Blue Lily, Lily Blue

Blue Lily, Lily Blue Maggie Stiefvater

Resenhas - Blue Lily, Lily Blue

prongswiftie 26/02/2024

Friendship of the unshakable kind.
QUE LIVRO FOI ESSE AIAIAIAIAIAI

eu tava enrolando pra caramba pra começar esse pq não tinha gostado muito do primeiro e do segundo, mas esse foi um dos livros mais emocionantes que eu já li.

ilmatrbl 22/01/2024

"As they moved through the old barn, Adam felt Ronan?s eyes glance off him and away, his disinterest practiced but incomplete. Adam wondered if anyone else noticed. Part of him wished they did and immediately felt bad, because it was vanity, really:

See, Adam Parrish is wantable, worthy of a crush, not just by anyone, someone like Ronan, who could want Gansey or anyone else and chose Adam for his hungry eyes."

Lore 31/08/2023

Eu amo esse livro. Eu acho que é quando a gente finalmente começa a entender melhor os personagens e a história. Muito muito bom, esse deve ser o meu livro favorito da saga.

jessicakco 05/07/2023

Livro incrível demais, amo essa saga com todo o meu coração.
O primeiro foi perfeito, tive um pouco de dificuldade com o segundo mas esse terceiro foi perfeito também. Leitura fluida, personagens muito bons e eu simplesmente acho a escrita fantástica.
Amo o entrosamento dos personagens (simplesmente amo a amizade deles), como eles tem uma amizade com uma química incrível, como eles se leem, e se amam do jeito deles. Personagens reais, cheios de falhas mas que fazem de tudo um pelo outro.
Não acho um livro bom pra quem quer treinar o inglês, mas a história tá compensando por todo o meu esforço.
Literalmente correndo pra ler o próximo?

emma40 04/06/2023

Esses personagens já fazem parte da minha vida
Quando li The Raven Boys tive uma sensação bem diferente do que costumo ter com meus livros 5 estrelas ou quase 5 estrelas, era quase uma sensação de promessa de algo mais, quando li o segundo livro, continuei com esse sentimento, que não era um sentimento ruim, porque os dois últimos livros me deram momentos, personagens e histórias incríveis mas eu queria um pouco mais, e esse livro cumpriu essa promessa. Esses personagens já criaram o espaço próprio deles na minha mente, seus anseios, suas peculiaridades, seus problemas, se tornaram meus também e a história tomou um rumo muito interessante e muito mais incrível do que o que eu imaginava pra essa série de livros.

Se tem uma coisa que a Maggie é, é inteligente, porque ela consegue pensar em todas as mínimas conexões, foreshadowings, traços de personalidade e plot como nenhuma outra autora que já li, eu me tornei e continuarei fã da escrita dela depois que essa série acabar. Além disso, ela consegue casar muito bem a grandeza dos elementos mágicos e dos temas que ela explora com os pequenos momentos da vida dos personagens adolescentes e dos seus mundos interiores, das suas amizades, das suas briguinhas bobas e não tão bobas, dos problemas simples aos mais difíceis, trazendo uma mistura perfeita entre seriedade e leveza, não acredito que já tô acabando a série.

Emilly0 25/05/2023

ADAM PARISH, MEUS AMIGOS, ESSE É O NOME DA LENDA.
Eu gostei muito desse livro e, para mim, o highlight dele é a relação do Adam (e do Ronan também) com Cabeswater. Eu amo essa floresta, juro. Eu senti um pouco de falta dos pov do Ronan. Enfim, meus bebês.

maria20531 24/03/2023

Nao sei o que eu acabei de ler
Fiquei sem entender metade do livro mas quem se importa quando se tem o ronan lynch sendo gostoso!!!!

Carstairs 30/05/2022

Todo final tem um começo.

Essa é a frase para descrever Blue Lily, Lily Blue. Apesar de ser uma quadrilogia, Maggie Stiefvater deixa claro com esse volume que o final está chegando e começa a assumir riscos que, até então, ela só brincava.

Neste terceiro volume, o foco é na Blue, da mesma maneira que cada livro traz o foco sobre um personagem. Aqui, os mistérios ao redor da personagem começam a ser revelados bem como suas origens e seus dons. Mas o plot é mais que isso, com Maura Sargent desaparecida e novas ameaças rondando Henrietta, Gansey, Blue, Adam e Ronan sentem que o final da jornada em busca de Glendower está chegando ao fim e que devem começar a agir.

De todos os quatro livros, esse aqui é um dos meus favoritos de longe. Não apenas começamos a conhecer e entender mais a fundo a personagem da Blue, como vemos o desenvolvimento da relação dela com Gansey, tal qual a relação do Adam com a Persephone, que age como sua mentora através do desconhecido em sua jornada para torna-se O Mago.

Falando agora mais sobre o personagem central dentro desse volume: Blue Sargent, apesar de estarmos acompanhando o crescimento e o amadurecimento da Blue ao longo dos livros lá desde o primeiro, é aqui que a história dá seu maior foco à personagem. Enquanto no primeiro volume a Blue é apresentada como essa garota marrenta e às vezes um pouco grosseira, que está desconfiada de tudo e de todos e se ofende facilmente com muotas das coisas que fazem parte da realidade dos Garotos Corvos, esse terceiro livro nos apresenta uma personagem já mais forte e calejada que está aprendendo a navegar nessa sua nova realidade e encontrando forças dos mais diversos lugares, especialmente com o sumiço de sua mãe e a busca pelo seu pai. É nesse livro que vemos novos lados que ainda então era desconhecidos da personagem, exploramos mais seu lado vulnerável e fraco quando seu calcanhar de Aquiles é afetado = sua mãe.

Blue é uma personagem multifacetada e dinâmica sempre com um carisma muito grande que cativa o leitor, ao mesmo tempo que faz com que ele entenda suas decisões quando elas são as mais questionáveis possíveis. Sua relação com sua mãe e as mulheres da 300 Fox Way é uma coisa linda baseada na sororidade e no apoio mútuo e, ainda que às vezes elas briguem ou pisem já bola umas com as outras, no final estão sempre ajudando umas as outras. Não apenas sua relação com as mulheres da casa é mais explorada e desenvolvida, como também sua relação com os próprios Garotos Corvos.

Sua amizade com Noah e a conexão psíquica que há entre eles cria um elo muito forte e bonito, e você vê mais da aproximação dela com Ronan, como ela começa a enfrentar seus sentimentos pelo Gansey e mesmo a relação com Adam que, às vezes, é levada à ferro e fogo por serem dois personagens de personalidade muito forte. É tudo natural e orgânico, sem pressa alguma de ser desenvolvida.

Maggie Stiefvater mais uma vez surpreende com a sua escrita e sua genialidade fantástica, criando uma teia intrínseca e complexa que mistura o sobrenatural e o fantasioso, com os dilemas adolescentes em uma história urbana. O desenvolvimento do enredo geral da história é linear e cada vez mais toma proporções grandiosas, em um ritmo crescente que deixa claro que, agora, não estamos mais brincando. Maggie mata personagens importantes sem dó e brinca colocando os demais personagens à beira do risco.

O desenvolvimento dos personagens também é cada vez maior e apesar de ainda terem traços dos livros anteriores que primordiais em sua composição, como por exemplo, o ressentimento do Adam quanto à vida opulenta do Gansey, ou o jeito grosseiro do Ronan, eles já estão muito mais evoluídos. Mesmo eu já tendo dito isso antes, eles continuam sendo personagens moralmente cinzentos e nunca deixam de orbitar dentro desse espectro, e eu acho isso simplesmente maravilhoso.

Bem como os livros anteriores, esse também tem um mistério que vai se desenvolvendo, cheio de tensão e suspense, ao decorrer da história que chega ao final surpreendente de deixar o queixo caído e completamente revoltado! Da para ver o quanto a Maggie se divertiu criando e escrevendo esse volume que, na minha opinião, é um dos melhores!

maria14126 22/05/2022

bissexuais!!
adam morrendo querendo que o ronan flertasse com ele vs ele olhando p as pernas da blue KKKKKKK amo meu kingo bi!! como sempre, amei muito esse livro, acho que eh um dos meus favs da saga por conta das interações entre blue/gansey e ronan e adam mas acho q o último livro vai mudar isso. amei a historia e como sempre a leitura foi muito fluída!!! ??? meus maiores sou apaixonada por todos eles :(

bendtherules 19/04/2022

pega fogo quengaralll

a energia caótica que esse livro ta tendo, meus amores--
to ansiosa p ler o último e acompanhar o desfecho da historia

sandryelle 10/11/2021

Amei
Eu amo a trama dessa série, acho simplesmente genial essa fantasia criada pela autora. Sobre o livro em si, pra mim o ponto alto foi o Adam, desde o primeiro livro até esse é evidente a construção e evolução do personagem. Ele se percebendo como uma pessoa além de suas limitações, sendo valorizado e percebendo isso, sabendo que merece. Sério, isso pra mim foi tudo. Ansiosa pra no próximo livro ele perceber q precisa namorar o Ronan ??

cresstaris 06/10/2021

Blue Lily, Lily Blue
foi o melhor da série até agora.
adorei vei o desenvolvimento da blue e também dela com o gansey, gostei de toda a trama (desaparecimento da maura, aparecimento do callum, etc), gostei de ver mais dos outros personagens também!
mas deixou bastante pontas soltas receosa que elas não sejam bem trabalhadas no proximo livro.

[ queria pontuar que uma coisa que me incomoda as vezes é que ela deixa algumas coisas simplesmente sem serem faladas. não sei se por preguiça, não sei, mas eu gostaria de saber, como por exemplo a conclusão do julgamento do pai do adam, e como o ronan saiu da caverna no final se a porta tinha se fechado (tanto que o adam e o gansey ficaram presos do lado de fora pq a porta fechou antes de eles conseguirem entrar)?? ]

Karine 02/09/2021

Que livrão!
Amo quando estou lendo e do nada, num momento que nem é de plot, eu paro o livro e penso: que livro bom!! Blue Lily, Lily Blue foi um desses livros e esse pensamento na verdade reflete a série inteira (até agora). A construção dos personagens é absurdamente boa, torna todos eles MUITO reais e pra mim quanto mais isso acontece, quanto mais complexo o personagem, melhor.
A história em si é extremamente envolvente e bem construída, de uma forma que nada parece ter sido colocada ali por acaso. Tem coisa que aconteceu no livro anterior e você acha que a autora até esqueceu e quando você menos espera tá ali de novo, te deixando ainda mais intrigada. Fora que tem um ritmo tão bom que eu não conseguia largar o livro, em nenhum momento fiquei entediada ou achando a leitura arrastada, tudo flui muito bem. Quando terminei o epílogo só conseguia pensar em duas coisas - "que livro incrível" e "preciso do próximo!".

anna 26/08/2021

"friendship of the unshakeable kind. friendship you could swear on. that could be busted nearly to breaking and come back stronger than before." nossa mas eu to [gritaria generalizada]