perde seus pais é separada pelo irmão. E sob os cuidados de Belle uma escreva mestiça filha do capitão, que Lavínia vai crescendo com eles. A medida em que Lavínia vai crescendo vai aumentando a diferença entre eles e ela , tem pele clara. Lavínia vai criando laços afetivos com a família de escravos a considerado a sua família. Quando adulta Lavínia vai para a casa grande e casa se com filho de
propriedade.

GiovannaSãoPaulo 31/01/2022

Livro que mexe com a sua essência.
Eu comecei esse livro sem expectativa, mas ao longo dele, vai se transformando e tomando rumos que fazem você se questionar e questionar a vida.
Eu não sou de chorar com livros, mas este aqui em especial me despertou uma dor tão grande pelos personagens e pelos acontecimentos históricos nele, que eu chorei como nenhum livro fez (e acredito que nenhum fará).
Se quiser um livro que deixa um pedacinho dele na sua alma, recomendo este. Não indico para pessoas emocionalmente abaladas.

Tania_Lamara 21/01/2022

Resenha somente para estatística
Estou reorganizando meu skoob com livros que li há alguns anos e não estavam aqui. A maioria estava no ORELHA DE LIVRO. Portanto, muitos deles não me lembro tão bem da história para fazer a resenha. Portanto essa é mesmo uma forma de entrar pra estatística quando eu precisar. Espero que entendam!!!!

Ka 17/01/2022

Achei simplesmente perfeito! Personagens cativantes, alguns que a gente detesta... muito drama e histórias de amor difíceis, nesse quesito me lembrou bastante "O morro dos ventos uivantes" que é um dos meus livros favoritos. E claro que a visão da escravidão é muito importante e o ponto principal da história.

Ivy 14/10/2021

Tempos que eu não lia um livro q me prendesse tanto...
Esse livro é muito bom para ser tão desconhecido. História triste e cruel, mas com um toque de esperança. O resto você descobrirá lendo...
Ivy 14/10/2021minha estante
Comprei esse livro numa promoção das lojas Americanas, pelo mísero valor de R$10,00. Nunca tinha ouvido falar sobre ele. Não imaginava a história rica que tinha em mãos. Conclusão: vale a pena apostar no desconhecido, naquele livro não tão badalado. Às vezes os livros "famosos" só tem isso mesmo, fama.

Karine.Maco 28/06/2021

Uma viagem no tempo...
Apesar de a história fornecer poucas descrições físicas dos personagens eu tenho todos eles nítidos na minha mente. Essa história me deixou triste, ansiosa, feliz, com medo, apreensiva... ou seja, me despertou uma castacata de sentimentos e eu eu não conseguia largar o livro por simples curiosidade e até mesmo preocupação com os personagens. Eu acredito que é muito possível que boa parte dessa história seja verídica, o realismo é impecável. A principal lição que tiro dela é que muitas vezes pensamos que nossas más escolhas vão refletir apenas na nossa vida. Mas, infelizmente acaba prejudicando principalmente a quem nos ama. E agora o que faço? Vou sentir saudades de todos e da fazenda Carvalhos Altos. ? Esse é um livro de mulheres fortes vivendo em uma época onde ser mulher forte era uma afronta, um erro que merecia punição. Se for ler prepare o coração pra os mini-infartos e os lencinhos também.
Janann 10/07/2021minha estante
Esse livro é muito forte, fiquei traumatizada kkk

Karine.Maco 29/07/2021minha estante
Eu fiquei enlutada por uma semana, é muito forte mesmo.

Janann 16/03/2021

Bem, vou logo avisando tenha psicológico!
Eu nunca li um livro tão destruídor de coração!
Quantas reviravoltas, quantas desgraças em um livro só!
Quanto sofrimento e tristeza e injustiça!
O livro conta a história de Lavinia uma menina branca que é vendida a um capitão dono da fazenda carvalhos altos, lá ela é cuidada pela mama mãe e Belle escravas negras!
Lavinia é levada aos 7 anos para a fazenda, sofreu muito pois não tinha muita saúde! Ao passar dos anos lavinia tem uma amor muito grande por sua família de escravos... mas é tomada para outra cidade quando o capitão da fazenda morre levando lavinia longe de sua família escrava!
Com o passar dos anos lavinia volta a fazenda casada com o filho do capitão, não sabendo de sua conduta Marshall seu esposo é uma praga em pessoa, um homem terrível, horrível! Mais o resto tem que ler, por que a história é realmente de tirar o fôlego e muito triste vou logo adiantando! Se quer ver final feliz e tudo mais não é nesse livro! Mais tenho plena certeza que foi um livro que me impactou profundamente, de certa forma difícil, demorei muito a ler, mas que me tirou o fôlego e lágrimas pois você realmente se afunda na leitura e se apega aos personagens, meu psicológico ta destruído!!!!!!

1 | 2 | 3 | 4