O Salmão da Dúvida

Resenhas - O salmão da dúvida

1 | 2 | 3 | 4

Derfell 08/02/2024

Fascinante
O livro nos revela várias facetas de Douglas, as entrevistas parecem mas conversas diretas com seus leitores, além de um pequeno vislumbre do que poderia ser um terceiro livro Dirk Gently, uma pena o termos perdido tão cedo....

nath191 29/10/2023

Uma das melhores leituras
Quando li fiquei levemente obcecada com o Douglas Adams, juro, muito fã dele.
Eu realmente amo o estilo de escrita dele, a imaginação, o humor fantástico.
Essa obra póstuma é um presente, de verdade.

Erik96 11/09/2023

Conhecendo o autor
Um apanhado de pensamentos do autor do guia dos mochileoros das galáxias. Impressionando como a mente desse homem funcionava.

Hmen0n 19/08/2023

Diferente do esperado
Eu peguei o Salmão da dúvida pra ler, somente pelo nome Douglas Adams nele. Esperando mais um livro divertido e contagiante. De verdade não sabia que o Salmão da dúvida era um compilado de entrevistas, textos, introduções e um trecho de um livro não terminado.
Me surpreendeu agradavelmente, conheci um pouco mais de Douglas Adams por palavras dele mesmo. Que pena que o perdemos tão cedo, bem não sei se teria uma data que não fosse cedo de mais, mas enfim...

Anab 20/07/2023

Gênio
"Quando você lê uma frase especialmente brilhante de Adams, sua vontade é cutucar o ombro do estranho mais próximo e mostrar pra ele. O estranho pode até rir e parecer gostar do que está escrito, mas você se agarra a ideia de que ele não entendeu exatamente a força e a qualidade do texto tanto quanto você"

Nada define melhor minha relação com o autor!
5 estrelas favoritado, leria até a lista de supermercado dele

Andreas.Caycedo 01/05/2023

Agradável
Contém vários relatos, histórias, e dissertações do Douglas. A maioria divertida. Vale a pena, no geral. Fico me perguntando como seria o sexto livro nas mãos dele.

Rairujo 20/02/2023

A VIDA, O UNIVERSO, E TUDO MAIS.
Demorei um pouco para escrever uma resenha, eu precisava assimilar esse livro.

Em parte a decepção que eu tive foi culpa minha, a história por trás da escrita desse livro é tão encantadora que esperei algo completamente diferente.
Antes de tudo, O Salmão da Dúvida é uma espécie de acervo do Douglas Adams, uma coleção de textos que ele deixou antes de morrer.
Mas sobre o livro, foi uma leitura extremamente cansativa. Ele é cheio de ensaios sobre tecnologia, e como eu sou um pouco ignorante no assunto muitas vezes precisei parar a leitura para pesquisar coisas como: "O que é um HyperTalk?". Eu claramente não era o público alvo desse livro rs.
É realmente uma pena não ter entendido totalmente o tom sarcástico e humorístico do Douglas Adams.
As partes mais interessantes do livro foram quando o autor falou sobre seu gosto musical, seus projetos ecológicos ou suas viagens para lugares exóticos (Maggie e Trudie vocês estarão para sempre no meu coração), eu amei! Foi como se finalmente eu e o Douglas tivéssemos alguns interesses em comum.
O livro contém algumas partes do que seria o Salmão da Dúvida original, mas por ele estar incompleto, foi difícil seguir uma linha de raciocínio ou se prender aos personagens.
Em certas partes do livro, principalmente nas entrevistas, eu sentia que estava conversando com o próprio autor, foi uma experiência interessante.
Enfim é uma pena que o Douglas Adams não esteja mais entre nós, mas felizmente ele deixou uma parte dele para ser lida, questionada e apreciada.

P.S. Essa é minha primeira resenha, me desculpe qualquer erro.
Espero que gostem! ;?-?)

HanSoled 24/12/2022

Como sentir saudades de quem você nunca conheceu.
Ler as memórias e trabalhos não publicados de Adams é como falar com um amigo que você nunca teve, mas que sempre esteve ali. Entre ensaios sobre a existência de Deus e reflexões sobre a pergunta "Por quê?", a gente acaba encontrando um sentimento estranho: Saudade. Não saudades dos livros que nunca mais serão publicados, ou das piadas que já lemos nos que já foram, mas saudades do próprio Adams. Com tantas histórias pessoais, você acaba criando um vinculo de amizade com ele, uma amizade divertida e gostosa, com alguém que parecia ser uma pessoa boa e leve, o que, ao menos pra mim, não era de se esperar da mente que escreveu O Guia e Dirk Gently's, ambas obras que apesar de humorosas, tratam de temas pesados e muitas vezes se arrastam em tangentes deprimentes.
Sou suspeito. Como um grande fã de Adams, talvez meu coração seja um pouco mole, mas chorei diversas vezes em textos que não deveriam ser tristes, pois me senti lendo cartas póstumas de um melhor amigo em potencial... Tudo em "O Salmão da Dúvida" é muito pessoal, direcionado, parece uma conversa, parece procurar uma réplica amigável para começar uma discussão divertida que geraria boas risadas, mas que nunca mais vai. A sensação de perda ao terminar esse livro é avassaladora, são memórias felizes de uma vida celebrada, mas que vai fazer falta, e nunca será substituída.
Até mais, e obrigado pelos livros, Adams.

bardo 04/02/2022

E temos aqui o derradeiro Douglas Adams, normalmente livros inacabados ou feitos a partir de excertos não são bons; deixam uma impressão de algo incompleto ou às vezes até sem sentido. Não é o caso aqui, ainda que o texto do Salmão da Dúvida de fato esteja incompleto, a ideia de colocar diversos textos de Adams que talvez não tenham chegado a todos os leitores é bastante interessante e cumpre bem a proposta do livro. O que temos aqui é um quase memorial à Douglas Adams, como se estivéssemos em um velório rememorando seus feitos e a pessoa incrível que ele era. O livro é bastante equilibrado e nos mostra um lado de Adams que talvez não seja tão óbvio em seus demais livros. Somos confrontados com sua mente inventiva e original, e é difícil não ser tomado pelo sentimento de que o Adams seria alguém que se poderia conversar por horas e que seria um imenso prazer conhecer. Tal sentimento é reforçado pelos textos finais de epilogo os quais é difícil não se emocionar tal é o sentimento de perda e luto que exalam.

cat 22/09/2021

Como uma leitora assídua dos seus livros, estava com um pouco de medo de acabar me decepcionando com o livro, mas foi uma experiência muito positiva. A pegada mais intimista dos textos traz uma visão pessoal do autor por trás de suas grandes obras com um misto de tristeza e vontade de se aprofundar em quem era Douglas Adams, suas ideias e expectativas.

Ximena.Taurino 29/07/2021

Foi muito divertido ler esse compilado de textos, entrevistas etc. do autor, por mais que eu não conhecesse muita coisa da sua obra. Fiquei curiosa para assistir e ler as suas obras.

meninaloris 11/06/2021

Uma última homenagem
Achei a seleção dos textos muito boa. O Douglas Adams era realmente um virtuose na escrita de ficção científica, mas foi muito legal ler um lado dele mais ligado às crônicas e eu particularmente gostei muito a história dos cadelas que ele encontra no Novo México e sobre as mantas-ray. O livro que ele deixou semi-escrito também era muito interessante e é uma pena que ele não conseguiu finalizá-lo. Esse livro é realmente para os fãs que ficaram órfãos com a morte do autor.

Gabriel Farias Martins 18/02/2021

Revisita
Ler o salmão da dúvida, foi ótimo, uma revisita ao Adams, o livro é uma espécie de tributo, você terá chance de ler algumas de suas entrevistas e matérias publicadas ao longo da vida.
Fechando com chave de ouro, uma última aventura de "Dirk Gently" e algumas presenças especiais como de Kate, da "Longa e sombria hora do chá da alma"

Marquim 15/10/2020

Uma despedida muito boa
Gostei muito desse livro do Adams. Confesso que fiquei bastante receoso a princípio, mas os escritos ainda não publicados do autor são muito inteligentes e agradáveis de se ler: ótimos para passar o tempo na companhia de uma boa leitura.

Tamie 10/06/2020

Como fã do guia do mochileiro das galáxias sempre achei que o salmão da dúvida fosse mais um livro da série, e por muito tempo ansiei em colocar minhas mãos em uma cópia. Ao finalmente começar a ler o livro, para minha surpresa, não era nada daquilo que eu imaginava, mas acredito que seja a melhor de todas as obras, porque nos permite conhecer melhor o grande autor que foi Douglas Adams. Uma pena sua vida ter sido interrompida tão subitamente; a humanidade perdeu uma grande mente.

1 | 2 | 3 | 4