Ayrton Senna: A trajetória de um mito

Ayrton Senna: A trajetória de um mito Christian Papazoglakis...

Resenhas - Ayrton Senna: A trajetória de um mito

afonsojr 16/04/2021

Curta homenagem
É um quadrinho homenagem. Narra a carreira de Ayrton de forma bem resumida. Lembra filme brasileiro de baixo orçamento, a história é grande, mas não tem dinheiro para um filme de duas, três horas. Esse quadrinhos parece a mesma coisa, só tinham 50 páginas para contar a vida de Ayrton. Mas os desenhos são ótimos. Para quem é fã, vale de souvenir.

Davi.Paiva 04/02/2023

Uma HQ diferente
Link Amazon: https://amzn.to/3DJuUGK

Não sei se posso dizer isso, mas me considero um grande fã do ex-piloto Ayrton Senna até hoje. Já li duas biografias dele, vi alguns documentários, pesquisei algumas reportagens sobre seu acidente fatal em 1994 e também li contos imaginando como seria a vida dele caso ele não tivesse morrido. Sem contar que também escrevi a minha versão de uma realidade alternativa onde a batida em Ímola não o matou.

E muitos amigos e parentes sabem dessa minha admiração por ele. Por isso eu recebo indicações de artigos, podcasts e vídeos sempre que algo novo aparece.

E foi assim que eu tive acesso a esta incrível HQ. Entregue a mim por um ex-colega de trabalho (valeu, Jefferson!), ela dá um bom resumo da vida automobilística de Senna na Fórmula 1, embora mencione de leve as suas experiências no kart e em outros torneios antes da entrada na Toleman em 1984. O roteiro de Lionel Froissart está muito bom por conseguir condensar 10 anos em 50 páginas.

Os desenhos e cores de Christian Papazoglakis e Robert Paquet, que também contaram com a ajuda de Tanja Cinna para colorir, estão diferente de tudo que já vi. Em alguns momentos eu tive a impressão que eles pegaram fotos e vídeos de Senna e apenas transcreveram para quadrinhos com papel vegetal. Mas em alguns momentos, eles exageraram nas rugas do rosto do ex-piloto ou desenharam o cabelo dele mais curto do que era. Pequenos deslizes, mas ainda dá para sentir um bom gostinho de leitura.

Em suma, se você quer algo diferente como uma HQ biográfica ou mesmo saber um pouco mais sobre a história de um dos maiores esportistas do Brasil, "Ayrton Senna - A Trajetória de um Mito" é uma obra ideal para você.

Recomendo!

z..... 29/05/2015

Dez anos intensos na Fórmula 1, com vitórias, poles e manobras espetaculares que se tornaram lendárias. Sorte de quem teve a oportunidade de ver isso - páginas fabulosas do automobilismo que felizmente pude acompanhar também (nas corridas de domingo e sábados de treino, que também tinham sua graça e expectativas).
A HQ homenageia o Senna enfatizando sua atitude arrojada e talento, dando destaque para as disputas com o Prost, o maior rival. É uma história curta e intensa, como não poderia deixar de ser.
Qualquer fã do piloto tem suas histórias preferidas e que poderiam ser mostradas. Uma delas foi a vitória em Detroit 1986 (considerada um "lava alma" pois no dia anterior o Brasil tinha sido eliminado da Copa no México pela França - advinha quem ficou em segundo e terceiro nessa corrida. Senna resgatou o orgulho brasileiro e desfilou com a bandeira tremulando. Os franceses Jacques Laffite e Alain Prost ficaram em segundo e terceiro lugar). Outra história mítica foi a vitória no GP Brasil 1993, onde foi carregado pelo povo. Grande momento do esporte mundial em todos os tempos!
Ressalta-se que o roteirista e desenhistas não são brasileiros (Lionel Froissart, roteiro, e os desenhistas Christian Papazoglakis e Robert Paquet).
Legal a HQ! Mas bem que poderia ter mais páginas para os feitos do maior piloto de todos os tempos.

Emerz 03/07/2022

O quadrinho se propõe a contar a história de um dos maiores pilotos que a fórmula 1 e o mundo já virá. Porém uma história tão fantástica e trágica. não se pode ser resumida assim.

Parece uma visão meio europeia do que seria a tragetória do grande ídolo brasileiro. Como se o que está nos quadros fossem o necessário para resumir a carreira do Senna e não, não é o necessário para resumir o que o Senna foi e para sempre será.